XIV Semana de Letras - A Modernidade Desvairada de 22

O evento ocorrerá de 17 a 21 de outubro de 2022, das 14h às 19h30min, no prédio administrativo da Fale e no Bloco de Salas de Aula Denilda Moura (antigo BSA1), também da Fale.

10/10/2022 11h01 - Atualizado em 10/10/2022 às 11h04

Em 2022, o PET Letras Ufal, em parceria com a Direção da Faculdade de Letras e as Coordenações de Graduação, traz para a XIV Semana de Letras o tema “A modernidade desvairada de 22”. A Semana de Letras é um evento de periodicidade anual que recebe um público de, em média, trezentos participantes, e objetiva, por meio das discussões dos temas propostos, integrar ainda mais a comunidade acadêmica de Letras de diversas unidades. A realização da Semana de Letras visa a promover, dentro do espaço da universidade, discussões acerca das grandes áreas – Linguística e Literatura –, buscando observar sempre as interfaces entre essas disciplinas e as diversas mídias e áreas do conhecimento com que possam estar relacionadas, visto que a língua não prescinde de seu uso, estando sempre em circulação e, por isso, em contato com o mundo; não só no âmbito da vida social como no âmbito acadêmico.

O evento busca integrar docentes, discentes e a Pós-graduação em Letras e Linguística e, partindo do mesmo princípio, visa também à integração das cinco habilitações que compõem o curso de Letras: Espanhol, Francês, Inglês, Português e Libras, além dos cursos de modalidade à distância (EAD). Depois de dois anos de pandemia, o evento deste ano será em modalidade presencial e contará com conferências, minicursos, mesas-redondas, comunicações orais de graduandos/as e pós-graduandos/as e apresentações artísticas, além da IX Expoletras, com as quartas edições do Retrato e do Retrate, e o IX Concurso de Contos Arriete Vilela.

A proposta temática surgiu a partir da comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e foi inspirada pela obra Paulicéia Desvairada, uma coleção de poemas do autor Mário de Andrade, que, também do ano 1922, foi a primeira a ser considerada uma obra do movimento modernista. O título da semana, “A modernidade desvairada de 22”, busca fazer um trocadilho com a Semana de Arte Moderna e trazer discussões sobre o que seria o moderno em nossa sociedade. Procura, também, elencar debates para entender se o modernismo foi superado ou se ainda é o agora, estudando a relação da sociedade atual com a tecnologia para entender se somos, de fato, mais modernos do que éramos antes da pandemia do covid-19.

Sobre o ensino e a educação, a temática propõe uma discussão a respeito do ensino pós pandêmico, a partir de análises sobre a rapidez com que a modernidade se redefine. Por fim, a identidade visual da 14a edição do evento também foi escolhida, dentre outros aspectos, como forma de homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna. Segundo Walmac Oliveira, artista responsável por seu desenvolvimento, o desenho transmite a ideia de geometria presente na capa da obra literária que inspirou a proposta temática desta edição da Semana de Letras, Paulicéia Desvairada.

Ademais, o logo representa “XIV”, simbolizando a décima quarta Semana de Letras em algarismos romanos, com os traços dos losangos, presentes na obra de Mário de Andrade. Dessa forma, em sua totalidade, o logo representa a interdisciplinaridade entre Linguagens e Artes, diálogo que permite a renovação e o debate sobre o que se entende por “modernidade”. Assim, convidamos todos/as a participarem da nossa 14a edição da Semana de Letras da Ufal e a contribuírem com o diálogo interdisciplinar e memorialístico que a linguagem e, logo, os estudos da linguagem, permitem.

Mais informações: página do PET-Letras no Instagram: @petletrasufal

Link do site do PET-Letras/UFAL: https://www.petletrasufal.com/

Link para inscrição no evento: https://doity.com.br/semanadeletras22

Programação completa: