24 set Minicurso – Fonética Acústica

O Grupo de Estudo em Fonética e Fonologia da UFAL tem o prazer de anunciar a realização do Minicurso de Fonética Acústica, destinado a estudantes interessados em compreender e analisar a produção da fala a partir de seus aspectos acústicos.

📅 Período: 30 de setembro a 25 de novembro de 2025
⏱️ Carga horária: 20 horas
👥 Vagas: 30

Este curso, de caráter introdutório e aplicado, oferecerá uma visão abrangente sobre:

Fundamentos articulatórios e físicos do som;

Representações acústicas (oscilograma, espectro e espectrograma);

Teoria fonte-filtro e análise de formantes;

Reconhecimento acústico de classes consonantais e vocálicas;

Procedimentos de medição e visualização no Praat (F0, formantes, filtros, segmentação e anotação em TextGrid);

Elaboração de um mini-relatório técnico com figuras e parâmetros acústicos.

👨‍🏫 Coordenação:
Prof. Dr. Miguel José Alves de Oliveira Junior
📧 Contato: miguel@fale.ufal.br

👉 Uma oportunidade única para aprofundar seus conhecimentos em Fonética Acústica e desenvolver práticas reprodutíveis de análise da fala.

📚 Cronograma Resumido

30/09 – Aula 1: Fundamentos de Fonética (articuladores, modos de articulação, parâmetros de vozeamento e nasalidade).

07/10 – Aula 2: Física do Som e Áudio Digital (ondas, frequência, amostragem; prática no Praat).

14/10 – Aula 3: Harmônicos e Fourier (ondas complexas; extração manual e automática de F0).

21/10 – Aula 4: Espectro, Espectrograma e Fonte-Filtro (ressonância e filtros; prática de visualização no Praat).

28/10 – Aula 5: Oscilograma e Oclusivas (pistas acústicas e comparação de sinais).

04/11 – Aula 6: Vogais e Formantes (trapézio vocálico; extração de F1×F2 no Praat).

11/11 – Aula 7: Fricativas (distribuição de energia e análise espectral).

18/11 – Aula 8: Nasais, Laterais e Aproximantes (anti-formantes e propriedades acústicas).

25/11 – Aula 9: Segmentação, Anotação e Prosódia (uso de TextGrid, curva de F0, medidas acústicas).

*EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES*

No Comments

Post A Comment