21 out Defesa de Dissertação de Ebson Wilkerson

Quando escrevemos, organizamos o nosso texto com marcas próprias: sinais de pontuação, paragrafação, listas enumeradas, etc. Na fala, essas marcas são prosódicas: pausa, entoação, intensidade e duração. Estudos recentes demonstraram que os ouvintes reconhecem essas marcas no discurso. De que maneira exatamente as informações prosódicas facilitam esse reconhecimento? Que informações prosódicas são percebidas pelos ouvintes como mais relevantes para o reconhecimento da estrutura do discurso? Foi a partir desses questionamentos que Ebson Wilkerson, pesquisador do Fonufal, sob a orientação da Profa. Dra. Camila Leite, desenvolveu uma pesquisa intitulada “A relação entre produção e percepção de pistas prosódicas na segmentação de narrativas espontâneas”. A dissertação descreve resultados de um experimento de percepção com narrativas espontâneas. Os resultados desses experimentos serão apresentados na defesa de mestrado no dia 31/10/2017, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Participarão da banca as professoras Aline Fonseca e Luciana Lucente.