Assembleia do dia 17 de setembro de 2021

PAUTA: INFORMES 1. Nova composição do Colegiado PPGLL; 2. Evento de espanhol; 3. Proposta de Resolução, com Barema: Progressão e Promoção Funcional Docente; 4. Eleição do Colegiado de Letras Português Presencial; 5. Eleição do Colegiado de Letras Espanhol Presencial; 6. Coordenação de Pesquisa; 7. Eleição para Direção das Unidades; 8. ENADE; 9. Cursos EaD na Ufal; 10. Atualização de informações - Docentes e Técnicos; 11. Redução do quadro funcional dos servidores terceirizados na Ufal; 12. Acompanhamento presencial da limpeza e manutenção dos prédios na Fale;  13. Avaliação Institucional Ufal - CPA; 14. Programa de mobilidade acadêmica em rede das IES públicas de Alagoas; 15. Formulário de levantamento da necessidade de capacitação; 16. Alteração no calendário de reuniões da Fale; 17. Secretária Administrativa; 18. Vaga para substituto de Língua Portuguesa; 19. PIBIC; 20. Calendário Acadêmico 2021; 21. Progressão e promoção funcional; 22. Solicitações docentes; 23. Estágio Probatório Docente; 24. Ações de Extensão.

A Profa. Rita Souto iniciou a sessão agradecendo a presença de todos/as e registrando as ausências justificadas dos/as profs./as Aldir Santos, Edineide Silva, Flávia Meniconi, Helson Sobrinho, Ildney Cavalcanti e Paulo Setella. A sessão contou com o apoio dos/as intérpretes Carlos Alberto e Meire Santos. Antes de iniciar a pauta da reunião, externou os pêsames ao falecimento do Prof. José Acioli da Silva filho, e a Profa. Lígia Ferreira solicitou o registro em ata das seguintes palavras: “Gostaria de ratificar as condolências à família do professor que tanto estimava e admirava. Fez um trabalho de grande destaque na época em que estava na direção do NEABI, com o projeto de exibição de filmes educativos para discutir sobre questões étnico-raciais e gênero nas escolas públicas de Alagoas. Muito triste e indignada com tamanha brutalidade.” A profa. Rita informou que a reunião seria encerrada às 12h, por questões de agenda dos TILSPs, já agradecendo ao setor pelo empenho em atender à reunião, mesmo com tantas dificuldades. E, por fim, solicitou a inserção de três informes: Nova composição do Colegiado PPGLL, Evento de espanhol e Formulário de levantamento da necessidade de capacitação. Todas as inserções foram acatadas pelos presentes na Assembleia.



INFORMES

1. Nova composição do Colegiado PPGLL: Após o afastamento de alguns professores/as do Colegiado PPGLL – Susana Souto, Ana Clara Magalhães e Miguel Oliveira –, houve a necessidade de recomposição. Portanto, após algumas discussões e avaliações realizadas dentro do próprio Colegiado, irão recompor o grupo os/as professores/as Flávia Meniconi, Sóstenes Ericson e Jair Barbosa. Hoje, há representantes de Tal, Lapte, Literatura e Análise do Discurso. A Direção desejou um ótimo trabalho aos novos integrantes. 2. Evento de espanhol: A Profa. Eliana Kefalás comunicou que, junto com alguns colegas do espanhol e muitos representantes de Alagoas, houve uma reunião com reitores, deputados, assistentes de deputados e outras representações, sobre um evento nacional do espanhol em apoio ao movimento #FICAESPANHOL. “Um movimento muito organizado que está ganhando uma dimensão bastante ampla e justa, ainda mais em Alagoas, que tem um curso tão forte, com a participação ativa e vibrante dos discentes e docentes nessa luta pelo movimento.” O objetivo é entrar com um projeto de lei na CCJ, para realizar a audiência pública. O resultado do encontro foi a proposta de fazer uma carta com as assinaturas para que o projeto de lei seja avaliado nessa instância. A Profa. Rita explicou que esse projeto de Lei não é recente, ele voltou para que o Governo avaliasse a possibilidade orçamentária e esse engendramento político é necessário para que haja o retorno do espanhol em parceria com outros estados e municípios que já assumiram a língua como parte da grade da educação básica. E disse que, independentemente dessa carta coletiva, o tema foi trazido para a Assembleia com a sugestão de que possa ser encaminhado para que o Conselho da Fale delibere e também socialize uma carta de apoio ao movimento, posicionando-se acerca do tema. Os Conselheiros presentes concordaram. A Profa. Kristianny Azambuja reforçou a importância do evento e de todos que apoiam, direta e indiretamente, o movimento #FICAESPANHOL e ressaltou não só a relevância da carta, mas também a necessidade de ela ter uma dimensão maior que a Faculdade de Letras, ou seja, ter o posicionamento da Reitoria. 3. Proposta de Resolução, com Barema: Progressão e Promoção Funcional Docente: Nos últimos dias – 13/08, 20/08 e 03/09 – foram realizadas reuniões extraordinárias da Assembleia para que fosse analisada a Proposta de Resolução e levado para o Consuni o posicionamento da Fale. O resultado das duas primeiras reuniões já foi encaminhado, dentro do prazo, à comissão formada para esse fim, e em um momento propício serão encaminhadas as sugestões da última reunião. A Profa. Rita agradeceu a todos pela disponibilidade na discussão que, apesar de ter sido extensa, foi muito profícua. 4. Eleição do Colegiado de Letras Português Presencial: Em decorrência da falta de representação técnica no Colegiado de Letras Português presencial, em razão da aposentadoria de Marta Marinho e do afastamento para pós-graduação de Jorge Barbosa, além da possibilidade, ou não, da continuação de algumas pessoas da gestão atual, houve a necessidade de reconfiguração desse colegiado. O certame aconteceu entre os dias 02 e 18 de agosto e contou com o apoio da Comissão Eleitoral composta por Representantes dos/as docentes: Prof. Luiz Fernando, presidente, e Profa. Rosycléa Dantas, suplente; Representantes dos/as técnicos-administrativos: Janiele Oliveira, titular, e José Alberto Ribeiro, suplente; e Representantes dos/as discentes: Thalyta Vasconcelos, titular, e Letycia Almeida, suplente. Nos dia 17 e 18 de agosto, foi eleita a chapa única inscrita, composta por Coordenadora: Lorena Borges, Vice-coordenadora: Susana Souto, e demais Docentes Titulares: Jair Farias, Roberto Sarmento e Fabiana Oliveira; Docentes Suplentes: Ana Clara Magalhães, Jadir Pereira, Andréa da Silva, Eliana Kefalás e Aldir de Paula; Representantes Técnicos-administrativos: Rosana Portela (Titular) e Pollyana Gusmão (Suplente); Representantes Discentes: Larissa Tenório (Titular) e Wanneska Thaymmá (Suplente). Todo o certame foi homologado no Conselho de 20 de agosto. A Profa. Rita desejou um bom trabalho para o novo Colegiado. 5. Eleição do Colegiado de Letras Espanhol Presencial: Considerando a proximidade das eleições, a Comissão da eleição do Colegiado de Português presencial também foi convidada para organizar a eleição do Colegiado de Espanhol presencial. O certame, que iniciou em 24 de agosto, encerra hoje, 17 de setembro, e em breve será divulgado o resultado. A Profa. Rita informou que a cada eleição há um aprendizado e um cuidado ainda maior com todas as etapas, e aproveitou para destacar a importância da participação de todos os docentes, discentes e técnicos nessas comissões. 6. Coordenação de Pesquisa: Na reunião do Conselho de 30/07, o Prof. Kall e a Profa. Rosária comunicaram a saída da Coordenação de Pesquisa, gestão em que atuavam desde 2020, e a Direção ratificou os agradecimentos que foram proferidos no dia da reunião. Foi realizada, então, uma consulta e alguns contatos sobre o interesse em participar dessa Coordenação e os professores Helson sobrinho e Jair Barbosa assumiram a gestão a partir de 20 de agosto, aprovada pelo Conselho nesse mesmo dia. A Profa. Rita também agradeceu à nova gestão. 7. Eleição para Direção das Unidades: Em algumas reuniões anteriores do Conselho, esse ponto já havia sido discutido, assim como no Fórum dos Diretores, e a discussão foi levada ao Gabinete, em que foi sugerido que saísse uma carta solicitando que o assunto fosse para o Consuni, visto que não havia unanimidade sobre o assunto e nenhuma possibilidade de direcionamento no Fórum, considerando que não é um espaço deliberativo. Na última reunião do Consuni, foi aprovada uma sugestão da própria mesa para a criação de uma comissão que irá fazer uma leitura institucional, técnica e jurídica do melhor procedimento. A Profa. Rita se posicionou, nessa reunião, defendendo a importância de haver uma unidade no modelo escolhido e considerou a criação da comissão um bom caminho para isso. A Gestão da Direção atual da Fale finaliza em abril de 2022. 8. ENADE: A Secretaria Geral encaminhou um e-mail para a comunidade da Fale com a Portaria Nº 494/2021, referente ao início do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e Letras Inglês e Letras Português presenciais estão participando dessa edição. Os cursos de educação à distância não foram inseridos, e o Prof. David confirmou essa informação em um evento recente sobre o Enade, para que não houvesse mais dúvidas. A Profa. Rita comunicou sobre o evento que está ocorrendo esta semana para os discentes, mas também lembrou que, no final de agosto, houve o “Seminário Enade: Coordenações, NDEs e Colegiados de curso” para os Coordenadores e Docentes. Nesse Seminário, a Fale foi convidada a compartilhar um pouco da experiência dos anos anteriores, 2017/2018, em que foram realizadas 9 avaliações. A Direção da Fale registrou nesse encontro e reforçou na Assembleia os agradecimentos às Coordenações dos setores, como era chamado na época, e a todo o coletivo da Fale que se envolveu nessa atividade. Também ressaltou a participação extremamente importante da Técnica em Assuntos Educacionais (TAE), Rosana Portela, no Seminário, pois foi possível levar a prática para a discussão e, além de apresentar o estudo e as atividades, também trouxe algumas reflexões da sua dissertação do mestrado, na qual foi feita uma avaliação do Enade para os cursos de letras. Por fim, compartilhou o link do Seminário no youtube. 9. Cursos EaD na Ufal: Apesar de ainda não haver nenhum movimento do MEC com edital, em junho, houve uma reunião com o Diretor do Cied em que foi solicitado das Unidades propostas com as intenções de cursos EaD. A Profa. Rita destacou que o Prof. Jair Farias havia mencionado a dificuldade de conseguir inscrição de professores, mesmo para as disciplinas com bolsas. Na área de Literatura, novamente, não houve inscrição e isso é preocupante, visto que já será iniciado o 3º período e há um deficit de 6 disciplinas no curso por conta da falta desse professor. A Profa. Kristianny Azambuja disse que possivelmente estará à frente da Coordenação no próximo ano, mas ressaltou que são cursos que têm tido um destaque muito grande e isso foi confirmado no último edital, em que houve uma negativa de vários cursos que se inscreveram e os da Fale foram priorizados pelo MEC, um fato muito bom para a Fale, sobretudo para o curso de Letras Espanhol. Salientou que a participação nesses editais internos é de extrema importância, não só para garantir a participação dos profissionais, mas também para garantir a qualidade dos cursos. A professora lembrou que, na época em que foi coordenadora, precisava constantemente convidar professores externos, que atuaram muito bem, mas a atuação dos professores da própria Fale é fundamental. O prof. Jair Farias pediu para registar o agradecimento aos professores que entendem que os cursos EaD também são cursos da Faculdade de Letras e que conseguem associar essa atividade junto a agenda que já cumprem no presencial. Também pediu a palavra para ratificar essa necessidade de adesão dos professores e disse que, em reunião com a Profa. Kristianny, estavam pensando em uma forma mais criativa para a possibilidade de oferta no próximo semestre. O Professor disse que as professoras conseguiram traduzir o sentimento de angústia e preocupação, visto que existe um prazo para conclusão do curso e que, em termos de avaliação institucional, isso é um aspecto negativo. Outro aspecto negativo é ter que devolver bolsas, pela ausência de professores e, dentro dessa atual conjuntura, pode-se haver o entendimento de que as coisas estão muito bem e está sobrando dinheiro. O que não é real. Apesar de não haver nenhuma inscrição nova, a notícia boa é que agora mudou para chamada interna e pode ser reaberta em função da carência, alterando a Unidade de avaliação que vai passar a ser a Fale e não Cied. A intenção do informe é reforçar que, na próxima chamada interna, os professores possam aderir e termos essa perspectiva de que as coisas ocorram de forma mais positiva daqui pra frente. Aproveitou o momento para comunicar que está saindo da Coordenação e, logo, Letras Português EaD também realizará uma eleição e terá uma nova Coordenação. 10. Atualização de informações - Docentes e Técnicos: Na reunião do Conselho de 30 de julho, a Direção havia solicitado o apoio de todos para atualização dos dados da ficha cadastral e, hoje, a Professora informou que vai reenviar o e-mail, visto que ainda há cadastros pendentes. 11. Redução do quadro funcional dos servidores terceirizados na Ufal: Houve uma reunião do Fórum dos Diretores, depois da informação de que haveria essa redução do quadro funcional de servidores terceirizados na Ufal, na qual falavam da implicação da redução, justificada pelo corte orçamentário. A Direção, então, fez uma carta impessoal à Sinfra/Proginst, falando da impossibilidade de trabalhar com a redução de 50% dos prestadores de serviço da Unidade, inclusive a única pessoa que atuava no prédio de Libras. É uma realidade que chega a ser um paradoxo para a perspectiva de retorno, visto que o momento de pandemia em que estamos vivendo solicita um cuidado ainda maior com a limpeza dos espaços. 12. Acompanhamento presencial da limpeza e manutenção dos prédios da Fale: A Profa. Rita agradeceu aos servidores que se disponibilizaram a fazer esse acompanhamento no mês de agosto, visto que o servidor que faz o acompanhamento do prédio administrativo, Paulo Medeiros, estava de férias e foi necessário fazer o revezamento. Comunicou, também, que nesse mês de setembro, houve uma mudança no prédio administrativo e passou a ser acompanhado semanalmente, nos três primeiros dias da semana (segunda, terça e quarta). A Direção aproveitou para agradecer o trabalho dos servidores, Paulo, Pollyana e Juliana, na condução das atividades da secretaria, e o trabalho dos servidores de todas as secretarias da Fale. 13. Avaliação institucional Ufal - CPA: A Direção havia trazido para o Conselho da Fale alguns dados apresentados em uma reunião, referente à avaliação do semestre 2020.1, e chamou atenção para o quantitativo de pessoas que participaram, muito abaixo da média, mas, ainda assim, gerou indicadores preocupantes, destacando, entre outras questões, o psicológico. A Profa. Rita, nessa reunião, também fez o pedido, novamente, do cuidado com as interpretações acerca das informações que eram apresentadas ali, solicitando uma avaliação qualitativa e respostas abertas ao Professor que estava representando a Comissão de Avaliação da Ufal. O Professor informou que dados específicos poderiam ser solicitados à CPA e a Comissão disponibilizaria às Unidades. 14. Programa de mobilidade acadêmica em rede das IES públicas de Alagoas: Foi apresentado na Câmara Acadêmica e aprovado no Consuni o Programa de mobilidade acadêmica entre as instituições de ensino superior de alagoas – Ufal, Uneal e Uncisal – e agora consta no calendário acadêmico. Na reunião, a Fale deu destaque, novamente, à questão da interpretação nas outras instituições, e cada uma delas apresentou um quadro com as condições da acessibilidade, inclusive da interpretação para a comunidade surda. Também solicitou que os coordenadores compusessem a comissão que vai pensar na aplicabilidade do programa, para que não traga mais trabalho de secretaria para as Unidades. 15. Formulário de levantamento da necessidade de capacitação: A Fale recebeu, na sexta-feira anterior, um pedido de levantamento da necessidade de capacitação para ser entregue na quarta-feira. Foi questionada no grupo de WhatsApp do Fórum dos Diretores a impossibilidade de execução, pelo tempo, e, na quarta-feira, à Progep respondeu dando o prazo até a sexta-feira seguinte, desconsiderando inclusive o feriado da quinta-feira. Foi solicitado, novamente, uma extensão real do prazo, mas obteve sucesso. A Profa. Eliana ratificou a preocupação com esses prazos impraticáveis, visto que o trabalho desempenhado pela secretaria já é excessivo e esse mesmo levantamento havia sido realizado em 2020 em mais de um mês. Na Fale, até pela quantidade de setores, o tempo é sempre mais extenso, pois é necessário repassar a informação, monitorar o recebimento e os dados de cada formulário e de cada setor e ainda sistematizar em um documento só. O informe foi trazido para comunicar que os setores receberão essa demanda em breve. 16. Alteração no calendário de reuniões da Fale: A Direção apresentou uma modificação no calendário de reuniões 2021.2 da Fale, visto que a reunião prevista para o dia 27/08/2021 cairia em um feriado. Então, foi antecipada para o dia 20/08/2021. 17. Secretária Administrativa: Com a aposentadoria da Marta Marinho, houve a necessidade de substituição da secretária administrativa e foi feito o convite à Pollyana Costa de Gusmão, que aceitou prontamente e foi designada ao cargo a partir de 17/06/2021. Mas comunicou que, infelizmente, o acréscimo monetário do cargo não existe mais. Aproveitou para informar, também, que a secretária executiva da Fale, Simone Dornelles, ainda se encontra em licença, passou por algumas cirurgias, mas está se reestabelecendo. Por fim, agradeceu a disponibilidade da Pollyana e ressaltou a qualidade do seu trabalho. Apesar de ter chegado há pouco tempo, aprendeu muito rápido. 18. Vaga para substituto de Língua Portuguesa: Houve três classificados para essa vaga. A primeira pessoa chamada pediu reclassificação, o segundo colocado assumiu o concurso do Ifal, e a terceira colocada ainda não foi chamada. A fale já está finalizando um semestre com essa vacância em Língua Portuguesa e informou que vai analisar o processo pra ver o que pode ser feito pra acelerar o andamento desse processo. 19. PIBIC: Há um novo sistema PIBIC. Essa modificação já era necessária, mas deveria existir um prazo maior para adaptação. A Direção disse que em alguns momentos tem-se conseguido a extensão dos prazos. O Prof. Kall informou que recebeu a notícia, hoje, através do Instagram e do e-mail, de que os relatórios podem ser enviados até o dia 20/09. Outra questão que abordada foi que o prazo final para o vínculo do colaborador ao bolsista nos projetos via sistema é até hoje. A Profa. Rita ressaltou a importância da socialização dos vídeos explicativos e a necessidade de ter esses vídeos interpretados, porque possibilita a inserção da comunidade surda nesses projetos. 20. Calendário Acadêmico 2021: Já estava sendo divulgado, pelo WhatsApp, e, então, foi feito a divulgação por e-mail do Calendário Acadêmico 2021, com previsão do início do semestre 2021.1 para o dia 19/10. 21. Progressão e promoção funcional: A Profa. Rita comunicou as solicitações de Progressão e Promoção funcional aprovadas pelo Conselho nos últimos meses: 20.1 Promoção Funcional do Prof. Marcus Vinícius Matias, do nível IV da Classe C de Professor Adjunto para o nível I da Classe D de Professor Associado; 20.2 Promoção Funcional da Profa. Adna de Almeida Lopes, do nível IV da Classe D de Professor Associado para a Classe E de Professor Titular; 20.3 Justificativa do Prof. Murilo Cavalcante Alves, para escolha de “outras atividades acadêmicas” no processo de Progressão Funcional do nível III para o nível IV da Classe C de Professor Adjunto. 22. Solicitações docentes: Nesse ponto, informou as solicitações: 21.1 Atividade Esporádica do Prof. Radjalma da Silva Teixeira, para realizar curso de Língua Brasileira de Snais – Libras, no período de 30/08/2021 a 04/05/2022, a convite da Escola Judicial do TRT da 19ª Região; 21.2 Atividade Esporádica da Profa. Telma Moreira Vianna Magalhães, para participar como professora permanente no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da UNIFESP; 21.3 Afastamento para evento da Profa. Simone Makiyama, para participar de reunião da Comissão assessora de Avaliação da área de Letras Inglês Enade 2020, realizada em Brasília/DF, em 3 de agosto de 2021. 23. Estágio Probatório Docente: A Direção também informou a 2ª Avaliação de Estágio Probatório da Profa. Cátia Veneziano Pitombeira, aprovada pelo Conselho. 24. Ações de Extensão: Foi registrado que está havendo problemas com o sistema para cadastro de projetos, para entrega de relatórios e para o tempo de aprovação desses projetos. Por fim, a Profa. Rita agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião. FECHO: A sessão foi encerrada às doze horas, e, para constar, eu, Juliana Valéria Cavalcante Ferreira, Assistente em Administração da FALE, lavrei a presente ata que vai assinada por mim e pelos demais presentes, após sua aprovação.

Ata aprovada na Assembleia Geral ocorrida no dia  18 de novembro de 2021