Projetos de Pesquisa

Área de Concentração: Linguística

Linha de Pesquisa Discurso: Sujeito, História e Ideologia

  1. A nova reforma do Ensino Médio: sujeito, ideologia e discurso (Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante)
  2. As imbricações das relações de gênero na formação de enfermeiras: uma abordagem discursiva (Sóstenes Ericson Vicente da Silva)
  3. Capitalismo e Trabalho Doméstico na Contemporaneidade (Belmira Rita da Costa Magalhães)
  4. Discurso político e políticas públicas a partir do acontecimento do impeachment: análise dos discursos sobre ciência, educação e cultura (Helson Flavio da Silva Sobrinho)
  5. Língua(gem) e historicidade: sentidos em movimento (Débora Raquel Hettwer Massmann)
  6. Estado, direito ao trabalho e serviço social: uma análise discursiva das políticas de proteção ao trabalhador no Brasil (Maria Virgínia Borges Amaral)
  7. O direito ao trabalho e as modernas expropriações: contradições do capitalismo e expressões no Brasil (Maria Virgínia Borges Amaral)
  8. Práxis discursiva e processos históricos: o caráter material do sentido de crise econômica no Brasil (Helson Flavio da Silva Sobrinho)

Linha de Pesquisa Linguística Aplicada e Processos Textual-Enunciativos

  1. A escrita colaborativa no ensino fundamental: investigando o papel da combinação (planning) no processo de escrita e problemas de segmentação não-convencional de palavras (Sônia Cristina Felipeto)
  2. As constituições das subjetividades e a implicação ética do discurso (Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima)
  3. Diálogo social e a interligação de gêneros e enunciados prototípicos no discurso da mídia e do ensino e aprendizagem (Rita Maria Diniz Zozzoli)
  4. Em favor de metodologias dialógicas: Ensino e aprendizagem de língua estrangeira, ensino e aprendizagem de Libras para ouvintes (L2). Interpretação – Libras/português e português/Libras (Paulo Rogério Stella)
  5. Estudos sobre a formação de professores em contextos de ensino e aprendizagem de línguas e de literatura: a ética discursiva na contemporaneidade (Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima)
  6. Formação de Professores de língua inglesa: agindo para transformar realidades (Sérgio Ifa)
  7. Formação de professores de línguas no Projeto Casas de Cultura no Campus: epistemologias e questões contemporâneas (Sérgio Ifa)
  8. Gêneros Orais na Universitária Rádio Web da Uneal: Um Contributo Para a Linguagem (Maria Francisca Oliveira Santos)
  9. Gêneros Textuais: Descrição e Análise numa Visão Retórica e Multidisciplinar - Fase 2 (Maria Inez Matoso Silveira)
  10. O ensino de língua materna nas escolas de educação básica: do livro didático à práxi docente (Rosângela Oliveira Cruz Pimenta)
  11. (M-Gratex Project) METALINGUISTIC ACTIVITIES IN THE TEACHING OF GRAMMAR AND TEXTUAL PRODUCTION Portuguese-Brazilian study about the way teachers and students of the 4th year of Elementary School enunciate grammatical contents in two didactic situations (Eduardo Calil de Oliveira)
  12. Projeto Pesquisa Pibic: As Interpretações da Ética Discursiva na formação de professores: subjetividades e práticas de linguagem (Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima)
  13. Redes de conhecimento e processos de escritura
 - Projeto TURING II (Eduardo Calil de Oliveira)
  14. Retórica e Análise da Conversação: Diálogos Possíveis em Gêneros Orais e Escritos (Maria Francisca Oliveira Santos)
  15. Texto e Retórica: Diálogos Possíveis Em Gêneros Orais e Escritos (Maria Francisca Oliveira Santos)
  16. Discursos Feministas nas práticas socioculturais contemporâneas: estudos em análise de discurso crítica (Lorena Araújo de Oliveria Borges)
  17. O recorte regional Sertão/Nordeste em textos do cotidiano: territorialidade, gênero, sexo e sexualidade (Ismar Inácio dos Santos Filho)
  18. Discurso e Argumentação (Débora Raquel Hettwer Massmann)

Linha de Pesquisa Teoria e Análise Linguística

  1. A língua usada no sertão alagoano e os problemas de restrição e avaliação linguísticas (Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório)
  2. A Sintaxe das Construções Nominais no Português Brasileiro (Adeilson Pinheiro Sedrins)
  3. Aquisição e Aprendizagem de Gramática - Parte II (Telma Moreira Vianna Magalhães)
  4. Documentação da Libras (Jair Barbosa da Silva)
  5. Ferdinand de Saussure: o homem dos fundamentos (Núbia Rabelo Bakker Faria)
  6. Interfaces Prosódias - PROFACES (Miguel Oliveira, Jr.)
  7. Línguas brasileiras: aspectos gramaticais e variacionais (Aldir Santos de Paula)
  8. LUPE - Língua Usada em Pernambuco (Adeilson Pinheiro Sedrins)
  9. NURC Digital - Fase 2 (Miguel Oliveira, Jr.)
  10. O papel da prosódia no processamento da estrutura do discurso em língua portuguesa: Estudos com técnicas experimentais on-line (Miguel Oliveira, Jr.)
  11. Tecnologias Assistivas Aplicadas ao Turismo (Jair Barbosa da Silva)
  12. A sintaxe-phi das línguas naturais: a morfossintaxe comparativa de definitude (Danniel da Silva Carvalho)
  13. Como falam os gays nordestinos: percepções linguísticas da sexualidade (Danniel da Silva Carvalho)

Área de Concentração: Estudos Literários

Linha de Pesquisa Literatura: Poéticas, Cultura e Memória

  1. Campus Utopicus: Imaginativismo e utopia (Marcus Vinicius Matias)
  2. Crítica literária polifônica: formação do Desassossego luso-brasileiro (Ana Clara Magalhães de Medeiros)
  3. Histórias de gênero e de ciência na ficção e na teoria: Pat Murphy (Ildney de Fátima Souza Cavalcanti)
  4. Humor e ironia na literatura brasileira contemporânea, em verso e prosa (Susana Souto Silva)
  5. Humor em Quadrinhos: Olhares Sobre Narrativas Gráficas Brasileiras e Argentinas (Marcus Vinicius Matias)
  6. LITERATURA E ECOLOGIA: Diálogos e intersecções da (eco)crítica feminista em obras de autoras contemporâneas (​Izabel de Fatima de Oliveira Brandao)
  7. Palavra sem fronteira II: crítica literária feminista e as literaturas brasileira e estrangeira na contemporaneidade (​Izabel de Fatima de Oliveira Brandao)
  8. Utopismos e distopismos na contemporaneidade: narrativas & poéticas (Ildney de Fátima Souza Cavalcanti)
  9. Indeterminação e insubstancialidade nos animes e mangás: uma discussão entre psicanálise lacaniana e Escola de Kyoto (Cleyton Sidney de Andrade)
  10. Tradução literária em softwares de memória de tradução: L'Île des esclaves (1725) de Pierre de Marivaux para português brasileiro (Kall Lyws Barroso Sales)
  11. Tradução e Recepção de literatura francófona no Brasil: tradução comentada e anotada da obra Haïti Chérie (1991) de Maryse Condéde (Kall Lyws Barroso Sales)
  12. A construção da identidade feminina na literatura brasileira: de Clarice Lispector a Conceição Evaristo (Maria Edileuza da Costa)