Egresso da FALE é aprovado em dois mestrados e concurso público


- Atualizado em

Em poucos meses foram quatro celebrações! O egresso do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Venicius Ramos, de 24 anos, conquistou o diploma de graduado, passou na seleção de dois mestrados e comemorou a aprovação no concurso público para docente em Pernambuco. A alegria compartilhada, logo ao sair da Universidade, ele atribui a uma formação bem aproveitada.

 “A Ufal é uma instituição que oferece amplas oportunidades para que seus estudantes construam uma formação acadêmica de excelência, com programas de ensino, pesquisa e extensão que enriquecem o currículo do graduando. Aproveitei ao máximo essas oportunidades: fui bolsista do Pibid, participei de monitorias, frequentei grupos de pesquisa, realizei atividades de extensão e publiquei artigos com professores em revistas e eventos relevantes. Este é um momento de realização de sonhos construídos com disciplina, motivação, interesse e o desejo de novas perspectivas de vida através dos estudos”, contou.

E para continuar realizando sonhos ele precisou fazer escolhas. Assumiu o cargo de professor no Estado vizinho e entre os dois programas aprovados decidiu por cursar o Mestrado Profissional em Letras (Profletras-Ufal), pela flexibilidade permitida para conciliar os horários aliada à alta qualidade em pesquisa e formação. Assim, Venicius retorna à Ufal como estudante de pós-graduação e segue sendo o orgulho da família onde foi o primeiro a concluir o ensino superior.

As marcas já deixadas na instituição reúnem uma coleção de medalhas, prêmios, projetos, artigos publicados em revistas de prestígio na área de Linguística Aplicada e a inspiração para quem chega carregando sonhos e para quem acredita num caminho próspero pela educação.

“Compartilhar bons resultados e dar visibilidade às conquistas dos egressos é valioso para que outros estudantes vejam que seus sonhos profissionais e acadêmicos podem se concretizar. A quem sonha com concursos, mestrado ou doutorado, afirmo: é possível! Sou a prova disso. Acredite e persista, pois, essas conquistas não são o fim, mas o início de novas jornadas e perspectivas. Vivenciar a educação é um movimento contínuo”, finalizou, com reflexão e incentivo.

Fonte: Por Manuella Soares - jornalista (ASCOM - UFAL)