História

A história do Curso de Letras de Alagoas começou no dia 16 de junho de 1950 com a fundação da Faculdade de Filosofia de Alagoas (FFA). A FFA surgiu a partir da carência de professores habilitados para exercer a função de professor do ensino médio. O Padre Teófanes Augusto de Araújo Barros (Diretor), junto a vários outros professores da FFA, foram seus fundadores. A FFA contava com os cursos de Filosofia, História e Geografia, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras Anglo-Germânicas.

Em 22 de janeiro de 1952, foi concedida, por meio do  Decreto Federal nº 30.238/52, a autorização favorável ao funcionamento da Faculdade de Filosofia, sendo realizados os primeiros vestibulares em fevereiro desse mesmo ano.

Em 25 de janeiro de 1961, com a criação da Universidade Federal de Alagoas pelo então presidente Juscelino Kubitschek, as faculdades que funcionavam em Alagoas passaram a funcionar no Campus UFAL.

Na década de 70 foram criados o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CHLA) e o departamento de Letras e Artes (LAR). A transferência do curso de Letras e do CHLA para a Universidade Federal de Alagoas ocorreu em 1977, para o antigo prédio da Faculdade de Economia.

No ano de 1980, o departamento de Letras e Artes foi extinto e, a partir de então, passa a ser dividido em: LCV (Línguas Clássicas e Vernáculas) e LEM (Línguas Estrangeiras Modernas), constituindo-se, dessa forma, as duas grandes áreas de formação do curso de Letras.

Em 1989, tivemos um grande marco para a história do curso: a implantação do curso de mestrado em Letras e Linguística, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu na UFAL, projeto criado e submetido pela professora Denilda Moura. Nesse mesmo ano, também tivemos a criação das Casas de Cultura, programa responsável pelo ensino de línguas vernácula e estrangeiras. Em 1995, foi implantado o curso de doutorado em Letras e Linguística, uma demonstração de consolidação do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da UFAL.

A partir de 1995, vários eventos importantes foram realizados e outros fatos de destaque ocorreram no Curso de Letras: de 1995 a 1997, o curso de Letras de Alagoas foi sede da Associação Brasileira de Linguística; em 1998 foram criados o curso de Letras noturno e o Núcleo de Estudos Indigenistas; no período de 2002 a 2004 o curso de Letras foi sede da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).

Em 2005, com a implantação das unidades acadêmicas, foi criada a atual Faculdade de Letras (Fale), sob a Direção das professoras Ildney Cavalcanti (Diretora) e Izabel Brandão (Vice Diretora); esta última afastou-se do cargo de Vice-Diretora, sendo este assumido pela professora Stela Lameiras. Em abril de 2010, assumiram a Direção da Fale as professoras Eliane Barbosa da Silva (Diretora) e Lúcia de Fátima Santos (Vice-Diretora). Em setembro de 2011, a professora Lúcia de Fátima afastou-se do cargo, assumindo a Vice-Direção da Fale o professor Helson Flávio da Silva Sobrinho. Em 2013, a professora Eliane Barbosa da Silva e o professor Helson Flávio da Silva Sobrinho foram reconduzidos aos cargos de Diretora e Vice-Diretor respectivamente para o quadriênio 2014-2018. Em 21 de março de 2016, o professor Jair Barbosa da Silva assume a Vice-Direção da FALE para conclusão do mandato junto à professora Eliane Barbosa da Silva, tendo em vista a saída do professor Helson Sobrinho para o cargo de coordenador de Pós-graduação na PROPEP/UFAL.

Outros eventos importantes aconteceram na Fale: o V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita (2006); foi sede do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (2006-2008); realização do III ECLAE – Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (2007); e em 2009 foi realizado o 2º Congresso Nordestino de Espanhol. Em  novembro de 2012 foi realizado o VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita (VI ELFE). Em outubro de 2013, foi realizado com o apoio da FALE o IV Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. Em novembro de 2014, a FALE sediou o IV Congresso Internacional da ABRAPUI. No período de 31 de agosto a 02 de setembro de 2016, o Curso de Letras-Libras da Faculdade, em parceria com a ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), realizou também o Congresso Abralin em Cena Libras em Maceió, cujo foco foram estudos linguísticos acerca da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Eventos importantes também foram realizados com o apoio da Faculdade de Letras, tais como: os I e II Colóquios de Línguas e Educação Indígenas, em Águas Belas, PE, a realização das Semanas de Letras, evento que ocorre anualmente na Faculdade, organizado pelo PET-Letras, e outros eventos promovidos por grupos de pesquisa e pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística e pelo ProfLetras.