05 set Defesas de Dissertação: Mariana Sousa & Crislaini Dias
A língua indígena brasileira Yaathe é a última língua nativa falada no Nordeste do Brasil. Na Universidade Federal de Alagoas, vêm sendo feitos vários trabalhos sobre essa língua, cada um enfocando um aspecto diferente da sua fonologia e/ou gramática.
No dia 25/09/2017, às 9 horas, no auditório Heliônia Ceres, vai se realizar a defesa de dissertação de Crislaini da Silva Dias: “A Função e o Comportamento do Traço Nasal no Yaathe, Língua Indígena Brasileira”. O que é um traço na teoria fonológica? Por que falamos de função e de comportamento do traço nasal em uma língua? Qual a importância científica, cultural e social de se estudar um aspecto de uma língua indígena brasileira? Você pode ter essas e outras respostas agendando-se para assistir às discussões que serão levantadas pela mestranda e pelos professores doutores que farão parte da banca: Miguel Oliveira Jr. e Fábia Pereira da Silva.
No mesmo dia e local, às 11 horas, vai ser apresentada para defesa pública a dissertação de Mariana da Silva Sousa, intitulada “Análise Acústico-Experimental da Duração de Vogais em Yaathe”. Orientado pela professora Januacele Francisca da Costa, o trabalho faz uma análise estatística descritiva do correlato fonético duração a fim de se observar se é um possível correlato fonético da proeminência acentual na língua. Compareça e assista à discussão do fenômeno estudado, que contará com a participação do Prof. Miguel Oliveira e da Profa. Fábia Pereira da Silva.
No Comments