VIII Colóquio Literatura e Utopia - Admiráveis mundos novos

O evento ocorrerá entre os dias 11 e 19 de novembro de 2022, das 09h às 20h, com formato híbrido: online (dias 11, 17 e 18/11) pelo link www.youtube.com/c/LiteraturaeUtopia (abertura e principais palestras) e pelo Google Meet (links das salas na programação); Presencial (dia 19/11) no Auditório do IFAL Maceió.
  • VIII Colóquio Literatura e Utopia - Admiráveis mundos novos
  • 2022-11-11T09:00:00-03:00
  • 2022-11-19T20:00:00-03:00
  • O evento ocorrerá entre os dias 11 e 19 de novembro de 2022, das 09h às 20h, com formato híbrido: online (dias 11, 17 e 18/11) pelo link www.youtube.com/c/LiteraturaeUtopia (abertura e principais palestras) e pelo Google Meet (links das salas na programação); Presencial (dia 19/11) no Auditório do IFAL Maceió.
  • Quando 11/11/2022 09h00 até 19/11/2022 20h00 (America/Maceio / UTC-300)
  • Web Visite o site externo
  • Adicionar evento ao calendário iCal

cartaz (1).jpg

Nosso objetivo central com a realização do evento é promover o compartilhamento de ideias, realizar discussões e estabelecer diálogos sobre os utopismos, e, dessa forma, convidar a comunidade acadêmica, tanto de Alagoas quanto em âmbito nacional, a refletir sobre o nosso presente histórico e a vislumbrar, com esperança e criticidade, futuros possíveis”, disse a professora-doutora e líder do Literatura & Utopia, Ildney Cavalcanti.

O grupo de pesquisa possui mais de 20 anos de existência desenvolvendo conhecimentos sobre as diversas manifestações da utopia e da distopia. A programação do evento incluirá também a realização dos minicursos, no dia 11 de novembro, "Clarões num momento de perigo: leituras para o porvir" e "Blade Runner 40 anos: repensando a distopia", ministrados pela professora Ana Claudia Aymoré Martins (UFAL) e pelo professor Fábio Fernandes (PUC-SP), respectivamente.

A palestra de abertura será realizada no segundo dia do evento, 17 de novembro, com apresentação do professor Evanir Pavloski (UEPG), sobre “Admirável mundo novo e A ilha, de Aldous Huxley: distâncias entre o idílio distópico e o pesadelo utópico".

No dia 17, ainda, serão realizadas duas mesas-redondas. A primeira delas, das 16h às 18h, terá como tema "Ustopia, sintropia e neodistópico: utopismos e distopismos na contemporaneidade", com participação das/os docentes Ildney Cavalcanti, Felipe Benício e Marcus Matias, da UFAL. A segunda mesa-redonda ocorre das 19h às 21h e tem como tema "Figurações utópicas na história e na cultura: palavras, imagens, símbolos", com a participação dos docentes Daniel Costa Cruz e Paulo Rogério Stella, ambos da UFAL, Maríla Leite (UFSC) e Brenda Carlos de Andrade (UFRPE).

Tanto no dia 17, quanto no dia 18 serão realizadas apresentações de painéis com pesquisas em andamento. Na programação do evento constam, ainda, no dia 18 de novembro, a realização de reunião da Rede Conectopia; o lançamento do livro "Furos no Futuro", com entrevista com o autor, Edson Luiz André de Sousa, e mediação do professor da UFAL, Fernando Ayres. A palestra de encerramento será realizada pela professora Teresa Cristina Cerdeira (UFRJ), com o tema "Saramago/Caim: O testemunho dos heróis".

CINEMA - Neste ano o Colóquio contará com a exibição do filme "Divino amor", do pernambucano Gabriel Mascaro. A sessão de cinema ocorre no auditório Oscar Sátyro, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), das 15h às 17h30. Na história temos Joana, uma escrivã de cartório, que usa sua posição no trabalho para salvar casais que chegam para se divorciar. Ela faz de tudo para levar clientes a participarem de uma terapia religiosa de reconciliação no grupo "Divino Amor". No enredo, tudo é em nome de um projeto maior para a manutenção da família sagrada dentro da fé e da fidelidade conjugal.

Link de transmissãohttps://www.youtube.com/c/LiteraturaeUtopia


INSCRIÇÃOhttps://linktr.ee/literaturaeutopia



PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA

1° dia (sexta-feira - 11/11) 9h às 12h Minicurso 1 Clarões num momento de perigo: leituras para o porvir Ministrante: Ana Claudia Aymoré Martins (Ufal) 14h às 17h Minicurso 2 Blade Runner 40 anos: repensando a distopia Ministrante: Fábio Fernandes (Puc-SP)

2° dia (quinta-feira - 17/11
) 10h às 11h30 - Palestra de abertura Evanir Pavloski (UEPG) - Admirável mundo novo e A ilha, de Aldous Huxley: distâncias entre o idílio distópico e o pesadelo utópico 14h às 16h - Painel 1 - Admiráveis Mundos Novos: imagens da utopia nas literaturas contemporâneas Analice Leandro (Ufal) - Bem Viver: estratégias para habitar a utopia João Victor da Silva (Ufal) - A nova Eva escreve o novo mundo e nele falamos Pajubá Stanley da Cruz (Usp) - Companhia e Utopia: uma perspectiva de leitura dos contos da série Kino no Tabi Letícia Maria de Lemos (Ufal) - Narrativas de Sobrevivência: Os Vagalumes no Universo Distópico de The Last of Us Thathiana Leite Belo (Ufal) - Um recorte de contos de FC de autoria feminina no Brasil: caminhos para um mapeamento 16h às 18h - Mesa-redonda 1 - Ustopia, sintropia e neodistópico: utopismos e distopismos na contemporaneidade Ildney Cavalcanti (Ufal) - The Camille Stories, de Donna Haraway, e a SF de autoria feminina: ecofeminismo multiespécies para o Chthuluceno Felipe Benicio (Ufal) - Política e poética da multiperspectividade em narrativas neodistópicas Marcus Matias (Ufal) - Utopia, sintropia e ecocrítica: uma esperança renovável 19h às 21h - Mesa-redonda 2 - Elton Furlanetto (UFMS) - Palavras criam mundos: estratégias narrativas utópicas de Marge Piercy e suas traduções Daniel Costa Cruz (Ufal) e Paulo Rogério Stella (Ufal) - Bartleby e o seu preferir não: figuras e imagens de resistência à violência do trabalho (do séc. XİX ao séc. XXİ) Maríla Leite (UFSC) - A tradução feminista como imaginativismo em Nossos corpos por nós mesmas (2020) Brenda Carlos de Andrade (UFRPE) - Cartografias de um mundo (im)possível: breve panorama da imagem das cidades na América Latina

3°dia (sexta-feira - 18/11) 9h às 11h - Painel 2 - Admiráveis Mundos Novos: distopia, crítica e resistência Ana Karoline (Ufal) - A distopia crítica na série Mafalda, de Quino, e a possibilidade de uma nova perspectiva de leitura Fernando Albuquerque (UFRPE) - O futuro na encruzilhada: a ficção especulativa como laboratório da fabulação de amanhãs Pedro Fortunato (Ufal) - 9225: a distopia crítica de Regina Sylvia Renata Kelli Modesto Fernandes (Unemat) - A representação da ideologia em What not: a prophetic comedy, de Rose Macaulay Ricardo Lima (Ufal) - A luta por emancipação em V For Vendetta: a identidade do herói na distopia de Alan Moore 11h às 12h Reunião da rede Conectopia (apenas para membros/as) 14h30 às 15h - Anúncio do resultado do VI Concurso Poesia & Utopia e sorteio de um kit da Coleção Movências da Utopia 15h às 16h - Lançamento do livro Furos no Futuro e entrevista com o autor, Edson Luiz André de Sousa Mediação: Fernando Ayres (Ufal) 16h às 17h - Oficina: O Escudo de Aquiles: utopia e distopia em um jogo de dados Mediação: Marcus Matias (Ufal) Participantes: 17h às 18h - Palestra de encerramento Teresa Cristina Cerdeira (UFRJ) - Saramago/Caim: O testemunho dos heróis

4°dia (sábado - 19/11) 15h às 17h30 - Sessão Cinetopias Filme: Divino amor (Gabriel Mascaro, 2019) Seguido de conversa com o cineasta Mediação: Fernando Albuquerque Local: Auditório do Ifal - Campus Maceió