Reunião do dia 18 de fevereiro de 2022

PAUTA: INFORMES: Orientações para entrega de processos de progressão; Portarias de Libras; Atualização do planejamento para o retorno presencial; Levantamento de demandas Sinfra; Eleição para Direção da Unidade; Concursos na Fale; Curso de Inglês EaD - Suspenso PONTOS DE PAUTA: Não oferta de curso EaD Inglês; Eleição Inglês Presencial; Atualização da Coordenação CCLA; Vice-coordenação de Extensão; Solicitações Docentes; Ações de Extensão; Bolsas das Casas de Cultura; Outros.

Aos dezoito dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte e dois, às dez horas e nove minutos, por videoconferência, o Conselho da Faculdade de Letras se reuniu com a presença dos membros: Rita Souto Maior – Diretora da Fale e Presidente da sessão, Eliana Kefalás – Vice-diretora, Kristianny Azambuja – Coord. Letras Espanhol Presencial e EaD, Yann Hamonic – Coord. Letras Francês, Adriana Tibana – Coord. Letras Inglês, Simone Makiyama – Vice-coord. Letras Inglês, Lígia Santos – Coord. Letras Libras, Lorena Araújo – Coord. Letras Português, Daniel Cruz – Coord. Letras Inglês EaD, Cristina Felipeto – Coord. Letras Português EaD, Débora Massmann – Coord. PPGLL, Francisca Oliveira – Vice-coord. PPGLL, Helson Sobrinho – Coord. Pesquisa, Rosária Ribeiro – Representante Titular Docente, Rosana Portela e Vanessa Correia – Representantes Titulares Técnicos; e os/as ouvintes: Professores/as Marcus Matias, Benyelton Santos, Cátia Pitombeira, Felipe Benício, Kall Sales, Lívia Andrade, Luiz Fernando Gomes, Maria Angélica, Pedro Rieger e técnicos/as Janiele Oliveira – Bibliotecária; Jovino Filho e Juliana Cavalcante; Catarina Claudino e Juliana Vanessa – Intérpretes de Libras. A Profa. Rita Souto Maior iniciou a sessão agradecendo a presença de todos/as e registrando as ausências justificadas dos/as docentes, Aldir Santos e Emanoelly Oliveira, e da técnica administrativa, Ana Barros. A sessão contou com o apoio das intérpretes de libras, Catarina Claudino e Juliana Silva.Além disso, encaminhou para aprovação dos membros a inversão da ordem de um ponto de pauta: Não oferta de curso EaD Inglêse a inserção de outro ponto: Bolsas das Casas de Cultura, ambas foram aprovadas. INFORMES: 1. Orientações para entrega de processos de progressão: A Profa. Rita informou que no dia 17/02 foi enviado um e-mail para toda a comunidade da Fale com as orientações sobre processos de progressão, comunicando que o relatório deve ser encaminhado digitalmente para a secretaria, a qual dará as devidas procedências para avaliação. Solicitou, ainda, que o docente realize a impressão, somente, após o final do processo, com todos os documentos complementares encaminhados pela secretaria e ressaltou que é de responsabilidade do interessado a entrega à CPPD ou à Portaria da Reitoria. Neste último ato, a secretaria deve ser comunicada para que o processo também seja tramitado pelo sipac. Informou sobre o horário de funcionando da secretaria, para algum suporte necessário. 2. Portarias de Libras: A Profa. Rita explicou que este ponto está como informe porque os nomes já foram aprovados pelo Conselho e, agora, apresenta as Portarias: Portaria nº 05/2022, que designa o Prof. Jair Barbosa da Silva, coordenador, e a TILSP Juliana Vanessa dos Santos Silva, vice-coordenadora da Coordenação dos Trabalhos de Conclusão de Curso; Portaria nº 06/2022, que designa a Profa. Maria Angélica da Silva, coordenadora, e a Profa. Edineide dos Santos Silva, vice-coordenadora da Coordenação de Estágio Supervisionado; Portaria nº 07/2022, que designa o Prof. Paulo Rogério Stella, coordenador, o TILSP Carlos Alberto Matias de Oliveira, suplente, e o TILSP Maykew Douglas Assis de Gusmão, secretário do Setor de Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (SETILSP); Portaria nº 08/2022, que designa a Profa. Lívia Andrade da Conceição, coordenadora, e a Profa. Emanoelly Caldas de Oliveira, vice-coordenadora da Coordenação da Casa de Cultura e Expressão Visuogestual (CCEV); e Portaria nº 09/2022, que designa a Profa. Lívia Andrade da Conceição, coordenadora, e Prof. Ewerton de Albuquerque, vice-coordenador da Coordenação da Casa de Cultura no Campus do curso de Letras Libras (CCC Libras). Por fim, recordou que todas as portarias produzidas pela Unidade já estão acessíveis no site da Fale. Agradeceu o trabalho de todos dentro dessas sub-gestões de cursos. 3. Atualização do planejamento para o retorno presencial: A presidente da sessão informou que o tema já estava sendo discutido há algumas reuniões, com docentes e técnicos/as, e expôs os pontos que considerou relevantes da última reunião realizada com as Coordenações de cursos no dia 14/02. Relatou o desejo de normativas unificadas para toda a Ufal, caso se concretize o indicativo de retorno, que tenhamos as condições de trabalho com segurança para o exercício dos procedimentos pedagógicos e acadêmicos e para qualquer outras questões que permeiam as preocupações dos/as servidores/as e alunos/as. Em seguida, a Professora também apresentou pontos importantes da reunião do Consuni do dia 15/02, a qual aprovou ajustes na resolução do calendário acadêmico, que posteriormente será encaminhada para todos/as. 4. Levantamento de demandas Sinfra: Nesse ponto foi informado que no dia 14/02 foi encaminhado à Comunidade um levantamento de demandas para atendimento ao protocolo de biossegurança, a fim de viabilizar o retorno das atividades presenciais. A Profa. Rita fez a leitura das demandas administrativas, resumidas por Jorge, após reuniões com os/as técnicos/as da Fale, e comunicou que a reunião com os/as discentes acontecerá no dia 23/02. Os servidores pontuaram a necessidade de um planejamento, diante da especificidade do tema. Por fim, a Professora contextualizou a pauta sobre a descentralização do orçamento da Ufal, tratada na reunião com o Gabinete da Reitoria. 5. Eleição para Direção da Unidade: A Profa. Rita recordou que já havia anunciado na última Assembleia que no Consuni do dia 08/02 o Prof. Josealdo Tonholo, acatando os posicionamentos das Direções, sugeriu que fosse criada uma comissão eleitoral. A Fale se ofereceu para fazer parte dessa comissão, mas ainda não foi acionada para iniciar a elaboração do documento. Para atualizar os que ainda não tinham conhecimento sobre esse assunto, disse que a ideia, a priori, é que as eleições sejam feitas em períodos distintos, em cada Unidade, e que sejam realizadas no modelo remoto. 6. Concursos na Fale: A Fale tem dois concursos em andamento, Edital nº 77/2021 e Edital nº 81/2021. As datas desses concursos foram alteradas e serão publicadas no site da Copeve em breve. A banca do Edital nº 77 ainda está sendo organizada e a banca do Edital nº 81 é composta pelo servidor técnico Jovino Filho, fiscal; Profa. Lúcia de Fátima, presidente; Profa. Lorena Araújo, 2ª examinadora; Prof. Paulo Stella, suplente; e pelo servidor técnico Alberto Ribeiro, auxiliar de gravação. 7. Curso de Inglês EaD: A Profa. Rita suspendeu esse ponto de pauta por não ter documentos que o sustentem para discussão. PONTOS DE PAUTA: 1. Não oferta de curso EaD Inglês: O Prof. Daniel Cruz relatou que o curso de Inglês EaD, assim como todos os cursos EaD da Unidade, enfrenta muitos obstáculos para funcionar. Após o resumo dessas problemáticas, explicou que, no final do ano passado, o curso já tinha tomado a decisão de não ofertar novas turmas e, com a vigência do novo Edital da Capes e todas as problemáticas, manteve-se a decisão de não ofertar novas turmas nesse Edital. O professor ressaltou que não está se falando em encerramento do curso, mas suspensão, a princípio, sem prazo determinado, até que sejam viabilizadas condições para que uma nova turma seja ofertada. A decisão de não ofertar o curso de Inglês EaD, nesse edital, foi aprovada pelo Conselho com uma abstenção. 2. Eleição Inglês Presencial: Nos últimos dias 14 e 15 de fevereiro ocorreu a votação para eleger o novo Colegiado de Letras Inglês presencial. A chapa única inscrita no certame, composta por: Docentes Titulares: Adriana Tibana, coordenadora, Simone Makiyama, vice-coordenadora, Marcus Matias, Pedro Rieger e Cátia Pitombeira -, Docentes Suplentes: Rosycléa Dantas, Benyelton Santos, Ildney Cavalcanti, Daniel Cruz e Roseanne Tavares - os Técnicos Administrativos: Rosana Portela, titular, e Pollyana Gusmão, suplente -, e os Discentes: Daniel Lira, titular, e Marissol Marques, suplente -, foi eleita com 44 votos a favor e 1 voto nulo. A professora recordou que o edital e a comissão já haviam sido aprovados em outra reunião e encaminhou para homologação. O resultado foi homologado pelo Conselho. A Profa. Rita agradeceu à Coordenação anterior e desejou sucesso à nova Coordenação. Agradeceu, também, o trabalho da Comissão. A Profa. Adriana Tibana agradeceu à Coordenação anterior pelo excelente trabalho e reforçou o compromisso em continuar esse trabalho junto à Profa. Simone Makiyama. O Prof. Marcus Matias agradeceu a experiência na Gestão e a parceria com o Prof. Pedro Rieger, além do apoio da Rosana e do Alberto. 3. Atualização da Coordenação CCLA: A Profa. Rita explicou que a Profa. Kristianny Azambuja, após assumir a Coordenação dos cursos de Letras Espanhol presencial e EaD, precisou deixar a Coordenação da Casa de Cultura Latino-americana (CCLA). Dessa forma, a Profa. Jacqueline Vasquez, antes Vice-coordenadora, assume a Coordenação e a Profa. Patrícia Neyra, a Vice-coordenação. A nova composição da Coordenação CCLA foi aprovada pelo Conselho. A Profa. Rita agradeceu à Profa. Kristianny e desejou um ótimo trabalho à nova Coordenação CCLA. 4. Vice-coordenação de Extensão: A Profa. Rita esclareceu que precisou trazer esse ponto novamente para o Conselho, visto que a Fale está sem Vice-coordenação de Extensão desde novembro do ano passado. A profa. Edineide Silva está, atualmente, atuando sozinha e acompanhando os trabalhos do setor, mas há a necessidade dessa suplência. A Profa. Rita abriu espaço para autoindicação, mas, como não houve, encaminhou para que os cursos discutam esse papel da gestão de extensão para que possa suprir essa vacância o mais breve possível. 5. Solicitações Docentes: Neste ponto de pauta, a Profa. Eliana Kefalás apresentou cinco solicitações. 5.1 Progressão Funcional - Lorena Araújo de Oliveira Borges: a docente pleiteia sua progressão funcional do nível I para o nível II da Classe C de Professora Adjunta. A Comissão, composta pelos/as docentes Fabiana Oliveira, Adriana Tibana e Daniel Cruz, sob a presidência da primeira, julgou o pedido conforme a seguinte distribuição de percentuais: ENSINO (40%), ADMINISTRAÇÃO (30%) e OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS (30%), atribuindo nota 10,0, conceito EXCELENTE, ao desempenho da professora. A progressão foi homologada pelo Conselho. 5.2 Progressão Funcional - Rosycléa Dantas Silva: a docente pleiteia sua progressão funcional do nível I para o nível II da Classe C de Professora Adjunta. A Comissão, composta pelas docentes Adriana Tibana, Aline Vieira e Cristina Felipeto, sob a presidência da primeira, julgou o pedido conforme a seguinte distribuição de percentuais: ENSINO (40%), EXTENSÃO (30%) e OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS (30%), atribuindo nota 10,0, conceito EXCELENTE, ao desempenho da professora. A progressão foi homologada pelo Conselho. 5.3 Progressão Funcional - Adriana Lopes Lisboa Tibana: a docente pleiteia sua progressão funcional do nível III para o nível IV da Classe C de Professora Adjunta. A Comissão, composta pelos/as docentes Gabriela Costa, Adna Lopes e Paulo Leôncio, sob a presidência da primeira, julgou o pedido conforme a seguinte distribuição de percentuais: ENSINO (40%), EXTENSÃO (30%) e OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS (30%), atribuindo nota 10,0, conceito EXCELENTE, ao desempenho da professora. A progressão foi homologada pelo Conselho. 5.4 Progressão Funcional - Susana Souto Silva: a docente pleiteia sua progressão funcional do nível II para o nível III da Classe D de Professora Associada. A Comissão, composta pelos/as docentes Roberto Sarmento, Gabriela Costa e Ildney Cavalcanti, sob a presidência do primeiro, julgou o pedido conforme a seguinte distribuição de percentuais: ENSINO (40%), PESQUISA (20%), ADMINISTRAÇÃO (30%) e OUTRAS ATIVIDADES ACADÊMICAS (10%), atribuindo nota 10,0, conceito EXCELENTE, ao desempenho da professora. A progressão foi homologada pelo Conselho. 5.5 Serviço Voluntário - Núbia Rabelo Bakker Faria: a docente pleiteia a prorrogação do serviço voluntário, para o período de 22 de fevereiro de 2022 a 21 de fevereiro de 2023. A prorrogação do período foi aprovada. A Profa. Eliana parabenizou as docentes que galgaram suas progressões e agradeceu à Profa. Núbia em permanecer nesse trabalho voluntariado, de suma importância para o PPGLL e para a Fale. 6. Ações de Extensão: A Profa. Rita fez a leitura das ações de extensão aprovadas, para homologação do Conselho: Pedagogia Crítica de Projetos: Mulheres Inspiradoras; I Jornada de divulgação científica do grupo de pesquisa ObservU - Observatório da Linguagem em Uso; E-book: Ideias para o ensino de línguas adicionais; Curso de formação continuada para docentes que atuam no atendimento educacional especializado; Aprenda francês: contos francófonos incríveis para iniciantes (nível a2); ACE: oficina de interação oral em inglês na área de letras; Seminário de estudo dialogado da coleção “o método” de Edgar Morin; Formação continuada de professores/as de Língua Portuguesa: construindo propostas crítico-reflexivas a partir das vivências docentes (2ª etapa). As ações de extensão foram homologadas pelo Conselho. Apresentou, ainda, os relatórios analisados: Francês sem Fronteiras - 2021: Primeiros passos em língua francesa - chegando na França [NÍVEL A1]; Inglês sem Fronteiras - Estratégias de leitura em Língua Inglesa [A1 - INICIANTE]; Inglês sem Fronteiras - Estratégias de leitura em Língua Inglesa [A2 - BÁSICO]; Inglês sem Fronteiras - Produção Oral: comunicações e Interações acadêmicas [B1- INTERMEDIÁRIO]; Espanhol sem Fronteiras: Competências Interculturais em Contexto Acadêmico de Língua Espanhola; Os relatórios foram aprovados pelo Conselho. 7. Bolsas das Casas de Cultura: A Profa. Rita informou que na sexta feira passada os/as coordenadores/as de cursos iniciaram um documento, no qual estão registrando toda a argumentação para reativação das bolsas das casas de cultura e a previsão orçamentária para que nossos/as discentes sejam contemplados/as. A professora informou que já fez um pronunciamento público sobre o assunto com o gabinete, em reunião geral com os direstores/as, e a servidora da Proginst disse que está aguardando esse documento da Fale. O Conselho aprovou o pedido para que haja previsibilidade das bolsas no orçamento da Ufal para 2022. 8. Outros: 8.1 Vestibular: A Profa. Lígia Ferreira confirmou as inscrições do vestibular de Libras que será realizado no dia 06 de março, via Moodle, nas duas modalidades, Libras e Português. Foram 239 inscrições confirmadas, sendo 52 para realização da prova em Libras e 187 para realização da prova em Português. Desses números, 6 candidatos fizeram inscrição na ampla concorrência para pessoas surdas. 8.2 Manutenção das atividade es remotas do PPGLL: A Profa. Débora Massmann compartilhou que foi realizada uma Assembleia no PPGLL e, na ocasião, foi homologada a decisão do Colegiado para manutenção das atividades remotas do PPGLL no semestre que está iniciando. FECHO: A sessão foi encerrada às onze horas e cinquenta e sete minutos, e, para constar, eu, Juliana Valéria Cavalcante Ferreira, Assistente em Administração da Fale, lavrei a presente ata que vai assinada por mim e pelos demais presentes, após sua aprovação.

Ata aprovada na reunião do Conselho da FALE realizada no dia 25 de novembro de 2022.