09 mar A Implausibilidade de uma “Gramática Universal”
No dia 14/03, a UFAL irá receber o linguista norte-americano Dan Everett. Trata-se de um pesquisador renomado, que mudou o rumo das pesquisas sobre a linguagem humana.
Ele foi tema de um documentário bastante premiado, que será exibido na ocasião, The Grammar of Hapiness. Foi entrevistado por e alvo de matéria em várias revistas e jornais nacionais e internacionais, como Veja, Folha de São Paulo, New Scientist, Marie Claire, Maxim, etc.
As pesquisas conduzidas por Dan Everett sobre a língua Pirahã, falada por cerca de 400 indígenas que vivem às margens do Rio Maici, no sul do Amazonas, levaram-no a questionar um conceito consagrado na linguística: o da gramática universal, proposto por Noam Chomsky. Na hipótese de Everett, a gramática não é algo biológico, mas uma ferramenta aprendida culturalmente, com base nas necessidades de cada sociedade. Os Pirahã (e os estudos de Everett) já foram matéria de várias revistas nacionais e internacionais, como Die Siegel, a Superinteressante; de jornais, como The New Yorker, The Guardian, New York Times e ponto de discussão na revista Nature.
A UFAL é a única instituição brasileira que o Prof. Everett vai visitar no Brasil. Trata-se de uma oportunidade única para ouvi-lo. A palestra será em português e será transmitida no canal Youtube do grupo de pesquisa fonUFAL, que está organizando o evento: A Implausibilidade de uma “Gramática Universal”.
No Comments