Reunião ordinária do dia 07 de março de 2025
Pautas: 1. Instituição de Grupo de Pesquisa na Fale; 2. Portarias: 2.1 Comissão Eleitoral para Escolha do Novo Colegiado 59 do PPGLL, 2.2 Banca de Abreviação de Curso de Discente, 2.3 Coordenação de Estágios do Curso de Letras Inglês, 2.4 Coordenação da Casa de Cultura e Expressão em Língua Inglesa, 2.5 NDE de Letras Libras, 2.6 NDE de Letras Inglês; 3. Solicitações Docentes: 3.1 Afastamento – Prof. Alexandre de Sousa, 3.2 Afastamento – Profa. Rita Souto Maior, 3.3 Afastamento – Profa. Isabel Muniz, Atividade Esporádica – Profa. Débora Massmann, 3.5 Atividade Esporádica – Prof. Miguel Oliveira Jr. (CIPL), Atividade Esporádica – Prof. Miguel Oliveira Jr. (CNPq), 3.7 Atividade Esporádica – Profa. Flávia Meniconi, 3.8 Atividade Esporádica – Prof. Jânio Nunes, 3.9 Progressão Funcional – Profa. Rosária Ribeiro, 3.10 Promoção Funcional – Prof. Jozefh Queiroz, 3.11 Progressão Funcional – Prof. Yann Hamonic, 3.12 Progressão Funcional – Prof. Luiz Fernando Gomes, 3.13 Progressão Funcional – Profa. Lorena Borges, 3.14 Progressão Funcional – Profa. Cristina Felipeto, 3.15 Progressão Funcional – Prof. Nágib dos Santos, 3.16 Progressão Funcional – Profa. Patrícia Neyra; 4. Ações de Extensão; 5. Outros: 5.1 Segurança.
Aos sete dias do mês de março de dois mil e vinte e cinco, às dez horas e dezenove minutos, o Conselho da Faculdade de Letras se reuniu no Miniauditório Heliônia Ceres, com a presença dos Conselheiros/as: Rita Souto Maior – Diretora da Fale e Presidente da sessão, Lorena Borges, Andréa Pereira, Cristina Felipeto, Eliane Barbosa, Fabiana de Oliveira, Helson Sobrinho, Ildney Cavalcanti, Jair Barbosa, Kall Sales, Karycyelle da Silva, Luiz Fernando Gomes, Pedro Rieger, Raquel Nunes, Vicente Monteiro, Yann Hamonic; das Intérpretes: Meire Santos e Taciana Grigório; e da secretária: Juliana Cavalcante. Ausências justificadas: Aline Oliveira, Débora Massmann, Eliana Kefalás, Elyne Vitório e Rosária Ribeiro. INFORMES: a Profa. Rita solicitou a inserção de dois informes: Atualização da Lista dos Conselheiros e Paralisação dos Servidores. Ambos foram acatados pelo Conselho. 1. Permuta de Servidores: o servidor Davi Alencar da Silva Torres, recentemente empossado e já atuante na Secretaria das Coordenações de Cursos de Graduação, solicitou permuta com o servidor Jairo da Silva Ramos, também recentemente empossado e atuando no Museu Théo Brandão. Tão logo o processo de permuta se concretize, o servidor técnico Jairo assumirá as atividades no setor do Dani, na Fale. 2. Visita do MEC – Libras: nos dias 17, 18 e 19 de março de 2025, haverá a visita do MEC para avaliação do curso de Letras Libras. O Prof. Jair Barbosa detalhou que essa reunião foi adiada duas vezes no ano passado, em decorrência da greve dos servidores e das férias acadêmicas, mas que o Prof. Humberto Meira, antes do afastamento, e o NDE do curso já estavam trabalhando na documentação e continuam agora com o apoio da TAE Vanessa Correia. Informou, ainda, que, no dia 12 de março vai ter uma reunião com os discentes e no dia 13 de março com os docentes e a Direção. 3. Justificativa de Ausência para Docentes: a Direção reforça a necessidade de registrar a justificativa de ausência do docente, junto à Coordenação do Curso e aos discentes, e entregar o planejamento de reposição das aulas. A Profa. Eliane Barbosa registrou, inclusive, que a Prograd teve uma reunião com a Auditoria e a Ouvidoria, em que foi relatado uma grande quantidade de denúncias de ausências não justificadas de docentes na UFAL. O Prof. Pedro Rieger aproveitou para solicitar à Profa. Eliane a revisão da Resolução 06/2008 – CONSUNI/UFAL, quanto ao aspecto de metodologias de reposição. 4. Minuta da Prograd para Atualização dos PPCs: a Profa. Lorena informou que, no dia 18 de fevereiro de 2025, houve a primeira apresentação, no Fórum dos Diretores, da Minuta da Resolução para atualização dos PPCs e, no dia 20 de fevereiro, foi apresentada novamente para os Diretores, em reunião com a Prograd. Em resumo, além da organização, a proposta é a criação de um Núcleo Básico Comum a todas as licenciaturas, que vai ocupar 800h, aumentando a carga horária atual dessas disciplinas didático-pedagógicas. Dentre tantas preocupações, estão o impacto significativo que isso vai gerar nos PPCs de todas as licenciaturas e o comprometimento das especificidades de cada curso e da proporção entre teoria e prático-pedagógica desses cursos. Nos termos desta Minuta, ainda, o CEDU vai ter que absorver duas novas disciplinas desse Núcleo Básico Comum e isso tem gerado muita resistência, porque a Unidade do Centro de Educação da UFAL alega não comportar. Após a explicação, a Profa. Rita abriu um espaço para os Coordenadores dos Cursos relatarem a experiência que estão tendo com esta Minuta da Resolução e esses se pronunciarem. 5. Sala de Reuniões da Fale: a Fale agora conta com uma nova sala de reuniões que comporta até 08 pessoas, e o espaço deve ser preservado para esse tipo de atividade. Não impede que, no dia da aula, caso não haja nenhum agendamento, excepcionalmente, o professor possa solicitar o uso da sala, considerando a insalubridade térmica do Bloco de Salas de Aula Denilda Moura. Em outros casos particulares, o Conselho pode voltar a discutir essa disponibilidade. 6. Paralisação Nacional: a Profa. Rita fez a leitura de um e-mail de Jailton Lira, da Adulfal, recebido em 06 de março de 2025. O e-mail fala sobre o Dia Nacional de Paralisação das Instituições Federais de Ensino, que acontecerá no dia 11 de março de 2025, como forma de pressão para a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e pelo cumprimento dos acordos de greve com servidoras e servidores federais. Dessa forma, solicita a suspensão da reunião do Consuni, prevista para essa data, orienta a suspensão de todas as atividades na UFAL e convida para participar do ato público e panfletagem na entrada do Campus A. C. Simões da Ufal, nesse dia, a partir das 8h. A Direção reforça que a adesão é discricionária. 7. Atualização da Lista dos Conselheiros da Fale: há a necessidade de recomposição dos Conselheiros, nas categorias: Representantes Docentes Titulares (2), Representantes Docentes Suplentes (1) e Representantes Técnicos Suplentes (2). Na próxima semana, será enviado e-mail para consulta de autoindicações. PONTOS DE PAUTA: 1. Instituição de Grupo de Pesquisa na Fale: a Profa. Maria Francisca solicitou a instituição do Grupo de Pesquisa “Linguagem e Retórica” no PPGLL, após orientações da PROPEP. A Profa. Rita explicou que o pedido inicial foi de remoção, mas não existe esse procedimento. Dessa forma, o Grupo de Pesquisa precisa ser encerrado na UNEAL e instituído na UFAL. A instituição do Grupo de Pesquisa foi aprovada pelo Conselho. 2. Portarias: 2.1 Comissão Eleitoral para Escolha do Novo Colegiado do PPGLL: homologação da Portaria no 09, de 12 de fevereiro de 2025, que designou os membros da Comissão responsável pela condução do processo eleitoral para escolha do novo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Faculdade de Letras, para o biênio 2025-2027. A Comissão é composta por Representantes Docentes: Aldir Santos de Paula (Presidente) e Fabiana Pincho de Oliveira; Representantes Técnicos: Paulo Jorge Ferreira Medeiros e Anderson Augusto Gama Goes Representantes; e Representantes Discentes: Joel Vieira da Silva Filho e Lucas Santos de Assis. A Comissão foi homologada pelo Conselho. 2.2 Banca de Abreviação de Curso de Discente: homologação da Portaria no 10, de 25 de fevereiro de 2025, que designou o Banca de Avaliação de Abreviação de Curso do Discente, de acordo com a Resolução no 60/1998 - CEPE/UFAL, com a incumbência de, nos autos do Processo de no 23065.005994/2025-68, avaliar a solicitação e as documentações apresentadas, com período de atuação de 12 meses, a partir da publicação da portaria. A Banca é composta por Membros Internos: Prof. Dr. Marcio Alexandre Cruz, Prof. Ms. Yann Jean Christophe Hamonic e Prof. Dr. Kall Lyws Barroso Sales; e Membros Externos: Prof. Dr. Lino Dias Correia Neto (UFCG) e Profa. Dra. Josilene Pinheiro-Mariz (UFCG). A Banca foi homologada pelo Conselho. 2.3 Coordenação de Estágios do Curso de Letras Inglês: homologação da Portaria no 11, de 25 de fevereiro de 2025, que designou os membros da Coordenação de Estágios do Curso de Letras Inglês, para atuar no período de 20 de janeiro de 2025 a 20 de fevereiro de 2026, com a seguinte composição: a Coordenadora, Profa. Simone Makiyama, e o Vice-coordenador, Prof. Daniel Adelino Costa Oliveira da Cruz. A Coordenação foi homologada pelo Conselho. 2.4 Coordenação da Casa de Cultura e Expressão em Língua Inglesa: homologação da Portaria no 12, de 27 de fevereiro de 2025, que designou os membros da Coordenação da Casa de Cultura e Expressão em Língua Inglesa, no Espaço Cultural, para atuar no período de 20 de janeiro de 2025 a 19 de janeiro de 2027, com a seguinte composição: a Coordenadora, Profa. Dayane Evellin de Souza Francisco, e o Vice-coordenador, Prof. Marcus Vinícius Matias. A Coordenação foi homologada pelo Conselho. 2.5 NDE de Letras Libras: homologar, com base na documentação enviada, a atuação do NDE de Letras Libras, no período de 15 de julho de 2021 a 15 de julho de 2023, com a seguinte composição: Jair Barbosa da Silva, Edineide dos Santos Silva, Humberto Meira de Araújo Neto, Lígia dos Santos Ferreira e Maria Angélica da Silva. A atuação do NDE de Letras Libras foi homologada pelo Conselho. 2.6 NDE de Letras Inglês: aprovar a designação dos docentes Pedro Gustavo Rieger e Marcus Vinícius Matias para recompor o NDE Letras Inglês, para conclusão do período de 20 de janeiro a 31 de maio de 2025. A recomposição do NDE de Letras Inglês foi homologada pelo Conselho. 3. Solicitações Docentes: 3.1 Afastamento – Prof. Alexandre de Sousa: homologação da Resolução no 07, de 12 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a solicitação de afastamento do Prof. ALEXANDRE MELO DE SOUSA para participar de banca de defesa de Mestrado e aula inaugural de Mestrado, a ser realizado em Rio Branco e Xapuri/AC, no período de 16 a 24 de março de 2025. 3.2 Afastamento – Profa. Rita Souto Maior: homologação da Resolução no 10, de 13 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a solicitação de afastamento da Profa. RITA DE CÁSSIA SOUTO MAIOR SIQUERA LIMA para participar de palestra para docentes da rede pública, realizada em Maribondo/AL, em 05 de fevereiro de 2025. 3.3 Afastamento – Profa. Isabel Muniz: homologação da Resolução no 24, de 06 de março de 2025, que aprovou Ad. Referendum a solicitação de afastamento da Profa. ISABEL MUNIZ LIMA para participar de II Encontro de Leitura e Ensino de Leitura, a ser realizado em São Paulo/SP, no período de 09 a 12 de abril de 2025. Os Afastamentos foram homologados pelo Conselho. 3.4 Atividade Esporádica – Profa. Débora Massmann: homologação da Resolução no 06, de 07 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a solicitação de Atividade Esporádica da Profa. DEBORA RAQUEL HETTWER MASSMANN para participar do Projeto “Harmonias Invisíveis”, como Assistente de Direção e Pesquisa, sem deslocamento, no período de 10 de fevereiro a 10 de dezembro de 2025, totalizando 05 horas. 3.5 Atividade Esporádica – Prof. Miguel Oliveira Jr. (CIPL): homologação da Resolução no 12, de 18 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a solicitação de Atividade Esporádica do Prof. MIGUEL JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR, como membro do Comitê International Permanent des Linguistes, no período de 01 de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2028, totalizando 02 horas. 3.6 Atividade Esporádica – Prof. Miguel Oliveira Jr. (CNPq): homologação da Resolução no 13, de 20 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a solicitação de Atividade Esporádica do Prof. MIGUEL JOSÉ ALVES DE OLIVEIRA JÚNIOR, para participar do Comitê de Assessoramento do CNPq, no período de 01 de julho de 2024 a 30 de junho de 2027, totalizando 02 horas. 3.7 Atividade Esporádica – Profa. Flávia Meniconi: homologação da Resolução no 20, de 26 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a solicitação de prorrogação da Atividade Esporádica da Profa. FLÁVIA COLEN MENICONI, como Assessora de Alagoas no Projeto Compromisso nacional Criança Alfabetizada em Alagoas: Educação infantil, no período de 02 de março a 30 de junho de 2025. 3.8 Atividade Esporádica – Prof. Jânio Nunes: homologação da Resolução no 21, de 26 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a solicitação de prorrogação da Atividade Esporádica da Prof. JÂNIO NUNES DOS SANTOS, como Coordenador Estadual de Alagoas no Projeto Compromisso nacional Criança Alfabetizada em Alagoas: Educação infantil, no período de 02 de março a 30 de junho de 2025. As Atividades Esporádicas foram homologadas pelo Conselho. 3.9 Progressão Funcional – Profa. Rosária Ribeiro: homologação da Resolução no 08, de 12 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a Portaria de no 05, de 31 de janeiro de 2025, que designou os docentes SUSANA SOUTO SILVA, MARCUS VINÍCIUS MATIAS e ANDRÉA DA SILVA PEREIRA para compor a Comissão de Avaliação da Progressão Funcional da Profa. Rosária Cristina Costa Ribeiro, sob a presidência da primeira; e a Ata de Julgamento emitida por essa Comissão, que avaliou o Relatório de Progressão Funcional do nível III para o nível IV da classe C de Professor Adjunto, conforme a seguinte distribuição: Ensino (40%), Administração (30%) e Outras Atividades Acadêmicas (30%), atribuindo (Conceito: Excelente). 3.10 Promoção Funcional – Prof. Jozefh Queiroz: homologação da Resolução no 09, de 12 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a Portaria de no 01, de 31 de janeiro de 2025, que designou os docentes MARCUS VINÍCIUS MATIAS, FLÁVIA COLEN MENICONI e ALAN JARDEL DE OLIVEIRA para compor a Comissão de Avaliação da Progressão Funcional do Prof. Jozefh Fernando Soares Queiroz, sob a presidência do primeiro; e a Ata de Julgamento emitida por essa Comissão, que avaliou o Relatório de Promoção Funcional do nível IV da classe C de Professor Adjunto para o nível I da classe D de Professor Associado, conforme a seguinte distribuição: Ensino (40%), Produção Intelectual (30%), Pesquisa (20%) e Outras Atividades Acadêmicas (10%), atribuindo (Conceito: Excelente). 3.11 Progressão Funcional – Prof. Yann Hamonic: homologação da Resolução no 11, de 18 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a Portaria de no 07, de 03 de fevereiro de 2025, que designou os docentes SÔNIA CRISTINA SIMÕES FELIPETO, MURILO CAVALCANTE ALVES e MÁRCIO ALEXANDRE CRUZ para compor a Comissão de Avaliação da Progressão Funcional do Prof. Yann Jean Christophe Hamonic, sob a presidência da primeira; e a Ata de Julgamento emitida por essa Comissão, que avaliou o Relatório de Progressão Funcional do nível II para o nível III da classe C de Professor Adjunto, conforme a seguinte distribuição: Ensino (40%), Extensão (30%) e Administração (30%), atribuindo nota 10 (Conceito: Excelente). 3.12 Progressão Funcional – Prof. Luiz Fernando Gomes: homologação da Resolução no 14, de 21 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum: a Portaria de no 02, de 31 de janeiro de 2025, que designou os docentes PAULO ROGÉRIO STELLA, ANA MARGARITA BARANDELA GARCIA e MÁRCIO ALEXANDRE CRUZ para compor a Comissão de Avaliação da Progressão Funcional do Prof. Luiz Fernando Gomes, sob a presidência do primeiro; e a Ata de Julgamento emitida por essa Comissão, que avaliou o Relatório de Progressão Funcional do nível III para o nível IV da classe C de Professor Adjunto, conforme a seguinte distribuição: Ensino (40%), Produção Intelectual (20%), Pesquisa (30%) e Outras Atividades Acadêmicas (10%), atribuindo Conceito: A. 3.13 Progressão Funcional – Profa. Lorena Borges: homologação da Resolução no 17, de 24 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a Portaria de no 04, de 31 de janeiro de 2025, que designou os docentes DANIEL ADELINO COSTA OLIVEIRA DA CRUZ, JAIR BARBOSA DA SILVA e ISABEL MUNIZ LIMA para compor a Comissão de Avaliação da Progressão Funcional do Profa. Lorena Araújo de Oliveira Borges, sob a presidência do primeiro; e a Ata de Julgamento emitida por essa Comissão, que avaliou o Relatório de Progressão Funcional do nível I para o nível II da classe C de Professor Adjunto, conforme a seguinte distribuição: Ensino (40%), Pesquisa (20%), Administração (10%) e Outras Atividades Acadêmicas (30%), atribuindo Conceito: A. 3.14 Progressão Funcional – Profa. Cristina Felipeto: homologação da Resolução no 18, de 26 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a Portaria de no 04, de 31 de janeiro de 2025, que designou as docentes LÚCIA DE FÁTIMA SANTOS, FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA e ADNA DE ALMEIDA LOPES para compor a Comissão de Avaliação da Progressão Funcional do Profa. Sônia Cristina Simões Felipeto, sob a presidência da primeira; e a Ata de Julgamento emitida por essa Comissão, que avaliou o Relatório de Progressão Funcional do nível III para o nível IV da classe D de Professor Associado, conforme a seguinte distribuição: Ensino (40%), Pesquisa (30%) e Outras Atividades Acadêmicas (30%), atribuindo nota 10 (Conceito: Excelente). 3.15 Progressão Funcional – Prof. Nágib dos Santos: homologação da Resolução no 22, de 27 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a Ata de Julgamento emitida pela Comissão composta pelos docentes MÁRCIO ALEXANDRE CRUZ, TELMA MOREIRA VIANNA MAGALHÃES e YANN JEAN CHRISTOPHE HAMONIC, sob a presidência do primeiro, que avaliou a retificação do Relatório de Progressão Funcional do nível I para o nível II da classe C de Professor Adjunto, com interstício de 05/05/2014 a 05/05/2016, conforme a DILIGÊNCIA No 425/2024 - CPPD, analisando a seguinte distribuição: Ensino (40%), Extensão (30%) e Outras Atividades Acadêmicas (30%), atribuindo nota 10 (conceito: Excelente). 3.16 Progressão Funcional – Profa. Patrícia Neyra: homologação da Resolução no 23, de 28 de fevereiro de 2025, que aprovou Ad. Referendum a Portaria de no 74, de 25 de outubro de 2024, que designou os docentes PAULO LEONCIO DA SILVA, FLÁVIA COLEN MENICONI e ALINE VIEIRA BEZERRA HIGINO DE OLIVEIRA para compor a Comissão de Avaliação da Progressão Funcional do Profa. Patrícia Neyra, sob a presidência do primeiro; e a Ata de Julgamento emitida por essa Comissão, que avaliou o Relatório de Progressão Funcional do nível III para o nível IV da classe C de Professor Adjunto, conforme a seguinte distribuição: Ensino (60%) e Outras Atividades Acadêmicas (40%), atribuindo nota 10 (Conceito: Excelente). As Promoções/Progressões Funcionais foram homologadas pelo Conselho. 4. Ações de Extensão: A Profa. Rita apresentou, para homologação do Conselho, as seguintes ações de extensão: 2025 - ACE 02/Projeto de Extensão 2: encuentros culturales: interpretações e ressonâncias; 2024 - EsF 2024 – Espanhol - Competências Interculturais em Contexto Acadêmico de Língua Espanhola; 2024 - IsF 2024 - Bienvenido al Español: Lengua Internacional; 2025 - ACE 05/Produto: Material didático em Língua Espanhola; 2025 - Videográficos bilíngues em Libras e em Língua Portuguesa sobre topônimos e antropônimos dos gestores da UFAL; 2025 - CCC - inglês - básico 1 - 2024.2; 2025 - CCC - inglês - básico 2 - 2024.2; 2025 - CCC - inglês - Pré-Intermediário 1 - 2024.2; 2025 - CCC - inglês - Pré-Intermediário 2 - 2024.2; 2025 - CCC - inglês - Intermediário 1 - 2024.2; 2025 - IsF Inglês - TOEFL iTP: estratégias e simulados; 2025 - IsF Inglês - Compreensão escrita: abstracts e artigos científicos; 2025 - Minicurso - Tradução e Interpretação de Libras em Contextos Educacionais: ação-construída como estratégia interpretativa em salas de aula – uma possibilidade de interpretar educar; 2025 - Poesia & felicidade; 2024 - IsF Espanhol 2024: Compreensão leitora de textos acadêmicos em espanhol. As ações foram homologadas pelo Conselho. 5. Outros: 5.1 Segurança: a Profa. Rita explicou que, no dia anterior, 06 de março de 2025, houve um compartilhamento, através do WhatsApp, de um assalto ocorrido dentro da UFAL com uma aluna. A Diretora entrou em contato com um dos chefes da segurança do Campos, que confirmou o caso e explicou o ocorrido e algumas medidas que já estão sendo pensadas. Pediu, ainda, alguns cuidados redobrados. FECHO – A sessão foi encerrada às doze horas e sete minutos, e, para constar, essa ata foi lavrada por Juliana Cavalcante, Assistente em Administração, e segue revisada e assinada pela Profa. Rita Souto Maior, Diretora da Faculdade de Letras e Presidente do Conselho.
Ata aprovada na reunião do Conselho da FALE realizada no dia 04 de abril de 2025 e assinada através do processo de nº 23065.010627/2025-86.