2013

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PDU FALE - 2013-2017 Versao Preliminar.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
FACULDADE DE LETRAS – FALE
CAMPUS MACEIÓ

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE - PDU

Plano de desenvolvimento da Unidade (PDU)
elaborado pelos professores da Faculdade de Letras
(Fale), sob a coordenação da Direção da Unidade,
discutido em Assembleia realizada no dia 13/9/2012,
às 9 horas, e homologado pelo Conselho em
13/9/2012, às 14 horas, no Auditório Heliônia Ceres.

ELIANE BARBOSA DA SILVA
HELSON F. DA SILVA SOBRINHO
DIREÇÃO DA FALE

Maceió/AL
Setembro/ 2012

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PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE
FACULDADE DE LETRAS – FALE/CAMPUS MACEIÓ

1. PERFIL INSTITUCIONAL DA FACULDADE DE LETRAS/CAMPUS MACEIÓ
1.1. Breve histórico
A Faculdade de Letras (Fale) é uma unidade acadêmica e administrativa que articula
ensino, pesquisa e extensão. É um órgão de administração intermediária da Ufal, regida pelas
normas postas no Estatuto e no Regimento Geral da Ufal, pelas decisões emanadas dos Conselhos
Superiores da Universidade (CONSUNI e CURA) e pelo seu Regimento Interno.
A história do Curso de Letras em Alagoas começou no dia 16 de junho de 1950 com a
fundação da Faculdade de Filosofia de Alagoas (FFA). A FFA surgiu a partir da carência de
professores habilitados para exercer a função de professor do ensino médio. O Padre Teófanes
Augusto de Araújo Barros, seu diretor, juntamente com outros professores, passou a integrar o
quadro docente, tornando-se todos eles, na ocasião, fundadores da FFA, que à época contava com
os cursos de Filosofia, História e Geografia, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras AngloGermânicas. No dia 22 de janeiro de 1952, através do decreto federal nº 30.238/52, foi autorizado
oficialmente o funcionamento da Faculdade de Filosofia de Alagoas pelo Conselho Nacional de
Educação, após parecer favorável ao seu funcionamento pela comissão técnica do referido
Conselho, através do Parecer nº 255, apresentado em sessão de 26 de setembro de 1951.
Em 25 de janeiro de 1961, com a criação da Universidade Federal de Alagoas, as
faculdades existentes no estado passaram a funcionar no Campus Ufal, que então se instalava no
bairro do Pontal da Barra, em prédio que hoje pertence ao Departamento de Trânsito (Detran). Na
década de 70, foram criados o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e o
Departamento de Letras e Artes (LAR). A transferência do curso de Letras e do CCHLA para o
Campus A. C. Simões da Ufal ocorreu em 1977, instalando-se no antigo prédio da Faculdade de
Economia. No ano de 1980, o Departamento de Letras e Artes foi extinto, e, a partir de então, o
Curso de Letras passou a ser composto por dois departamentos: LCV (Letras Clássicas e
Vernáculas) e LEM (Letras Estrangeiras Modernas), constituindo-se dessa forma as duas grandes
áreas de formação do Curso.
Um grande marco para a história do Curso foi a implantação do Mestrado em Letras, em
1989, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da Ufal, cujo projeto foi elaborado pela
Profa. Maria Denilda Moura. Nesse mesmo ano, também foram criadas as Casas de Cultura,

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programa responsável pelo ensino e difusão de línguas – vernácula e estrangeiras – para a
comunidade, um dos programas de extensão mais antigos da Ufal e de importante interlocução
com a sociedade. Em 1995, sob a coordenação do Prof. Niraldo Farias, foi implantado o curso de
doutorado em Letras e Linguística, uma demonstração de consolidação do Programa de PósGraduação em Letras e Linguística da Ufal – o PPGLL.
A partir de 1995 vários eventos importantes foram realizados e outros fatos de destaque
ocorreram no Curso de Letras, a saber: de 1995 a 1997, a Associação Brasileira de Linguística
(Abralin), dirigida pela Profa. Denilda Moura, teve como sede o PPGLL/ Ufal; em 1998, foram
criados o curso de Letras noturno e o Núcleo de Estudos Indigenistas (NEI), sendo este último
criado pela Profa. Adair Palácio; no período de 2002 a 2004, o PPGLL foi sede da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), tendo como presidente o
Prof. José Niraldo de Farias.
No ano de 2005, com a implantação das unidades acadêmicas da Ufal, foi criada a atual
Faculdade de Letras (Fale), que teve na direção pró-tempore a Profa. Fabiana de Oliveira e o Prof.
Eduardo Magalhães Júnior. Em 2006, a Fale teve como primeira direção eleita pela comunidade
acadêmica a Profa. Ildney Cavalcanti (Diretora) e a Profa. Izabel Brandão (Vice- Diretora). A
Profa. Stela Lameiras assumiu o cargo de Vice-Diretora, após a solicitação de afastamento da
Profa. Izabel. Em abril de 2010, também eleitas pela comunidade, assumiram a direção da Fale a
Profa. Eliane Barbosa da Silva (Diretora) e a Profa. Lúcia de Fátima Santos (Vice-Diretora). A
partir de 14 de outubro de 2011, com o pedido de afastamento da Profa. Lúcia de Fátima, o Prof.
Helson Flávio da Silva Sobrinho assume a Vice-Direção da Fale.
Já com o nome de Faculdade de Letras (Fale), a Unidade promoveu e sediou importantes
eventos e associações da área: o V Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita (Elfe), em 2006;
foi sede do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (Gelne), entre 2006 e 2008; realizou o III
Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (Eclae), em 2007, e o XXII Encontro do
Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (Gelne), em 2008; e o 2º Congresso Nordestino de
Espanhol, em 2009. Em 2011, promoveu o 1º Seminário de Extensão da Faculdade de Letras e a
Jornada Nacional de Língua Inglesa. Em 2012, três novos eventos fazem parte da agenda, a saber:
a V Semana de Letras, a Comemoração dos 60 anos de criação do Curso de Letras e o VI Elfe.
1.2. Missão:
Análise crítica, produção e divulgação do conhecimento no âmbito das Letras e da Linguística,
comprometidas com a ética, a justiça social, o desenvolvimento humano, o bem comum e a

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excelência acadêmica.

1.3. Visão:
A Faculdade de Letras visa a interferir de forma significativa na formação e qualificação do
graduando e pós-graduando na área de Letras e Linguística, enfatizando a importância da ética
e do papel do trabalho nas relações humanas, numa perspectiva de transformação social e de
busca incessante da excelência, dentro das ações de ensino, pesquisa e extensão.

1.4. Metas:
Valorizar e consolidar o papel das áreas de Letras e Linguística, no âmbito local, nacional e
internacional, priorizando a produção do conhecimento e a ação transformadora do ser humano
com base na formação de professores e de pesquisadores na área de ensino de línguas e suas
literaturas.

1.5. OBJETIVOS:
Geral:
Acompanhar de modo sistemático o funcionamento dos Cursos de Graduação e PósGraduação, e das Ações de Extensão, buscando sempre uma maior interdisciplinaridade entre
as ações de ensino, pesquisa e extensão, visando a formação de professores e pesquisadores na
área de Letras e a qualificação e desempenho docente e técnico-administrativo.
Específicos:
1. Estabelecer um diálogo constante com os Colegiados da Graduação e Pós-Graduação e seus
representantes discentes para o aperfeiçoamento dos Cursos,
2. Acompanhar a formação dos alunos de graduação e pós-graduação.
3. Incentivar e viabilizar ações que promovam a qualificação do docente e do técnicoadministrativo.
4. Buscar a ampliação dos quadros docente e técnico-administrativo através das instâncias
superiores.
5. Incentivar a produção do conhecimento científico, viabilizando recursos para a sua divulgação
através de publicações, e a interlocução dos sujeitos pesquisadores através da participação em

5
eventos .
6. Promover eventos itinerantes e comemorativos.
7. Consolidar as ações de extensão, buscando a articulação com o ensino e a pesquisa.
8. Fazer o planejamento orçamentário participativo.
9. Acompanhar e providenciar melhorias de infraestrutura, de mobília e de equipamentos para
seu adequado funcionamento.
10. Incentivar e participar de programas de intercâmbio nacional e internacional.
11. Proporcionar condições que permitam o bom funcionamento da Fale no âmbito acadêmicoadministrativo.
1.6. Quais os Cursos/ Programas ofertados pela Unidade Acadêmica:
a)

Graduação:
Atualmente, o curso de graduação em Letras, através de seu Projeto Político-Pedagógico (2007),

contempla dois núcleos de formação: o núcleo de formação do conhecimento sobre a língua e suas
literaturas e o núcleo de formação para a docência. O curso desenvolve, em regime seriado semestral,
quatro habilitações, Português, Espanhol, Francês e Inglês, compreendendo um total de 3.220 horas de
aulas-atividade para a sua total integralização. Assim, de modo geral, o curso visa à formação do
aluno na área dos estudos da Linguagem, objetivando o desenvolvimento das habilidades e
competências para formação do professor de Línguas (Português, Espanhol, Inglês, Francês) e suas
Literaturas.
NOME DO CURSO

NÍVEL

MODALIDADE

Graduação

Presencial

Graduação

Presencial

Graduação

Presencial

Graduação
Graduação

Presencial
Presencial

EGRESSOS NAS 4 (QUATRO) HABILITAÇÕES

Colação 2010
86 alunos

Curso de Letras - Licenciatura em
Língua Portuguesa
Curso de Letras - Licenciatura em
Língua Espanhola
Curso de Letras - Licenciatura em
Língua Inglesa
Curso de Letras - Licenciatura em
Língua Francesa
TOTAL Alunos Matriculados - 2012

OFERTA VESTIBULAR/
ENTRADA SEMESTRAL
15 vespertino/
15 noturno
10 vespertino/
10 noturno
10 vespertino/
10 noturno
10 vespertino
Vespertino/ Noturno
Colação 2011
100 alunos

ALUNOS
MATRICULADOS/ 2012
124 vespertino/
139 noturno = 263 alunos
73 vespertino/
83 noturno = 156 alunos
66 vespertino/
89 noturno = 155 alunos
30 vespertino/
6 noturno = 36 alunos
610 ALUNOS

Colação 2012 (até o momento)
27 alunos

b) Extensão:
A Fale tem um elevado número de ações de extensão, com a participação de vários docentes e
discentes junto à comunidade acadêmica e à comunidade local. Vale ressaltar também que a Fale tem
atuado em alguns projetos interunidades como, por exemplo, o subprojeto “Construindo significados”
(2011-2012), coordenado pela Profª Rita Souto e posteriormente pela Profª Fabiana Oliveira, que, por
sua vez, esteve vinculado ao projeto “Investindo em novos talentos da rede de educação pública para

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inclusão social e desenvolvimento da cultura científica”, integrante do Programa de Apoio a Projetos
Extracurriculares, regulamentado pelo Edital CAPES/DEB nº 033/2010. Também merece destaque o
projeto Mora na Filosofia, coordenado pelo Profº Marcus Matias, uma parceria entre as unidades Fale,
Curso de Filosofia e Centro de Educação (Cedu), originado em 2010 e ainda em atividade.
Nos quadros a seguir, listamos os projetos e as ações de extensão que foram e/ou estão sendo
desenvolvidos na Fale.
EXTENSÃO FALE – UFAL (2010-2012)

Ações de Extensão (Projetos)
TÍTULO DO PROJETO

Coordenador

1. Projeto: Língua Portuguesa na sala de
aula: leitura, literatura, escrita e
intervenção
2. Projeto: Entre o dizer e o fazer dos
professores e alunos de língua inglesa: os
gestos de interpretação revelando sentidos
3. Projeto: Ensino e Aprendizagem de
Línguas em Comunidades de Maceió
4. Projeto: PET – Letras no Paespe
5. Projeto: Entre o ouvir, o ler e o escrever:
Experiências de audição, leitura e
produção de texto na Escola Estadual de
Cegos Cyro Accioly
6. Projeto Fale inglês no Pontal (atualização
e cadastramento do projeto)
7. Projeto: A interferência fonológica da
língua materna no ensino e aprendizagem
de
espanhol/
LE:
Propostas
metodológicas.
8. Entre o ouvir, o ler e o escrever:
Experiências de audição, leitura e
produção de texto na Escola Estadual de
Cegos Cyro Accioly
9. Oficina de Composição. Cultura Gospel em
ação: a influência do gospel na música,
literatura e teatro da sociedade
contemporânea do estado de Alagoas
10. Projeto “Jornalismo literário em Alagoas”
11. Projeto Pibip-ação: Letramento Digital na
Vila dos Pescadores do Jaraguá
12. Projeto: Para o estímulo à difusão e estudo
da língua de sinais brasileira e a expressão
cultural das comunidades surdas.
13. Projeto: Pibid-Letras (“A formação inicial
dos professores de Língua Portuguesa em
contextos de leitura e produção de
textos”): projeto vinculado ao Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (Pibid).
14. Projeto Multiplicidade Escrita
15. Projeto: Casas de Cultura no Campus
16. Projeto: Estímulo à Difusão da Língua
Espanhola e de suas Expressões Culturais
(CCLA)
17. Projeto: Estímulo à Difusão da Língua
Francesa e de suas Expressões Culturais
(CCEF)
18. Projeto: Estímulo à Difusão da Língua
Portuguesa e de suas Expressões Culturais

Período

Profa. Eliana Kefalás

Área Temática
Principal
Educação

Profa. Simone Makiyama

Educação

2011-2013

Profa. Rita Zozzoli (20102011)
Profa. Rita Souto (2011-2012)
Profa. Núbia Faria

Educação

2010-2011-2012

Educação

2011-2012

Profa. Núbia Faria

Educação

2011-2012

Profa. Adriana Tibana

Cultura

2011-2012

Profa. Aline Vieira

Cultura

2010-2011

Profa. Núbia Faria

Educação

2011-2012

Profa. Eliane Barbosa

Educação

Profa. Ildney Cavalcanti
Profa. Rita de Cássia Souto
Maior

Educação
Educação
Cultura

2011
2011-2012

Prof. Daniel Paes

Educação

2011

Profa. Lúcia de Fátima Santos

Educação

2010-2011-2012

Profa. Susana Souto Silva

Cultura

2010

Prof. Sérgio Ifa

Educação, Cultura

2010-2011-2012

Profa. Laureny Lourenço

Educação
Cultura

2010- 2011-2012

Profa. Stela Lameiras

Educação
Cultura

2010-2011-2012

Prof. Paulo Valença (20102012)

Educação
Cultura

2010-2011-2012

2011

Realização: 14 de outubro de 2011

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(CCLB)

Profa. Fabiana de Oliveira
(2012)

19. Projeto: Estímulo à Difusão da Língua
Alemã e de suas Expressões Culturais
(CCEA)
20. Casa de Cultura de Expressão
Visuogestual – Miralles (CCEV)
21. Projeto: Estímulo à Difusão da Língua
Inglesa e de suas Expressões Culturais
(CCB)
22. Mora na Filosofia

Profa. Irene Dietschi

Educação
Cultura

2010-2011-2012

Prof. Daniel Paes de
Albuquerque (2010-2012)
Prof. Fabio Santos (2012)

Educação
Cultura

2010-2011-2012

Profa. Ildney Cavalcanti (20102011)
Prof. Paulo Stella (2011-2012)
Prof. Marcus Matias

Educação
Cultura

2010-2011-2012

Cultura

2010

Coordenador

Área Temática

Período

Ações de Extensão (Eventos e cursos)
Título

Principal
1. I Jornada NEI-PET sobre o índio
brasileiro: Todo dia é dia de índio

Prof. Aldir S. de Paula
Profa. Núbia Faria

Educação

19 de abril de 2011

2. Evento: I Seminário de Extensão: Ação
em Foco

Profa. Rita Souto Maior

Educação

3. IV Semana de Letras

Profa. Núbia Faria

Educação

22 e 23 de agosto de 2011 (A segunda
edição é prevista para 2º semestre de
2012)
24 a 26 de agosto de 2011

4. Exposição crítica do Filme: España:
Tierra entre Mares
5. Curso de Férias Produção de Textos
acadêmicos: resenha e resumo
6. Curso de Férias
7. II Jornada de Estudos Indigenistas

Profa. Aline Vieira

Educação

6 de junho de 2011

Profa. Rita Souto Maior

Educação

16 a 20 de janeiro/2012

Prof. Niraldo Farias
Prof. Aldir S. de Paula
Profa. Núbia Faria
Profa. Núbia Faria

Educação
Educação

16 a 20 de janeiro de 2012
30 de abril de 2012

Educação

Maio/2011/2012

Profa. Núbia Faria

Educação

28 a 31 de agosto de 2012

8. Ciclos de Estudos
Literários
9. V Semana de Letras

Linguísticos

e

b) Pós- Graduação:
Nome do Curso: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística
Nível: Mestrado e Doutorado
Modalidade: Acadêmico
Áreas de atuação/ linhas de pesquisa
O PPGLL é constituído por duas grandes áreas de concentração: Linguística e Estudos Literários.

ÁREAS
PPGLL

Linguística

LINHAS

1. Teoria e análise linguística

1. Literatura, cultura e sociedade

2. Discurso: sujeito, história e ideologia

2. Literatura e história

DE
PESQUISA

Estudos literários

3. Linguística aplicada

---

4. Estudos do texto: oralidade, leitura e escritura

---

NOME DO CURSO

NÍVEL

ALUNOS MATRICULADOS/ 2012

Mestrado

37 ALUNOS

TOTAL ALUNOS

8
LETRAS E LINGUÍSTICA

Doutorado

22 Mestrado
Oferta de Vagas
22 Doutorado

49 ALUNOS

86 ALUNOS

11 – Linguística
11 – Literatura
11 – Linguística
11 – Literatura

Forma de entrada: Seleção anual (prova escrita, defesa de projeto, prova de proficiência em língua
estrangeira, análise do currículo).
Desde 1997, o PPGLL organiza a publicação de artigos científicos da área através da
Revista Leitura. A Revista do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Ufal tem
periodicidade semestral, sendo avaliada com conceito B2 no Qualis (Capes).
Durante os seus vinte e três anos de existência, o PPGLL já realizou mais de 200 defesas de
dissertações de mestrado e mais de 100 defesas de teses de doutorado.
d) Pesquisa:
Os Grupos de Pesquisa do PPGLL estão certificados no CNPq e envolvem pesquisadores
do programa propriamente dito, professores da Fale ainda não credenciados na Pós-graduação, alunos
de Pós-graduação e de Graduação e professores de outros programas da Ufal e de outras instituições,
desenvolvendo projetos, efetuando eventos científicos e produzindo artigos científicos e trabalhos de
extensão.
GRUPOS DE PESQUISA:
Estudos em Fonética e Fonologia
Descrição: Nesse grupo de pesquisa, desenvolvem-se estudos nas áreas de fonética e fonologia. Os
trabalhos são elaborados dentro de várias correntes de estudos dos sons. No âmbito da Fonética, lidase com fonética articulatória, a fonética acústica experimental e a fonética perceptual. No campo da
Fonologia, os trabalhos são de cunho descritivista, apoiados em princípios básicos de descrição
fonológica mais explicações de base gerativa do modelo padrão aos modelos autossegmentais. As
áreas abrangidas são descrição de línguas (línguas indígenas, português e outras línguas), ensino e
aquisição. Membros: Profa. Januacele da Costa (líder), Prof. Miguel Oliveira, Jr. (líder), Profa. Dra.
Eliane Barbosa da Silva (Fale-Ufal), Profa. Dra. Luzia Payão (Uncisal), Profa. Ms. Adriana Lopes
Lisboa Tibana (Fale-Ufal), Profa. Ms. Aline Vieira (Fale-Ufal), Eronilma Bezerra da Silva, Fábia
Pereira da Silva, Frederico Chaves Sampaio junior, Ebson Wilkerson Rocha da Silva, Jéssica
Gonçalves da Silva, Mariana Silva Sousa, Jeylla Salomé Barbosa dos Santos, Maraísa Espíndola de
Castro.
Línguas Brasileiras: análise, aquisição e ensino
Descrição: O grupo objetiva agrupar projetos dedicados a: 1) descrição, análise e documentação de
línguas brasileiras, incluindo-se o português, as línguas indígenas e a língua brasileira de sinais
(libras); 2) aquisição da linguagem oral e escrita pela criança, a aquisição da escrita por jovens e
adultos, a aquisição de libras e do português escrito pelo sujeito surdo, e 3)reflexão sobre teorias,

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métodos e epistemologia no campo da linguística e seus desdobramentos para o ensino de línguas.
Membros: Aldir Santos de Paula (líder), Núbia Rabelo Bakker Faria (líder), Ana Cristina Ribeiro de
Noronha, Lucila Maria Oliveira da Costa, Antônio Félix de Souza Neto, Lys Lins Calisto, Elyne
Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório, Maria Andressa Lacerda Dantas Pereira da Costa, Érika
Costa de Souza, Paula Moura Lopes, Gabriela Sóstenes, Priscila Rufino da Silva, Luciana Santos
Silva, Sandra Patrícia Lamenha Peixoto.
Ensino e aprendizagem de línguas:
Descrição: Criado em 1995, o grupo de estudos Ensino e aprendizagem de línguas pertence ao
Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Ufal e está situado na
linha de pesquisa "Linguística Aplicada" do mesmo programa. Ele tem participado ativamente das
discussões relativas às questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de línguas
(materna e estrangeira) inseridas nas pesquisas desse grupo, tais como: leitura e produção de texto na
oralidade e na escrita; gramática na sala de aula; interface LM e LE; inter-relações entre as
modalidades oral e escrita; interação e discurso na sala de aula; linguagem, cultura e identidade;
formação de professores e de formadores de professores; multiletramentos; tecnologias da
contemporaneidade e ensino. Essa participação se dá através de apresentações em diversos eventos
nacionais e internacionais, bem como através da publicação de livros, capítulos de livros, artigos em
periódicos e anais, dentre outros. A atuação do grupo também se verifica nas contribuições para a
transformação das práticas em sala de aula e para a formação do professor e dos alunos pesquisadores,
uma vez que a metodologia da pesquisa ação utilizada em várias pesquisas do grupo contempla essas
dimensões. Membros: Rita Maria Diniz Zozzoli (líder), Rita de Cássia Souto Maior (vice-líder),
Andréa da Silva Pereira, Paulo Rogério Stella, Antônio Cícero de Araújo, Daniel Adelino C. O. da
Cruz, Danielly Verçosa Silva, Rosângela Oliveira Cruz Pimenta, Eliane Barbosa da Silva, Sergio Ifa,
Elisabeth Santa Rosa de Medeiros, Valmir Nunes Costa, Lúcia de Fátima Santos, Wellington Barbosa
Silva, Nádia Mara da Silveira. Orientandos: Álex Marcondes da Silva, Islane Caroline de Araujo,
Alexandre Ribeiro Emiliano, Jadson da Silva Pereira, Amanda Hortência L. do Nascimento, Josineide
L. dos Santos, Antonio Carlos S. de Lima, Milaedy Gardênia N. Oliveira, Antonio Warner de Araújo
Vasconcelos.
Análise do Discurso – Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia (Gedon)
Descrição: Esse grupo tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas na área de Análise do
Discurso de linha francesa (AD), procurando, através de diversos tipos de materialidades (discurso
político, midiático, educacional, jurídico, literário, religioso, científico e discursos do cotidiano),
desvelar os conflitos sociais na sociedade capitalista, com ênfase no sujeito de classe e nas relações de
opressão que, em suas formas de manifestação discursiva, expressam a simultaneidade contraditória
entre dominante e dominado. Membros: Belmira Rita da Costa Magalhães (líder), Helson Flávio da
Silva Sobrinho (líder), Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante. Ana Maria Gama Florêncio,
Andréa da Silva Pereira, Maria Leônia Garcia Costa Carvalho, Rossana Viana Gaia, Ahiranie Sales
dos Santos Manzoni, Lisiane Alcaria de Oliveira, Luciano Accioly Lemos Moreira, Camila Pimentel
Medeiros, Luciano Luiz Araújo, Catiane Rocha Passos de Souza, Luziene Corrêa Parnaíba, Egline
Gleice Souza de Moraes, Márcio Ferreira Calheiros, Fabrisa Leite Barros da Silva, Maria Cremilda da
Silva Melo, Marília Rocha Vieira, Geice Queila de Lima Silva, Mercia Sylvianne Rodrigues Pimentel,
Monique Munielle Santos Silva, Heder Cleber de Castro Rangel, Rita Magna de Almeida Reis Lôbo
de Vasconcelos, Ivete Aparecida da Silva Ota, Rodrigo Almeida Reis de Vasconcelos, Juliana Tereza
de Souza Lima, Simone Makiyama, Júlio Arantes Azevedo, Simone Valéria de Araujo, Julio César
Albuquerque da Rocha, Sylvio Marinho da Pureza Ramires, Jullyana Neri Vilaça, Tatiana Magalhães
Florêncio, Lais Sousa Cavalcante.

Getel - Grupo de Estudos do Texto e da Leitura

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Descrição: Os estudos sobre texto, discurso, leitura, cognição, escrita, gêneros textuais e letramento
são de extrema importância para os cursos de graduação e pós-graduação das áreas de Letras,
Linguística e Educação, já que essas áreas são responsáveis pela formação de professores de línguas e
literatura, além de outros educadores e profissionais que lidam com a questão da linguagem
(alfabetizadores, redatores, revisores, dentre outros). O grupo de estudos aqui proposto deve se
configurar como um espaço inter e multidisciplinar que deverá abranger estudos, pesquisas, eventos e
publicações que terão como alvo principal os professores do ensino básico e alunos da graduação nas
áreas referidas, cujos interesses se ligam a essa importante atividade humana, a língua(gem) e a
interação social, seus usos, modos, funções, construtos, suportes e mediações. Consideramos também
que o referido grupo será uma forma de nossos programas de pós-graduação darem um efetivo retorno
social, uma contribuição significativa para minimizar, de alguma forma, o atual quadro de crise em
que se encontra o ensino na escola básica no nosso estado. Membros: Maria Francisca Oliveira
Santos (líder), Maria Inez Matoso Silveira (líder), Maria Aparecida Silva, Fabiana de Oliveira, Ana
Néri Almeida Tenório, Jane Cleide dos Santos Bezerra, Annallena de Souza Guedes, Jane Pereira
Costa, Charridy Max Fontes Pinto, João Victor de Oliveira Araújo, Cristiano Lessa de Oliveira,
Neilton Farias Lins, Delma Cristina Lins Cabral de Melo, Raphaella Peixoto de Souza, Denise Silva
Barbosa, Renata Loyane Rodrigues Barbosa, Deywid Wagner de Melo, Ricardo Jorge de Sousa
Cavalcanti, Eduardo Pantaleão de Morais, Rogério dos Santos, Fernanda Goulart Ritti Dias, Sandra
Araujo Lima, Flávia Colen Meniconi, Valfrido da Silva Nunes, Francisco Jailson Dantas de Oliveira
Observatório da Linguagem em Uso
Descrição: O presente grupo procura mostrar as relações estabelecidas no discurso em diversos
contextos, sejam elas estabelecidas em salas de aula, consultas médicas, entrevistas jornalísticas,
textos literários, contextos digitais, entre outros. Os/As pesquisadores/as do grupo também
compartilham de reflexões sobre globalização, estudos culturais, pós-colonialismo e hibridismo
cultural. A metodologia de cunho etnográfico utiliza como instrumentos de coleta gravações em áudio
e em vídeo, questionários, entrevistas e notas de campo, documentos e textos literários. Questões que
afetam a linguagem em uso são o foco das pesquisas, analisando elementos como a relação entre
linguagem e cultura, preconceito e tolerância na linguagem, preservação da face, crenças sobre a
linguagem, letramento e multiletramentos e material digital. O grupo participa ativamente de
seminários, congressos e eventos locais regionais, nacionais e internacionais. Há, também, uma
crescente produção bibliográfica. Membros: Roseanne Rocha Tavares (líder), Sergio Ifa (líder),
Adriana Lopes Lisboa Tibana, Maria Cristina Lima Paniago Lopes, Ana Lúcia Simões Borges
Fonseca, Maria do Carmo Milito Gama, Breno Dias Oliveira, Paulo Rogério Stella, Daniel Adelino
Costa Oliveira da Cruz, Rosangela Nunes de Lima, Daniela Gomes de Araújo Nóbrega, Ildney de
Fátima Souza Cavalcanti, Jane dos Santos, Vanderlei José Zacchi, Jarbas Medeiros de Lima Filho,
Waléria de Melo Ferreira, Jose Carlos Goncalves, Welma Júlia Santos de Lima.
Literatura e Utopia
Descrição: Formado em junho de 2000, o grupo de pesquisa Literatura e Utopia é registrado no
Diretório dos Grupos de Pesquisa (CNPq/Brasil). Integram a nossa equipe pesquisadores/as
(professores e estudantes) de cinco universidades brasileiras e uma norte-americana. Estruturado a
partir de cinco linhas, as pesquisas do grupo têm como objetivo central reunir os vários projetos, já
concluídos ou em andamento, estudar várias tradições, mo(vi)mentos, gêneros e/ou textos literários
sob a perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos de gênero, observando as utopias e distopias da
cultura e as inter-relações entre cultura, literatura e utopia. Membros: Dra. Ildney Cavalcanti (líder),
Dr. Alfredo Cordiviola (UFPE), Dra. Ana Claudia Aymoré Martins (Ufal), Dr. Biagio D'Angelo
(PUC-MG), Dr. Edson Luiz André de Sousa (UFRGS), Dr. José Alexandrino de Souza Filho (FBN),
Dra. Lúcia Rodrigues de La Rocque (Fiocruz/Uerj), Dra. Maria Gabriela Costa (Ufal), Dra. Marcia
Felix da Silva Cortez (Ufal), Dr. Renildo Ribeiro (Ufal), Cleusa Salvina M. Barbosa (Ufal), Juan
Ignacio López (UFPE), Brenda Carlos de Andrade (UFPE), Marcus Vinícius Matias (Ufal), Rogério

11
Mendes Coelho (Ufal), Amanda Priscila Santos Prado (Ufal), Eliaquim José Teixeira Santos (Ufal),
Nayara Macena Gomes (UFPE), Rosa Maria dos Santos (Ufal), Fernanda Gomes da Silva (Ufal),
Gabriella Patrícia dos Santos Lins (Ufal), Tássio Silveira Batista (Ufal), Aline Maire de Oliveira
Gomes (Ufal), Analice da Conceição Leandro da Silva (Ufal), Arenato da Silva Santos (Ufal), Roberta
de Aguiar Santos (Ufal)
Mare&sal Estudos e Pesquisas Interdisciplinares
Descrição: O grupo Mare&sal, criado em 1997, na Ufal, é interdisciplinar e desenvolve pesquisas em
estudos de gênero associadas a várias áreas do conhecimento: literatura, psicanálise, direitos humanos
sociais, filosofia e serviço social. Vincula-se ao PPG Letras, à Faculdade de Letras, onde atua a sua
líder; à de Medicina, onde atua a vice-líder; vincula-se ainda às Unidades de Educação, Ciências
Humanas, Comunicação Social e Artes, e Serviço Social, além do Núcleo Temático Mulher &
Cidadania. O Mare&sal também colabora com outros grupos, como Literatura e utopia, da Ufal.O
projeto "Resgate e representação da identidade de gênero de mulheres na ciência e nas artes",
financiado pelo CNPq (1999-2001), envolveu a Ufal, Ufba e UFRPE, tendo resultado na publicação
da Coleção Mare&sal (3 volumes). O grupo tem formado pesquisadoras/es da IC ao doutorado nas
várias áreas do conhecimento. Conta hoje com seis pesquisador@s (+10 discentes) cujos projetos
convergem para o feminismo em suas várias vertentes, em diálogo com outros campos do
conhecimento. Sua líder é pesquisadora do CNPq, nível 2. O grupo reúne-se periodicamente para
estudos e debates relacionados às pesquisas. Projetos atuais: 1)Traduções da cultura: uma antologia
interdisciplinar. (Ufal/UFSC, financ. CNPq); 2)Reconfigurações feministas na poesia de G. Nichols
(financ. CNPq); 3) Corpo e exílio na narrativa de Lya Luft; 4) Compreendendo a realização
progressiva do direito à alimentação ...: o caso das travestis em Maceió, AL (financ. da Sec. de Est. da
Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos); 5)Representações sociais de gênero, étnico/raciais e
de sexualidade entre os profissionais do magistério; 5)Identidades de gênero de jovens do sexo
masculino, em Maceió:... (Edufal: 2009); O corpo em revista (Edufal: 2005) e a "Coleção Mare&sal"
(Edufal/CNPq, 2002 e 2003). Homepage em construção. Membros: Izabel F. O. Brandão (líder), Mª
de Fátima Machado de Albuquerque (vice-líder), Jerzui Mendes Torres Tomaz, Elvira Barretto, Maria
Aparecida Batista de Oliveira, Lincoln Braga Villas Boas, Elaine Cristina Raposo dos Santos, Laureni
Aparecida Lourenço da Silva, Raquel D'Elboux Couto Nunes, Marina Verçosa de Andrade, Darislânia
da Silva Rocha, Bruno Fellipe, Maria Priscilla Moura de Amorim, Vanessa Gomes Ribeiro, Monalisa
Madeiro Gregorio Barbosa, Gersonita Silva.
Poesia Brasileira e História
Descrição: Fundamentado em estudos de teoria e crítica literárias e em ensaios historiográficos, o
projeto analisa obras poéticas com o propósito de pesquisar as relações entre Literatura e História –
campo ainda pouco explorado na prática analítica. Seu corpus abrange poetas pertencentes às diversas
tradições literárias que por aqui se constituíram desde o século XVIII, e vêm se formando na
atualidade. Desenvolvida no local de trabalho (PPGLL/Ufal) da líder do grupo, a pesquisa manifesta
interesse por poetas esquecidos, quase ausentes de nossa historiografia literária. Membros: Profa.
Gilda de Albuquerque Vilela Brandão (líder), Prof. Fernando Moreira Fiúza, Prof. Niraldo Farias,
Prof. Roberto Sarmento Lima, Antonio José Rodrigues Xavier, Fernando Guilherme da Silva Ayres,
Gustavo Henrique de Souza Leão, Herbert Nunes Almeida Santos, Lídia Maria Ferreira Dantas,
Joranaide Alves Ramos, Nielson Batista da Silva, Virgínia dos Santos Silva
História e construção literária na prosa brasileira
Descrição: O grupo de pesquisa, intitulado História e construção literária na prosa brasileira, está
vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de
Alagoas, onde atua a líder do grupo. A pesquisa visa à análise dos elementos formais de textos
literários brasileiros, examinados em correlação com seu quadro histórico de referência. Membros:
Ana Claudia Aymoré Martins (líder), Fernando Fiúza Moreira, Roberto Sarmento Lima, Gilda Vilela

12
Brandão.
Estudos de Tradução
Descrição: Esse grupo se propõe a propiciar a reflexão tradutológica como base nos problemas e
processos tradutórios evidenciados em textos traduzidos e traduções em processo, e também desde
uma perspectiva pedagógica na formação de professores e tradutores de línguas estrangeiras através de
três linhas de pesquisa: 1)Tradução de textos científicos e técnicos que trata sobre os estudos sobre
competência tradutologica, didática da tradução e recursos para a tradução de textos científicotécnicos e formação de tradutores nessa área; 2) Pragmática Intercultural que propõe oferecer um
espaço de reflexão sobre o papel da pragmática intercultural no processo de tradução, bem como na
criação e interpretação discursiva num ambiente de estudos como é o vivenciado por alunos
brasileiros de espanhol língua estrangeira, futuros professores e 3) Tradução em Literatura comparada
que visa o estudo e análise dos termos culturalmente marcados nas traduções de obras de autores
nordestinos para o espanhol, observando as barreiras culturais na tradução de obras de cunho
regionalista e as aproximações e distanciamentos do par linguístico envolvido. Membros: Ana
Margarita Barandela García (Fale) (líder), Gonzalo E. Abio Vírsida (Cedu), Jacqueline Elizabeth
Vasquez Araujo (Fale), Kristianny Brandão Barbosa De Azumbuja (Fale), Geisiana A. de Carvalho,
Estanislau Cabral Neto, Dayanne Amaral Lopes, Jocicleia Florencio, Lauro César Timoteo dos Santos,
Valdenise S. de Oliveira Melo, Ana Paula da Silva, Elielma Messias Duarte.

PIBIC (2012-2013)
ORIENTADOR(A)
1. Aldir Santos de Paula
2. Eliana Kefalás Oliveira
3. Eliane Barbosa da Silva
4. Fabiana de Oliveira
5. Helson Flávio da Silva Sobrinho
6. Ildney da Fátima Souza
Cavalcante
7. Izabel de Fátima de Oliveira
Brandão
8. Januacele Francisca da Costa
9. Maria Denilda Moura
10. Miguel José Alves de Oliveira
Júnior
11. Núbia Rabelo Bakker Faria
12. Paulo Rogério Stella
13. Rita de cássia Souto Maior
Siqueira Lima
14. Sérgio Ifa

15. Sônia Cristina Simões Felipeto
16. Susana Souto Silva

TÍTULO DO PROJETO
Processo de palatalização na cidade de Maceió: uma
abordagem sociolinguística
Leitura em cena: a escuta do corpo na formação do leitor
literário
Aspectos fonético-fonológicos na interlíngua de
aprendizes de espanhol/LE: da analise teórica à prática
A interferência de fatores textuais e cognitivos na
compreensão leitora de alunos universitários
O funcionamento do discurso sobre a velhice e os
trajetos sociais.

Bolsista(s)

Colaborador(es)

1

0

1

0

1

0

1

1

2

0

Utopismos brasileiros: um inventário cultural
Traduções da cultura: Uma antologia interdisciplinar nas
interfaces entre estudos de gênero, feminismos e
mulheres
Documentação da língua indígena brasileira Yaathe
(Fulni-Ô)

2

1

1

0

2

0

A sintaxe da concordância no português brasileiro
Nurc digital: uma proposta de representação dos dados
do projeto Nurc
Forma e substância na linguagem: desafios para pensar a
natureza da escrita alfabética a partir da escrita do surdo.
A formação crítica do professor de língua estrangeiratexto e ensino.
Ensino da língua portuguesa em projetos: o discurso da
mídia a respeito das comunidades de Maceió.
Formação de educadores de língua estrangeira em
Alagoas...
Ecos – escritura inventiva e colaborativa de contos
etiológicos em sala de aula: reflexões em torno do acaso,
da interação e das relações associativas.
Percursos de memória na poesia de Jorge Cooper

1

0

2

0

1

1

1

1

1

0

1

3

1
2

1
0

13

1.7. Área de Atuação Acadêmica frente ao Plano Nacional da Educação – PNE e das Diretrizes
Curriculares Nacionais – DCN:
Trata-se de um curso de licenciatura em Letras com suas respectivas habilitações (Português,
Inglês, Espanhol e Francês) e, de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras
(PPC/Letras), “tendo por base uma formação que articula ensino, pesquisa e extensão relativamente
aos conhecimentos linguísticos e literários das línguas espanhola, francesa, inglesa e portuguesa,
conforme a habilitação, e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de
Letras, os espaços de atuação do licenciado em Letras estão mais diretamente voltados para a atuação
do egresso como professor na educação básica, nos domínios público e privado, e em escolas de
línguas estrangeiras. Há ainda a possibilidade de atuação deste profissional na revisão de textos,
desenvolvimento e análise de material didático e de técnicas pedagógicas para o ensino de língua(s) e
respectiva(s) literatura(s), elaboração de proposta curricular no seu campo de atuação, assessoria
cultural, crítica linguística e literária, dentre outros que envolvam a língua/linguagem/discurso, em
termos de sua estrutura, funcionamento, manifestações culturais e sócio-históricas.” (PPC/Letras
(2007, p.3-4)
2. ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DA UNIDADE
2.1. Como é feito o planejamento da Unidade para o início dos semestres letivos?
A Câmara de Graduação está organizada em quatro Setores de Estudo: Setor de Espanhol,
Setor de Francês, Setor de Inglês e Setor de Português. Cada setor se reúne para o planejamento
semestral em relação à oferta e distribuição de disciplinas do curso, bem como a avaliação e a
reformulação de programas e ementas, e discussão sobre o ordenamento curricular de forma que
atendam integralmente aos objetivos acadêmicos.
Na Pós-Graduação, as duas áreas de estudos (Linguística e Estudos Literários) se reúnem
para distribuir a oferta das disciplinas e realizar o planejamento de seminários, palestras,
conferências e cursos. No planejamento semestral, discute-se a reformulação de programas e
ementas, a avaliação de pedidos de professores para credenciamento, e o estudo da produção
docente e discente para acompanhamento das metas e objetivos a serem atingidos pelo programa.

2.2. Como a Unidade acompanha as atividades dos docentes junto aos alunos?
Solicita-se aos docentes, no início do semestre letivo, o Programa das disciplinas e a
entrega das pagelas que contêm o registro da atividades acadêmicas do semestre anterior.
Há também um Fórum permanente da graduação convocado periodicamente para reuniões

14
de avaliação sobre o andamento do curso.

2.3. Quais as eventuais inovações consideradas significativas, especialmente quanto à
flexibilização dos componentes curriculares, às oportunidades diferenciadas de integralização
do curso, às atividades práticas e de estágio, desenvolvimento de materiais pedagógicos e
incorporação de avanços tecnológicos?
Busca-se a flexibilização pode ocorrer pelo estudo de equivalências entre disciplinas
cursadas em outras UAs e as que são ofertadas na Fale, como também pela ampliação e
diversificação na oferta de disciplinas eletivas de cada setor e a possibilidade de serem cursadas
independentemente da habilitação escolhida. Vale ressaltar que a Resolução 32/2005 (Cepe) que
fundamenta a atual proposta curricular dificulta uma maior flexibilização de disciplinas ofertas no
curso.
As oportunidades diferenciadas de integralização do curso podem ocorrer através de
intercâmbio internacional. Além da experiência internacional, o aluno poderá, na sua volta à Fale,
ter suas disciplinas validadas como eletivas, obrigatórias ou tê-las simplesmente consideradas
como atividades complementares.
As atividades práticas ocorrem por via da participação em cursos, minicursos, oficinas,
palestras, jornadas, projetos integradores, além das várias versões do Seminário de Extensão, da
Semana de Letras, do Congresso Acadêmico, e do Encontro de Língua Falada e Escrita (Elfe).
Quanto ao desenvolvimento de material pedagógico, alguns docentes desenvolvem
projetos de pesquisa e de extensão que visam à elaboração e desenvolvimento de material didáticopedagógico.
Quanto à incorporação de avanços tecnológicos, a possibilidade de 25% das aulas online
ainda não permite ao docente da Fale fazer uso de ferramentas digitais para interação síncrona.
Vale ressaltar que já houve projetos de disciplinas ofertadas nas habilitações que buscavam a
inserção, implantação de tecnologias no ensino presencial, a saber, Tecnologias e Ensino de Língua
Portuguesa (2011-2012); Tecnologias e Ensino de Língua Inglesa (2011); Tecnologia e ensino de
Língua Espanhola (2011); Tecnologia e ensino de Literatura de Língua Espanhola (2011). No
entanto, alguns obstáculos como a falta de uma sala de aula equipada com computadores e a
ausência de sinal de internet sem fio na unidade, comprometeram um aproveitamento maior desses
programas. Neste momento, professores da Fale fazem cursos de formação ofertados pela Cied
para capacitação e utilização de novas tecnologias de ensino.

15
2.4. Considerando as atividades acadêmicas desenvolvidas pela unidade/campus, qual a
contribuição social para o atendimento de demandas nacionais, regionais e locais?
Acredita-se que a maior contribuição social da Fale para o atendimento de demandas
nacionais, regionais e locais é o quantitativo de egressos da Graduação e da Pós-Graduação no
mercado de trabalho, tendo em média 100 graduados/ ano e 30 pós-graduados/ano (mestrado e
doutorado).
Além desse impacto na formação de cidadãos na área de Letras, os projetos de pesquisa
dos professores e de seus orientandos contribuem positivamente para produção de conhecimento
que favorece a interlocução entre a academia e a sociedade.
Outras contribuições sociais são as várias ações de extensão, a exemplo do Projeto Casas
de Cultura no Campus, Fale Inglês no Pontal, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (Pibid), o Projeto Ensino e Aprendizagem de Línguas em Comunidades de Maceió, são
projetos voltados para o social e contribuem para a formação docente do graduando em Letras.

2.5. Qual avaliação da Unidade quanto ao número atual de vagas, cursos, turmas e horários
de funcionamento? A Unidade tem planos para alteração/ampliação? Justifique.
Considera-se o número de vagas do Curso insuficiente para a demanda do Estado de
Alagoas, e, com o quadro atual que existe de professores e técnicos, não é possível no momento
projetar o aumento da oferta. Atualmente, a Faculdade funciona nos três horários, pela manhã com
a Pós-graduação, e nos turnos vespertino e noturno com a Graduação.
Hoje, o foco principal é reavaliar e reelaborar o PPC do curso, mas para isso aguarda-se
uma decisão do Fórum das Licenciaturas da Ufal para aferir as possibilidades de mudanças nas
habilitações.
Atualmente, a projeção feita para ampliação de vagas encontra-se vinculada à
implementação do projeto de Educação a Distância, que está tramitando na Capes e tem previsão
de início em 2013. Dessa forma, atenderemos à necessidade de formação docente na educação
Básica nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola.
Serão ofertados, dessa feita, os seguintes cursos:
x
x
x

Curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa (Educação a Distância)
Curso de Letras - Licenciatura em Língua Espanhola (Educação a Distância)
Curso de Letras - Licenciatura em Língua Inglesa (Educação a Distância)
A oferta de vagas em cada habilitação, para implementação do projeto de EaD, será a

16
seguinte: 250 vagas (Português), 125 vagas (Espanhol), 125 (Inglês).
Também será implantado o Curso de Mestrado Profissional (Profletras), que neste momento
encontra-se em processo de avaliação no Mec, e atenderá aos professores de educação básica do
sistema público de ensino, com previsão de início para 2013.

3. PERFIL DO CORPO DOCENTE/TÉCNICO
3.1. Composição do corpo docente e técnico lotado na Unidade:
DOCENTE
Nº

SIAPE

NOME

REGIME

TITULAÇÃO

CARGO/PROF.

1.
2.
3.
4.

3284162
2316034
0338331

ADNA DE ALMEIDA LOPES
ADRIANA LOPES LISBOA TIBANA
ALDIR SANTOS DE PAULA
ALINE VIEIRA BEZERRA HIGINO DE
OLIVEIRA
ANA CECILIA ACIOLI LIMA
ANA LUCIA GUERRA MILITO
ANA MARGARITA BARANDELA
GARCIA
ANDREA DA SILVA PEREIRA
DANIEL ADELINO COSTA OLIVEIRA DA
CRUZ
DANIEL PAES DE ALBUQUERQUE
ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
ELIANE BARBOSA DA SILVA
FABIANA DE OLIVEIRA
FABIO RODRIGUES DOS SANTOS
FERNANDO OTAVIO FIUZA MOREIRA
FLAVIA COLEN MENICONI
FRANCISCO JADIR LIMA PEREIRA
GILDA DE ALBUQUERQUE VILELA
BRANDAO
GLAUCIA VIEIRA MACHADO
HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
HUMBERTO MEIRA DE ARAUJO NETO
ILDNEY DE FATIMA SOUZA
CAVALCANTI
IRENE MARIA DIETSCHI
IZABEL DE FATIMA DE OLIVEIRA
BRANDAO
JACQUELINE ELIZABETH VASQUEZ
ARAUJO
JAIR GOMES DE FARIAS
JOSE CARLOS LIMA DOS SANTOS
KRISTIANNY BRANDAO BARBOSA DE
AZAMBUJA
LAURENY APARECIDA LOURENCO DA
SILVA
LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
LUCIA DE FATIMA SANTOS
MARCIO ALEXANDRE CRUZ
MARCUS VINICIUS MATIAS
MARIA GABRIELA CARDOSO
FERNANDES DA COSTA
MARIA STELA TORRES BARROS
LAMEIRAS
MIGUEL JOSE ALVES DE OLIVEIRA
JUNIOR
NUBIA RABELO BAKKER FARIA

40h DE
40h DE
40h DE
40h DE

D
ME
D

ADJUNTO
ASSISTENTE
ADJUNTO

ME
D
ME
D

ASSISTENTE
ADJUNTO
ASSISTENTE

5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.

1783421
1121341
1120608
3475435
1836454
1864872
1684094
1653452
2316139
2319766
2730435
1435424
1756862
1355192
1119834
1120958
2534411
1546905
1121063
1120581
1119821

25.
26.
27.
28.

2288417
2503447
1886180
3337883

29.
30.
31.
32.
33.
34.

1653597
3337884
2198828
2348117
2581726
1119505

35.
1121299
36.
37.

1784155
3121031

40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h

D

ADJUNTO
ADJUNTO

40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE

ME
ESP
D
D
D
ESP
D
ME
ESP
D

ASSISTENTE
AUXILIAR
ADJUNTO
ADJUNTO
ADJUNTO
AUXILIAR
ADJUNTO
ASSISTENTE
AUXILIAR

40h DE
40h DE
40h
40h DE

D
D
G
D

40h DE
40h DE

D

ASSOCIADO
ADJUNTO

D

ASSOCIADO

40h DE
40h
40h DE

ME
D
ME
ME

ASSISTENTE
ADJUNTO
TEMPORARIO

40h DE

ME

ASSOCIADO
ADJUNTO
ADJUNTO
TEMPORARIO

40h DE

SETOR DE
ESTUDO
PORTUGUÊS
INGLÊS
PORTUGUÊS
ESPANHOL

VÍNCULO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO

INGLÊS
INGLÊS
ESPANHOL

EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO

PORTUGUÊS
INGLÊS

EFETIVO
EFETIVO

PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
ESPANHOL
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
ESPANHOL
PORTUGUÊS
FRANCÊS

EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO

PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
INGLÊS

EFETIVO
EFETIVO
TEMPORÁRIO
EFETIVO

INGLÊS
INGLÊS

EFETIVO
EFETIVO

ESPANHOL

EFETIVO

PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
ESPANHOL

EFETIVO
TEMPORÁRIO
EFETIVO

ESPANHOL

EFETIVO

PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
FRANCÊS
INGLÊS
PORTUGUÊS

EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO

FRANCÊS

EFETIVO

PORTUGUÊS

EFETIVO

PORTUGUÊS

EFETIVO

ASSISTENTE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE

D
D
D
ME

ASSISTENTE
ADJUNTO
ADJUNTO
ADJUNTO
ASSISTENTE

D

ASSOCIADO

D

ADJUNTO

D
D

ADJUNTO
ASSOCIADO

40h DE
40h DE
40h DE

17
38.
39.
40.
41.
42.
43.
44.

1142891
1120573
1851662
1885099
2546193
3118896

PAULO JOSE SILVA VALENCA
PAULO LEONCIO DA SILVA
PAULO ROGERIO STELLA
RICARDO JOSE ROSA GUALDA
RITA DE CASSIA SOUTO MAIOR
SIQUEIRA LIMA
RITA MARIA DINIZ ZOZZOLI

RITACIRO CAVALCANTE DA SILVA
ROBERTO SARMENTO LIMA
ROSEANNE ROCHA TAVARES
SERGIO IFA
SIMONE MAKIYAMA
SONIA CRISTINA SIMOES FELIPETO
SUSANA SOUTO SILVA
TELMA MOREIRA VIANNA
1653533
MAGALHAES
52.
VINICIUS FERNANDO DE FARIAS
1120963
MEIRA
PROFESSORES VOLUNTÁRIOS
53. 0338331-8
MARIA DENILDA MOURA
54. 1121253
JANUACELE FRANCISCA DA COSTA
45.
46.
47.
48.
49.
50.
51.

1934839
1120119
1121116
1631608
1288394
2378069
3508522

40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE
40h DE

D
D
D
D

ADJUNTO
ADJUNTO
ADJUNTO
ASSISTENTE

D
D
G
D
D
D
ME
D
D

ADJUNTO
ADJUNTO
SUBST. – 3º
GRAU
ASSOCIADO
ADJUNTO
ADJUNTO
ASSISTENTE
ADJUNTO
ADJUNTO

D

ADJUNTO

D

ADJUNTO

D
D

ASSOCIADO
ASSOCIADO

40h DE
--12h

PORTUGUÊS
INGLÊS
INGLÊS
ESPANHOL
PORTUGUÊS

EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO

PORTUGUÊS
INGLÊS

EFETIVO
TEMPORÁRIO

PORTUGUÊS
INGLÊS
INGLÊS
INGLÊS
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS
PORTUGUÊS

EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO
EFETIVO

FRANCÊS

EFETIVO

PPGLL
PPGLL

VOLUNTÁRIO
VOLUNTÁRIO

LEGENDA:
D = DOUTOR
ME = MESTRE
ESP = ESPECIALISTA
G = GRADUADO

Colaboração de docentes de outras unidades: professores da Pós
Técnico verificar nomes/ acentos
Nº
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.

SIAPE
0134822
1120410
1093211
1120523
1120770
1120365
1119358
1928301
1784959
0140358
1730725

Nome
GILSON MIQUELINO FERREIRA
JUDSON LEAO DE MELLO
MARIA INES BASSI PEIL
MARIA VALERIA MARINHO MAIA
PAULO JORGE FERREIRA MEDEIROS
RIVANILDA LOPES DE ARAUJO
ROMAO CICERO MEDEIROS RODAS
ROSANA TACIANA PORTELA NICACIO DOS SANTOS
SIMONE DORNELLES SCHULZE
SONIA DA SILVA
WESSLEN NICACIO DE MENDONCA MELANIA

LEGENDA:
G = Graduação
EM= Ensino médio
EF= Ensino Fundamental

Regime
40h
40h
40h
40h
40h
40h
40h
40h
40h
40h
40h

Titulação
EM
G
G
G
G
EM
EM
G
G
EF
G

Atividade principal na unidade/campus
TECNICO DE LABORATORIO AREA
ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO
ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO
ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO
AUXILIAR EM ADMINISTRACAO
ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO
ALMOXARIFE
TECNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
SECRETARIO EXECUTIVO
PORTEIRO
ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO

18
3.2. Critérios de alocação de vagas do corpo docente
Existe uma comissão permanente na Unidade formada pela Direção, Coordenações da
Graduação e da Pós-Graduação, dos Setores e da Extensão responsável pela realização de estudo
sobre as carências da Fale no momento em que surgirem Vagas do Banco de Professor Equivalente
(BPEq) ou Vagas Novas na Unidade. Essa comissão tem caráter técnico, com o objetivo de fazer
uma análise das necessidades e sugerir proposta para deliberação do Conselho da Fale, seguindo
critérios, tais como:
¾ Vagas BPE: a vaga permanece, preferencialmente, no setor de origem, desde que este
comprove a necessidade da vaga.
¾ Vagas Novas: serão alocadas/ distribuídas de acordo com as necessidades da Unidade,
através de estudo feito pela comissão.
3.3. Lista das contratações docentes na unidade ocorridas desde 1º de janeiro de 2008:
Nome
1. Susana Souto Silva – Edital
015/2008

Perfil do
Docente
Doutor

Curso/Setor de Estudo
Estudos Literários

2. Telma Moreira Vianna
Magalhães – Edital 015/2008
3. Marcus Vinícius Matias - Edital
015/2008
4. Sérgio Ifa – Edital 015/2008
5. Laureny Aparecida Lourenço da
Silva – Edital 015/2008
6. Ana Margarita Barandela García
– Edital 015/2008

Doutor

7. Helson Flávio da Silva Sobrinho
– Edital 015/2008
8. Daniel Paes de Albuquerque –
Edital 015/2008
9. Eliana Kefalás Oliveira

Doutor

Língua Inglesa
Língua Espanhola e Prática
de Ensino de Espanhol
Língua e Literatura
Espanhola e Literatura
Hispano-Americana
Análise do Discurso

Especialista

Libras

Programa Reuni

Doutor

10. Rita de Cássia Souto Maior
Siqueira Lima – Edital 059/2008
11. Adriana Lopes Lisboa Tibana –
Edital 044/2009
12. Simone Makiyama – Edital
044/2009
13. Flávia Colen Meniconi – Edital
044/2009
14. Miguel José Alves de Oliveira
Júnior – Edital 001/2010
15. Sonia Cristina Simões Felipeto –
Edital 057/2010
16. Andréa da Silva Pereira – Edital

Doutor

Língua Portuguesa e
Estágio Supervisionado de
LP
Linguística Aplicada

Programa
Reuni:
Transferência do Centro de
Educação (Cedu/ Ufal).
Programa Reuni

Linguística Aplicada e
Ensino de Língua Inglesa
Linguística Aplicada e
Ensino de Língua Inglesa
Língua Espanhola e Prática
de Ensino de Espanhol
Linguística e Língua
Portuguesa
Língua Portuguesa –
Educação a Distância
Língua Portuguesa –

Programa Reuni

Assistente
Doutor
Assistente
Assistente

Assistente
Assistente
Assistente
Doutor
Doutor
Doutor

Linguística e Língua
Portuguesa
Língua Inglesa

Justificativa para a
Contratação
Exoneração da profa. Cláudia
Canuto (Setor Est. Lit.) –
Vaga BPE
Programa Reuni
Cessão Profa. Joyce (Setor
Esp.) p/ UFSCar – Vaga BPE
Programa Reuni
Programa Reuni
Programa Reuni
Programa Reuni

Programa Reuni
Programa Reuni
Programa Reuni
Programa Reuni
Programa Reuni.

19
057/2010

17. Aline Vieira Bezerra Higino de
Oliveira – Edital 027/2009

Assistente

Língua e Literatura
Espanhola e Literatura
Hispano-Americana

18. Paulo Rogério Stella – Edital
129/2010
19. Fábio Rodrigues dos Santos

Doutor

Língua Inglesa e
Linguística Aplicada
Libras

20. Kristianny Brandão Barbosa de
Azambuja – Edital 129/2010
21. Daniel Adelino Costa Oliveira
da Cruz – Edital 152/2010

Assistente

22. Ricardo José Rosa Gualda –
Edital 039/2011
23. Marcio Alexandre Cruz – Edital
106/2011

Assistente

Língua Espanhola

Doutor

Língua e Literatura
Francesa

Especialista

Assistente

Língua Espanhola –
Educação a Distância
Língua Inglesa e
Linguística Aplicada

Aproveitamento de candidata
classificada em concurso
anterior: Português – EaD, já
que não houve aprovação de
candidatos para a vaga de
Língua Portuguesa.
Vacância do Prof. Carlos
Bonfim (Setor Espanhol) –
Vaga BPE: aproveitamento de
candidata classificada em
concurso anterior.
Programa Reuni
Aposentadoria do Prof.
Eduardo Magalhães – Vaga
BPE: Aproveitamento de
candidato classificado em
concurso anterior/Ufal.
Programa Reuni
Aposentadoria da Profa.
Márcia Rosetti – Vaga BPE:
abertura de Concurso.
Programa Reuni
Aposentadoria da Profa.
Denilda Moura – Vaga BPE:
Abertura de Concurso.

Obs: docentes que permanecem no quadro efetivo.

3.4. Necessidade de novas contratações do corpo docente para consolidação da oferta
acadêmica:
Perfil
do
Docente

Curso/Setor de Estudo

Doutor

Setor de Português
Estudos linguísticos e Língua Portuguesa –
12 vagas novas

Doutor

Libras – 6 vagas novas

Doutor

Estudos literários –4 vagas novas

Doutor

Setor de Espanhol
6 vagas novas

Doutor

Setor de Inglês
10 vagas novas

Justificativa para a Contratação (carga horária
média do setor, ampliação de novas turmas etc.)
Necessidade de docente em linhas de Pesquisa da PósGraduação, ampliação de disciplinas de Língua
Portuguesa em diversos cursos já existentes e em cursos
novos da Ufal. Turmas muito numerosas na Graduação
em Letras. Carga horária média do setor: 11,6.
Ampliação da oferta de Libras em vários cursos já
existentes e em cursos novos da Ufal; abertura de linha
de pesquisa nessa área no Programa de Pós-Graduação.
No momento há uma contratação de substituto no
quadro docente, indispensável para o atendimento da
oferta. Carga horária média do setor: 12,3.
Necessidade de docente em linhas de Pesquisa da PósGraduação; turmas muito numerosas na Graduação em
Letras. Carga horária média do setor: 11,6.
Necessidade de atuação docente no Programa de PósGraduação; ampliação da oferta de Língua Espanhola
em cursos da Ufal. Carga horária média do setor: 10,8.
Ampliação da oferta de Língua Inglesa em vários cursos
já existentes e em cursos novos da Ufal; necessidade de
atuação docente no Programa de Pós-Graduação. Carga

20
horária média do setor: 10,5.
Doutor
Doutor

Setor de Francês
4 vagas novas

Necessidade de ampliação da oferta de Língua Francesa
em cursos da Ufal. Carga horária média do setor: 8.
Inexistência de docentes nessa categoria.

Vagas para professor titular para os
setores – 4 vagas novas

Além das justificativas apresentadas no quadro acima, deve-se considerar a implantação
de políticas do Governo Federal que demandam o ensino de línguas estrangeiras para participação
em intercâmbios internacional, a qualificação de graduandos e pós-graduandos quanto à
proficiência em línguas estrangeiras, a internacionalização da universidade, atividades internas e
externas de tradução de documentos oficiais e elaboração, aplicação e correção de provas de
proficiência dos programas de pós-graduação da Ufal. Também deve ser considerado o
atendimento e consolidação dos cursos de EaD e Mestrado Profissional, e sobretudo as mudanças
no funcionamento das Casas de Cultura que atualmente passam por um processo de
reestruturação para atender as exigências legais quanto à contratação de docentes e técnicos.
3.5 Necessidades de novas contratações do corpo técnico para consolidação da oferta de
serviço da unidade/campus:
Perfil

Setor

Justificativa

ASSISTENTE EM
ADMINISTRAÇÃO – 4 vagas

Secretaria da Fale

Necessidade de técnico nos turnos
matutino, vespertino e noturno

TÉCNICO EM ASSUNTOS
EDUCACIONAIS –4 vagas

Secretaria da Graduação e da PósGraduação

Necessidade de técnico nos turnos
matutino, vespertino e noturno

TÉCNICO DE LABORATÓRIO – 4 Laboratórios de Línguas
vagas

Necessidade de técnico nos turnos
matutino, vespertino e noturno

BIBLIOTECÁRIO – 3 vagas

Biblioteca Setorial

Necessidade de técnico nos turnos
matutino, vespertino e noturno

ASSISTENTE EM
ADMINISTRAÇÃO – 4vaga

Secretaria de EaD (Português/
Espanhol/ Inglês)

Necessidade de técnico para atender
aos cursos de EaD e Mestrado
Profissional

AGENTE ADMINISTRATIVO
COM ESPECIALIZAÇÃO EM
ARQUITETURA DE
INFORMAÇÃO E WEB
DESIGNER (OU ÁREAS AFINS) –
3 vagas

Graduação e Pós

Elaboração de página web,
editoração de revistas eletrônicas
para atender necessidades dos cursos
de EaD, Mestrado Profissional e
PPGLL

21
4. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA UNIDADE
4.1. Estrutura Organizacional, Instâncias de Decisão e Organograma Institucional e
Acadêmico.
Integram a Estrutura Organizacional da Fale as seguintes instâncias administrativas e
acadêmicas: I. Conselho; II. Diretoria; III. Colegiado da Câmara de Graduação; IV. Colegiado da
Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa; V. Colegiado da Câmara de Extensão; e VI. Órgãos de
Apoio. (Art. 3° RI-Fale1). O Conselho é a instância de deliberação máxima da Unidade.
4.2. Participação efetiva do corpo social da unidade/campus nos órgãos colegiados internos e
nas instancias coletivas da UFAL
Há uma participação efetiva do corpo social da Unidade (estudantes, docentes e técnicos)
tanto nos órgãos internos da Fale, como nas instâncias coletivas da Ufal, como, ainda, nos
projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão e instâncias administrativas, como também
na Assessoria Internacional e na Editora da Universidade.

4.3. Órgãos de apoio às atividades acadêmicas (caso existam)
Os Órgãos de Apoio são unidades estruturais concebidas como uma das dimensões de
funcionamento da Fale para favorecer os cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão e
para organizar a prestação de serviços internos e externos à Faculdade.
Os Órgãos de Apoio da Fale são os seguintes: Biblioteca Setorial, Laboratórios, Núcleos
de Estudos, Setor de Exame de Proficiência e Setor de Tradução.
4.4. Como o Regimento Interno e o PDU têm contribuído para uma gestão eficiente da
Unidade/Campus
A Faculdade de Letras (Fale), órgão de administração intermediária da Ufal e unidade
administrativa e de formação acadêmica, regida pelo seu Regimento Interno (RI), tem buscado
respaldar e fundamentar suas ações e decisões coletivas através desse instrumento regulador,
inclusive construindo o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), visando atingir, de forma
significativa e proativa, os seus objetivos a curto, médio e longo prazo dentro das ações de ensino,

1

Regimento Interno da Faculdade de Letras.

22
pesquisa e extensão.
5. POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES
5.1. Programas de apoio pedagógico ao discente realizado pela Unidade (monitoria, tutoria,
estágio, produção de material de apoio, acompanhamento da evasão e retenção, programa de
nivelamento, mobilidade).
A Fale tem uma atuação significativa quanto ao apoio pedagógico ao discente da
Graduação, através do programa de monitoria (com bolsa e sem bolsa), estágio não obrigatório
remunerado em escolas e em outros campos de trabalho, da produção de material de apoio
produzido através do desenvolvimento e participação docente e discente em projetos de pesquisa e
extensão, programa de nivelamento, especialmente na área das línguas estrangeiras e língua
portuguesa, realizados através dos setores de estudo e PET Letras. Temos ainda uma participação
efetiva na mobilidade estudantil, com aprovação significativa de estudantes do curso de Letras em
programas de mobilidade internacional da instituição, e, em nível de Pós-Graduação, os
doutorandos do PPGLL (bolsistas Capes) realizam estágio docência nas aulas da graduação, sob a
supervisão de seus orientadores.

Programa de Monitoria da Fale:
Professores orientadores: 17 docentes efetivos da Fale
Monitores bolsistas: 11 monitores bolsistas
Monitores não bolsistas: 14 monitores sem bolsa
Total de monitores: 25
Distribuição de monitores por setor de estudo:
SETOR

Com Bolsa

Sem Bolsas

Totais

Setor de Espanhol

2

4

6

Setor de Inglês

3

2

5

Setor de Língua Portuguesa

6

8

14

Total

11

14

25

A seguir, apresentamos a distribuição da monitoria por setor, apresentando respectivamente:
disciplina, professor, número de vagas para monitor com bolsa e sem bolsa.
SETOR DE ESPANHOL

23
Disciplina: Introdução à Língua Espanhola 1
Professora: Flávia Colen Meniconi
1 vaga com bolsa e 2 vagas sem bolsa
Disciplina: Introdução à Língua Espanhola 2
Professora: Flávia Colen Meniconi
2 vagas sem bolsa
Disciplina: Literatura de Língua Espanhola 2
Professora: Ana M. Barandela
1 vaga com bolsa
SETOR DE INGLÊS
Disciplina: Introdução à Língua Inglesa 1
Professor: Daniel A. Costa O. da Cruz
1 vaga com bolsa
Disciplina: Introdução à Língua Inglesa 2
Professor: Daniel A. Costa O. da Cruz
1 vaga com bolsa
Disciplina: Língua Inglesa 4
Professor: Paulo Leôncio
1 vaga com bolsa
Disciplina: Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras
Professor: Paulo Stella
2 vagas sem bolsa
SETOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina: Linguística Aplicada
Professora: Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
1 vaga com bolsa e 1 vaga sem bolsa
Disciplina: Leitura e Produção de textos em Língua Portuguesa
Professora: Andréa Pereira
1 vaga com bolsa
Disciplina: Profissão Docente
Professora: Lígia Ferreira
1 vaga com bolsa e 1 vaga sem bolsa
Disciplina: Leitura e Produção de textos
Professora: Lúcia de Fátima Santos
1 vaga com bolsa
Disciplina: Língua Latina

24
Professor: Jadir Pereira
1 vaga com bolsa
Disciplina: Teoria Linguística 1
Professor: Aldir Paula
1 vaga com bolsa
Disciplina: Ensino de Língua Portuguesa
Professora: Adna Lopes
1 vaga sem bolsa
Disciplina: Leitura e Produção de Textos
Professora: Fabiana Oliveira
1 vaga sem bolsa
Disciplina: Análise do Discurso
Professor: Helson Sobrinho
1 vaga sem bolsa
Disciplina: Português para Comunicação
Professora: Eliana Kefalás
2 vagas sem bolsa
Disciplina: Fonologia do Português
Professor: Miguel Oliveira
1 vaga sem bolsa
A Fale está participando cada vez mais de programas de mobilidade acadêmica, em
âmbito internacional. Em 2012, três estudantes da Fale participam de intercâmbio internacional, e
outros dois estão classificados para participação de intercâmbio em 2013.
Sobre a evasão e retenção de alunos da Graduação, infelizmente o acompanhamento não
acontece a contento porque os alunos são convidados a comparecer à coordenação para conversar
sobre a sua situação acadêmica, mas em geral não têm comparecido. Quanto à retenção, são
desenvolvidas algumas ações como, por exemplo, a oferta de disciplinas em horários alternativos,
minicursos, palestras e atividades de atendimento ao aluno através do PET e dos monitores de
disciplinas.
5.2. Ações para identificação de necessidades para suporte à Permanência (bolsas,
restaurantes, residência universitária, assistência médico-odontológico, biblioteca,
atendimento psicopedagógico etc).
Nas atividades de recepção dos feras, programação que ocorre a cada início de semestre,

25
a Fale apresenta aos discentes o funcionamento da Ufal, da Fale, do Curso e das instâncias, setores,
programas, projetos etc. Nesse momento, apresentamos os tipos de bolsas e a forma como eles
podem se engajar ou participar dessas oportunidades no âmbito da Ufal ou da própria Unidade.
Além disso, a Coordenação do Curso encaminha todos os alunos com necessidades para suporte a
sua permanência na Fale à Proest. Incentiva-se o discente à participação nos programas e projetos
institucionais que visam a sua permanência e ao atendimento assistencial, através de divulgação
impressos e eletrônicos e de reuniões com tal finalidade.
5.3. Organização estudantil (espaço para participação e convivência estudantil, apoio a
eventos etc.)
A Fale tem contribuído para a participação e convivência dos estudantes em todas as
atividades acadêmicas da Unidade, bem como tem dado apoio a eventos desenvolvidos pelos
discentes. Tem também disponibilizado espaço físico para o Centro Acadêmico de Letras (CA
Letras), e garantido a participação dos representantes estudantis nas decisões coletivas da Unidade.

5.4. Acompanhamento das políticas afirmativas na unidade/campus.
Os docentes desenvolvem projetos e atendem as chamadas de editais de políticas
afirmativas que envolvem a participação de estudantes. Pretende-se desenvolver uma política mais
efetiva na Fale que acompanhe essas ações e os resultados das pesquisas.

5.5. Acompanhamento das políticas de acessibilidade na unidade/campus
É reconhecido pouco investimento dado aos serviços e políticas de acessibilidade. No
momento, a Fale desenvolve o projeto “Entre o ouvir, o ler e o escrever: Experiências de audição,
leitura e produção de texto na Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly”, coordenado pela Profa.
Núbia Faria.
5.6. Como é feito o acompanhamento dos egressos
A Fale tem buscado manter contatos com os egressos através de e-mails, redes sociais, para
incentivá-los a continuar participando de cursos, atividades e projetos de extensão, projetos de
ação continuada, e continuidade de estudos na pós-graduação. No entanto, considera-se que essas
ações ainda são insuficientes, fato a ser contemplado nas metas deste plano de desenvolvimento da
Unidade para os anos posteriores.

6. INFRAESTRUTURA

26
6.1. Descreva a infraestrutura física da Unidade (detalhar salas de aula, biblioteca,
laboratórios, instalações administrativas, sala de docentes, coordenações e outros).
(Ver Planta da Fale, em Anexo)
ESPAÇO

ÁREA
16,85m²
16,85m²
16,85m²

ALUNOS
ATENDIDOS
696 ALUNOS
696 ALUNOS
610 ALUNOS

SECRETARIA GERAL
DIREÇÃO
SECRETARIA DA COORDENAÇÃO
DA GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DA GRADUAÇÃO
SECRETARIA DISCENTE DA PÓS
ALMOXARIFADO DA PÓS
SECRETARIA DOCENTE DA PÓS
COORDENAÇÃO DA PÓSGRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE
APOIO
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
SALA 1 – DOCENTE

Atendimento ao público geral
Atendimento ao público geral
Atendimento ao público geral

16,85m²
16,85m²
16,85m²
16,85m²
16,8m²

610 ALUNOS
86 ALUNOS
86 ALUNOS
86 ALUNOS

Atendimento ao público geral
Atendimento ao público geral
Uso restrito da secretaria da Pós
Atendimento ao público geral
Atendimento ao público geral

16,44m²

-

Atividades da Coordenação

16,44m²
16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 2 – DOCENTE

16,44 m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 3 – DOCENTE

16,44 m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA DOS PROFESSORES
COPA
CENTRO ACADÊMICO - C.A.
ALMOXARIFADO DA FALE
PET - LETRAS
SALA 4 – DOCENTE

33,93m²
33,60m²
16,44m²
16,44m²
33,85m²
16,44m²

52 docentes
8 integrantes
12 integrantes
Até 4 docentes p/ sala

SALA 5 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 6 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 7 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 8 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 9 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

WC FEMININO
WC MASCULINO
SALA 10 – DOCENTE

15,20m²
15,20 m²
16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 11 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 12 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 13 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 14 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 15 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 16 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

SALA 17 – DOCENTE

16,44m²

Até 4 docentes p/ sala

REPROGRAFIA
CANTINA
LABORATÓRIO DE LÍNGUAS 01

0,58 m²
0,585m²
85,80m²

Todos os estudantes da
Graduação de da PósGraduação (Total: 696) e
professores.

68,35m²

Capacidade para 80

Atividades da Coordenação
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Sala de permanência e convivência de docentes
Uso restrito aos professores e técnicos
Atendimento ao público geral
Uso restrito da secretaria
Atendimento ao público
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento ao público geral
Atendimento ao público geral
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento aos discentes/ orientandos e planejamento
docente
Atendimento ao público geral
Atendimento ao público geral
Sala de multimeios para uso por docentes e discentes,
equipada com acervo em áudio, vídeo e impressos de uso
restrito ao local.
A Biblioteca Setorial Arriete Vilela possui um acervo
específico da área de Estudos da Linguagem (Língua,
Linguística e Literatura), disponível para professores e
estudantes da graduação e pós-graduação.
Espaço provisório para esse fim, pois o projeto do Cepel
contemplará uma biblioteca a ser compartilhada com o
Cedu.
Espaço disponível para reuniões da Fale, Defesas de

BIBLIOTECA SETORIAL ARRIETE
VILELA

MINIAUDITÓRIO HELIÔNIA CERES

RELAÇÃO COM PPC/PROGRAMA DE PÓS

27
pessoas
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

16,85m²

Capacidade para 12
pessoas/ estudantes

LABORATÓRIO DE LÍNGUAS 02 –
ELICE

86,14m²

Capacidade para 48
estudantes e 2
professores

ARQUIVO DA FALE
WC FEMININO
WC MASCULINO
SALA DE AULA 1

16,21m²
15,03m²
15,03m²
33,48m²

Capacidade para 25
alunos

SALA DE AULA 2

33,48m²

Capacidade para 25
alunos

SALA DE AULA 3

33,48m²

Capacidade para 25
alunos

SALA DE AULA 4

33,48m²

Capacidade para 25
alunos

SALA DE AULA 5

33,48m²

Capacidade para 25
alunos

dissertações e teses de doutorado, Eventos de pequeno
porte.
Espaço equipado com 12 computadores ligados à rede,
disponibilizado aos docentes e discentes (graduação e
pós-graduação) da Fale para fins de pesquisa acadêmica.
O Label 2 é composto por uma sala com 48 cabines para
alunos e duas cabines de comando para até 2 professores,
equipada com um programa específico para ensino de
línguas (Elice).
Pode ser usada também para vídeoaula e reuniões e
palestras.
Uso restrito da secretaria da Fale
Atendimento ao público
Atendimento ao público
Serão equipadas adequadamente (data show, aparelho de
e som, tv) para aulas do PPGLL e para disciplinas de
ensino de línguas da graduação.
Serão equipadas adequadamente (Data show, aparelho de
e som, tv) para aulas do PPGLL e para disciplinas de
ensino de línguas da graduação.
Serão equipadas adequadamente (Data show, aparelho de
e som, tv) para aulas do PPGLL e para disciplinas de
ensino de línguas da graduação.
Serão equipadas adequadamente (Data show, aparelho de
e som, tv) para aulas do PPGLL e para disciplinas de
ensino de línguas da graduação.
Serão equipadas adequadamente (Data show, aparelho de
e som, tv) para aulas do PPGLL e para disciplinas de
ensino de línguas da graduação.

6.2.Ações de renovação do acervo bibliográfico
É feito o acompanhamento de chamadas e editais que promovam ações para a renovação do
acervo bibliográfico na área de Letras e Linguística, da Biblioteca Setorial Arriete Vilela. Também
é enviada a lista de bibliografia utilizada para sua aquisição através da Biblioteca Central.
Através do intercâmbio que a Pós realiza com outros cursos da área, a Biblioteca tem
recebido um significativo número de revistas atualizadas e livros.
6.3. Necessidade de consolidação da infraestrutura para o novo PDU
Tipo
Reforma
Ampliação

Construção

Descrição
Divisórias de salas
de permanência.
Anexo III – duas
salas para as
Coordenações de
EAD e Mestrado
Profissional
1(um) Auditório
Grande: Pleito
solicitado e projeto
elaborado (CTInfraCepel)
1(um) Auditório
Médio: PPGLL para defesas de
dissertações e teses.
Duas salas para
atividades de

Unidade de
Medida
Conforme
necessidade

Alunos
atendidos
-

2013

2014

2015

2016

2017

x

x

x

x

x

16,85m²

-

x

x

-

-

-

---

Todos

x

x

-

-

-

86,14 m²

Todos

x

x

-

-

-

16,44 m²

Todos

x

x

x

x

x

28

Equipamentos

Mobiliário

monitoria, uma para
o projeto Pibid,
uma para o projeto
Casa de Cultura no
Campus e cinco
salas para
permanência de
professores
Substituição
contínua quando de
material conforme o
aparecimento de
novas versões ou
modelos
Substituição
contínua no caso de
danificação de
móveis ou
renovação de
modelos

-

-

x

x

x

x

x

-

-

x

x

x

x

x

7. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
(UA/CAMPUS)
7.1. Faça um resumo dos principais pontos provenientes do relatório de avaliação da
Unidade, conduzido pela Comissão de Autoavaliação.
Avaliação do Curso de Letras (2010)
` A Faculdade de Letras (Fale), através da Coordenação de Graduação e da Comissão de
Autoavaliação, encaminhou, em outubro de 2009, um processo de avaliação do curso com a
aplicação de um questionário anônimo a fim de obter a opinião dos alunos em relação a
dois aspectos:
a) o tipo de habilitação – simples ou dupla e
b) o conteúdo curricular.

Questionário
` O questionário aplicado aos alunos incluiu três questões objetivas, relacionadas,
respectivamente, às habilitações, ao ordenamento curricular e aos Projetos Integradores. E
uma quarta questão, subjetiva, propôs discutir as melhorias desejadas pelos alunos para o
Curso de Letras.
Eis as questões:

29
1. Em relação às habilitações do curso de Letras, você optaria por:
( )Manter o modelo atual de habilitação única para Espanhol, Francês, Inglês e Português e
suas literaturas. 14%
( ) Manter a habilitação única Português-Literatura e reimplantar as habilitações duplas
Português-Espanhol, Português-Francês e Português-Inglês e suas licenciaturas. 81%
( ) Outro. Especificar. 5%
2. Em relação ao ordenamento curricular do curso de Letras, você considera:
a) o número de disciplinas específicas da habilitação cursada
excessivo – ideal – insuficiente - outro. (11% -106% -121% -11%)
b) o número de disciplinas pedagógicas
excessivo – ideal – insuficiente - outro. (88% -108% -36% -12%)
c) o número de disciplinas eletivas
excessivo – ideal – insuficiente - outro. (32% -114% -83% -11%)
3. Em relação a Projetos Integradores na formação do licenciado em Letras, você considera:
( ) uma atividade importante: 43%
( ) uma atividade desnecessária: 12%
( ) Outro. Especificar: 45%
4. O que você gostaria que melhorasse no curso de Letras?
- Estrutura Física
- Habilitação dupla
- Grade Curricular
- Maior espaço para projetos de pesquisa e bolsas
- Melhoria da comunicação professor-aluno
- Projetos integradores com horário fixo
- Maior ensino de gramática

Reflexão:
` A avaliação do Curso de Letras feita por seus alunos tem um objetivo bem definido:
promover discussões sobre um diagnóstico, visando contribuir para a melhoria da
aprendizagem dos alunos e da organização geral do curso. As reflexões que daí possam
advir só podem ser produtivas se considerarmos o processo de avaliação como “um juízo
de qualidade” sobre dados relevantes para uma tomada de decisão.
7.2. Descreva como foram trabalhados os relatórios de avaliação dos cursos da sua Unidade,

30
provenientes da avaliação “in loco” do Inep e/ou da participação do curso no Enade,
referentes ao último triênio.
Nos últimos três anos, não houve avaliação in loco do Inep nos cursos da Unidade.
Relatório de Matrícula no Enade 2011
CURSO/ HABILITAÇÃO
Letras – Português diurno
Letras – Português Noturno
Letras – Espanhol Diurno
Letras – Espanhol noturno
Letras – Inglês Noturno
Letras – Inglês Diurno
Letras – Francês diurno

INGRESSANTES
32
30
19
21
32
22
19

CONCLUINTES
168
66
12
21
19
17
1

Em 2012, foram inscritos 12 alunos que estavam em situação irregular apenas para
regularizar a situação desses alunos, já que o curso não participa do Enade 2012.
7.3. Descreva a participação do corpo social no processo de autoavaliação da Unidade.
A participação tem sido satisfatória, principalmente da parte estudantil.
7.4. A unidade possui plano de formação do servidor? Se sim, anexar ao PDU.
Não há um plano, mas o incentivo e a disponibilização de recursos da Unidade para que o
servidor participe de atividades e cursos de formação e capacitação da instituição ou fora dela.
7.5. Quais os procedimentos para acompanhamento contínuo do desempenho do servidor.
Tanto o docente como o corpo técnico-administrativo, no momento da contratação, são
avaliados através dos Relatórios de Avaliação de Estágio Probatório durante um período de três
anos. Quando efetivado o funcionário, a avaliação ocorre através de Processo de Avaliação de
Desempenho por mérito ou por titulação, além da participação em cursos de formação e
capacitação.
7.6. Como a unidade acompanha e avalia os seus planejamentos (PDU, PPC, entre outros).
Através de reuniões nas diferentes instâncias da Fale, dos setores e colegiados, busca-se
avaliar o funcionamento da Faculdade e encontrar soluções para equacionar as dificuldades que
surgem e, ao mesmo tempo, planejar ações para melhorias.

1)

2)

3)

8 -EXECUÇÃO DAS METAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2013

Início

2017

2015

Término

PERÍODO/ANO

Aperfeiçoamento dos Cursos: Graduação
e Pós-Graduação

a) Realizar Fóruns, palestras, encontros e
reuniões:
b) Discutir o Enem e Enade com alunos e
professores;
c) Promover avaliação anual com alunos
(Graduação e Pós-graduação);
d) Realizar estudo de acompanhamento de alunos
ingressantes e dos egressos da Fale;
e) Estudar mudanças no PPC-Letras;
f) Desenvolver as atividades e ações do Núcleo
de Docente Estruturante;
g) Estudar e definir a distribuição da carga
horária docente;
h) Atender/ suprir áreas de estudos e linhas de
pesquisa com carência através de contratação
de docente;
i) Realizar estudo para avaliar a possibilidade de
criação de outras habilitações na graduação e
novas linhas de pesquisa na pós-graduação.

2013

2017

AÇÕES

Promoção e fortalecimento de Eventos
esporádicos e contínuos.

a) Colóquios de Língua e Literatura (PPGLL).
b) Seminários Docente e Discentes (PPGLL).
c) Seminários de Extensão.
d) Semana de Letras.
e) Jornadas de Letras (Setores/ Graduação).
f) Congresso Acadêmico da Ufal.
g) Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação
do Nordeste.
h) Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita.

2013

METAS

Apoio e fortalecimento de política de
Publicação Científica

a) Revista Leitura PPGLL (online e impressa).
b) Livro de Trabalhos Pibic (Graduação);
c) Livro de trabalhos científicos dos setores da
Graduação e Pós-Graduação;
d) Continuidade das atividades relacionadas ao

INDICADORES

31

Programa de Monitoria

Intercâmbio Nacional e Internacional

Prédio do Cepel: pleito em andamento
com projeto elaborado e aprovado pelo
CTInfra.

Orçamento Participativo

Programa de Extensão

a) Aumentar o número de bolsas de monitoria,
viabilizando maior participação de alunos
tendo em vista a sua formação e as disciplinas
elencadas no PPC do curso.

a) Buscar parcerias com outras Ifes e
Universidades estrangeiras;
b) Incentivar a participação docente e discente
em editais de seleção de intercâmbios e bolsas
de estudos.

a) Verificar e analisar os projetos
complementares do prédio;
b) Acompanhar todas as etapas da construção;
c) Verificar as necessidades de equipamentos e
material permanentes.

a) Analisar as necessidades de cada setor,
secretarias e coordenações;
b) Discutir com as instâncias da Fale a
distribuição de recursos/ rubricas para as ações
previstas;

a) Promover as ações de extensão na Unidade
b) Consolidar o Programa de Extensão,
articulando ensino e cultura na Fale;
c) Buscar a articulação dos Projetos de Extensão
através de ações conjuntas.
d) Fortalecer as Casas de Cultura através de
ações e da reformulação dos seus projetos.

4) Qualificação do Docente e do corpo Técnico- a) Incentivar e viabilizar a participação em
eventos científicos;
Administrativo
b) Apoiar a qualificação através da participação
em cursos de mestrado, doutorado e pósdoutoramento e programas de intercâmbio;
c) Buscar, junto à Gestão Central, novas vagas de
docentes para os setores de estudos e novas
vagas de servidores para as secretarias,
biblioteca e laboratórios.

2013

2013

2013

2013

2013

2013

2013

2017

2017

2017

2014

2017

2017

2017

do Prêmio Lego.

9)

a) Aumentar o número participação de professores

8)

7)

6)

5)

10) Programa de Iniciação Científica

32

11) Pós-Graduação

a) Estabelecer convênios intra e interinstitucional
para formação e aperfeiçoamento profissional
na área de Letras e Linguística;
b) Aumentar o número de oferta de vagas para
alunos da Pós, através do Programa de
Mestrado Profissional.

2013

2013

2017

2017

em projetos de iniciação científica,
viabilizando maior participação de alunos.

12) Construção

a) Construir do um auditório grande,
contemplado no projeto de construção do
prédio da Fale, cuja execução estava prevista
no Reuni;
b) Construir das um auditório médio: PPGLL para defesas de dissertações e teses
c) Construir de duas salas para atividades de
monitoria,
d) Construir uma sala para o projeto Pibid;
e) Construir uma sala para o projeto Casa de
Cultura no Campus; e
f) Construir cinco salas para permanência de
professores.

33

34

9 – ANEXOS

1. ORGANOGRAMA INSTITUCIONAL

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2. ORGANOGRAMA ACADÊMICO