Reunião do dia 21 de maio de 2021
PAUTA: Aprovação das Atas; Informes 1) PAC 2021; 2) Vacinação; 3) Plano de Contingenciamento; 4) Pagamento das bolsas. Pontos de Pauta 1) Comissão PAC; 2) Solicitação Docente; 3) Progressão Funcional; 4) Processos de Estágios Probatórios e Plano de Atividades – PAA; 5) Recomposição da Comissão de Estágio Probatório Docente da FALE; 6) Aprovação de Ações de Extensão; 7) Outros.
No início da sessão, a Profa. Eliana Kefalás dá as orientações acerca da dinâmica da reunião. A Profa. Rita Souto, antes de passar à pauta da reunião, registrou pesar pelas perdas das vítimas do COVID-19, parabenizou a todos/as pelo dia do profissional de Letras e agradeceu aos colegas de profissão. Também agradeceu a presença de todos, inclusive aos dois intérpretes de Libras: Jaqueline Soares e Maykew Gusmão. No mais, solicitou a inserção de um informe: Pagamento das bolsas; e de dois pontos de pauta: Recomposição da Comissão de Estágio Probatório Docente da FALE e Processos de Estágios Probatórios e Plano de Atividades – PAA, demandas urgentes repassadas após divulgação de pauta. As inserções foram aprovadas por todos/as. Aprovação das Atas: a) Ata da Reunião Ordinária do Conselho da Faculdade de Letras Remota do dia 03 de agosto de 2020: a profa. Rita leu a solicitação aprovada da Profa. Ana Clara de inserção em pauta da aprovação de sua 3ª avaliação do PAA (13/8/2020 a 12/8/2021), e a solicitação aprovada do Prof. Kall Sales de correção do seu sobrenome “Sales”. b) Ata da Reunião Ordinária do Conselho da Faculdade de Letras Remota do dia 01 de setembro de 2020. Colocadas em votação, as atas foram aprovadas por unanimidade. Informes: 1) PAC 2021: a Profa. Rita informou sobre a migração do PAC 2019/2020, que está em processo de finalização, tendo à frente dos trabalhos as técnicas Ana Lúcia e Juliana Cavalcante, para o PAC 2021/2022. Informou que está sendo montada uma comissão para a realização do levantamento dos bens permanentes e dos bens de consumo. A profa. Rita relatou que, após a reunião do fórum dos Diretores, ficou posto que serviços e obras também serão incluídos na dinâmica de registro das Unidades Acadêmicas e, com isso, será necessária a inserção de um ou dois servidores da FALE para se juntarem às técnicas Ana Lúcia e Juliana Cavalcante nos trabalhos. 2) Vacinação: a Profa. Rita de Cássia informou que foi iniciado o período de vacinação contra a COVID-19 dos profissionais da educação, registrou a felicidade ao saber da vacinação da 1ª dose de cada profissional, comunicou que a vacinação também foi estendida aos profissionais dos contratos terceirizados e que essas declarações foram entregues por ela na Ufal. 3) Plano de Contingenciamento: a Profa. Rita de Cássia comunicou sobre a solicitação enviada pelo Gabinete Reitoral acerca da atualização do Plano de Contingenciamento da Fale. Inicialmente foi dado um pequeno prazo para a entrega, mas esse prazo foi prorrogado a pedido do Fórum dos diretores, pleito também da Fale. A vice-diretora Profa. Eliana Kefalás propôs que houvesse um compartilhamento do plano de contingenciamento anterior no Google drive para que cada servidor pudesse realizar as atualizações referentes aos seus respectivos setores e ressaltou a importância do documento para o respaldo legal de todos. 4) Pagamento das bolsas: a profa. Rita de Cássia informou sobre uma solicitação feita a Direção da Fale para que seja realizado o encaminhamento, junto a PROEX, do pedido de pagamento das bolsas referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Ela leu o e-mail enviado pelas coordenações das Casas de Cultura do Campus e comunicou que a Direção da Fale encaminhará o documento com um despacho ratificando a necessidade e se posicionando sobre a situação. Informou também que foi agendada uma reunião com Pró-reitoria de Extensão para tratar do assunto. O professor Kall Sales lembrou que o documento divulgado pela PROEX, em 31 de abril de 2021, que informa sobre a suspensão dos pagamentos por prazo indeterminado das bolsas de extensão não afeta somente a Faculdade de Letras, mas diversos outros instrumentos culturais da Universidade. Ele relatou que o documento também informa sobre a publicação, em 28 de maio de 2021, de outro documento que evidenciará os pagamentos a serem cumpridos. Com isso, os coordenadores/as das Casas de Cultura elaboraram um documento relembrando e ratificando que os pagamentos das bolsas das casas de cultura são referentes aos meses de janeiro e fevereiro. Ponto de Pauta: 1) Comissão PAC: a Profa. Rita de Cássia comunicou que a Comissão não está formada, ainda faltando alguns nomes a serem incluídos. Até presente dia os representantes são: José Ribeiro pela Secretaria das Graduações presenciais espanhol, francês, inglês e português; Cristina Felipeto, pela Secretaria das graduações EAD; Vanessa Correia, pelo curso de Libras; Wesslen Nicácio, pelo PPGLL; Aldir de Paula, pelo ProfLetras e NEI; Fabiana Pincho, pelo PetLetras; Janiele Araújo, pela Biblioteca; Yann Hamonic, pelos órgãos de apoio; Lúcia de Fátima Santos, pelo GIFOP- Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Formação de Professores; Helson Sobrinho, pelo GEDON; Daniel Cruz, pelo ObservU, pelo Grupo de Pesquisa Literatura e Utopia, e pelo NELLE; Cátia Pitombeira, pela Coordenação de Extensão; Benyelton Miguel, pelas Casas de Cultura no Campus e pelo Espaço Cultural. Para o bloco Denilda Moura, Auditórios e outros espaços compartilhados, a professora Rita de Cássia informa que já há a indicação de representantes da secretaria geral. Colocada em votação, a Comissão do PAC foi aprovada ad referendum por unanimidade. 2) Solicitação Docente: A Profa. Rita de Cássia comunicou aos presentes a solicitação de atividade esporádica da professora Flávia Colen Meniconi, siape 1756862, no período de 17 de maio a 15 de junho de 2021 para desenvolver a atividade de Elaboração e Correção de provas de Proficiência na Universidade Federal do Piauí. Colocada em votação, a referida solicitação de atividade esporádica obteve aprovação por unanimidade. 3) Progressão Funcional: A Profa. Eliana Kefalás comunicou aos presentes os pedidos de progressão funcional dos professores: a) Cátia Veneziano Pitombeira, que pleiteia sua progressão do nível 01 para o nível 02 da classe A de Professor Adjunto. A Comissão foi composta pelas professoras Adriana Lopes Lisboa Tibana, Simone Makiyama e Rosária Cristina Costa Ribeiro, sob a presidência da primeira. Após avaliar o Relatório, conforme a seguinte distribuição de percentuais: Ensino: 40%, Pesquisa/Produção Intelectual: 20%, Extensão: 30% e Outras Atividades Acadêmicas: 10%, a comissão atribuiu-lhe a nota 10,0 (Conceito: Excelente). b) Murilo Cavalcante Alves, que pleiteia sua progressão do nível 03 para o nível 04 da Classe C de Professor Adjunto. A Comissão composta pelos/as professores/as: José Niraldo de Farias, Adna de Almeida Lopes e Lúcia de Fátima Santos, sob a presidência do primeiro, após avaliar o Relatório, conforme a seguinte distribuição de percentuais: Ensino (60%), Pesquisa (0%), Administração (0%), Outras Atividades (40%), atribuiu-lhe a nota 10,0 (Conceito: Excelente). Colocados em votação, os referidos processos de progressão obtiveram aprovação por unanimidade. A Profa. Eliana registrou agradecimentos às comissões pelo trabalho nas avaliações e pela disponibilidade em fazer parte dessas comissões. 4) Processos de Estágios Probatórios e Plano de Atividades – PAA: A Profa. Eliana Kefalás apresentou os resultados das avaliações de estágios probatórios e dos planos de atividades realizados pela Comissão composta pelos professores: Jair Barbosa da Silva (presidente), Francisco Jadir Lima Pereira, e Pedro Gustavo Rieger. Os planos de atividades – PAA foram assim analisados: a) Cátia Veneziano Pitombeira: a Comissão aprova o Plano de Atividades apresentado pela docente, o qual se encontra dividido da seguinte forma: 2º período de avaliação (15/07/2020 a 14/07/2021) - 60% ensino; 40% extensão e produção intelectual. Pontuação total prevista: 144 pontos. E 3º período de avaliação (15/07/2021 a 14/03/2022) - 60% ensino; 40% extensão e produção intelectual. Pontuação total prevista: 144 pontos. b) Rosycléa Dantas Silva: a Comissão, após revisão, aprova o Plano de Atividades apresentado pela docente, o qual passa a ser dividido da seguinte forma: 2º período de avaliação (20/03/2021 a 19/03/2022) - 60% ensino; 40% extensão e produção intelectual. Pontuação total prevista: 144 pontos. Colocados em votação, os referidos Planos de Atividade - PAA obtiveram aprovação por unanimidade. A Profa. Eliana Kefalás apresentou os resultados dos relatórios de atividades do estágio probatório que foram assim analisados: a) Kall Lyws Barroso Sales: a Comissão aprova o Relatório de Atividades da 3ª avaliação de estágio probatório (proc. nº 7174/2021-43), o qual se encontra dividido da seguinte forma: 60% - Atividades de Ensino, 40% - Atividades de Extensão e Produção Intelectual, total de 128 pontos - PRODUTIVIDADE ALTA (30 pontos - Fator IV). O relatório atingiu o resultado de avaliação equivalente a 16 pontos (pontuação máxima). b) Ana Clara Magalhães de Medeiros: a Comissão aprova o Relatório de Atividades da 3ª avaliação de estágio probatório (proc. nº 7254/2021-17) apresentado pela docente, o qual se encontra dividido da seguinte forma: 60% - Atividades de Ensino; 40% - Atividades de Extensão e Produção Intelectual, total: 144 pontos - PRODUTIVIDADE ALTA (30 pontos - Fator IV). O relatório atingiu o resultado de avaliação equivalente a 16 pontos (pontuação máxima). Colocados em votação, os referidos relatórios de avaliação de estágio probatório obtiveram aprovação por unanimidade. A Profa. Eliana Kefalás registrou agradecimentos às comissões pelo trabalho nas avaliações, e pela disponibilidade em fazer parte dessa comissão. A profa. Rita de Cássia também registrou agradecimentos as Comissões de Avaliação e ao técnico Paulo, da Secretaria da FALE, pela recepção e tramitação desses processos quando recebidos fisicamente na Fale. Da mesma forma, Paulo tem retirado e depositado processos físicos em espaços da reitoria. 5) Recomposição da Comissão de Estágio Probatório Docente da FALE: A profa. Rita de Cássia lembrou a atual composição da Comissão de Avaliação de Estágio probatório Docente Fale, a qual é formada pelos professores: Jair Barbosa da Silva (presidente), Francisco Jadir Lima Pereira (1º membro), e Pedro Gustavo Rieger (2º membro). Ela informou aos presentes sobre a solicitação de recomposição da Comissão, que terá a nova formação, composta pelos professores Pedro Gustavo Rieger (presidente), Rosária Cristina Costa Ribeiro (1º membro), Simone Makiyama (2º membro). Colocada em votação, a recomposição da Comissão de Estágio Probatório Docente Fale foi aprovada por unanimidade pelos presentes. A profa. Rita de Cássia registrou os agradecimentos à Comissão, em nome da Faculdade, pela atividade desenvolvida de maneira muito responsável por Jair Silva e Jadir Pereira nesses últimos meses e agradeceu a disponibilidade das colegas Rosária Ribeiro e Simone Makiyama para assumirem essa atribuição tão importante para todos/as e de prof. Pedro por permanecer na referida Comissão. O prof. Jair Silva iniciou a sua fala parabenizando os professores Kall Sales e Ana Clara pela 3ª avaliação de estágio probatório, agradeceu aos professores Pedro Rieger e Jadir Pereira pelo trabalho feito de forma leve e com muita seriedade, agradeceu também às professoras Rosária Ribeiro e Simone Makiyama por terem aceitado o desafio de participar da Comissão no tempo pandêmico em que vivemos e finalizou agradecendo à Secretaria e à Direção da Fale pelos trabalhos realizados. 6) Aprovação de Ações de Extensão: A profa. Rita de Cássia justificou que, devido a falta de tempo hábil pelas extensas pautas dos Conselhos anteriores, as leituras das Ações de Extensão não puderam acontecer e iniciou a leitura das Ações de Extensão do período de abril de 2020 a março de 2021: A sala de aula invertida e o ensino de FLE: estudo de caso TOTEM 1 - Módulo 2; A sala de aula invertida e o ensino de FLE: estudo de caso TOTEM 1 - Módulo 1; Web-conferência "A sala de aula invertida e o ensino de FLE: estudo de caso TOTEM 1 - Módulo 1"; Web-conferência: A sala de aula invertida e o ensino de FLE: estudo de caso TOTEM 1 - Módulo 2; Projeto Ações Gedeall 2020: Encontros de estudos, Cursos de Aprofundamento Crítico (on-line) e Jornadas sobre Conjunturas; Realista ou fantástico? O caso de "La morte" de Guy de Maupassant - web-encontro; Formação de Professores do Projeto Casas de Cultura no Campus em tempos de isolamento social: propostas, perspectivas e desafio; Humor e autoritarismo em Quino, autor de "Mafalda"; Hacia la literacidad en la enseñanza de literatura española; Formação de professores de espanhol em tempos de isolamento social: perspectivas e desafios; La representación de la detective en la ficción contemporânea; Hacia la competencia gramatical del profesor en formación: conociendo la sintaxis del español.; El cuento corto en las clases de Español: lengua e imaginación; Narrativas digitales y el aprendizaje de la lengua española; InTrad - Tradução em Libras de materiais sobre o Covid-19; I Ciclo de Palestras - a libras na Universidade Federal de Alagoas: contornos e perspectivas; Curso de Aprofundamento da Práxis Tradutória do Par Linguístico Libras e Língua Portuguesa; Formação continuada de professores de Línguas estrangeiras no contexto de isolamento social: diálogos, propostas e desafios; Interconexões recursivas e dialógicas na elaboração de material didático para o ensino de línguas estrangeiras.; Covid 19: La enseñanza del español desde una perspectiva discursiva; PET Letras no Paespe e no Paespe Jr.; Ensino da escrita como processo no curso de Letras/Espanhol: práticas e desafios em tempos de isolamento social; (Re)pensando o ensino-aprendizagem a partir de um novo contexto: o isolamento social; Letramento Crítico na CCC: desafios; Bate-papo "um diálogo acerca da saúde mental dos TISLP: uma escuta necessária"; Minicurso - construindo um texto: a interpretação vocalizada do par linguístico libras e língua portuguesa; Projeto Combate à Covid-19 - plano de ações - desenvolvimento de produtos linguisticamente acessíveis à comunidade surda no combate à disseminação do vírus covid-19 no estado de alagoas: uma proposta preventiva e de promoção à saúde; ações de capacitação em biossegurança no enfrentamento à covid-19 direcionadas para profissionais de saúde e preventivas em pessoas nos grupos de risco; Ensino de língua inglesa para alunos com deficiência visual: estratégias e materiais didáticos; Café e(m) discurso; Biblioteca Interativa FALE - a literatura como ferramenta de difusão cultural em meio à pandemia; Webinário tradução em pesquisa acadêmica: elaborando um projeto de mestrado em Estudos da Tradução; 1º Curso: Leitura, compreensão e produção de textos em Língua Portuguesa para Surdos; Web-encontro Café Littéraire: "Cendrillon" de Charles Perrault; Ciclo de Webinários a tradução em pesquisa acadêmica: Webinário Tradução de textos literários negros; Ciclo de Webinários a pesquisa em tradução: webinário - os caminhos da tradução do artigo “The ppositional gaze: black female spectators” de bell hooks; Movências da Utopia; A língua francesa e suas múltiplas faces: os níveis linguísticos; Minicurso - conhecendo a linguística aplicada: aspectos introdutórios; minicurso: um panorama sobre a interpretação-voz libras-paraportuguês; Ciclo de webinários a tradução em pesquisa acadêmica: Webinário: Literatura comparada e tradução: o escritor-tradutor como foco de análise interdisciplinar; Tecnologias: novas formas de agir, conhecer, conviver, ensinar e aprender; Metodologias ativas no ensino e aprendizagem de língua inglesa; Ciclo de Webinários "a Tradução em pesquisa acadêmica": Os desafios da tradução acadêmica nas áreas de linguística e literatura; Tempos insulares: memórias da pandemia; Criação e divulgação de material didático e informativo da CCB; I Colóquio Interdisciplinar de Estudos da Linguagem: Decolonialidade e diálogos de Resistência; Mora na Filosofia: em pandemia; I Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literatura (I CIREL); Seminários de estudos e pesquisa sobre inclusão: criatividade complexidade e transdiciplinaridade; Gamificação no ensino-aprendizagem da língua inglesa; Web-encontro Café Littéraire: "Mademoiselle Prétentieuse" de Miefi Moese; Formação docente em foco: Que sentidos de currículo e de avaliação mobilizam-se nos debates educacionais durante a pandemia?; I Ciclo de formação em instrumentos de educação inclusiva; Curso Básico de Libras na Modalidade EaD; Apresentação on-line da peça de teatro "Cendrillon" de Joël Pommerat; Diálogos em [com] textos; Francês sem Fronteiras - 2020: Primeiros passos em língua francesa: chegando na França - NÍVEL A1- INICIANTE; Francês sem Fronteiras - 2020: Primeiros passos em língua francesa: chegando na Universidade - NÍVEL A2 OU SUPERIOR; Espanhol sem Fronteiras – 2020. Intercâmbio acadêmico em universidade latinoamericana: avançando na fluência em língua espanhola – Nível B1; EsF 2020 Espanhol - Práticas conversacionais em língua espanhola; Walter Benjamin ao vivo nos 80 anos de sua morte: narradores, flâneurs e passagens; Inglês sem Fronteiras 2020: Leitura de textos acadêmicos em inglês - Turma 1; Inglês sem Fronteiras 2020: Leitura de textos acadêmicos em inglês - Turma 2; Tecnologias para ensino de línguas estrangeiras no CCC: potencialidades, reflexões, ações; Web-encontro 'Café Littéraire': Jeunes Femmes d'aujourd'hui, Colette; I Simpósio Internacional Estudos Surdos e Língua de Sinais e II Seminário de Interiorização da Língua de Sinais; Seminário alagoano de educação de surdos: alunos, professores e tilsp - diálogos e reflexões; leitura e interpretação de textos no enem; VI Colóquio Literatura e Utopia - 20 anos; Semana de Internacionalização da UFAL e II Jornada de Internacionalização GRIAL; Simpósio Internacional 100 anos de Clarice Lispector; Precisamos conversar sobre o Racismo?; Corpus da Libras: bases teóricas e ferramentas tecnológicas; Mora na Filosofia: em pandemia; Português para Estrangeiros - Nível Básico 1; II encontro do grupo de leitura ‘guyane française’: leitura de ‘la médaille’ de marie-thérèse picard; Leitura, oralidade e escrita em língua espanhola: práticas de letramento crítico e decolonialidade; I Encontro Interfaces Dialógicas; Curso de Libras para Surdos; Jornada de Formação CCC – inglês 2020.1; III encontro do grupo de leitura ‘guyane française’: leitura de ‘la crique’ de sylviane vayaboury; IV encontro do grupo de leitura ‘guyane française’:abel de lyne-marie stanley; V encontro do grupo de leitura ‘guyane française’: la complainte de la négresse ambroisine d’chimbo de françoise loe-mie; VI encontro do grupo de leitura ‘guyane française’: autresfois em rouergue de alice bonneton-lagru; A argumentação nas HQs: Produção escrita e leitura em Espanhol; Argumentatividade em resenhas críticas cinematográficas de Língua Espanhola: discussões, leitura e escrita. As aprovações das ações de extensão foram homologadas por todos os presentes no Conselho. A profa. Susana Souto parabenizou todas as pessoas que realizaram eventos de extensão e também a coordenação de extensão, que tem sempre muito trabalho. A profa. Eliana Kefalás falou da sua paixão pela extensão, que é um lugar muito precioso e ressaltou a Fale que está a frente de inúmeros cursos em relação a este tripé. 7) Outros: A profa. Rita de Cássia registrou que ela e a profa. Eliana Kefalás entraram em contato com o Senhor Gilson, um antigo servidor da Fale, e com a sua esposa, Senhora Rejane, para tratar de assuntos referentes à saúde dele. A profa. Eliana Kefalás relatou que foi muito comovente e bonita a conversa que tiveram com ele, uma pessoa que deixou a sua história marcada na Fale. A profa. Kristianny Azambuja falou que o Senhor Gilson sempre foi muito prestativo e nunca ouviu um "não posso" dele, que ele faz parte da história da FALE e essa memória é importante. Dando continuidade ao ponto de pauta, a profa. Rita de Cássia, a profa. Eliana Kefalás e vários outros professores/as como Susana Souto, Jair Silva, Jadir Pereira, Aline Viera, Eliane Barbosa prestaram homenagem a servidora Marta Marinho que se aposentou no mês de maio e deixará saudade em todos tiveram a oportunidade de trabalhar e conviver com ela, “uma profissional extremamente educada e competente”. Marta Marinho agradeceu a todos/as as homenagens. FECHO: A sessão foi encerrada às doze horas e quarenta minutos, e, para constar, eu, Pollyana Costa de Gusmão, Assistente em Administração da FALE, lavrei a presente ata que vai assinada por mim e pelos demais presentes, após sua aprovação.
Ata aprovada na reunião do Conselho da FALE realizada no dia 30 de julho de 2021.