Possui Graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco/UPE (1982), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (1994), Doutorado em Letras pela Universidade Federal de
Pernambuco/UFPE (1999) e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Livre de Amsterdam/VU (2004). Atualmente, é professora Associada I da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Linguística, atuando na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, onde trabalha com descrição de língua indígena, em todos os níveis de análise da estrutura linguística, com ênfase em Fonologia. Tem, ainda, interesse por Linguística Histórica (reconstrução), Variação Linguística e Bilinguismo.
Professor de Linguística na Universidade Federal de Alagoas e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atua principalmente nas seguintes áreas: prosódia, fonética experimental e documentação linguística.
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas e coordenadora da Casa de Cultura Britânica – Extensão FALE/UFAL . Faz parte dos diretórios de pesquisa “Estudos em Fonética e Fonologia” e “Letramentos, Educação e Transculturalidade”.Tem experiência na área de ensino de inglês, especialmente Fonologia e formação de professores propondo a ressignificação do ensino da Fonologia na aula de inglês como língua adicional: o Letramento Fonológico Crítico.
Doutora e Mestra em Linguística pela PPGLL/UFAL. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo CESMAC. Graduada em Letras- Português/ Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Estrangeira – Espanhol, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética e fonologia da língua espanhola, política linguística e tecnologias.
Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2017) com estágio doutoral no Grupo de Pesquisa em Linguagem, Comunicação e Cognição na Universidade de Tilburg, Holanda (2015) com bolsa CAPES – PDSE – Doutorado Sanduíche. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2012), especialista em Libras pela Faculdade Pio Décimo (2011), especialista em estudos linguísticos e literários pela Universidade Federal da Bahia (2004) e graduada em Letras com habilitação em Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Atualmente, compõe o Grupo de Estudos em Fonética e Fonologia da UFAL. Atua principalmente nas seguintes áreas: prosódia, fonética experimental e língua portuguesa para surdos.
Trabalho: O PAPEL DA PROSÓDIA NO PROCESSAMENTO DA ESTRUTURA DO DISCURSO EM LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS COM TÉCNICAS EXPERIMENTAIS ON-LINE
Orientação: Miguel Oliveira, Jr.
Possui graduação em Português e Literatura Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Alagoas (2004), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Linguística pela Universidade de Brasília. Membro da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN. Atualmente, é professora do Curso de Pós-Graduação em Revisão de Textos no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), professora substituta dos cursos de graduação em Letras Português Licenciatura e Português do Brasil como Segunda Língua na UnB e professora pesquisadora 1 do Ensino a distância (EaD/UnB). Tem experiência docente há mais de duas décadas no ensino de Língua Portuguesa (L1), também tem experiência na área da linguística descritiva (Línguas Indígenas e Libras) e ensino do português (L2) para indígenas. Além das atividades de ensino, orienta alunos de pós-graduação em projetos de pesquisa para o ensino de português e revisão de textos sob a perspectiva da ADC, teoria dos gêneros, multiletramentos e multimodalidade e presta serviços de consultoria linguística a organizações não governamentais, aos órgãos públicos e privados.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e doutorado em Linguística pela mesma Instituição (2004). Atualmente é professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica, Semântica, Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: semântica, fonética e fonologia, ensino de línguas materna e estrangeira: português/espanhol.
Doutora em Linguística – PPGLL – Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Linguística – PPGLL – Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Letras – Português / Espanhol – Universidade Federal de
Alagoas. Professora de Língua Espanhola no IFAL – Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Alagoas. Tradutora Oficial – IFAL – Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Alagoas. Portaria nº 988/GR, de 07 de maio de 2013. Áreas de atuação: Ensino de Língua Espanhola Estrangeiras; tradução e interpretação em Língua Espanhola.
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2008), mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística/UFAL (2011) e Doutorado (em andamento) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística/UFAL. Tem experiência na área de Linguística, trabalhando com a descrição, análise e documentação de línguas indígenas brasileiras, especificamente o Yaathe (Fulni-ô), que é a língua da etnia à qual pertence. Atualmente é professora Assistente I da UFAL – Campus do Sertão. No campo da Linguística, seu interesse principal é pelos estudos em Fonologia e em Morfologia, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos na sistematização de uma escrita para o Yaathe, que poderá ser usada no ensino da língua nas escolas da aldeia.
Possui graduação em LETRAS (Português/Literatura) pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2006) e Doutorado em Linguística também pela UFAL. É professor Adjunto I da UFAL, no curso de Letras-Libras.Tem experiência na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição e análise linguística, topicalização, gramaticalização, gêneros textuais, produção escrita, linguagem oral e escrita, ensino de língua materna e língua de sinais.
Trabalho: A pronúncia da variável /R/ em ambientes de sândi externo. Fatores do nível prosódico e de domínios prosódicos
Orientação: Alan Jardel de Oliveira
Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas com estágio doutoral no Grupo de Pesquisa em Linguagem, Comunicação e Cognição na Universidade de Tilburg, Holanda (2015) com bolsa CAPES – PDSE – Doutorado Sanduíche. Mestre em Contabilidade (2006), especialista em auditoria contábil (2003), e graduado em Ciências Contábeis (2002) pela Fundação Visconde de Cairu (2002). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Sergipe e compõe o Grupo de Estudos em Fonética e Fonologia da UFAL. Atua principalmente nas seguintes áreas: prosódia, fonética experimental e psicolinguística.
Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, com Graduação em Fonoaudiologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Distúrbios da Comunicação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Sergipe. Formação na técnica PROMPT. Responsável pelo Laboratório de Fala e Fluência, no qual desenvolve estudos descritivos sobre a fala e a fluência, em seus estados normais ou alterados, bem como investiga a clínica fonoaudiológica e seus efeitos terapêuticos. Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e da International Parkinson and Movement Disorder Society.
Título: A correlação dos biossinais da eletromiografia de superfície e da eletroencefalografia na fala interna Orientador: Miguel José Alves de Oliveira Júnior Co-orientador: Susana Carvalho
Intro: Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Atua na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em prosódia e fonética.
Título do trabalho: Parâmetros prosódicos durante a transição de turno de fala.
Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Graduado em Letras (Inglês) pela UFAL. Atua na linha de teoria e análise linguística, tendo como áreas de interesse a prosódia, a fonética experimental e a psicolinguística.
Título do trabalho: O processamento da prosódia como marca de segmentação discursiva: um estudo a partir de repostas oculomotoras.
Graduando em Letras-Português pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atualmente bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) com o projeto ‘Processamento de fronteiras prosódicas no discurso, Fase 2’. Integra o grupo de pesquisa fonUFAL (Estudos em Fonética e Fonologia da Universidade Federal de Alagoas), com foco em Fonética Acústica e Prosódia. Possui experiência docente em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário CESMAC (2019.2), Psicóloga de abordagem Fenomenológica-existencial; Graduanda de Filosofia pela UFAL – Universidade Federal de Alagoas. Participante ativa da comunidade acadêmica. Fui integrante do Centro acadêmico de Psicologia (Capsi Martin-Baró) e colaboradora do Centro acadêmico de Filosofia (Douglas Magalhães de Freitas), além de ter participado de diversos eventos educacionais de ambos os cursos e do projeto Ver-SUS, como vivente e integrante da comissão organizadora local. Participei também dos projetos PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), em filosofia, e tenho interesse em ampliar meu desempenho na área de pesquisa e extensão. Por isso, atualmente estou iniciando um projeto PIBIT (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). Me interesso pelos trabalhos das áreas de saúde (Ampliada – em comunidades, hospitais, organizações, etc) e educação (ensino médio e superior).
Estudante de Letras – Português e com experiência como monitora tanto na Semana de Letras quanto na Semana de Linguística Aplicada e em congressos. Fui bolsista Voluntária no serviço de mobilidade-NAC UFAL. No momento, estou envolvida em um projeto de iniciação científica -PIBIT, onde aprofundo meus estudos e colaborações acadêmicas na área de Letras.
Graduando do curso de Letras – Português da Faculdade de Letras (FALE) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante do grupo de pesquisa FonUFAL, de estudos linguísticos. Foi bolsista do projeto NURC Digital e do projeto Análise de processamento de fronteira de eventos em Libras por meio do EEG. Foi estagiário na Associação Brasileira de Linguística (Abralin).
Acadêmica em Letras – Português pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuou como estagiária na Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) por dois anos. Atuou como bolsista IC pela Universidade Federal de São Paulo (USP). É integrante do grupo de pesquisa “Estudos em Fonética e Fonologia da Universidade Federal de Alagoas”, fonUFAL. Tem experiência como professora de língua portuguesa na educação básica e em cursinhos preparatórios para vestibulares.
Pós- Doutorado (2012) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG (2012), com 11 meses de bolsa de PDEE/CAPES na Universidade de Lisboa (2010), mestrado em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG (2006), Graduação em Letras pela Faculdade de Letras da UFMG (2004). Atua na área de Linguística, principalmente nos seguintes temas: – Fonética / Fonologia, – Processamento da Linguagem: leitura em voz alta (Psicolinguística), – Interface prosódia x fluência x compreensão. Professora Adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / MG.
Possui graduação em Letras: Português e Lingüística pela Universidade de São Paulo (2007), graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FIEO (2002), graduação em Licenciatura em Português pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, linguística forense, semiótica, sociolinguística.
É pos-graduando em Docência em Ensino Superior pela Faculdade Integrada AVM. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Docente Auxiliar da Universidade Federal de Alagoas, atuando na Faculdade de Letras na área de Língua de Sinais. É tutor da disciplina de Libras à distância pela Universidade Aberta do Brasil – UAB. Tem experiência na área de Educação e Linguística, com ênfase em Educação e Linguagem.
Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Letras pela mesma instituição. Atualmente é professor de língua espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta. Participa como líder do grupo de pesquisa GELINSE – Grupo de Estudos Linguísticos do Sertão, certificado pelo Instituto. É associado à ALFAL – Associação de Linguística e Filologia da América Latina – e ao Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste – GELNE. Tem experiência e interesse nos estudos em: fonética e fonologia do português e do espanhol, história da língua portuguesa e da língua espanhola, aprendizagem de línguas românicas (espanhol, italiano, catalão e francês) e germânicas (inglês e alemão).
Possui graduação em Letras (Português) pela Universidade Federal de Alagoas. Tem interesse na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com foco na prosódia e na fonética.
Título do trabalho: A 200 metros, vire à direita: a entoação dos comandos de GPS.
Possui Bacharelado (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (SP). Foi bolsista Prodoc/Capes na Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Fonética e Fonologia, com ênfase nos estudos sobre entoação do português brasileiro. Atua também nas áreas de Psicolinguística e Discurso. Realizou pesquisa sobre processamento de língua falada na Universidade de Columbia (NY) como pesquisador visitante (2011). Atualmente faz parte dos grupos de pesquisa (CNPq): “Análise e Modelamento Dinâmicos da Prosódia da Fala”, “Intermapas – Estudos Empíricos de Mapeamentos de Semântica, Sintaxe e Fonologia em Segunda Língua” e “Estudos em Fonética e Fonologia”. É a atual secretária da Associação Luso-Brasileira de Ciências da Fala (LBASS) e co-editora do periódico Journal of Speech Sciences (JoSS).
Possui graduação em fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá – RJ (1984), especialização na área de voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica – CEFAC concluída em 1997, mestrado em linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2004) e doutorado também em linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2010). É Professora Adjunto do curso de Fonoaudiologia, compondo o Núcleo de Saúde Materno Infantil e do Adolescente – Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, com atuação clínica fonoaudiológica nos transtornos da comunicação humana. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: aquisição fonológica típica e atípica, aquisição de linguagem em crianças com histórico de prematuridade, desvios fonológicos, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico nas alterações de fala-linguagem.
Trabalho: O onset complexo em crianças com desvio fonológico e no desenvolvimento fonológico típico: um estudo comparativo
Orientação: Miguel Oliveira, Jr.
Graduado em Fonoaudiologia, pós-graduação em Docência do Ensino Superior, PROLIBRAS 2006 e 2007. Pesquisador na área de aquisição de linguagem e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, com período Sanduíche em McGill University, Montreal, Canada. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística: Fonética, Prosódia e Psicolinguística.