Nota de repúdio da FALE

A Faculdade de Letras REPUDIA VEEMENTEMENTE qualquer tipo de preconceito e violência, qualquer forma de discriminação, violência ou exclusão baseados na identidade de gênero.

 

Repudiamos fatos ocorridos no final de setembro no Instagram oficial da Universidade Federal de Alagoas, em comentários depreciativos à celebração da defesa de trabalho de mestrado de Aderjan Argolo, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura.

 

O que ocorreu representa não apenas um ataque direto à dignidade de pessoas trans, não binárias e de outras identidades de gênero diversas, mas também uma afronta aos princípios fundamentais de direitos humanos, igualdade e respeito à diversidade.

 

É inadmissível que, em pleno século XXI, as instituições se calem diante de atitudes e discursos que buscam invalidar identidades legítimas e promover a marginalização de grupos historicamente vulnerabilizados.

 

Toda pessoa tem o direito de viver sua identidade com liberdade, dignidade e segurança.

 

A FALE reforça seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e plural, em que todas as pessoas sejam respeitadas em sua integralidade.