27 nov Defesa de Tese – Maraísa Soares

Título da Tese
AQUISIÇÃO DO ONSET COMPLEXO EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO TÍPICO E ATÍPICO DE MACEIÓ-AL
Maraísa Espíndola de Castro Soares | https://orcid.org/0000-0001-6632-724X
Orientador: Miguel Oliveira Jr | https://orcid.org/0000-0002-0866-0535
Resumo da Tese
Durante o percurso de aquisição fonológica, a última estrutura silábica a alcançar estabilidade dentro do sistema fonológico da criança no Português Brasileiro (PB) é a constituída pelo onset complexo, por volta dos 5 anos de idade (MOTA, 1996; SCHEUER; BEFI-LOPES; WERTZNER, 2003; PAYÃO, 2004; RIBAS, 2006; GIACCHINI, MOTA, MEZZOMO, 2015; PHOON, MACLAGAN, ABDULLAH, 2015; CASTRO, 2015; QUEIROGA et al., 2015; CERON et al., 2017). Nessa trajetória de aquisição, a criança realiza os processos fonológicos, a fim de atingir as palavras-alvo do adulto (LAMPRECHT, 2004), tanto no desenvolvimento típico como atípico. A análise dos dados do presente estudo foi fundamentada na teoria da Geometria de Traços de Clements e Hume (1995), Clements (2005) e na Teoria da Sílaba (SELKIRK, 1984). Este estudo tem como objetivo a descrição e a análise da aquisição do onset complexo por crianças com desenvolvimento fonológico típico entre 3;0 e 8;11 anos de idade e desenvolvimento fonológico atípico entre 5;0 e 8;11 anos, residentes em Maceió-AL. Serão analisados os ambientes influenciadores e os processos fonológicos realizados. Foram incluídas 36 crianças com desenvolvimento fonológico típico e 26 crianças com desenvolvimento atípico, estudantes de escolas municipais públicas dessa cidade, sem comprometimentos auditivos, motores, miofuncionais orais que afetassem a produção dos sons da fala. A coleta dos dados de fala das crianças foi realizada por meio das avaliações com o Teste de Linguagem Infantil – ABFW (WERTZNER, 2004) e o INFONO (CERON, 2015). Em seguida, os dados foram tabulados e analisados por meio de análise descritiva. Foi observada, no desenvolvimento fonológico típico, uma maior quantidade de produções corretas, à medida que vai aumentando a faixa etária, ao contrário das crianças com desenvolvimento fonológico atípico, que obteve um percentual baixo nas crianças maiores. Observou-se que alguns contextos como tipo da líquida, o modo e o ponto da obstruinte e a vogal pertencente à estrutura silábica CCV influenciam diretamente na aquisição do onset complexo pelas crianças típicas e atípicas, fornecendo indícios de que a aquisição desta estrutura silábica é guiada pelo segmento. Em relação aos processos fonológicos, constatou-se uma maior ocorrência do processo fonológico de simplificação para C1V. Foi observada uma ocorrência significativa dos processos de substituição da líquida e metátese, principalmente nas crianças atípicas. Essas análises subsidiam a abordagem fonoaudiológica, tanto na seleção do léxico empregado para a avaliação, como para as especificidades no tratamento das alterações de natureza fonológica.
Palavras-chave: Fala; Criança; Linguagem; Transtornos da Articulação da Fala
Data e horário da Defesa
02/12/2019 09h00
Local da Defesa