Evento | I Encontro Alagoano Discursos, Gêneros e Sexualidades

- Atualizado em

A Faculdade de Letras (FALE/UFAL), por meio do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), realizará, entre os dias 21 e 23 de setembro, o I Encontro Alagoano Discurso, Gêneros e Sexualidades. Organizado pelo Laboratório Linguagens, Gêneros e Sexualidades (LliGSe), uma iniciativa conjunta do Grupo Discurso, Sentidos e Sociedade (DISENSO) e do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL), esse encontro tratará de temas relacionados a questões de gênero e sexualidade, perpassados pelo entendimento de que as práticas sociais são pautadas nas redes discursivas de mundo e que, da mesma forma, as práticas sociais reconstituem os discursos. Nesse sentido, entendemos que a pesquisa discursiva se torna um importante dispositivo de análise das demandas sociais, contribuindo para que se possa construir propostas de ação social contra o preconceito e a violência de gênero.

O I Encontro Alagoano Discursos, Gêneros e Sexualidades será realizado presencialmente e contará com Palestras, Rodas de Conversa, Mesas-redondas, Minicursos e Sessões de Comunicação de Trabalhos. Para se inscrever, basta acessar o site do evento.

Dia 21/09/22 (QUARTA-FEIRA)

Credenciamento

Palestra

Da Solidão à Violência Obstétrica: Indexicalidades sobre as Mulheres Negras na Web

Profa. Glenda Cristina Valim de Melo (UNIRIO)

13h às 15h30

Minicurso 01: Linguagem, Raça, Interseccionalidades, Luta Antirracista em contexto on/offline.

Profa. Glenda Cristina Valim de Melo (UNIRIO)

Minicurso 02: Linguística (Trans)viada e dissidências de gênero: por análises decoloniais.

Profa. Nai Monteiro

Roda de Conversa: Violência Doméstica (com Tradução e Interpretação em Libras)

Coordenação: Ana Luiza Nogueira de Araújo (PPGLL/Fale/Ufal);

Sarah Felícia Paz Cavalcante (Fale/Ufal)

Palestra: Letramentos (escolares) Queer

Prof. Ismar Inácio Santos Filho

Mesa-redonda: Lugar de fala e corpas dissidentes: (re)existências em pauta