Sobre o Curso de Letras

Graduação

Atualmente, o curso de Letras, através de seu Projeto Político-Pedagógico (2007), contempla dois núcleos de formação: o núcleo de formação do conhecimento sobre a língua e suas literaturas e o núcleo de formação para a docência. O curso desenvolve em regime seriado semestral quatro habilitações: Português, Espanhol, Francês e Inglês, compreendendo um total de 3.220 horas de aulas-atividades para a sua total integralização. Assim, de modo geral, o curso visa à formação do aluno na área dos estudos da Linguagem, objetivando o desenvolvimento das habilidades e competências para formação do professor de Línguas e suas literaturas.

O Curso de Letras da Fale/Ufal é pensado na perspectiva de que a graduação deve ser prioritariamente formativa e não simplesmente informativa. Isso significa que não é um curso que vise, exclusiva e prioritariamente, ao aprendizado da norma culta da língua, em sua modalidade escrita , por exemplo, mas um curso que possibilite o desenvolvimento da capacidade de refletir sobre os fatos linguísticos e literários, através da análise, da descrição, da interpretação e da explicação, à luz de fundamentações teóricas pertinentes, tendo em vista, além da formação de usuário da língua e de leitor/a de mundo, a formação de profissionais aptos/as a ensinar essas habilidades.
É importante destacar que não se está entendendo aqui competência como um conceito fechado e dado a priori, mas de uma competência contingenciada por demandas gerais da sociedade brasileira e específicas da universidade e do próprio curso.

PERFIL DO EGRESSO

Considerando as habilidades e competências a serem desenvolvidas durante a formação do/a professor/a de língua e suas literaturas, em conformidade com as contingências sociais e acadêmico-científicas da área, espera-se desse/a profissional o seguinte perfil:

• formação humanística, teórica e prática;
  • capacidade de operar, sem preconceitos, com a pluralidade de expressões linguísticas e literárias;
  • atitude investigativa indispensável ao processo contínuo de construção do conhecimento na área;
  • postura ética, autonomia intelectual, responsabilidade social, espírito crítico e consciência do seu papel de formador/a;
  • domínio dos diferentes usos da língua e suas gramáticas;
  • domínio ativo e crítico de um repertório representativo de literatura, da língua em estudo;
  • capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento da língua em estudo;
  • capacidade de analisar criticamente as diferentes teorias que fundamentam a investigação sobre língua e literatura;
  • capacidade de formar leitores/as e produtores/as proficientes de textos de diferentes gêneros e para diferentes propósitos;
  • capacidade de atuar em equipe interdisciplinar e multiprofissional;
  • assimilação crítica de novas tecnologias e conceitos científicos.

CONTEÚDOS / MATRIZ CURRICULAR

O NÚCLEO BÁSICO

O núcleo básico tem como objetivo a formação geral do/a aluno/a na área dos Estudos da Linguagem. Essa formação geral deve ser adquirida através de disciplinas de Leitura e Produção de Texto, Teoria Linguística, Teoria Literária, Linguística Aplicada, Língua Latina e a Introdução à Língua Estrangeira.

NÚCLEOS DE FORMAÇÃO

O curso de Letras contempla dois núcleos de formação: a) núcleo de formação do conhecimento sobre a língua e suas literaturas, b) núcleo de formação para a docência.