Reports

NOTA DE REPÚDIO

NOTA DE REPÚDIO


O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) vem a público manifestar veementemente seu repúdio às manifestações ofensivas que vêm sendo prolatadas nas redes sociais contra o corpo docente deste Programa. Este Colegiado entende que insultos a docentes quanto ao seu exercício profissional são investidas contra o PPGLL e a Universidade Pública.

Cabe destacar que o PPGLL e a UFAL disponibilizam instâncias apropriadas para as tratativas institucional-administrativas e que a exposição unilateral de uma situação nas redes sociais pode causar danos irreparáveis contra a honra das pessoas no exercício de suas atividades laborais e mesmo contra a vida.

No atual momento, urge que sejam cultivados o respeito e a urbanidade em contraponto aos ímpetos acusatórios sem direito à defesa e execração pública que têm dominado alguns espaços específicos da sociedade.

Nesse sentido, o Colegiado do PPGLL se solidariza com todos/as os/as os/as docentes que atuam no Programa com muita seriedade e responsabilidade, com discentes que vem construindo uma história de muita luta e conquistas e com os demais segmentos da comunidade acadêmica, REPUDIANDO VEEMENTEMENTE toda e qualquer tentativa de constrangimento e ofensa praticados em detrimento do diálogo e do respeito mútuo, em primeira instância, e das normativas institucionais amplamente divulgadas e disponibilizadas para todos/as que fazem parte do PPGLL em seu site (https://fale.ufal.br/ppgll/), em segunda instância, com vistas à transparência de processos e trâmites administrativos, à isonomia dos direitos e deveres e, sobretudo, ao respeito com a Instituição Pública, cujo valor é inestimável para a sociedade brasileira.

Esperamos que essa pauta nos mobilize ainda mais a favor do dizer responsável, das premissas éticas nas relações acadêmicas e da garantia do direito amplo à defesa.


Maceió (AL), 12 de maio de 2021.


Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Faculdade de Letras
Universidade Federal de Alagoas

 

Nota de repúdio_ PPGLL_12 maio