Reports

Comissão Pró-Associação de Pós-graduandos/as da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no 29º Congresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG) – PPGLL presente!

Entre os dias 11 e 14 de Julho, de 2024, os/as delegados/as eleitos/as pela Comissão Pró-Associação de Pós-graduandos/as da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) estiveram presente no 29º Congresso Nacional de Pós-graduandos (CNPG), que aconteceu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus de Belo Horizonte. Um feito inédito na história da UFAL, pois, é a primeira vez que nossa universidade conta com a participação de uma delegação no referido evento. Os discentes avaliam a participação como uma ação estratégica e extremamente necessária, uma vez que, o evento marca a luta pela ampliação de direitos dos/as alunos/as de pós-graduação de todo o Brasil, a exemplo dos direitos previdenciários, da ampliação e do reajuste das bolsas, da reafirmação da política de cotas e da busca por uma academia diversa e acolhedora.
Compuseram a delegação alagoana os discentes: Lucas Assis, Natália Luczkiewicz e Carlos Alberto, mestrando e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL); Nayara Rodrigues, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS); Silvio Oliveira e Marciel da Silva, doutorandos do Programa de Pós-graduação em Proteção de Proteção Plantas (PPGPP); e Eleciania Tavares, mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPG).
A participação dos pós-graduandos e das pós-graduandas da UFAL no 29º CNPG representou a possibilidade de conhecer outra capital brasileira, pois, para alguns, era a primeira vez em Minas Gerais. O intercâmbio entre discentes de diversas instituições de ensino superior do Brasil permitiu o compartilhamento dos desafios para a Pós-Graduação em defesa da ciência brasileira, e dos anseios coletivos e individuais dos participantes. Os discentes da UFAL entendem que a formação científica precisa extrapolar os muros da universidade.
De volta para seus cursos, os estudantes já estão intensificando as ações para a viabilização da criação da nossa própria Associação de Pós-graduandos da UFAL. Uma das suas mobilizações já está em andamento, por meio da convocatória para reunião ampliada com os/as representantes discentes dos cursos de pós-graduação da UFAL, a ser realizada no próximo dia 23/07 às 19h, de forma remota. Demais informações foram compartilhadas nos e-mails dos cursos de pós-graduação da universidade.