Auto-évaluation
No Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, a autoavaliação se constituiu como um instrumento fundamental no processo de revitalização, atualização e fortalecimento do Programa. No quadriênio anterior (2013-2016), os resultados da avaliação do PPGLL apontaram fragilidades importantes na proposta, de modo que a nota atribuída pela Comissão de avaliação da CAPES foi três (3). A chegada do quadriênio 2017-2020 trouxe consigo a necessidade de se implementar um trabalho rigoroso de autoavaliação sistemática e contínua para fortalecer e qualificar o Programa, aprimorando o processo formativo de docentes e discentes, qualificando sua produção intelectual e incentivando ações de inserção social e internacionalização.
Desse modo, a iniciativa de implantação de uma política de autoavaliação partiu da Coordenação/Colegiado do Programa, que assumiu a gestão do PPGLL a partir de dezembro/2018. A política de autoavaliação implementada segue as orientações do documento da área de Linguística e Literatura. Já há alguns anos, a Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES tem incentivado os Programas a refletirem sobre suas ações apontando seus pontos fortes e fracos. Durante o quadriênio (2017-2020), observou-se um investimento maior em ações de autoavaliação à medida que se compreendeu que se trata de um importante exercício reflexivo, crítico e analítico frente às especificidades dos Programas de Pós-Graduação (PPG). De fato, a partir de nossa experiência no PPGLL, observamos que a autoavaliação é um instrumento muito relevante para identificar potencialidades e fragilidades, bem como para promover o planejamento estratégico que visa a revisar, corrigir e fortalecer ações, analisar resultados e propor projetos e políticas institucionais alinhadas à qualificação e ao aprimoramento do Programa. Desse modo, ao se propor uma política de autoavaliação no PPGLL, buscou-se institucionalizar a colaboração e a participação ampla e democrática de todos os segmentos do Programa, consolidando assim uma gestão apoiada no planejamento coletivo. Desse modo, no PPGLL, compreende-se que o processo de autoconhecimento é pensado, planejado e executado levando em consideração múltiplos olhares (discentes, egressos, professores, coordenadores e pessoal técnico-administrativo) e que deve, ainda, estar sustentado nos seguintes elementos: