2007
PDU-2007.pdf
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE LETRAS
REVISÃO DO PDU 2007
PROPOSTA DE FORMULÁRIO REUNI – UFAL
UNIDADE
Faculdade de Letras Fale
Cursos de Graduação atendidos pela proposta
Cursos de Licenciatura em Letras:
Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa
Curso de Licenciatura em Língua Espanhola
Curso de Licenciatura em Língua Francesa
Curso de Licenciatura em Língua Inglesa
Nome/cargo do responsável ou coordenador
Ildney de Fátima Souza Cavalcanti
Diretora da Fale
Resumo da proposta
Em seu planejamento estratégico para os próximos cinco anos (20082012), a Faculdade de
Letras tem por proposta dar continuidade ao seu planejamento iniciado com o primeiro PDU,
apresentado em 2005, ajustando os pontos necessários após avaliação do desempenho da
Faculdade em 2006 e 2007 e considerando as metas já atingidas, as que precisam de
redirecionamento e também a necessidade do estabelecimento de novas metas.
Conforme já exposto no documento referido acima, somos uma Unidade Acadêmica baseada na
ética e na responsabilidade social, constituída por docentes qualificados e destinada a formar
professores/as para o ensino de línguas e literaturas (Português, Espanhol, Francês e Inglês),
com visão ampliada para a pesquisa e a extensão, âmbitos nos quais temos uma atuação que
vem se consolidando há duas décadas, buscando atender à demanda da sociedade.
Em relação à proposta de novas metas para o período, serão observadas as diretrizes contidas no
Decreto No. 6.096, da Presidência da República, que incluem a redução das taxas de evasão, a
ocupação de vagas ociosas e aumento de vagas de ingresso; a ampliação da mobilidade
estudantil; a reestruturação dos cursos de graduação; a ampliação de políticas de inclusão e
assistência estudantil; a articulação da graduação com a pósgraduação e da educação superior
com a educação básica; e a articulação do ensino com a extensão.
Justificativas e relevância – análise da situação atual frente às diretrizes constantes das
instruções em anexo, fundamentando as propostas de reestruturação e/ou expansão, com
destaque nos impactos esperados para propiciar o acesso e a permanência.
Uma análise do atual funcionamento da Faculdade de Letras permite observar que a revisão e
atualização do nosso planejamento interno possibilitará o melhor direcionamento das metas e
ações referentes aos três âmbitos de atuação (ensino, pesquisa e extensão) e suas interfaces, no
sentido de promover o nosso crescimento com qualidade e de contemplar as atuais diretrizes
institucionais norteadoras:
1. Em relação à primeira meta, redução das taxas de evasão, ocupação de vagas ociosas e
aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno, os Cursos de Graduação em
Letras demandam estudos dos índices referentes à evasão e às vagas ociosas, bem como dos
motivos que levam à evasão. A partir desses estudos, poderemos empreender ações voltadas à
redução. Quanto ao aumento de vagas de ingresso, observase que: 1) será possível ampliar a
entrada caso possamos dobrar a oferta das disciplinas iniciais; 2) uma vez que a nossa oferta já
contempla o mesmo número de vagas para o diurno e o noturno, a ampliação citada no ponto 1
1
acima será extensiva ao noturno.
2. Quanto à reestruturação dos cursos de graduação, o colegiado de graduação e os setores de
estudo vinculados a este âmbito sinalizam a necessidade de planejamento de um fluxo
facilitador do reingresso para que os/as concluintes possam cursar a graduação em outra língua
em período mais curto. Outro ponto a ser analisado diz respeito à manutenção (ou não),
considerandose questões referentes à atual demanda e ao mercado de trabalho, do Curso de
Licenciatura em Língua Francesa.
3. Registrase a presença, na Fale, de uma boa articulação das atividades da graduação com a
pósgraduação. Sendo assim, a descrição das metas na parte IV abaixo diz respeito à
continuidade de processos já em andamento;
4. Quanto à articulação do ensino com a extensão, mencionese o desenvolvimento de projetos
de extensão envolvendo nossos/as alunos/as de Graduação. Além disso, eles/as dispõem de um
espaço para as práticas de observação e estágio no ensino de línguas, que são as Casas de
Cultura. Até o momento, a interação com a atividade de extensão das Casas têm acontecido nos
âmbitos da observação de aulas e da pesquisa, devendo ainda ser ampliada para envolver os
estágios supervisionados.
5. Finalmente, no tocante à ampliação de políticas de inclusão social, registramos a
possibilidade de fortalecermos duas ações atualmente em andamento, que são voltadas para a
questão da permanência de discentes de graduação oriundos de famílias de baixa renda e para o
aumento do escopo do projeto de extensão que atende às comunidades de baixa renda.
Objetivos – descreva o que pretende alcançar com as propostas apresentadas
Em relação às diretrizes norteadoras acima mencionadas, o plano tem os seguintes
objetivos:
1. Redução das taxas de evasão: empreender uma análise dos motivos e da atual
situação dos índices de evasão nos cursos de graduação e, partindo desse estudo, implementar
ações (tutorias, projetos de monitoria, etc.) de acompanhamento dos/as discentes de graduação;
2. Ocupação das vagas ociosas: ativar uma sistemática de ocupação de parte das vagas
ociosas com a entrada por equivalência e por transferência;
3. Aumento de vagas de ingresso: ampliar o ingresso via PSS;
4. Reestruturação dos cursos de graduação: analisar o funcionamento dos projetos
pedagógicos em vigência e propor ajustes em decorrência dessa análise;
5. Articulação da graduação com a pósgraduação e do ensino com a extensão: dar
continuidade às ações já em execução nesses eixos e propor novas formas de fomentar essas
articulações;
6. Ampliação de políticas de inclusão social: pretendese também dar continuidade às
ações mencionadas acima e também estudar novas formas para reforçar essa política.
De modo geral, pretendese, com a proposta, elevar gradualmente a taxa de conclusão
média dos Cursos de Graduação em Letras e também a relação de alunos/as de graduação por
professor, atualmente de 10,91 (segundo cálculos da PROGINST, de novembro de 2007),
promovendo a otimização dos atuais recursos humanos, da estrutura física e dos bens materiais
de que já dispomos e empregando os novos recursos a serem obtidos com a adesão ao REUNI.
De modo geral, a execução da proposta visa à consolidação das atividades já
desenvolvidas pela Fale e à melhoria do seu desempenho, nos vários âmbitos de atuação,
prezando sempre pelo desenvolvimento com qualidade e mantendo o equilíbrio e os diálogos
entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Cronograma de execução das metas
2
Metas
I. Revisão da atual
estrutura acadêmica
II. Ampliação do acesso e
análise do PSS.
1
Ações
1. Reestruturação da atual
organização em quatro
cursos, observandose o
caso do Curso de Francês.
2. Acompanhamento e
constante atualização dos
ordenamentos curriculares,
ementas e metodologias de
ensino/aprendizagem.
3. Estudo e implementação
de um fluxo facilitador do
reingresso de alunos
concluintes para o
cumprimento de outro
Curso de Licenciatura.
1. Aumento de vagas de
ingresso de 120 (de 60 em
cada turno) para 160 (80
em cada turno)1
2. Retorno ao modelo de
duas entradas anuais por
Curso de Graduação.
3. Estudo sobre o atual
processo de ingresso, via
PSS.
2008
2009
2010
2011
2012
X
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O que implica um aumento de 33 % a partir de 2009.
3
III. Ampliação da
permanência: elevação da
taxa de conclusão média
nos Cursos de Graduação2
2
1. Análise a atual situação
e implementação de ações
(tutorias, projetos de
monitoria, etc.) de
acompanhamento dos/as
alunos/as de graduação
visando à redução da
evasão
2. Ocupação de parte das
vagas ociosas com a
entrada por equivalência e
por transferência
3. Avaliar a questão da
retenção na graduação,
com o mapeamento e
análise das principais
causas e planejar e
implementar ações para
contornar o problema
(como ofertas alternativas
– tutorias, disciplinas de
verão, etc.).
4. Ampliar a
disponibilização de
espaços agradáveis para a
circulação e permanência
dos/as discentes.
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X
Atualmente, a média é de 109 concluintes, de acordo com dados dos últimos quatro anos (20032006).
4
IV. Ampliação da
articulação da graduação
com a pósgraduação
1. Aumento na
participação de alunos/as
da pósgraduação em
atividades supervisionadas
de estágio de docência.
2. Participação de
discentes da graduação nas
atividades acadêmicas
vinculadas à pesquisa
desenvolvida na pós
graduação, como a
introdução à pesquisa (via
PIBIC, PET, TCC), a
participação em
seminários, palestras e
publicações (que servirão
para a complementação da
carga horária flexível e
para fomentar a
continuidade na formação
em nível de pós
graduação).
3. Acesso de discentes de
graduação ao acervo
bibliográfico e de
qualidade na área de
Letras e Lingüística da
Biblioteca Setorial Arriete
Vilela, gerida pelo
PPGLL.
4. Oferta de disciplinas
eletivas relacionadas às
linhas de pesquisa do
PPGLL, tanto por docentes
já atuantes no programa,
quanto por outros/as de
programas a ele
vinculados.
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V. Ampliação da
articulação do ensino com
a extensão
VI. Ampliação de políticas
de inclusão social
1. Sistematização da
utilização das Casas de
Cultura como laboratório
de ensino (espaço para
estágio) para os/as alunos/
as da graduação.
2. Participação dos/as
alunos/as de graduação no
em programas de extensão,
dando continuidade aos já
existentes.3
1. Consolidação da
permanência de alunos/as
de baixa renda através do
aumento do número de
bolsas de trabalho e de
pesquisa (mestrado e
doutorado)
2. Manutenção e
ampliação dos atuais
Projetos de Ensino de
Línguas em Comunidades
de Baixa Renda.4
3. Elaborar projeto para
interação com instituições
de assistência aos/às
deficientes visuais para a
produção e o intercâmbio
de materiais especiais.
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3
Como o Programa de Bolsas de Iniciação Artística e os projetos em desenvolvimento pelo
PET/LETRAS.
4
Chegamos ao final de 2007 com três comunidades atendidas em Maceió (Vale do Reginaldo, Grota do
Arroz e Pontal da Barra) e um total de 212 alunos/as.
6
VII. Melhoria na estrutura
física e nas condições de
permanência para
trabalho, estudo e
pesquisa.
1. Reforma no sistema de
refrigeração e substituição
de mobiliário e acessórios
(quadros e persianas) das
salas de aula do Bloco
João de Deus. Instalação,
nas referidas salas, de
sistema acústico
apropriado para as aulas de
línguas.
2. Construção de salas de
aula.
3. Construção de vias de
acesso para pedestres,
estacionamento e jardins e
instalação de pontos de
iluminação nos arredores
do antigo CHLA e nas
áreas entre este e o João de
Deus.
4. Planejamento e
construção de salas
próprias da Fale no
Campus A.C. Simões, com
laboratório de informática,
auditório, salas para
grupos de pesquisa e de
permanência para alunos e
professores, copa e
banheiros.
5. Reforma urgente nos
banheiros que servem às
três UAs.
6. Elaborar um projeto de
construção para o prédio
da Fale.
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X
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X
Recursos de custeio e capital para implementação das propostas
Tipo de recurso
Situação atual
Necessidade
Valor estimado5
CUSTEIO
33 efetivos e 12
Docentes
39 efetivos6
substitutos
Servidores técnico
7
16
administrativos
5
Para inserção dos valores, é necessário finalizar a listagem dos itens a serem adquiridos e fazer cotações
de preços de mercado para as compras e contratos de serviços. Quanto às obras (projetos, reformas e
construções) será solicitado o apoio da PU.
6
Além da gradual substituição dos professores substitutos, que deverá acontecer a partir de 2008,
seguindo as orientações institucionais. Este acréscimo também não considera vagas prometidas
anteriormente pelo Governo Federal.
7
Bolsas de trabalho
Serviços de terceiros
Pessoa física
6
Temos feito contratos
esporádicos para
trabalhos
especializados, como
por exemplo, de
design gráfico e de
criação de homepage.
Serviços de terceiros
– Pessoa jurídica
São contratados
alguns serviços
gráficos, de pequenas
reformas no espaço
físico, de instalação e
manutenção de redes
e equipamentos.
Material de consumo
(inclusive acervo
bibliográfico)
O levantamento está
em andamento.
25
Dar continuidade a
esses contratos.
Dar continuidade à
contratação de
serviços gráficos,
obras para pequenas
reformas e adaptações
no espaço físico, e
técnicos para
instalações de redes e
de equipamentos e
para manutenção de:
computadores e
acessórios, aparelhos
de arcondicionado,
máquina xérox,
laboratório de
idiomas.
CDs, pendrives,
cartuchos e tonners
para impressoras e
máquinas
fotocopiadoras,
acervo para o Label 1
e para a Biblioteca
Setorial.
As quantidades dos
itens e a descrição do
acervo bibliográfico
serão listadas pelos
setores.
CAPITAL
Obras (especificando
novos prédios ou
reformas de prédios
existentes)
1. Situação precária
das atuais salas de
aula do Bloco João de
Deus
Reforma dessas salas
(e revisão das
instalações elétricas,
do mobiliário e dos
acessórios,
especialmente
aparelhos de
ventilador, persianas e
quadros).
8
2. Salas de aula: no
período vespertino,
utilizamos 12 salas do
bloco João de Deus,
já, no período
noturno,
disponibilizamos
de apenas 9.7
3. Estrutura de apoio
extremamente carente
em se tratando de
laboratório de
informática e de
banheiros. Não há
auditório, salas de
permanência, número
suficiente de salas
para os grupos de
pesquisa do PPGLL,
ou copa.
4. Acesso difícil,
escuro (para o turno
noturno), com a
calçada quebrada e
esburacada, sujo e
empobrecido às
instalações da Fale.
5. Reduzido número
de banheiros em
condições péssimas e
compartilhados com
docentes e discentes
do ICS e o ICHCA.
6. Não temos um
prédio para a
Faculdade de Letras.
Aquisição de
equipamentos e
material permanente
1. Não há salas
especialmente
equipadas para o
ensino de línguas.
2. Para as mesmas
Construção de 6 salas
de aula (a serem
utilizadas no período
vespertino), e 9 salas
de aula, para o
período noturno, com
a lotação de 25
pessoas cada, para o
ensino de línguas
estrangeiras.
Construção de anexo
entre o prédio do
antigo CHLA e o
João de Deus com
laboratório de
informática, auditório,
salas de permanência
para alunos (1), de
professores (1), e de
grupos de pesquisa
(6), copa, e banheiros.
Construção de vias de
acesso para pedestres,
estacionamento e
jardins e instalação de
pontos de iluminação
nos arredores do
antigo CHLA e nas
áreas entre este e o
João de Deus.
Reforma urgente nos
banheiros que servem
às três UAs.
Elaborar um projeto
de construção para o
prédio da Fale.
Televisores, DVDs,
aparelhos de som e
retroprojetores para
as salas de aula
especiais a serem
construídas.
Mobília (carteiras
7
Essa reforma permitirá um ajuste na estrutura que temos hoje, pois a Faculdade de Letras não possui um
prédio próprio, por isso conta com as salas de aula do bloco 18, também conhecido como o bloco João de
Deus, atualmente, administrado pela Próreitoria de Graduação. O número de salas de aula tem sido
insuficiente, motivo pelo qual, muitas vezes, utilizamos os laboratórios, os auditórios, e até mesmo a
única sala de permanência dos/as professores/as, para as aulas expositivas.
9
salas acima
mencionadas.
3. O PPGLL possui
datashow
4. Máquina xérox
dividida com o
ICHCA e ICS
5. Reduzido número
de computadores e
impressoras
6. Reduzido no. de
aparelhos
retroprojetores
universitárias, mesas,
armários) e acessórios
(aparelhos de ar
condicionado,
persianas, lixeiros,
etc.).
Notebook para
acompanhar o
datashow
Máquina
fotocopiadora
Computadores e
impressoras
Aparelhos
retroprojetores
OUTROS
Professores visitantes
Bolsas de mestrado
Bolsas de doutorado
Não há
Cota da Capes, CNPq
e Fapeal
Cota da Capes, CNPq
e Fapeal
Receber dois
professores visitantes
por ano para
fortalecimento do
PPGLL e de outros
âmbitos da Fale
6 novas bolsas por
ano
6 novas bolsas por
ano
Acompanhamento e avaliação – definir os mecanismos e periodicidade do processo de
acompanhamento e avaliação para subsidiar os ajustes necessários ao alcance dos objetivos e
das metas do projeto
Para o acompanhamento e avaliação dos mecanismos para operacionalizar as propostas acima,
pretendese dar continuidade às seguintes ações:
1. realizar reuniões mensais regulares com as coordenações vinculadas à Fale (de Ensino,
Pesquisa, Pósgraduação, Extensão e Órgãos de Apoio) para planejamento de novas ações e
avaliação das ações já em andamento.
Pretendese também, com o apoio da Coordenação, Colegiado e Coordenações de Setores de
Estudo dos Cursos de Graduação, instalar comissões para planejar, propor ações e acompanhar o
andamento de:
1. estudos referentes a taxas de evasão, às vagas ociosas e ao planejamento necessário para a
ampliação de vagas de ingresso;
2. elaboração de fluxo facilitador para o reingresso;
3. da atual situação do Curso de Graduação em Licenciatura em Língua Francesa, ativado como
curso com oferta específica em 2008 (especificamente junto ao Setor de Estudos de Língua
Francesa);
d. elaboração, com participação da Coordenação e Colegiado de Graduação e das Coordenações
de Extensão e das Casas de Cultura, um projeto visando ao aproveitamento das Casas de Cultura
como espaço de estágio.
Outras informações relevantes para a implementação das propostas
10
Para a finalização das propostas acima, será necessário calcular quantidades e valores
dos materiais de consumo, equipamentos, outros bens permanentes, o que será feito no decorrer
do primeiro semestre de 2008, e também projetar os gastos com reforma, construção e
elaboração de projeto, o que depende da ajuda de outras instâncias (a própria PROGINST e a
Prefeitura Universitária).
A ampliação do acesso, prevista para 2009, está condicionada à construção de salas de
aula, que terá que preceder o aumento no ingresso. Está condicionada também à contratação de
seis novos docentes para o quadro, dentro do planejamento do REUNI.
Já em relação a novos/as funcionários/as efetivos/as, eles/as atuarão: a) na assessoria à
Direção, como secretário/a executivo/a na Secretaria da Fale (1); b) no Label 1 e 2 (2); c) na
Coordenação da Graduação (1); d) na Secretaria do PPGLL (1); e) na Biblioteca Arriete Vilela
(2); f) na assistência aos laboratórios (1); e g) na gestão, controle e manutenção de
equipamentos e mobiliário (1). No último caso, salientese que a carência é de um/a técnico/a
em informática. Atualmente não há pessoal para suprir as necessidades a, b, e, f e g. Os demais
setores funcionam com deficiências de pessoal que têm sido parcialmente supridas por bolsistas
e por contratos para prestação de serviços temporários via FUNDEPES.
Finalmente, as análises e mapeamentos propostos no sentido de garantir os
encaminhamentos necessários para execução das propostas dependem, além do
acompanhamento descrito acima, da atuação de bolsistas de trabalho cuja contratação está
prevista na presente proposta.
Maceió, 21 de fevereiro de 2008.
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