Grupo Escritura, Texto & Criação | ET&C

Escritura, Texto & Criação (ET&C) propõe-se a: a) Investigar processos de escritura com foco sobre as relações entre sujeito, língua e sentido, delineando procedimentos metodológicos que permeiem a subjetividade e permitam a detecção da criação. b) Elaborar e analisar materiais didáticos com propostas de produção de textos que favoreçam a efetivação destes processos. Através de análises de manuscritos escolares e os processos de escritura em diferentes contextos e práticas de textualização, as três linhas de pesquisa que integram o ET&C perseguem estes dois objetivos gerais. De modo geral, tomamos como ponto em comum a explicitação das relações de alteridade, constitutivas do sujeito falante, indiciadas pelas marcas de rasuras, movimentos de autoria e outros fenômenos linguístico-enunciativos presentes nestes objetos. Dentre nossas diversas atuações, destacam-se: 1. Criação do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME) 2. Coordenação projeto de colaboração internacional InterWriting.

Pesquisadores responsáveis

Prof. Dr. Eduardo Calil de Oliveira