E-book: Estudos na Linguística Aplicada: Discursos e Formação Docente
Apresentação
Nas condições contemporâneas de uma sociedade capitalista, baseada muitas vezes na objetificação das pessoas e na dinâmica do tempo de curto prazo que massifica o fazer científico, os discursos que reverberam sentidos, atitudes e ações sociais não apenas se materializam nas propostas didático-pedagógicas dos cursos de forma- ção inicial e continuada, mas também reconstroem novos sentidos de mundo, de ação esperada e de sujeito que atua na profissão docente nas práticas cotidianas. Diante dessa lógica, discutir a forma- ção de professores, nas salas de aulas da Educação Básica, do Ensino Superior e da Formação Continuada torna-se uma demanda na construção de políticas públicas que, na interface com a produção transdisciplinar da Linguística Aplicada, precisa fazer parte de uma pauta mais ampla, que contemple a importância do diálogo científico nessa construção.
Tal posicionamento exige das pesquisas em Linguística Aplicada o repensar das práticas e teorias de linguagem, das práticas e teorias educacionais e das funções e dos espaços de construções subjetivas e identitárias, o que implica os discursos como modos de construção tanto da realidade social quanto de nós mesmas/os.
Nesse sentido, a presente obra tem o propósito de reunir contribuições das áreas de pesquisa da Linguística Aplicada, no tocante a questões relacionadas aos discursos e à formação docente na escola, na universidade e na formação continuada, pontuando a problemática do desenvolvimento de uma/um cidadã/ão implicada/o em suas práticas discursivas e considerando a importância da ciência em sua forma- ção humana e profissional.
Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
Lorena Araújo de Oliveira Borges
Vanderlei José Zachh