Áreas de concentração e linhas de pesquisa

Linguística

Em torno da Área de Concentração Linguística, articulam-se três linhas de pesquisa “Discurso: Sujeito, História e Ideologia”, “Linguística Aplicada e Processos Textual-Enunciativos”, “Teoria e Análise Linguística” que se conjugam por um ponto comum, o interesse pelo estudo dos fenômenos da língua e da linguagem, e se especificam em função das diferentes perspectivas teóricas. Nessas três linhas, são formados mestres e doutores oriundos de diferentes especialidades que se interessam pela descrição e pela análise do funcionamento da língua e da linguagem na sociedade e na história em suas diferentes perspectivas e interfaces.

Discurso: Sujeito, História e Ideologia

DescriçãoA Linha de pesquisa “Discurso: Sujeito, História e Ideologia” oferece formação em análise de discurso voltada para a compreensão do funcionamento da linguagem na sociedade. Com base no dispositivo teórico-analítico da teoria materialista do discurso elaborada por Michel Pêcheux, a Linha reúne pesquisas que, mediante análise de materialidades significantes produzidas nas formações sociais, compreendem o discurso como prática sócio-histórica. Nessa perspectiva, desenvolvem-se estudos sobre o sujeito do discurso na relação língua, história, ideologia, memória, tecnologias, lutas de classe e processos de reprodução/transformação produzidos por meio de instituições sociais, políticas, midiáticas, jurídicas e de formação escolar e profissional, de maneira a contribuir com o debate e a produção de conhecimento sobre as formas de opressão e de resistência, presentes na história da sociedade capitalista.

Docentes da linha: Profa. Dra. Belmira Rita da Costa Magalhães, Profa. Dra. Débora Massmann, Prof. Dr. Helson Flávio da Silva Sobrinho, Profa. Dra. Maria do Socorro Aguiar Oliveira Cavalcante, Profa. Dra. Maria Virgínia Borges Amaral, Prof. Dr. Sóstenes Ericson Vicente da Silva.

Linguística Aplicada e Processos Textual-Enunciativos

DescriçãoA linha reflete sobre práticas sociais de linguagem, numa perspectiva processual, estuda em tempo real a produção escrita e o texto como produto final, a partir da perspectiva da Genética Textual, investiga, na área da leitura e da cognição, o processamento da decodificação e da compreensão leitora de alunos da educação básica e analisa manifestações linguísticas do emprego de artifícios da linguagem para a persuasão. Visa a investigar, portanto, processos de ensino e aprendizagem de língua, constituições identitárias, fenômenos linguístico-discursivos envolvidos em práticas da/na/com linguagem, questões relacionadas à atividade metalinguística dos sujeitos, às rasuras, à interação e ao ensino e aprendizagem da gramática e da produção textual, entre outras. A interrelação entre os projetos de pesquisa da linha, de extensão, e produtos de pesquisas envolvem grande número de participantes fora dos muros da universidade em diversas modalidades de ensino, na língua materna e estrangeira.

Docentes da linha: Profa. Dra. Débora Massmann, Prof. Dr. Eduardo Calil de Oliveira, Profa. Dra. Flávia Colen Meniconi, Prof. Dr. Ismar Inácio dos Santos Filho, Profa. Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges, Profa. Dra. Maria Francisca Oliveira Santos, Profa. Dra. Maria Inez Matoso Silveira, Prof. Dr. Paulo Rogério Stella, Profa. Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima, Profa. Dra. Rita Maria Diniz Zozzoli, Prof. Dr. Sérgio Ifa, Profa. Dra. Sônia Cristina Simões Filipeto

Teoria e Análise Linguística

Descrição: A linha de pesquisa é destinada aos estudos de fenômenos linguísticos – fonéticos, fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos – de línguas naturais (oroauditivas ou gestovisuais) com ou sem documentação prévia, sob diferentes abordagens teóricas. Os campos de atuação nessa linha são a) teorias, métodos e epistemologia no campo da linguística; b) descrição linguística; c) variação linguística e mudança linguística; d) sintaxe gerativa; e) fonética e fonologia (teórica e experimental); f) aquisição e ensino de línguas; g) psicolinguística e h) línguas de sinais.

Docentes da linha: Prof. Dr. Adeilson Pinheiro Sedrins, Prof. Dr. Aldir Santos de Paula, Prof. Dr. Danniel da Silva Carvalho, Profa. Dra. Elyne Vitório Giselle de Santana Lima Aguiar, Prof. Dr. Jair Barbosa da Silva, Prof. Dr. Miguel José Alves de Oliveira Júnior, Profa. Dra. Núbia Rabelo Bakker Faria, Profa. Dra. Telma Moreira Vianna Magalhães.

Estudos Literários

A Área de Concentração Estudos Literários viabiliza o desenvolvimento de pesquisas em torno das diferentes manifestações da/na literatura compreendidas em suas relações culturais, sociais, históricas e estéticas, entre outras. Nesta área de concentração, são formados mestres e doutores que se dedicam ao estudo crítico, teórico e historiográfico dos fenômenos literários na sociedade.

Literatura: Poéticas, Cultura e Memória

DescriçãoA linha dedica-se às pesquisas que analisam o corpus literário (nas línguas espanhola, francesa, inglesa e portuguesa), a partir de vertentes teóricas várias: estudos de gênero; estudos queer; estudos culturais; estudos críticos da utopia; crítica feminista; estudos literários e ecologia; estudos da tradução; história e teoria da tradução literária; poéticas da tradução; poéticas interartes; poéticas polifônicas; estudos da memória; literatura de testemunho; literatura e psicanálise em Freud e em Lacan; escrita, leitura e circulação; literatura popular e oralidade; teorias literárias da modernidade e da contemporaneidade. Tais eixos teóricos são compreendidos e abordados em perspectiva interdisciplinar como constructo histórico em tensão com a política, a práxis social e a clínica.

Docentes da linha: Profa. Dra. Ana Clara Magalhães de Medeiros, Prof. Dr. Cleyton Sidney de Andrade, Profa. Dra. Ildney de Fátima Souza Cavalcanti, Profa. Dra. Izabel de Fátima de Oliveira Brandão, Prof. Dr. Kall Lyws Barroso Sales, Prof. Dr. Marcus Vicícius Matias, Profa. Dra. Maria Edileuza da Costa, Profa. Dra. Susana Souto Silva.