Reunião do dia 01 de setembro de 2020

PAUTA: 1) Estágios Probatórios; 2) Minuta de resolução PLE.

No início da sessão, a Profa. Eliana Kefalás passou instruções gerais para acompanhamento da sessão, e a Profa. Rita Souto, antes de passar à pauta da reunião, agradeceu a presença de todos. Foram registradas as ausências da diretora da Faculdade de Letras que estava em reunião da Câmara Acadêmica, dos professores Marcus Vinícius e Edineide Silva. Por uma questão de ordem, a Profa. Eliana Kefalás questionou os presentes se havia possibilidade de continuar ou não com a sessão, já que não pode ser atendido o pedido de intérpretes de Libras, e pelo fato de estarem presentes duas professoras surdas nesta sessão, além de se ressaltar a importância da participação delas na reunião, e, em especial, nos pontos a serem debatidos. Com a presença de professores fluentes na Libras, os dois (Prof. Jair Barbosa e Prof. Radjalma Teixeira) se prontificaram em realizar a interpretação da Libras. Foi feita a inclusão do ponto progressão docente, com a anuência de todos, para homologação pelos presentes. Pauta: Ponto 1:  Progressão docente e Estágios probatórios e Plano de Atividades Acadêmicas: a) Progressão docente: a Profa. Eliana Kefalás apresentou a todos a ata de avaliação da progressão docente do Prof. Kall Lyws Barroso Sales, do nível 1 para o nível 2, da classe de Professor Adjunto. A comissão composta pelos professores Márcio Alexandre Cruz (presidente), Rosária Cristina Costa Ribeiro e Adna de Almeida Lopes atribui o conceito Excelente (nota 10,0) à solicitação. Colocada em votação, a referida progressão foi aprovada por unanimidade; b) Estágios probatórios e Plano de Atividades Acadêmicas: a Profa. Eliana comunicou aos presentes os pareceres finais emitidos pela comissão da Fale que avalia os processos de estágios probatórios, composta pelos professores: Jair Barbosa (presidente), Francisco Jadir Pereira e Murilo Alves, dos seguintes professores: Ana Clara Magalhães de Medeiros - 2ª avaliação (processo nº 28 014248/2020-41). O resultado da avaliação foi de um total de 144 pontos; Cátia Veneziano Pitombeira - 1ª avaliação (processo nº 011901/2020-69). O resultado da avaliação foi de 30 um total de 104 pontos; Kall Lyws Barroso Sales - 2ª avaliação (processo nº 014153/2020- 31 84). O resultado da avaliação foi de um total de 144 pontos; Pedro Gustavo Rieger - 3ª avaliação (processo nº 011937/2020-67). O resultado da avaliação foi de um total de 104 pontos; e Thiago Bruno de Souza Santos - 2ª avaliação (processo nº 44763/2019-21). O resultado da avaliação foi de um total de 141 pontos, com as pontuações necessárias às devidas aprovações. Foi também analisado o Plano de Atividades Acadêmicas-PAA do Professor Kall Lyws Barroso Sales, com conceito 10,0 (Excelente) por essa mesma Comissão, que é responsável pelas avaliações de PAAs no âmbito da Fale. Colocados esses processos (estágios e PAA) em votação, todos foram aprovados por unanimidade. Ponto 2: Minuta de Resolução PLE: em razão de elaboração de documento de posicionamento da FALE (elaborado pela Comissão Interna da Fale, após debates nos Colegiados) acerca do PLE, a discussão sobre a Minuta de Resolução PLE foi adiada para outra oportunidade. Assim, foi feita leitura desse documento (Posicionamento da Fale) para conhecimento de todos, o qual será encaminhado à administração superior da Ufal, com a anuência deste Conselho. Mesmo com a suspensão da discussão acerca da Minuta PLE, foi também apresentada nesta sessão a proposta de reelaboração recebida da coordenação de interpretação de Libras, com cópia para coordenação de curso, e revisada pela direção da Fale, para inserção na referida minuta. O texto reelaborado na Minuta PLE foi o seguinte: CAPÍTULO I, art. 5º):Art. 5o. A definição e a utilização das ferramentas de ensino, levando em consideração os/as discentes com necessidades especiais, deverá seguir a adoção de materiais adaptados e contar com a atuação de Tradutores-intérpretes de Libras (TILs) em turmas com discentes e docentes surdos/as. O/a docente deverá utilizar preferencialmente os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA) institucionais ou os que tenham acesso aberto e gratuito, os quais devem estar devidamente indicados no plano de ensino a ser aprovado no Colegiado de Curso. § 1º. O Núcleo de Acessibilidade (NAC), vinculado à Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), deverá acompanhar a oferta de disciplinas quando da presença de docentes e/ou discentes com necessidades especiais. § 2º. As solicitações para interpretação dar-se-ão exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível em:  http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fale/graduacao/llufal/traducao-e-interpretacao-em-libras. § 3º. As solicitações serão atendidas mediante disponibilidade do setor, seguindo a ordem de recebimento das demandas e a prioridade no atendimento do Setor de Tradução e Interpretação da Fale. § 4º.O atendimento das demandas condiciona-se ao envio, com antecedência, dos materiais de apoio (textos, slides etc.) por parte dos solicitantes para os e-mails dos TILS diretamente envolvidos com o atendimento. § 5º.As orientações de acesso e links das plataformas virtuais das atividades devem ser encaminhadas com antecedência diretamente aos e-mails dos TILS envolvidos com o atendimento. § 6º. Os atendimentos ocorrerão impreterivelmente dentro dos horários informados no formulário de solicitação, visando ao não prejuízo no atendimento das demais demandas. Os presentes nesta sessão concordaram com os termos apresentados nessa reelaboração. FECHO: A sessão foi encerrada às onze horas e sete minutos, e, para constar, eu, Marta Marinho, secretária Administrativa da FALE, lavrei a presente ata que vai assinada por mim e pelos demais presentes, após sua aprovação.

Ata aprovada na reunião do Conselho da FALE realizada no dia 21 de maio de 2021.