Sobre o Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fundada em 1961, tem entre as suas unidades acadêmicas a Faculdade de Letras (Fale), criada em 2006. Entre as atividades da Fale, destaca-se a oferta do Curso de Graduação em Letras, funcionando plenamente desde 1952.

As pesquisas desenvolvidas na área de Letras, concernentes ao uso da Língua Portuguesa em situações de ensino e aos estudos em Literatura Brasileira, aliadas às necessidades de renovação do ensino de graduação, levaram, de início, à criação de Cursos de Pós-Graduação lato sensu, em nível de Especialização. Posteriormente implantou-se, na gestão do Professor Fernando Gama, como reitor, em 1989, o Curso de Pós-Graduação stricto sensu, o Mestrado em Letras (CML), criado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da UFAL, e recomendado pela CAPES em 1990.

O Mestrado em Letras obteve inicialmente o conceito "C", na avaliação da Capes, no biênio 1992/1993. Foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) em 5 de setembro de 1994, através do Parecer 625/94. Na avaliação dos biênios 1994/1995 e 1996/1997, pela CAPES, obteve o conceito "B”.

O Doutorado em Letras, criado em 1991 e implantado em 1995, teve a primeira turma selecionada em 1995 e foi recomendado pela CAPES em 1999. Constituiu-se, assim, o Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística (PPGLL).

O PPGLL é constituído por duas grandes áreas de concentração: Linguística e Literatura Brasileira. A área de Linguística é constituída de três linhas de pesquisa: a) aquisição da linguagem; b) descrição e análise linguística; c) sujeito, história e ideologia. A área de Literatura Brasileira é constituída de duas linhas: a) literatura, cultura e sociedade; b) literatura e história. Durante os seus 22 anos de existência, o PPGLL conta com mais de 175 defesas de dissertações de mestrado e mais de 85 defesas de teses de doutorado, além de vários grupos e linhas de pesquisa.

Em 2009, o PPGLL foi  avaliado pela Capes com atribuição do conceito 4. Dentre os convênios, saliente-se a parceria estabelecida com o NPG-Letras da Universidade Federal de Alagoas, iniciada em 2007.

Em 2009 a comunidade da Fale comemora os 20 anos de existência do PPGLL.

Visite o site da PPGLL