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DOUTORANDO EM LINGUÍSTICA DO PPGLL/UFAL VAI A COLÔMBIA PELO PROGRAMA CAMINHOS AMEFRICANOS: INTERCÂMBIOS SUL-SUL EDIÇÃO COLÔMBIA PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS SOBRE EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

O professor Humberto Soares da Silva Lima, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Piranhas e, atualmente, doutorando em Linguística, na linha da Linguística Aplicada, foi contemplado pelo edital conjunto e nacional Nº 01/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em relação ao Programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul (edição Colômbia). O intercâmbio será por 15 dias.
O Programa Caminhos Amefricanos, de acordo com o edital, tem dentre vários objetivos os seguintes:
  • – Contribuir com o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial no Brasil por intermédio de intercâmbios de curta duração no exterior, particularmente, em países africanos, latino-americanos e caribenhos.
  • – Produzir e socializar conhecimentos construídos em cooperação com países africanos, latino-americanos e caribenhos.
  • – Dialogar com países da diáspora africana na América Latina e Caribe para a apreensão e a socialização de conhecimentos utilizados para o combate e superação do racismo e das políticas públicas educacionais de inclusão da História e Cultura Africana e da Diáspora Africana.
  • – Promover a formação das pessoas beneficiárias do Programa na área de combate ao racismo, promoção da igualdade racial e da socialização de conhecimentos da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e da Diáspora Africana, particularmente na África, América Latina e Caribe.
  • – Estimular a cooperação entre Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras nas áreas da promoção da igualdade racial, do combate ao racismo e da socialização de conhecimentos sobre História e Cultura Africana, Afro-brasileira e da Diáspora Africana, particularmente, na África, América Latina e Caribe.
  • – Estimular a produção de pesquisas, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo no Brasil.
  • – Estimular o intercâmbio de informações sobre atividades, normativas e programas, dentre outras estratégias realizadas pelas instituições dos países envolvidos que atuam no combate à discriminação e na promoção da igualdade racial.
A seleção foi composta por três etapas: cartão-intenção para o intercâmbio, documentação exigida e banca de heteroidentificação. Após a seleção de 50 intercambistas, selecionados/as criteriosamente pelos desempenhos realizados nas suas práticas de pesquisa e em sala de aula, haverá um curso on-line pelo AVA sobre a relação Brasil e Colômbia diante dos desafios e enfrentamentos acerca da construção do racismo para se pensar em uma educação antirracista. Além disso, para o doutorando, passar pela banca de heteroidentificação, foi uma confirmação e legitimação da sua identidade racial, que chegou recentemente nos estudos do seu processo de doutoramento.
Quanto à sua pesquisa de doutorado, realiza um estudo etnográfico em um centro de acolhimento às pessoas LGBTQIAPN+ de Maceió e, mais precisamente, intersecciona questões de identidade, linguagem, gênero, raça, sexualidade e regionalidade de três travestis negras e alagoanas frente às suas identidades de gênero, vivências e experiências discursivas enquanto mulheres negras em um contexto arraigado pela transfobia e outras formas de violência e sobrevivência em Alagoas. Sob orientação da Profa. Dra. Rita de Cássia Souto Maior do PPGLL/UFAL, desde os estudos realizados no mestrado, na perspectiva das implicações teórico-metodológicas da Linguística Aplicada, os atravessamentos de raça, gênero, linguagem, identidade e sexualidade servem como aproximações para a construção da sua própria identidade racial.
“Ter a oportunidade de participar de uma formação de professores/as fora do nosso país e, mais ainda, tocar em questões que dialogam diretamente com o nosso corpo são construções significativas que muito acrescentam à minha formação”, acrescenta o pesquisador.