Egressa do curso de Letras-Francês ganha bolsa para formação no Cavilam-Vichy, na França.

Mileyde Marinho é egressa dos cursos de Letras-Francês e Letras-Português, e membra da Associação Alagoana de Professores de Francês-AAPF. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução-PGET da Universidade Federal de Santa Catarina e tem como co-orientador o professor Kall Lyws Barroso Sales, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da UFAL.

20/12/2022 20h47

banner mileyde

A aprendizagem e o ensino da língua francesa são caminhos centrais daqueles e daquelas que buscam a formação em Letras-Francês.

Na licenciatura da Faculdade de Letras da UFAL, além das diversas disciplinas de língua e de literaturas de expressão francesa, os e as discentes realizam estágios obrigatórios na oferta de cursos de francês e podem, ainda, realizar intercâmbios em países francófonos para explorar os conhecimentos adquiridos na FALE. Um desses intercâmbios fundamentais entre a França e o Brasil é a formação de professores pelo Cavilam, em Vichy, na França.

Todos os anos, a Embaixada da França e a Federação Brasileira de Professores de Francês lançam editais para bolsas em diversas modalidades de estágio de longa e de curta duração na França.

Neste ano, foi lançada uma chamada para participação em dois estágios: “Enseigner le FLE aujourd’hui : culture, société et nouvelles tendances”, “Coordination pédagogique”, estágios angulares para a especialização dos professores de francês do Brasil que foi realizado em Vichy de 05 a 16 de dezembro. Neste ano, a professora Mileyde Marinho, egressa dos cursos de Letras-Francês e Letras-Português, e membra da Associação Alagoana de Professores de Francês-AAPF, participou deste concorrido processo seletivo e foi contemplada com uma dessas bolsas para realizar o estágio “Enseigner le FLE aujourd’hui : culture, société et nouvelles tendances” [Ensinar o FLE hoje: cultura, sociedade e novas tendências].

Essa é uma experiência acadêmica incrível e uma oportunidade inesquecível de conhecer outro país e outras realidades, representando o estado de Alagoas como egressa do curso de Letras-francês e como membra da AAPF” Mileyde Marinho.

Em seu percurso na FALE-UFAL, Mileyde sempre demonstrou interesse em atuar como professora e esteve ativamente em diversos projetos de docência em nossa faculdade. Ela foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras-UFAL entre 2015 e 2018, monitora colaboradora da disciplina Introdução à Língua Francesa 1, colaboradora do Programa de Estudos Linguísticos – Prelin, de 2015 a 2018, e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nos ciclos de 2015-2016 e 2016-2017. Além disso, sua carreira docente também passou por nossa extensão universitária, com atividades desenvolvidas no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE), nos projetos Casa de Cultura no Campus e no Programa Idioma Sem Fronteiras da Rede Andifes”: Kall Sales, professor do curso de Letras-Francês.

Atualmente, Mileyde é mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução-PGET da Universidade Federal de Santa Catarina e tem como co-orientador o professor Kall Lyws Barroso Sales, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da UFAL.

O resultado da seleção em que ela participou pode ser conferido em: https://fbpf.org.br/site/apples/resultats-stage-de-courte-duree-au-cavilam-2022/

cavilam 3           cavilam 2