Programação II Seminário de Extensão

Arquivo
Programaçãodefinitiva.pdf
Documento PDF (471.3KB)
                    Rívia Letícia Alves
4) Gêneros memórias em práticas de escrita/reescrita: uma abordagem
discursiva textual nas aulas do Pibid - Letras/Português -Ufal.
Karlesson Lennon de Castro Oliveira
Nedson Antônio Melo Nogueira

II Seminário de Extensão de Faculdade de Letras: educar para transformar
Programação

Local: BSA2 sala 2

03 de maio

9h00 10h30

Abertura
Extensão e universidade: estabelecendo diálogos entre o ensino e a
sociedade
Profa. Dra. Eliane Barbosa da Silva (FALE/UFAL)
Profa. Dra. Joelma Albuquerque (Proex/UFAL)
Profa. Dra. Rita Souto Maior de Lima (FALE/UFAL)
Prof. Dr. Paulo Stella (FALE/UFAL)
Mediadora: Profa. Dra. Simone Makiyama (FALE/UFAL)

INTERVALO
Minicursos

14h00 –
17h

Local: Mini auditório Heliônia Ceres
INTERVALO
Comunicações

Minicurso 1

Minicurso 2

La
progresión
textual
en
las
producciones escritas en lengua
española: reglas de secuenciación
temática y análisis de errores.
Profa. Flávia Colen Meniconi

Tonicidade,
Tonalidade
e
Tom:
Fonemas e Prosodemas em Aplicação
no Processo de Ensino-Aprendizagem
do Inglês como Língua Estrangeira.
Prof. Paulo Leôncio da Silva

Local: BSA2 sala 1

Local: BSA2 sala 2
INTERVALO

Sessão de comunicação 1

Mesas-redondas

Coordenador da sessão: Diogo Fagundes Barros
1)
2)
3)
4)
5)
11h 12h20

Letramento Crítico no CCC: práticas e Reflexões
Diogo Fagundes Barros
Gamificação na motivação de alunos adolescentes no projeto Casas de
Cultura no Campus
Antonio Marcos Otaviano de Lima Júnior
Estudos sobre ethos numa abordagem dialógica de ensino em Língua
Portuguesa como língua estrangeira/segunda língua.
Márcia Vanessa dos Santos Souza
Ler e ouvir: contribuições das legendas para o ensino de língua inglesa.
Jacksson Feitosa da Silva
Reflexões sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas
Luciano Mendes Duarte Júnior
Local: BSA2 sala 1

Sessão de comunicação 2
Coordenador da sessão: Simone Makiyama
1) Compreensão leitora e interculturalidade: um relato de experiência
Jerdson Nunes dos Santos
Stephanie Lais Santos de Macedo
2) Construção e reconstrução de sentidos a partir da leitura de um poema em
inglês com a temática Bullying
João Pedro Moura dos Santos
Mayara Taísa Lins de Oliveira
Thamyres de Mendonça Nascimento
3) Compreensão leitora em língua estrangeira: a interação entre o mundo do
leitor e o mundo do texto.
Áurea Otaviano do Vale
Fernanda Moraes Freire

19h00 20h30h

Mesa-redonda 1
Casas de Cultura: desafios na
educação no contexto atual
Prof. Dr. Daniel Adelino Oliveira Cruz
Profa. Dra. Irene Dietschi
Profa. Dra. Ana M. Barandela Garcia
Prof. Me. Yann Hamonic
Moderadora: Profa. Simone Makiyama

Local: Mini auditório Heliônia Ceres

Mesa-redonda 2
Atividades culturais promovidas pelos
professores de Língua Espanhola do
Projeto Casas de Cultura no Campus:
práticas de construção significativa de
conhecimentos no idioma.
Prof. Dra. Flávia Colen Meniconi
Rozany Adriany de Santana Ferreira
Jade Neves de Moura Araújo
Rusanil Moreira Júnior
Moderadora: Profa. Dra. Rosária C.C.
Ribeiro
Local: Sala dos Professores

social.
Sérgio Ifa
Alex Sandro Batista dos Santos
Ana Cristina Lopes do Espírito Santo
Jardson Ferreira da Silva

04 de maio
Mesa-redonda 3

9h00h
–
10h30

Mesas-redondas
Mesa-redonda 4

Gamificação no Nucli UFAL: desafios e
reflexões coletivas dos professores em
formação inicial no programa IsF
Sérgio Ifa
Benyelton Miguel dos Santos
Diogo Fagundes Barros
Rita de Cássia Couto Medeiros
Portugal.

Moderadora: Raquel Nunes

O Francês Língua Estrangeira e a
extensão universitária: desafios e
possibilidades
Rosária Cristina C. Ribeiro
Maria Stela Barros Torres Lameiras
Yann J.C. Hamonic.

Moderadora: Simone Makiyama
Local: Sala dos professores

Moderador: Marcio Alexandre Cruz

1)

Local: Miniauditório Heliônia Ceres

2)

Local: Sala dos professores
INTERVALO
Comunicações

3)

Sessão de comunicação 3
Coordenador da sessão: Lucas Alves Barbosa

4)

5)

16h –
18h

1) Possibilidades de (re)leitura de comic strips
Arnaldo Henrique Souza Torres
2) Como trabalhar reading usando textos autênticos
Elize Nariel Ramos Fontes
3) Rótulos, estereótipos e preconceito: discussões em sala de aula e produção
escrita em inglês
Juliana Pimentel Albuquerque
4) Ensinando inglês através da Cultura Pop musical contemporânea: feminismo e
empoderamento feminino
Lucas da Silva França
5) Motivação e letramento crítico nas aulas de língua inglesa
Lizandra de Albuquerque Correia

Local: BSA2 sala 2
INTERVALO

Local: BSA2 sala 2

14h0015h30

Local: BSA2 sala 1

1) Os bloqueios e os 'filtros afetivos': a expressão oral junto aos alunos de
FLE das CCC e CCEF.
Cássia de Jesus
2) A sala de aula FLE: um espaço heteróclito.
Ana Patrícia Costa dos Santos Viana
3) O Francês Língua Estrangeira por meio das atividades lúdicas.
Thamires Pantaleão da Silva
4) O Ecletismo na formação inicial de professores
Roberta Guimarães Santana
5) As ações extensionistas: língua francesa e internacionalização.
Alexandre Sales Macedo Barbosa

Sessão de comunicação 4
Coordenador da sessão: Arnaldo Henrique Souza Torres

INTERVALO
Mesas redondas
Mesa-redonda 5
Mesa-redonda 6
Ensino e aprendizagem de língua Línguas Estrangeiras no Projeto Casas
inglesa no CCC: da reflexão à justiça de Cultura no Campus da UFAL:

Biolinguística para professores de línguas: linguagem e cérebro
Paulo Leôncio da Silva
Letramento fonológico e o ensino de línguas adicionais
Adriana Tibana
Visão Sincrética de Língua e Linguagem: Semióticas Denotativa e
Conotativa para o Professor de Línguas Estrangeiras
Paulo Leôncio da Silva
Transpondo os limites da sala de aula: uma proposta de ensino de
língua estrangeira na escola pública
Lucas Henrique Santos Correia
Simone Makiyama
O uso de histórias de horror no ensino de língua estrangeira
Breno Torres
Crisiane Marinho
Erickson Farias

Sessão de comunicação 6
Coordenador: Rosária Cristina Costa Ribeiro

Local: BSA2 sala 1

10h0012h30

Local: Mini auditório Heliônia Ceres
INTERVALO

Comunicações
Sessão de Comunicação 5
Coordenadora da sessão: Simone Makiyama

Moderador: Sérgio Ifa

1) Uso do livro didático High Up dentro da sala de aula do CCC: Vitórias, derrotas
e reflexões
Antonio Marcos Otaviano de Lima Júnior
2) Letramento crítico no CCC Inglês: por que sair da mesmice?
Lucas Alves Barbosa
3) As diferenças entre ensinar gramática pelos modos dedutivo e indutivo
Natália Muniz do Amaral Schardosin
4) Ensino de listening no ccc: ações e reflexões
Rebecca Azevedo Severiano
5) Speaking e música no CCC: desafios e aprendizados
Wyara Rachel Vieira Silva

formação e internacionalização.
Flávia Colen Meniconi
Sérgio Ifa
Rosaria Cristina Costa Ribeiro

19h 21h30

Minicurso 3

Minicurso 4

Redação Oficial: características,
categorias e funcionalidade
Profa. Dra. Adna Lopes
Profa. Dra.Fabiana de Oliveira

Introducción a la pragmática del español
Profa. Ma. Jacqueline Velasquez

Local: BSA1 sala 3

Local: BSA2 sala 12