Objetivos
O PPGLL tem como objetivo geral formar com excelência acadêmica pesquisadores nas áreas de concentração de Linguística e Estudos Literários para o exercício qualificado da docência e da pesquisa e para a divulgação da produção científica de qualidade nestas áreas, visando atingir contextos sociais mais amplos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
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fomentar o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e produção intelectual que promovam a excelência acadêmica com compromisso social;
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incentivar projetos de pesquisa coletivos envolvendo professores e alunos do Programa assim como os da graduação de forma a repercutir a produção científica em diferentes níveis acadêmicos;
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consolidar e ampliar os diálogos interinstitucionais e os intercâmbios e convênios acadêmico-científicos, promovendo, especialmente, a internacionalização do Programa;
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incentivar o aprimoramento e a produção de docentes e discentes, melhorando a distribuição da produção intelectual e incrementando a produção conjunta;
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favorecer e apoiar a participação de docentes e discentes em eventos acadêmicos ligados às linhas de pesquisa do Programa;
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promover e apoiar eventos acadêmicos relacionados às áreas de concentração de maneira a ampliar o intercâmbio de ideias no âmbito do Programa e entre diferentes instâncias acadêmicas regionais, nacionais e internacionais, inclusive junto a docentes da Educação Básica através de ações de extensão como cursos de curta duração;
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incentivar a capacitação e o aperfeiçoamento do corpo docente por meio do desenvolvimento de estratégias de afastamento programado para a realização de estágios de pós-doutoramento no país e no exterior;
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incentivar a participação de discentes em programas de bolsa sanduíche;
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promover e apoiar a vinda de professores visitantes ao Programa;
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dar continuidade à inserção política e acadêmica do Programa em nível local, regional e nacional;
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ajustar a proposta curricular de maneira a torná-la mais flexível e atualizada, tendo como meta a prática interdisciplinar e a atualização científica do conhecimento no campo dos estudos linguísticos e literários;
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dar prosseguimento à política de inclusão social, através da ampliação de políticas afirmativas no sistema de admissão do Programa;
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criar condições para ingresso, permanência e formação de professores surdos locais e de demais estados do Nordeste, sobretudo aqueles que atuam em instituições de ensino superior;
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ampliar as condições para ingresso, permanência e formação de professores indígenas;
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melhorar a infraestrutura e a estrutura administrativa e de pessoal do Programa;
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buscar recursos para o Programa junto a agências de fomento e órgãos superiores da UFAL, bem como através do incentivo para ampliação do número de professores com bolsa de produtividade e projetos financiados;
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garantir a excelência acadêmica do Programa a partir da definição de critérios transparentes e rigorosos para o recredenciamento de docentes, assim como para a seleção de ingresso de discentes;
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aprimorar as estratégias de acompanhamento de discentes egressos e de sua nucleação em diferentes instituições acadêmicas, visando obter informações sobre a repercussão da formação recebida em atividades de ensino, pesquisa, orientação e extensão;
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fomentar a produção, intercâmbio e circulação de conhecimento através da Revista Leitura;
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implementar estratégias de incentivo, acompanhamento continuado e ajustes das atividades administrativas, docentes e discentes de forma a garantir o atingimento de metas e objetivos traçados com vistas ao aprimoramento da qualidade do Programa e sua boa avaliação;
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assegurar junto às instâncias superiores da instituição a execução de políticas institucionais que garantam o adequado funcionamento do Programa.