21 jun Compreensão da Linguagem e Eye Tracking

Título do Evento: Compreensão da Linguagem e Eye Tracking
Proponente: Dr. R. (Reinier) Cozijn, Centro de Cognição e Comunicação, Universidade de Tilburg, Países Baixos
Áreas de conhecimento: Teoria e Análise Linguística; Psicolinguística

Sobre o Evento:

O Prof. Dr. Reinier Cozijin é especialista em processamento cognitivo da linguagem. Trabalha no Centro de Cognição e Comunicação da Universidade de Tilburg, na Holanda, onde administra o Laboratório de Psicolinguística. Tem publicado em periódicos internacionais de alto impacto e é frequentemente convidado para ministrar cursos na área de sua especialização. Entre os vários métodos utilizados em seus estudos, destaca-se a técnica de rastreamento ocular (eye-tracking), na qual é especialista internacionalmente renomado. A visita do Prof. Dr. Reinier Cozijin está planejada para acontecer entre os dias 18 de julho de 2016 e 05 de agosto de 2016. Durante a visita, o professor vai dar uma palestra geral sobre a pesquisa na área de compreensão da linguagem e da metodologia do eye-tracking, vai ministrar um curso sobre o mesmo tema (incluindo um componente prático), e disponibilizar momentos para reuniões individuais e em grupo com alunos e professores de PPGs interessados. Docentes e, sobretudo, alunos da pós-graduação e da graduação de Letras e de Psicologia da UFAL, como também de outras instituições de ensino superior da região nordeste, serão beneficiados com esta visita, porque poderão debater questões teóricas e metodológicas de pesquisa experimental na área de compreensão da linguagem e técnica de rastreamento ocular, mediante aulas práticas com tecnologia de ponta. As aulas práticas acontecerão no Laboratório de Psicolinguística da Faculdade de Letras da UFAL, que está equipado com dois rastreadores oculares de última geração, o EyeLink 1000 (http://www.sr-research.com/eyelink1000plus.html) e o EyeLink II (http://www.sr-research.com/EL_II.html), ambos da SR Research. A visita do Prof. Reinier Cozijn será, nesse sentido, essencial para estimular pesquisadores e jovens pesquisadores para a investigação da compreensão da linguagem a partir do uso desta metodologia recente, que muito tem beneficiado os trabalhos nesta área de estudo. O Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFAL emitirá certificado de conclusão de curso aos inscritos, que poderá ser utilizado na integralização de créditos em programas de pós-graduação.

O objetivo da visita é familiarizar alunos e professores de PPGs em Letras e Linguística com a investigação da compreensão da linguagem e apresentar a metodologia de pesquisa de rastreamento ocular (eye tracking) nesta área de investigação. Para este fim, um curso de 80h será ministrado, consistindo em quinze encontros de 4h cada. Estes encontros estão assim divididos: uma palestra, dois momentos de reunião individual e em grupo e doze aulas: seis teóricas, sobre a investigação da compreensão da linguagem e seis metodológicas, sobre a utilização da técnica de rastreamento ocular em pesquisas de compreensão da linguagem. Um trabalho será exigido dos alunos matriculados para que os créditos sejam considerados. Detalhes acerca deste trabalho serão fornecidos durante o curso.

Ementa:

A compreensão da linguagem não se dá apenas pela aplicação de conhecimentos de palavras individuais e frases, mas envolve a integração destas palavras e frases em estruturas maiores. Durante compreensão, lemas são ativados e selecionado no léxico mental, estruturas de frases são construídas, e, mais importante, relações são estabelecidas entre as palavras individuais e as estruturas que constituem, a partir de princípios de coerência referencial ou relacional. A coerência é alcançada somente através do processamento inferencial: os usuários de línguas precisam aplicar o conhecimento que têm do mundo a fim de obter uma compreensão adequada dos enunciados. O curso apresenta um modelo psicolinguística de compreensão da linguagem como exemplificado por fenômenos tais como o processamento de anáfora, relações coerência, e inferências.

O eye tracking é um importante método para o estudo de processos de compreensão da linguagem. A técnica de registro do movimento ocular mede esses processos de forma discreta e não invasiva, registrando a atenção visual do participante durante o processo de compreensão da linguagem, revelando, assim, processos cognitivos subjacentes. O método será explicado e ilustrado mediante apresentação de pesquisas sobre leitura e sobre compreensão da língua falada. Em uma sessão de laboratório, os alunos vão adquirir experiência prática para usar alguns modelos de eye tracker, como os disponibilizados no Laboratório de Psicolinguística da UFAL e outros modelos portáteis que o Prof. Reinier Cozijin irá trazer consigo (o EyeTribe, e, possivelmente, o SMI RED250). O curso terminará com uma discussão sobre a análise de dados adquiridos mediante a técnica de eye tracking.

Cronograma de atividades

2016-06-21_14-25-07

Referências Bibliográficas

Parte 1
Cozijn, R., Noordman, L.G.M., & Vonk, W. (2011). Propositional integration and world knowledge inference: Processes in understanding because sentences. Discourse Processes, 48, 475-500.
Cozijn, R., Commandeur, E., Vonk, W., & Noordman, L.G.M. (2011). The time course of the use of implicit causality information in the processing of pronouns: A visual world paradigm study. Journal of Language and Memory, 64, 381-403.
Frank, S.L., Koppen, M., Noordman, L.G.M., & Vonk, W. (2003). Modeling knowledge-based inferences in story comprehension. Cognitive Science, 27, 875-910.
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Parte 2
Altmann, G. T. M., & Kamide, Y. (1999). Incremental interpretation at verbs: Restricting the domain of subsequent reference. Cognition, 73, 247-264.
Dahan, D., & Tanenhaus, M. K. (2004). Continuous mapping from sound to meaning in spoken-language comprehension: Immediate effects of verb-based thematic constraints. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory & Cognition, 30(2), 498-513.
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Koornneef, A. W., & Van Berkum, J. J. A. (2006). On the use of verb-based implicit causality in sentence comprehension: Evidence from self-paced reading and eye tracking. Journal of Memory and Language, 54, 445–465.
Rayner, K. (1998). Eye Movements in Reading and Information Processing: 20 Years of Research, Psychological Bulletin, 124, 372-422.

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