Reports

Aluno e pesquisador do PPGLL em Doutorado-sanduiche, com Bolsa da Capes, na Universidad Nacional de Tres de Febrero em Buenos Aires

O pesquisador e aluno do PPGLL, Moacir Japearson, esteve no seu período de Doutorado-sanduiche com Bolsa da Capes, em Buenos Aires, como parte do seu doutoramento em Letras e Linguística neste programa. Orientado pela Prof. Dra. Susana Souto, ele cumpriu a formação na Universidad Nacional de Trés de Febrero (UNTREF), dentro do Centro Interdisciplinário em Estudos e Políticas do Gênero (CIAPOG), um dos mais importantes da Argentina.

Neste sentido, dentro deste período, sua pesquisa sobre o intelectual, escritor e poeta argentino, Italo Tulio Carella, tomou novas conformações, agregando informações relevantes e que somente seria possível com esse deslocamento para o país natal do escritor argentino, com a Bolsa do Programa de Doutorado-sanduiche no Exterior da Capes (PDSE), cujo principal objetivo é o apoio para a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas no exterior aos cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes.

Com co-orientação da Prof. Dra. Cecilia Palmeiro, no período de seis meses em Buenos Aires, Capital Federal, foi possível o contato com material inédito no Brasil sobre Tulio Carella e pesquisa no acervo de bibliotecas, principalmente a Biblioteca Nacional Argentina. Dentro da perspectiva dos estudos da memória nas escritas de si, o acesso e busca aos arquivos, principalmente de escritores silenciados e apagados por suas escolhas, como foi o caso de Carella, está sendo um caminho importante na escrita da tese.

Nesta estadia no exterior, o aluno foi convidado para ministrar uma conferência sobre sua pesquisa na “Jornada de Jovens Pesquisadores”, promovida pela Pós-Graduação da UNTREF, em dezembro do ano passado, e desta conferência foi produzido um artigo na Revista de Estudos e Políticas de Gênero da mesma Universidade, “El Lugar Sin Límites”.

Dentro deste período de doutorado-sanduiche, também foi produzido um artigo sobre esse percurso da pesquisa pelos arquivos públicos brasileiros e argentinos, na Revista “Terra Roxa e Outras terras”, Qualis A1 da Capes, que levou ao prêmio “Excelência Acadêmica” da Fapeal.