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Autoavaliação

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RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGLL – Quadriênio 2021-2024 (Arquivo completo)

 

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA
QUADRIÊNIO 2021 – 2024

 

INTRODUÇÃO

Em 24 de março de 2022, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/FALE/UFAL) emitiu a Portaria 01/2022, que estabeleceu a Comissão de Autoavaliação do PPGLL, responsável por elaborar o processo de autoavaliação do programa em consonância com os parâmetros estabelecidos pela Capes, que entende a autoavaliação como “o processo de se avaliar a si próprio” (Capes, 2019). A autoavaliação, nesse sentido, tem objetivo formativo, possibilitando a sistematização de dados que contribuem para a reflexão crítica das decisões que foram tomadas e que serão tomadas no âmbito do programa.

A Comissão estabelecida em 2022 era composta por Profa. Dra. Ana Clara Magalhães de Medeiros (Presidente), Prof. Dr. Danniel da Silva Carvalho, Profa. Dra. Maria Edileuza Costa, Profa. Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges, Técnico-Administrativo Wesslen Melânia (titular), Técnico-Administrativo Ermans Carvalho (Suplente), Discente da Pós-Graduação Júlio Cézar Rodrigues (Titular), Discente da Pós-Graduação Jackson Ribeiro do Nascimento (Suplente), Discente da Graduação Matheus Tavares Farias da Silva (Titular) e Discente da Graduação Gabriela Rufato de Lima (Suplente).

Em 06 de junho de 2023, a Coordenação do PPGLL publicou a Portaria 05/2023, estabelecendo nova formação para a Comissão de Autoavaliação, que passou a ser composta por Profa. Dra. Maria Edileuza Costa (Presidente), Prof. Dr. Danniel da Silva Carvalho, Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Profa. Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges, Técnico-Administrativo Wesslen Nicácio de Mendonça Melânia (titular), Técnico-Administrativo Ermans Quintela Carvalho (Suplente), Discente da Pós-Graduação Lucas Santos de Assis (Titular), Discente da Pós-Graduação Joel Vieira da Silva Filho (Suplente).

Em 09 de julho de 2024, a Comissão de Autoavaliação foi reconfigurada pela Coordenação do PPGLL por meio da Portaria 01/2024 e passou a contar com a participação da Profa. Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges (Presidente), do Prof. Dr. Helson Flávio da Silva Sobrinho, do Técnico-Administrativo Wesslen Nicácio de Mendonça Melânia, do Discente Lucas Santos de Assis, do Representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Walter Matias Lima, da Represente das/os Egressas/os Vanúsia Amorim Pereira dos Santos e da Representante da Sociedade Civil Suely Santos Silva.

Foi sob a égide dessas três comissões que a política de autoavaliação sistemática e contínua foi desenvolvida ao longo do quadriênio 2021-2024 no PPGLL. O principal intuito era identificar e analisar fragilidades e potencialidades do programa e propor metas e estratégias para melhorar a qualidade do PPGLL e analisar os resultados de todos esses processos. A metodologia utilizada para esse diagnóstico foi constituída por meio de reuniões mensais, cujas discussões focaram nos seguintes aspectos:

  • i) elaboração de questionário geral que seria aplicado a todos os segmentos do PPGLL (discentes, docentes, técnico-administrativos e egressos) tendo em consideração os critérios estabelecidos pela Ficha de Autoavaliação da Capes;
  • ii) aplicação dos questionários a docentes, discentes, técnicos-administrativos e egressos de forma online, através de formulário desenvolvido na plataforma Google Forms.
  • iii) descrição e discussão dos dados coletados;
  • iv) produção de diagnóstico do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura.
  • v) realização de Seminários de Autoavaliação, com socialização dos dados para todos os segmentos do PPGLL e escuta ativa de propostas de metas e estratégias para melhorar a qualidade do PPGLL.

No presente relatório, encontram-se disponibilizados:

  • i) o diagnóstico do PPGLL;
  • ii) a análise S.W.O.T. realizada a partir da discussão dos dados.

 

1 DIAGNÓTICO DO PPGLL/UFAL

O diagnóstico do PPGLL/UFAL apresentado neste documento foi elaborado pela Comissão de Autoavaliação a partir de reuniões e cotejamento de informações provenientes de documentos e dados do Programa, dados da Plataforma Sucupira e dados oriundos dos questionários aplicados aos diferentes segmentos da comunidade PPGLL (docentes, discentes, técnicos-administrativos e egressos).

Para sua melhor organização, encontra-se dividido em 7 (sete) dimensões:

a) Proposta do Programa;

b) Infraestrutura;

c) Pesquisa e Produção Intelectual;

d) Docentes;

e) Discentes;

f) Egressos;

g) Impacto na Sociedade.

 

1.1 PROPOSTA DO PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras (PPGLL/Fale/UFAL) foi criado em 1989 e, inicialmente, contava apenas com o Mestrado em Letras. Nessa fase inicial, foi celebrado um convênio entre a Ufal e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o que possibilitou a atuação de diversas/os docentes desta instituição de ensino superior no PPGLL. Em 1990, o Mestrado em Letras foi recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da Capes, o que permitiu a concessão das primeiras bolsas de estudos entre as/os pesquisadoras/es. Em 1995, foi implementado o Doutorado em Letras e Linguística, com duas áreas de atuação: Linguística e Literatura Brasileira. Em 1996, foi criado o primeiro Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística.

Em relação ao contexto regional, o PPGLL é o único programa da área de Linguística e Literatura de Alagoas, sendo o responsável pela formação e titulação de professoras e pesquisadoras/es que atuam na Educação Básica e em Instituições de Ensino Superior de Alagoas e de outros estados, como a Universidade Federal de Alagoas, a Universidade Estadual de Alagoas, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, o Instituto Federal de Alagoas, Universidade Federal de Sergipe, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tal atuação na formação e na qualificação de profissionais e pesquisadoras/es da região garantem ao programa grande relevância social e científica não apenas para o estado de Alagoas, mas para o Nordeste como um todo.

Ao longo das décadas de existência, o Programa passou por várias reformulações, que buscaram atender as demandas de formação da região nordeste e as demandas da Capes. Com a missão de formar com excelência acadêmica pesquisadores/as nas áreas de concentração de Linguística e Literatura para o exercício da docência e da pesquisa qualificados e para a divulgação da produção científica de qualidade nessas áreas, visando a atingir contextos sociais mais amplos e produzindo impacto social por meio de produtos científicos e formação de pessoas, o PPGLL possui os seguintes objetivos:

  • i) Proporcionar a formação de pessoal qualificado na área de Linguística e Literatura;
  • ii) desenvolver um ambiente de incentivo à produção de conhecimento científico e tecnológico, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão;
  • iii) formar recursos humanos em nível de mestrado e doutorado que atendam às necessidades dos diversos setores locais, regionais e nacionais para qualificação e expansão do ensino superior, da profissionalização e da pesquisa científica no âmbito de organizações públicas, privadas e do terceiro setor;
  • iv) proporcionar formação e aprimoramento de pessoal para atuar no ensino de Línguas e Literaturas e em práticas avançadas e inovadoras, na área de Linguística e Literatura, com estudos relacionados às necessidades presentes e futuras surgidas das dinâmicas da sociedade contemporânea.
  • v) intervir na realidade sociocultural, contribuindo para elevar o nível científico e educacional em sua área de atuação.
  • vi) estimular a implementação de produtos acadêmico-científicos, bens ou serviços, novos ou melhorados, nas práticas sociais de linguagem das organizações ou espaços de atuação dos/as profissionais formados/as.

A missão e os objetivos do PPGLL dialogam entre si e também com a missão e os objetivos da Ufal para o eixo da Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, garantindo a articulação e a colaboração necessárias entre as diferentes instâncias da instituição. Tal colaboração tem contribuído para a intensa atuação do Programa desde sua criação e para a consolidação da sua relevância na sociedade alagoana. No questionário de autoavaliação, 77,78% das/os docentes e 69,81 das/os discentes avaliaram o cumprimento dos objetivos e da missão do PPGLL como bom e ótimo (Gráfico 1 e Gráfico 2).

Gráfico 1. Avaliação das/os docentes sobre a estrutura e a organização do programa (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 2. Avaliação das/os discentes sobre a estrutura e a organização do programa (Arquivo completo em anexo)

 

Em sua organização estrutural, o PPGLL conta com um Conselho e com um Colegiado. O Conselho é constituído por todas/os as/os docentes vinculados ao programa (permanentes, colaboradoras/es e visitantes) e em efetivo exercício e por representação discente e técnica-administrativa. O Colegiado, por sua vez, é formado pela Coordenação do Curso, um representante docente de cada uma das cinco linhas de pesquisa, representante discente e representante o corpo técnico-administrativo. O Colegiado realiza reuniões mensais, cujas atas são publicizadas no site do programa, de modo a garantir a transparência das decisões tomadas coletivamente.

Atualmente, o programa possui duas áreas de atuação e cinco linhas de pesquisa distribuídas da seguinte maneira:

 

  • Área de concentração: Estudos Literários
    LP 1. Literatura: Poéticas, Cultura e Memória

 

  • Área de concentração: Linguística
    LP 2. Discurso: Sujeito, História e Ideologia;
    LP 3. Estudos Textuais e Enunciativos: Oralidade, Leitura e Escritura;
    LP 4. Linguística Aplicada;
    LP 5. Teoria e Análise Linguística;

Essas áreas e linhas buscam contemplar a diversidade de perspectivas de investigação desenvolvidas pelas/os pesquisadoras/es credenciados junto ao Programa. Ainda que foquem em campos de atuação distintos, grande parte das/os docentes e discentes que responderam à pesquisa de autoavaliação apontaram que há articulação e aderências entre as áreas de concentração e as linhas de pesquisa do programa, conforme podemos observar no Gráfico 1 e no Gráfico 2, o que possibilita o diálogo e a interdisciplinaridade entre elas. Elas/es também avaliaram positivamente a atualização das áreas de concentração e das linhas de pesquisa.

O programa possui Plano Estratégico para o quadriênio 2021-2024. Tal documento foi aprovado pelo Colegiado em outubro de 2024 e conta com 7 (sete) objetivos: i) Aumentar a visibilidade do programa; ii) aumentar o número de bolsas de Mestrado e Doutorado; iii) aumentar o número de docentes na área de Estudos Literários; iv) estabelecer parcerias com IES e pesquisaras/es externas/os ao PPGLL em nível nacional; v) efetivar parcerias nacionais e internacionais; vi) estabelecer parcerias com órgãos externos, públicos e privados; vi) aumentar as publicações em coautoria com discentes em periódicos Qualis A. Tais objetivos dialogam com aqueles estabelecidos para o eixo Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação no Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufal 2019-2024 e indicam as políticas de gestão voltadas para o desenvolvimento do futuro do programa. O Planejamento Estratégico do PPGLL foi avaliado positivamente por docentes e discentes: entre as/os docentes, 55,56% das/os respondentes o avaliaram como bom e ótimo; entre as/os discentes, 62,26% (Gráfico 1 e Gráfico 2).

Em relação à organização curricular, o Programa possui 49 (quarenta e nove) disciplinas ativas, 2 (duas) delas obrigatórias, todas associadas às linhas de pesquisa ofertadas. Ao longo do quadriênio, todas as disciplinas foram ofertadas. Os programas das disciplinas são atualizados semestralmente pelas/os docentes e passam por apreciação no colegiado do Programa, o que garante a renovação constante da matriz curricular.

Conforme as respostas dadas aos questionários pelas/os docentes e pelas/os discentes do Programa (Gráfico 3 e Gráfico 4), as disciplinas ofertadas pelo PPGLL foram avaliadas como boas e ótimas nos seguintes quesitos: i) atualização e pertinência dos conteúdos das disciplinas; ii) regularidade de oferta das disciplinas; iii) adequação das ementas das disciplinas ao perfil do Programa; iv) adequação e pertinência das bibliografias indicadas nas disciplinas; v) adequação da carga horária das disciplinas; vi) interdisciplinaridade entre as disciplinas do PPGLL; e vi) percepção da quantidade de disciplinas necessárias para a integralização do curso.

Na percepção tanto de docentes quanto de discentes, ainda há espaço para a melhoria da interdisciplinaridade entre as disciplinas do PPGLL e para a discussão acerca da quantidade de disciplinas necessárias para a integralização do curso (Gráfico 3 e Gráfico 4). Entre as/os docentes, 22,22% consideraram a interdisciplinaridade entre as disciplinas ruim ou regular, enquanto 29,63% fizeram a mesma avaliação acerca da quantidade de disciplinas necessárias pra a integralização; entre as/os discentes as porcentagens são 30,19% e 24,53%, respectivamente.

Gráfico 3. Avaliação das/os docentes sobre as disciplinas do PPGLL (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 4. Avaliação das/os discentes sobre as disciplinas do PPGLL (Arquivo completo em anexo)

 

O PPGLL possui uma política sólida de acesso e de permanência de discentes pertencentes a grupos vulneráveis. O edital de seleção de discentes regulares prevê 50% das vagas para negras/os, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans. Além disso, as Chamadas Internas para seleção de bolsistas contempla pontuação específica para candidatos que ingressaram através das cotas.

Entretanto, os dados obtidos por meio dos questionários de autoavaliação indicam um desconhecimento da comunidade docente e discente em relação a essa questão. Entre as/os docentes (Gráfico 5), 44,44% indicaram não sei opinar no item acesso de pessoas com deficiência auditiva no PPGLL; 51, 85%, no item permanência de pessoas com deficiência auditiva no PPGLL; 33,33%, no item disponibilidade de intérpretes e tradutores em Libras; 29,63%, no item permanência de pretos, pardos, indígenas, assentados, refugiados, povos ciganos e comunidade LGBTQIA+; e 37,04%, no item disponibilidade de bolsas de pesquisa para discentes pertencentes a grupos vulneráveis.

Entre as/os discentes (Gráfico 6), as porcentagens daquelas/es que também não souberam opinar sobre essa questão também são altas: 30,19% no item acesso de pessoas com deficiência auditiva no PPGLL; 35,85, no item permanência de pessoas com deficiência auditiva no PPGLL; 24,53%, no item permanência de pretos, pardos, indígenas, assentados, refugiados, povos ciganos e comunidade LGBTQIA+; e 24,53%, no item disponibilidade de bolsas de pesquisa para discentes pertencentes a grupos vulneráveis.

Entre os técnicos-administrativos (Gráfico 7), as porcentagens acerca desses itens são mais positivas, com 50% dos respondentes avaliando a permanência de pessoas com deficiência auditiva como regular e 100% avaliando a disponibilidade de intérpretes e tradutores de Libras também como regular. Os demais itens foram avaliados como bom ou ótimo.

Gráfico 5. Avaliação das/os docentes acerca do acesso e permanência de discentes pertencentes a grupos vulneráveis (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 6. Avaliação das/os discentes acerca do acesso e permanência de discentes pertencentes a grupos vulneráveis (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 7. Avaliação dos técnicos acerca do acesso e permanência de discentes pertencentes a grupos vulneráveis (Arquivo completo em anexo)

 

Seguindo estabelecido pela Capes, o Programa possui uma política de autoavaliação sistemática e detalhada, coordenada por comissão própria (Comissão de Autoavaliação), composta por docentes, discente, técnico, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), representante das/os egressas/os e representante da sociedade civil. Tal Comissão realiza procedimentos para garantir a autoavaliação do Programa, da Gestão, de Docentes e Discentes e do corpo Técnico-Administrativo.

O processo de autoavaliação desenvolvido no âmbito do PPGLL visa mapear informações que permitam a identificação dos pontos frágeis e das potencialidades do programa e discutir a realidade do mesmo com os diversos segmentos, buscando sensibilizar a comunidade para o envolvimento nas ações de mudança que se mostram necessárias. No quadriênio 2021-2024, o processo de autoavaliação envolveu a análise de documentos institucionais, a aplicação de questionários entre docentes, discentes, técnicos-administrativos e egressos com o intuito de gerar dados sobre as diferentes dimensões da autoavaliação.

Ao longo do quadriênio, foram realizados 2 (dois) Seminários de Autoavaliação, que tiveram o intuito de divulgar os dados e discutir o cenário do programa junto à comunidade. Esse momento de discussão contribui para a reflexão e o trabalho coletivo dentro do programa.

Nos questionários aplicados à comunidade do PPGLL, o Projeto de Autoavaliação foi avaliado positivamente por docentes e discentes (Gráfico 1 e Gráfico 2): entre as/os docentes, 66,67% o avaliaram como bom e ótimo; entre as/os discentes, essa porcentagem sobre para 71,70%.

Os números apresentados aqui demonstram que a estrutura e a organização do PPGLL satisfazem as demandas de grande parte da comunidade que integra o programa.

 

1.2 INFRAESTRUTURA

O Programa da Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) está vinculado à Faculdade de Letras (Fale), unidade da Universidade Federal de Alagoas que fica situada no campus A. C. Simões. Desenvolve suas atividades nos quatro prédios que fazem parte dessa Unidade: Prédio Administrativo, Bloco de Salas de Aula Denilda Moura (BSA1) e Bloco de Libras e o Centro de Pesquisas em Educação e Linguagens (CEPEL). Nos questionários aplicados à comunidade do PPGLL, a infraestrutura física dos espaços físicos desses prédios foi avaliada por docentes (Gráfico 8), discentes (Gráfico 9) e técnicos-administrativos (Gráfico 10).

No Prédio Administrativo encontra-se a sala da Secretaria Geral da Pós-Graduação, a sala da Coordenação do PPGLL e a Sala de Aula do PPGLL e a Sala de Aula do ProfLetras, também utilizada pelo programa. O Prédio Administrativo também abriga as salas de permanência dos docentes do programa que estão vinculados à Fale, onde eles desenvolvem pesquisas e realizam orientações. Dentre os espaços coletivos que podem ser requisitados por todas/os docentes, estão duas salas de reunião – uma para grupos maiores, de até 30 (trinta) pessoas, e outra para grupos menores, de até 8 (oito) pessoas –, um miniauditório, que comporta até 90 (noventa) pessoas, e um Laboratório de Informática, para até 12 (doze) pessoas.

No Bloco de Salas de Aulas Denilda Moura (BSA1) e no Bloco de Libras, o PPGLL desenvolve atividades de ensino, utilizando as salas de aula desses dois espaços. O BSA1 conta com 15 salas de aula, enquanto o bloco de Libras conta com cinco salas.

Conforme é possível observar nos Gráfico 8 e Gráfico 9, no questionário respondido pela comunidade do PPGLL, a maior parte das/os docentes e discentes avaliaram como regular, boa e ótima a estrutura física das salas de aula e das salas de reuniões. Em espaço reservado para comentários, a maior crítica da comunidade a esses espaços foi em relação às salas de aula do BSA1, que não possuem climatização, o que compromete o bem-estar de docentes e discentes e, portanto, a qualidade do ensino.

No prédio do Cepel, a comunidade do PPGLL tem acesso à Biblioteca, às salas dos Grupos de Pesquisa e Laboratórios e a um Auditório que comporta cerca de 90 (noventa) pessoas.

Gráfico 8. Avaliação das/os docentes sobre a infraestrutura física do programa (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 9. Avaliação das/os discentes sobre a infraestrutura física do programa (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 10. Avaliação dos técnicos-administrativos sobre a infraestrutura física do programa (Arquivo completo em anexo)

A Biblioteca Setorial Arriete Vilela atende os cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Letras e conta, atualmente, com um acervo de 1967 livros. Além da Biblioteca da Fale, a comunidade do PPGLL também tem acesso à Biblioteca Central da Ufal, que conta 29.039 títulos físicos e com 301 títulos online. Em 2024, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Ufal registrou, dentre seus usuários ativos, 471 pesquisadoras/es vinculados ao PPGLL. Nas respostas obtidas com o questionário, as/os discentes apontaram que a adequação do acervo físico e digital da biblioteca às atividades de estudo e pesquisa é avaliado, em grande medida, como bom (43,4%) e ótimo (7,5%); as/os docentes, por sua vez, tiveram uma percepção mais negativa do acervo físico e digital da biblioteca setorial, uma vez que 0% dos respondentes indicaram
ótimo em suas avaliações e apenas 29,63% indicaram bom.

Em contrapartida, a comunidade avaliou de forma positiva o Repositório Físico e/ou Digital de Teses e Dissertações do Programa (Gráfico 11 e Gráfico 12): entre os discentes, 66,1% o avaliaram como bom e ótimo; entre os docentes, esse número sobre para 77,77%.

Não foi possível verificar, ao longo do processo de autoavaliação, nenhuma política do PPGLL que vise a aquisição e a melhoria do acervo bibliográfico da biblioteca, aspecto pontuado na Ficha de Avaliação da Capes.

Em relação aos laboratórios, temos os seguintes dados gerados pelos questionários de autoavaliação: i) entre as/os discentes, 30,2% indicaram que não sabem opinar sobre a infraestrutura desses espaços, conforme é possível observar no Gráfico 8; ii) entre as/os docentes, esse número sobe para 40,74%, conforme Gráfico 9. Esses números podem ser indicativos de um desconhecimento por parte desses grupos em relação aos Laboratórios que estão desenvolvendo pesquisa no âmbito da Fale e do PPGLL.

Quanto à infraestrutura das salas da Secretaria e da Coordenação, a mesma foi avaliada pelos técnicos que participaram da autoavaliação do PPGLL como regular ou boa, conforme é possível observar no Gráfico 10.

De modo geral, nos questionários, a maior parte da comunidade respondente indicou que a acessibilidade aos espaços físicos utilizados pela comunidade do PPGLL (salas de aula, laboratórios, banheiros, etc.) é boa ou ótima (Gráfico 8, Gráfico 9 e Gráfico 10).

O PPGLL também foi avaliado em relação à infraestrutura de redes (Gráfico 10, Gráfico 11 e Gráfico 12).

Conforme é possível observar nos dados apresentados no Gráfico 11 e no Gráfico 12, o PPGLL foi bem avaliado por docentes e discentes em relação à disponibilidade de recursos didáticos e de recursos audiovisuais adequados: i) entre as/os docentes, 59,26% e 51,85%, respectivamente, indicaram bom e ótimo nesses aspectos; entre as/os discentes, esses números diminuem um pouco, mas ainda continuam expressivos, com 50,9% e 45,3% respectivamente.

Em relação ao acesso à internet, o programa foi avaliado da seguinte maneira pelos diferentes grupos que constituem a comunidade PPGLL (Gráfico 10, Gráfico 11 e Gráfico 12): i) entre as/os docentes, 37,03% avaliaram o acesso como ruim ou péssimo, 29,63% como regular e 33,34% como bom ou ótimo; ii) entre as/os discentes, 24,5% avaliaram o acesso como ruim ou péssimo, 30,2% como regular e 35,8% como bom e ótimo; iii) entre os técnicos, 100% avaliaram o acesso como regular. Nesse sentido, é possível perceber que, nesse aspecto, ainda há a necessidade de melhora de modo a atender todas as demandas de um programa de pós-graduação de excelência.

Quanto ao acesso a computadores de forma gratuita e ao acesso a serviços de fotocopiadoras e de reprografia, o PPGLL foi avaliado da seguinte maneira por docentes e discentes (Gráfico 11 e Gráfico 12): i) entre as/os docentes, 33,33% não souberam opinar sobre o acesso a computadores de forma gratuita, enquanto 22,22% não souberam opinar sobre o acesso a serviços de fotocopiadoras e de reprografia; 37,03% e 44,45%, respectivamente, indicaram que esse acesso é ruim ou regular; ii) ente as/os discentes 35,8% e 32,1%, respectivamente, não souberam opinar; 39,6% e 43,4% indicaram que esses acessos são ruim ou regular. Conforme pontuado anteriormente, a Fale possui um laboratório de informática, mas o mesmo só pode ser utilizado por discentes quando em aula, acompanhados de docente. Isso ocorre porque o espaço não dispõe de servidor técnico-administrativo responsável e, portanto, não pode ficar disponível para acesso à comunidade.

Gráfico 11. Avaliação das/os docentes sobre a infraestrutura de redes do programa (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 12. Avaliação das/os discentes sobre a infraestrutura de redes do programa (Arquivo completo em anexo)

Em termos humanos, o programa conta com a atuação de 2 (dois) servidores técnico-administrativos, ambos com pós-graduação (mestrado e doutorado). Além de atenderem ao PPGLL, eles também atendem às demandas do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Em 2023, a relação alunos-técnicos (RAT) do PPGLL era 86, quando o número ideal, segundo o Ministério da Educação (MEC), seria 15

De acordo com o questionário aplicado à comunidade, a atuação da Secretaria, o relacionamento da comunidade com a Secretaria e a qualidade do atendimento prestado foram positivamente avaliados como bom e ótimo pela maior parte das/os respondentes (Gráfico 13 e Gráfico 14). Entretanto, é importante destacar, aqui, que muitos comentários deixados pelos/as respondentes dão conta da percepção de a Secretaria do PPGLL tem um quantitativo de técnicos insuficiente, o que sobrecarrega
bastante os servidores e compromete o andamento de algumas atividades.

A atuação da Coordenação do PPGLL, bem como o relacionamento e a qualidade da comunicação entre a coordenação e as/os docentes e discentes também foi avaliado positivamente no quadriênio 2021-2024, conforme pode ser observado no Gráfico 13 e no Gráfico 14.

O Programa conta com página web atualizada e completa, com informações relevantes sobre o (re)credenciamento docente, histórico do programa, linhas de pesquisa, projetos desenvolvidos, dentre outras. Entretanto, não apresenta os textos principais traduzidos para outros idiomas, o que poderia contribuir para o processo de internacionalização do Programa. Destacamos que essa tradução é uma das ações previstas no Objetivo 1 do Plano Estratégico do quadriênio (2021-2024). Destaca-se, entretanto, o esforço do programa para traduzir os textos mais relevantes do site para Libras, contribuindo para o acesso da comunidade surda às informações.

As respostas fornecidas pelos questionários aplicados no procedimento de autoavaliação indicam uma percepção positiva da navegabilidade do site e da qualidade das informações disponibilizadas no site entre docentes e discentes (Gráfico 13 e Gráfico 14).

Em relação aos recursos financeiros, o PPGLL recebeu, em 2023, um repasse de R$ 1,6 mil da Universidade Federa de Alagoas e cerca de R$ 79 mil de repasse do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). Parte da verba repassada ao programa é disponibilizada, por meio de editais, para o custeio de viagens de caráter acadêmicocientífico e para a publicação de livros científicos.

Gráfico 13. Avaliação das/os docentes sobre a interação com a gestão do PPGLL (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 14. Avaliação das/os discentes sobre a interação com a gestão do PPGLL (Arquivo completo em anexo)

 

1.3 PESQUISA E PRODUÇÃO INTELECTUAL

 

O PPGLL contava, em 2023, com 74 (setenta e quatro) projetos de pesquisa ativos, nos quais estão envolvidos todas/os as/os 42 (quarenta e dois) docentes e os discentes da pós-graduação. Muitos desses projetos também contam com a colaboração de graduandos em iniciação científica, o que reforça o diálogo necessário entre os diferentes níveis da formação ofertados pela instituição. Em relação às linhas de pesquisa do Programa, os projetos encontram-se distribuídos da seguinte maneira:

i) Literatura: Poéticas, Cultura e Memória = 15 projetos;

ii) Estudos Textuais e Enunciativos: oralidade, leitura e escritura = 17 projetos;

iii) Discurso: Sujeito, História e Ideologia = 10 projetos;

iv) Linguística Aplicada = 17 projetos;

v) Teoria e Análise Linguística = 15 projetos.

Como é possível perceber, há um leve desequilíbrio entre a linha Discurso: Sujeito, História e Ideologia e as demais.

Em relação aos grupos de pesquisa, nas respostas dadas aos questionários de autoavaliação, 77,78% das/os docentes avaliaram a articulação, aderência e atualização dos grupos de pesquisa em relação às linhas de pesquisa do Programa como bom ou ótimo (Gráfico 15). Entre as/os discentes, esse percentual vai para 71,70% (Gráfico 16). Em relação à visibilidade dos grupos de pesquisa, 81,48% das/os docentes indicaram regular e bom, enquanto a maioria dos discentes (58,49%) a avaliaram como boa ou ótima. Já a regularidade de reuniões do grupo de pesquisa recebeu avaliações entre regular, bom e ótimo, como é possível observar no Gráfico 15 e no Gráfico 16.

A relação interinstitucional e a internacionalização dos grupos de pesquisa também foram avaliadas entre regular e ótimo pelas/os docentes e discentes. Outro aspecto avaliado positivamente pelas/os respondentes foi a dedicação das/os docentes em relação à formação de parcerias e à captação de recursos para a pesquisa.

Gráfico 15. Avaliação dos docentes sobre pesquisa no PPGLL (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 16. Avaliação dos discentes sobre a pesquisa no PPGLL (Arquivo completo em anexo)

Quanto à visibilidade dos projetos desenvolvidos no âmbito do programa, a mesma é garantida pelas publicações de artigos em periódicos, livros (e capítulos de livro) e pelos trabalhos apresentados em eventos. Os dados do Quadro 1 quantificam essas produções entre os anos de 2021 e 2023.

Quadro 1. Publicações e trabalhos apresentados entre 2021 e 2023 (Arquivo completo em anexo)

Quadro 1. Publicações e trabalhos apresentados entre 2017 e 2019 (Arquivo completo em anexo)

Conforme é possível observar, o PPGLL mantém um equilíbrio nas produções acadêmicas, apresentando, ao longo do quadriênio, um leve decréscimo no número de artigos publicados simultaneamente a um leve aumento no número de livros publicados. Entretanto, os números apresentados nos três primeiros anos do quadriênio indicam o crescimento do PPGLL em relação ao quadriênio anterior (2017-2020). Segundo dados da Plataforma Sucupira, entre 2017 e 2019, o PPGLL contou com 216 artigos e 223 livros publicados e 348 trabalhos apresentados em evento (Quadro 2).

Ao longo do quadriênio, o programa publicou edital de fomento à produção de e-books, na modalidade coletânea, organizado por docentes permanentes do PPGLL, e editais de auxílio para docentes e discentes para a participação em eventos científico-acadêmicos e para atividades de pesquisa de campo, medidas que contribuíram para o fortalecimento da pesquisa e da produção acadêmica do programa.

 

1.4 DOCENTES

No quadriênio 2021-2024, o PPGLL chegou a contar com 42 (quarenta e dois) docentes credenciados, sendo que, atualmente, possui 38 (trinta e oito) docentes permanentes, 3 (três) colaboradoras/es e 1 (uma) professora visitante. Todas/os as/os docentes permanentes do programa possuem titulação mínima de doutor/a há pelo menos cinco anos e 25 (59,52%) possuem pós-doutorado, o que reforça o comprometimento do programa com a qualidade do seu quadro docente. A distribuição dos docentes entre as linhas de pesquisa, atualmente, encontra-se da seguinte maneira (Quadro 3):

Quadro 3. Distribuição das/os docentes do PPGLL entre as linhas de pesquisa (Arquivo completo em anexo)

A linha de pesquisa Literatura: Poéticas, Cultura e Memória recebeu atenção especial ao longo do quadriênio, pois, no início de 2021, contava com apenas 3 (três) docentes credenciadas. Atualmente, a linha possui 11 (onze) docentes, tendo sido contemplada duas vezes, ao longo dos quatro anos, com Edital de Professor Visitante. O aumento nesse quantitativo atende ao disposto no Objetivo 3 do Plano Estratégico do PPGLL para o quadriênio 2021-2024.

O processo de credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de docentes do Programa é regulamentado por resolução específica desde 2018 (Resolução 01/2018). Em 2023, atendendo às demandas de avaliação da Capes e com o intuito de garantir um corpo docente equilibrado entre as diferentes linhas de pesquisa, o PPGLL promoveu o primeiro Edital de Credenciamento de Docente Permanente (Edital PPGLL 04/2023), que levou a uma ampliação do quadro de docentes do Programa de 29 (vinte e nove) para 38 (trinta e oito). O processo de recredenciamento, por sua vez, tem sido realizado bianualmente, por meio de Chamada Interna, de modo a garantir a manutenção de um corpo docente compatível com um Programa de excelência reconhecida.

O Regimento do PPGLL deixa explícito os critérios de atuação de docentes colaboradores e visitantes. Atualmente, o corpo docente do programa conta com apenas 3 (três) professoras/es colaboradoras/es, o que não representa nem 10% do total, atendendo ao disposto no Artigo 16, parágrafo primeiro, que estabelece que o número de docentes colaboradoras/es não pode ultrapassar 30% do corpo docente.

A média de alunas/os por docente no âmbito do PPGLL, em 2023, era de 4,1. A média de orientações concluídas ao longo do quadriênio fica em 3 (três) trabalhos por docente, número que atende ao estabelecido pela ficha de avaliação da Capes. É preciso destacar, aqui, que pelo menos nove (nove) docentes foram credenciados no PPGLL no final de 2023 e ainda não concluíram suas primeiras orientações. Mesmo diante dessa situação, o programa foi capaz de alcançar os parâmetros da avaliação da Capes. Dentre as/os docentes permanentes do programa, apenas 3 (três) não possuem orientações em andamento.

Não foi possível observar, ao longo do processo de autoavaliação, nenhuma política de capacitação docente focada especificamente no nível pós-doutoral no âmbito do PPGLL ou da Ufal. A instituição não publica Edital específico para que professoras/es doutoras/es sejam substituídas/os durante o período do pós-doutoramento, o que compromete a saída de muitas/os para a formação continuada.

A maior parte das/os docentes do PPGLL atua em atividades relacionadas à gestão, seja como membra/o do Colegiado ou em Comissões fixas do programa, como a Comissão de Autoavaliação, a Comissão Permanente de Bolsas, a Comissão de Indicação de Teses e Dissertações, a Comissão de Recredenciamento Docente, dentre outras.

Todas/os as/os docentes do PPGLL coordenam projetos de pesquisa internos ao programa, alinhados às suas linhas de pesquisa e alguns estão vinculados a projetos de pesquisa de outras instituições, contribuindo para o estabelecimento de parcerias nacionais, regionais e, até mesmo, internacionais. Todas/os as/os docentes do PPGLL lideram ou integram grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, fazendo parte do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Alguns/as docentes também integram grupos de pesquisa sediados em outras instituições regionais ou nacionais.

Destaca-se, ainda, a participação de docentes do PPGLL em diversas associações nacionais e internacionais da área, como a Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), a Rede de Estudos sobre o Trabalho de Assistente Social (RETAS), a Rede Iberoamericana de Investigação em Serviço Social, a Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED), ocupando, inclusive, alguns postos de liderança nesses grupos.

Os docentes do programa possuem alta produção qualificada, apresentando dados bastante significativos para o quadriênio, como é possível observar no Quadro 4.

Quadro 4. Produção das/os docentes entre 2021-2023 (Arquivo completo em anexo)

Os dados do Quadro 4 demonstram o comprometimento do quadro docente com a produção contínua e de qualidade. Ao distribuímos essa produção entre as linhas de pesquisa, é possível perceber um leve desequilíbrio em relação à publicação de artigos Qualis A.

Todas/os as/os docentes permanentes e a docente visitante ministraram disciplinas na pós-graduação durante o quadriênio, com uma média de 2,6 disciplinas por professor ao longo desse período (104 disciplinas no total). Destacamos que esse quantitativo é reflexo do Edital de Credenciamento de Docentes realizado em 2023, quando 9 (nove) docentes permanentes foram credenciados junto ao programa, de modo que algumas/ns docentes atuaram apenas no último ano do quadriênio.

As/os professoras/es do PPGLL vinculados à Faculdade de Letras também atuaram na graduação, em conformidade com o estabelecido pelas resoluções internas da Ufal.

Gráfico 17. Autoavaliação docente (Arquivo completo em anexo)

Em resposta aos questionários aplicados pela Comissão de Autoavaliação, as/os docentes se autoavaliaram de forma bastante positiva, como é possível verificar no Gráfico 17. Entre as/os respondentes, 77,78% avaliaram a própria assiduidade como ótimo e 81,48, a pontualidade. Destaca-se, nos dados analisados, a porcentagem de 11,11% das/os respondentes que indicaram estar com um estado emocional ruim. É importante sempre destacarmos que o quadriênio 2021-2024 foi, em parte, vivenciado durante o período de pandemia da Covid-19, que trouxe reflexos físicos, emocionais e psicológicos para toda a comunidade acadêmica. Uma quantidade pequena de docentes indicou ruim para aspectos como participação nas atividades desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa (3,70%), participação em eventos nacionais ou internacionais (3,70%) e atuação em atividades técnicas e administrativas do PPGLL (3,70%).

A percepção das/os discentes sobre os docentes também foi avaliada (Gráfico 18). Em relação à assiduidade e a pontualidade, as/os docentes foram avaliados com bom e ótimo por 90,57% das/os discentes. A quantidade de docentes no PPGLL foi considerada boa e ótima por 67,93% das/os discentes. Também tiveram avaliações positivas aspectos como a qualidade dos planos de curso apresentados, a objetividade das/os docentes na exposição dos conteúdos, a formas e critérios de avaliação utilizados nas disciplinas, a disponibilidade para atendimento aos discentes, a qualidade da comunicação entre docentes e discentes, a motivação das/os docentes em relação aos componentes ministrados e a participação das/os docentes nas atividades do PPGLL.

É importante destacar que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas não avalia a Pós-Graduação, de modo que não obtivemos dados individualizados sobre a avaliação das/os docentes em cada uma das disciplinas ministradas na pós-graduação ao longo do quadriênio.

Gráfico 18. Avaliação das/os discentes sobre a atuação docente (Arquivo completo em anexo)

A interação entre orientadoras/es e orientandas/os também foi avaliada pelas/os discentes (Gráfico 19). Os dados gerados pelos questionários de autoavaliação indicam um relacionamento positivo entre as partes, com 94,34% das/os respondentes apontando este como bom ou ótimo. As/Os docentes também foram bem avaliadas/os em relação ao tempo disponibilizado para orientação, à qualidade da orientação, ao estímulo à publicação e ao acompanhamento da/o orientanda/o.

Gráfico 19. Avaliação das/os discentes sobre a interação orientando(a)/orientandor(a) (Arquivo completo em anexo)

Pelo regulamento do PPGLL, a participação das/os docentes em bancas internas ao programa é obrigatória e, na prática, não fica restrita à linha de pesquisa de atuação delas/os, o que reforça o diálogo e a interdisciplinaridade entre as linhas de pesquisa.

Em 2023, dos 38 (trinta e oito) docentes permanentes do programa, 24 (vinte e quatro), cerca de 63%, orientavam Iniciação Científica. Um dos docentes do PPGLL também é tutor do Programa de Educação Tutorial da Fale. É importante destacar que a ficha de avaliação da Capes pontua a orientação de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Extensão, de Educação Tutorial e de Monitoria. Tendo esse fator em mente, é interessante que o PPGLL invista em ações que estimulem os docentes a orientar mais trabalhos na graduação, contribuindo para o que o importante diálogo entre os níveis se estabeleça.

 

1.5 DISCENTES

 

O corpo discente do PPGLL, em 2023, era composto por 172 alunas/os, estando 68 vinculadas/os ao Mestrado e 104 ao Doutorado.

Para ser admitido no PPGLL, as/os alunas/os regulares passam por processo seletivo específico, regido por Edital próprio, publicado anualmente. As vagas são ofertadas de acordo com a capacidade de absorção do Programa, levando em consideração a disponibilidade de orientação por parte das/os docentes credenciadas/os junto ao Programa. O Processo Seletivo do PPGLL conta com quatro etapas: i) pertinência do projeto em relação à Linha de Pesquisa Pleiteada e aos projetos de pesquisa das/os orientadoras/es indicados; ii) avaliação do projeto; iii) arguição oral do projeto; iv) avaliação do barema de pontuação com documentação comprobatória. Todas as etapas são eliminatórias e classificatória.

A/O discente também pode ser admitida/o no programa por meio de transferência. Nesse caso, o pedido de transferência é encaminhado ao Colegiado, que analisa e emite um parecer sobre a questão levando em consideração o Regimento do Programa e os documentos de área da Capes.

No último ano deste quadriênio, o número de entradas de alunos no Programa por meio de Processo Seletivo apresentou um aumento significativo em relação aos anos anteriores, conforme é possível observar no Quadro 5. Esse aumento é um dos resultados da nova política de credenciamento de docentes assumida pelo PPGLL a partir de 2023, o que aumentou o número de docentes e, consequentemente, de vagas ofertadas no processo seletivo de discentes regulares.

Quadro 5. Entradas no programa por ano e nível (Arquivo completo em anexo)

Ao longo do quadriênio 2021-2024, foram concedidas bolsas a 40 (quarenta) discentes, número significativamente maior que os 8 (oito) contemplados ao longo do quadriênio 2017-2020 (Quadro 6).

Os dados do Quadro 2 demonstram que o Objetivo 2 do Plano Estratégico do PPGLL para o quadriênio 2021-2024 foi alcançado com sucesso.

No que se refere à produção dos discentes, nos três primeiros anos do quadriênio 2021- 2024, podemos discriminar os seguintes dados:

  • – Em 2021, foram publicados um total de 65 artigos por discentes (Quadro 7): 8 artigos em periódicos A2; 12 artigos em periódicos A3; 8 artigos em periódicos A4; 10 artigos em periódicos B1; 15 artigos em periódicos B2; 7 artigos em periódicos B3; 2 artigos em periódicos B4; e 3 artigos em periódicos C. No âmbito da produção de livros com conselho editorial, os discentes publicaram 35 capítulos e 6 obras completas. Também houve a publicação de 16 trabalhos em anais. Quanto à produção técnica, em 2021, os discentes contaram 80 apresentações de trabalho, 10 cursos de curta duração e 6 organizações de evento.
  • – Em 2022, foram 42 artigos publicados em periódicos por discentes (Quadro 7): 3 em periódicos A1; 3 em periódicos A2; 12 em periódicos A3; 5 em periódicos A4; 5 em periódicos B1; 3 em periódicos B2; 6 em periódicos B3; 4 em periódicos C; 1 em periódico sem Qualis. Em relação à produção de livros, os discentes publicaram 31 capítulos e 2 obras completas (ambas autorais). Também houve a publicação de 32 trabalhos em anais de eventos. Quanto à produção técnica, os discentes contaram 122 apresentações de trabalho, 16 organizações de evento e 12 serviços técnicos. Em 2022, os discentes também produziram 4 trabalhos artístico-culturais.
  • – Em 2023, os discentes publicaram 35 artigos (Quadro 7): 6 em periódicos A1; 4 em periódicos A2; 7 em periódicos A3; 3 em periódicos A4; 3 em periódicos B1; 6 em periódicos B2; 4 em periódicos B3; 1 em periódico B4; 1 em periódicos C. Em relação à produção de livros, os discentes publicaram 22 capítulos e 2 obras completas (1 organização de coletânea e uma obra autoral). Também houve a publicação de 11 trabalhos ema anais de eventos. Quanto à produção técnicas, os discentes contaram 44 apresentações de trabalho, 12 cursos de curta duração, 5 organizações de evento e 1 trabalho técnico.

Quadro 7. Publicações de artigos em periódicos (2020-2023) (Arquivo completo em anexo)

No período indicado, dos 71 artigos publicados em periódicos Qualis A, 52 foram produzidos em parceria com os docentes do programa. Esse número demonstra que o Objetivo 7 do Plano Estratégico foi alcançado com sucesso pelo PPGLL, uma vez que, no quadriênio anterior (2017-2020), os discentes publicaram, no total, 8 artigos em periódicos Qualis A.

Nos três primeiros aos do quadriênio 2017-2020, foram realizadas a publicação de 93 artigos, 13 livros, 51 capítulos e 196 apresentações de trabalho. No mesmo período do quadriênio 2021-2024, foram 143 artigos publicados, 10 livros, 88 capítulos e 246 apresentações de trabalho. Esses números indicam um crescimento significativo da produção discente entre o quadriênio 2017-2020 e o quadriênio 2021-2024, o que demonstra que a política de incentivo à produção qualificada tem rendido frutos positivos no âmbito do PPGLL.

Entre 2021 e 2024, foram realizadas 137 (cento e trinta e sete) bancas de defesa no PPGLL, sendo 69 de dissertações de mestrado e 68 de teses de doutorado, de modo que o PPGLL mantém um certo equilíbrio entre os níveis. Os trabalhos defendidos apresentavam vinculação à área de concentração, à linha de pesquisa e aos projetos de pesquisa das/os orientadoras/es.

Ao longo do quadriênio 2021-2024, o tempo médio de titulação no âmbito do PPGLL foi de 26,93 meses para o mestrado e 50,51 meses para o doutorado. De acordo com a Capes, a duração da titulação discente não deve ultrapassar 30 meses para o mestrado e 50 meses para o doutorado.

Conforme estabelece o Regimento Interno do PPGLL, todas as bancas precisam ser compostas por examinadoras/es internas/os e externas/os ao Programa e as/os docentes devem possuir Doutorado.

Dentre as/os discentes que responderam ao questionário da Comissão de Autoavaliação, 87% indicaram integrar algum grupo de pesquisa (Gráfico 20). Esse dado chama a atenção, uma vez que todas/os as/os orientadoras/es são estimuladas/os a integrar suas/seus orientandas/os em seus respectivos grupos de pesquisa.

Gráfico 20. Discentes que integram grupo de pesquisa (Arquivo completo em anexo)

Em resposta aos questionários aplicados pela Comissão de Autoavaliação, as/os docentes se autoavaliaram de forma bastante positiva, como é possível verificar no Gráfico 21. Entre as/os respondentes, 98,11% indicaram bom ou ótimo no quesito assiduidade e 94,34 no quesito pontualidade.

Dois itens do questionário chamam a atenção. Primeiro, o estado emocional das/os discentes, uma vez que cerca de 32,08% das/os respondentes indicaram péssimo, ruim ou regular em suas autoavaliações. Em segundo lugar, o item motivação para fazer a pósgraduação, em que 22,64% das/os respondentes indicaram péssimo, ruim ou regular em suas avaliações.

Itens como qualidade, interdisciplinaridade e atualidade de sua pesquisa, participação nas atividades do grupo de pesquisa, participação em eventos, publicações, planejamento, organização e dedicação às atividades da pós-graduação e da pesquisa e atuação nas atividades técnicas e administrativas do programa foram bem avaliadas de modo geral.

Gráfico 21. Autoavaliação discente (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 22. Avaliação das/os docentes sobre a atuação discente (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 23. Avaliação das/os docentes sobre a interação orientado(a)/orientando(a) (Arquivo completo em anexo)

 

1.6 EGRESSOS

 

Os dados obtidos por meio da aplicação do questionário junto aos egressos mostram que 96% das/os antigas/os alunas/os do PPGLL estão inseridos no mercado de trabalho (Gráfico 24) e, a maior parte destes – também 96% (Gráfico 25) – atuando nas áreas de ensino e pesquisa, o que demonstra que os objetivos do programa estão sendo alcançados.

Gráfico 24. Você está inserida/o no mercado de trabalho atualmente? (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 25. Após sua formação na pós-graduação, você atua ou já atuou? (Arquivo completo em anexo)

A pesquisa também revela que a maior parte das/os egressas/os atuam em Instituições de Ensino Superior públicas (48%) e na rede pública de ensino (28%), conforme é possível verificar no Gráfico 26.

Gráfico 26. Em que tipo de instituição atua profissionalmente? (Arquivo completo em anexo)

Em relação à percepção das/os egressas/os acerca do impacto da pós-graduação na atividade profissional delas/es, as respostas aferidas indicam uma avaliação positiva da atuação do PPGLL, com 72% das/os respondentes considerando ótimo e 20% considerando bom, conforme é possível observar no Gráfico 27.

Gráfico 27. Qual foi o impacto da pós-graduação no PPGLL em sua atividade profissional? (Arquivo completo em anexo)

A pesquisa realizada identificou que quase metade das/os egressas/os respondentes (44%) não gerou nenhum produto a partir de suas teses e dissertações. As/Os demais respondentes indicaram publicações de artigo em periódico nacional (24%), publicação de livro (20%) e publicação de capítulos e artigos (12%). Esse dado se destaca quando correlacionado à avaliação que as/os egressas/os fazem do impacto social da pesquisa desenvolvida. Isso porque a maior parte das/os respondentes avaliam esse impacto como positivo – 40% como ótimo e 40% como bom. Nesse sentido, era de se esperar uma maior divulgação dos resultados alcançados. Ao longo do quadriênio 2021-2024, o PPGLL tem desenvolvido ações que buscam mitigar essa situação, como a realização periódica do Seminário de Egressos do programa. Entretanto, os dados indicam que outras ações poderiam ser somadas a esta, como a organização de livros ou de dossiês com material produzido pelas/os egressas/os.

Em local reservado para tal, as/os egressas/os puderam fazer elogios, sugestões e críticas ao PPGLL. Muitas/os avaliaram como positivo o crescimento pessoal e profissional, o acesso a diferentes conhecimentos, a formação continuada e o contato com pesquisadoras/es que foi possibilitado pelo vínculo com o programa. Dentre os aspectos negativos, foram apontadas questões como o número reduzido de disciplinas na linha de pesquisa de Literatura, a desorganização da Secretaria do programa e a falta de servidores técnicos em quantidade adequada e a falta de estrutura da Universidade. Em depoimentos, muitas/os egressos relataram a ótima experiência que vivenciaram durante o período em que estiveram vinculados ao PPGLL.

 

1.7 IMPACTO NA SOCIEDADE

O PPGLL possui um impacto significativo na sociedade alagoana e nordestina. Conforme apontado anteriormente, o programa atende pesquisadores não apenas da capital de Alagoas, mas do interior e de outros estados do entorno, como Sergipe, Pernambuco, Paraíba, dentre outros. A formação continuada de professores da Educação Básica é uma das frentes de atuação do programa, conforme é possível perceber nas respostas obtidas por meio dos questionários das/os egressos, em que 40% apontaram atuar na rede de ensino pública ou privada.

Professoras/es e pesquisadoras/es do programa desenvolvem ações anualmente focadas na formação inicial e continuada e no letramento, com projetos voltados para a produção de conteúdo nas redes sociais, para a formação decolonial de professores de línguas, para a valorização da práxis docente, para a construção de propostas críticoreflexivas de atuação docente, dentre outros. Todas essas ações são cadastradas no sistema Sigaa da Ufal e permitem o acompanhamento do impacto gerado em termos humanos, sociais e culturais.

Muitas/os membras/os do Programa participam de associações nacionais e internacionais da área, como a Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), a Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), a Rede de Estudos sobre o Trabalho de Assistente Social (RETAS), a Rede Iberoamericana de Investigação em Serviço Social, a Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED), ocupando, inclusive, alguns postos de liderança nesses grupos. Muitas/os professoras/es do programa também atuam como membra/o de Conselho Editorial e/ou Conselho Científico de periódicos nacionais e internacionais da área.

Ao longo do quadriênio, a forma como as bancas de qualificação e defesa eram organizadas foi reestruturada, estabelecendo a obrigatoriedade de um examinador externo à instituição, o que garantiu a participação de pesquisadoras/es doutoras/es de diferentes instituições locais, regionais e nacionais.

Em 2022, o PPGLL publicou o Edital de fomento à publicação com o intuito de estimular a organização de coletâneas por parte dos docentes permanentes do programa em parceria com pesquisadoras/es nacionais e internacionais de referência para a área. Foram aprovadas nove propostas, publicadas durante o primeiro semestre de 2023 e disponibilizadas no formato e-book no site do programa.

Entre 2021 e 2023, o Programa supervisionou 7 (sete) estágios pós-doutorais e recebeu 2 (duas) professoras visitantes, selecionadas por meio de Edital. Estabeleceu, também, convênio com a Universidade Federal de Rio de Janeiro. Em 2024, recebeu Professor da Unicamp para ministrar disciplina e curso de extensão, estabelecendo um importante intercâmbio com instituições de ensino superior locais (Uneal e IFAL) e contribuindo para a formação inicial e continuada de professores na área de Linguagens.

Ao longo do quadriênio 2021-2024 foi instituído o Encontro Integrado de Trabalho Acadêmicos em Andamento (EITA), que realizou sua terceira edição em 2024. Também foi estabelecida a realização anual do Seminário de Egressos, que chegou à sua quarta edição em 2024.

Em 2024, o PPGLL foi contemplado com fomento do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), contribuindo para a realização de ações de extensão no âmbito do Programa em parceria com programas da Graduação, fomentando o importante vínculo entre os diferentes níveis de formação.

Em 2024, doutorando do Programa foi contemplado com bolsa da Capes e do Ministério da Igualdade Racial por meio do Programa Caminhos Amefricanos: programa de intercâmbios Sul-Sul, realizando intercâmbio de 15 (quinze) dias para a Colômbia. No mesmo ano, o programa também contou com doutorando contemplado com Bolsa da Capes para realização de Doutorado-Sanduíche em Buenos Aires (Argentina).

A partir das ações elencadas acima, é possível perceber o comprometimento do programa em cumprir, na medida do possível, os Objetivos 4, 5 e 6 do Planejamento Estratégico do PPGLL, ampliando as parcerias com outras instituições, fortalecendo as relações interinstitucionais com programas nacionais e internacionais, por meio da participação em bancas, publicações em coautorias e participação em eventos científicos, ofertando cursos de capacitação para professores da rede pública, elaborando cursos de extensão para atender ao público externo ao PPGLL, fomentando a promoção de eventos e as publicações em conjunto com órgãos externos, públicos e privados.

Nos questionários aplicados pela Comissão de Autoavaliação, os dados referentes às ações de regionalização e internacionalização do Programa revelam um certo desconhecimento, por parte da comunidade acadêmica, especialmente docentes e discentes, acerca dessas ações, conforme é possível observar no Gráfico 28, Gráfico 29, no Gráfico 31 e no Gráfico 32.

Em relação à regionalização, chama a atenção o fato de que, entre os docentes (Gráfico 28) 14,81% dos docentes não souberam opinar sobre a qualidade do impacto social das pesquisas desenvolvidas pelo programa; 51,85% não souberam opinar sobre as parcerias entre o PPGLL e as Secretarias de Educação estaduais e municipais de Alagoas; 22,22% não souberam opinar sobre as parcerias entre o PPGLL e outros Programas de Pós-Graduação; 33,33% não souberam opinar sobre o desenvolvimento de atividades de extensão com impacto na área de atuação do PPGLL; 14,81% não souberam opinar sobre a publicação docente-discente de trabalhos em periódicos/livros nacionais/regionais; e 22,22% não souberam opinar sobre a participação de discentes egressas/os nos grupos de pesquisa.

Entre as/os discentes (Gráfico 29), 41,51% não souberam opinar sobre as parcerias entre o PPGLL e as Secretarias de Educação estaduais e municipais de Alagoas; 22,64% não souberam opinar sobre as parcerias entre o PPGLL e outros programas de pósgraduação;18,87% não souberam opinar sobre a promoção de atividades e eventos para a difusão dos resultados da pesquisa do PPGLL para a sociedade; e 20,75% não souberam opinar sobre a participação de discentes e egressos nos grupos de pesquisa.

Entre os técnicos-administrativos, os itens do questionário referentes à regionalização foram, em grande medida, avaliados como regular, bom e ótimo. Apenas o item Parceria entre o PPGLL e as Secretarias de Educação estaduais e municipais de Alagoas foi avaliado como ruim por 50% dos respondentes.

Gráfico 28. Avaliação das/os docentes sobre a regionalização do programa (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 29. Avaliação das/os discentes sobre a regionalização do programa (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 30. Avaliação dos técnicos-administrativos sobre a regionalização do programa (Arquivo completo em anexo)

Em relação à internacionalização, o cenário não foi diferente. Entre as/os docentes (Gráfico 31), 40,74% não souberam opinar sobre as parcerias estabelecidas pelo Programa com instituições de ensino superior internacionais; 33,33% não souberam opinar sobre a dedicação das/dos docentes em estabelecer relações e parcerias com pesquisadoras/es e instituições internacionais; 25,93% não souberam opinar sobre o desenvolvimento de projetos e eventos com participação e pesquisadores e de instituições de ensino superior estrangeiras; 48,15% não souberam opinar sobre a publicação docente-discentes de trabalho em periódicos ou livros internacionais; 37,04% não souberam opinar sobre a mobilidade de estudantes do PPGLL para o exterior; e 40,74% não souberam opinar sobre a mobilidade de estudantes do exterior para o PPGLL.

Entre as/os discentes (Gráfico 32), 33,96% não souberam opinar sobre as parcerias estabelecidas pelo Programa com instituições de ensino superior internacionais; 28,30% não souberam opinar sobre a dedicação das/dos docentes em estabelecer relações e parcerias com pesquisadoras/es e instituições internacionais; 28,30% não souberam opinar sobre o desenvolvimento de projetos e eventos com participação e pesquisadores e de instituições de ensino superior estrangeiras; 22,64% não souberam opinar sobre a publicação docente-discentes de trabalho em periódicos ou livros internacionais; 37,74% não souberam opinar sobre a mobilidade de estudantes do PPGLL para o exterior; e 45,28% não souberam opinar sobre a mobilidade de estudantes do exterior para o PPGLL.

Entre os técnicos-administrativos, esses aspectos foram avaliados majoritariamente como regular ou bom, sendo que apenas o item mobilidade de estudantes do exterior para o PPGLL foi avaliado como ruim por 50% dos respondentes.

Gráfico 31. Avaliação das/os docentes sobre a internacionalização do programa (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 32. Avaliação das/os docentes sobre a internacionalização do programa (Arquivo completo em anexo)

Gráfico 33. Avaliação dos técnicos-administrativos sobre a regionalização do programa (Arquivo completo em anexo)

 

2 PONTOS FORTES, FRACOS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

(ANÁLISE S.W.O.T.)

 

Diante do exposto até aqui, a Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas apresenta a seguinte análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças ao Programa:

 

2.1 PONTOS FORTES DO PPGLL

2.1.1. No que se refere ao Programa:

  • -A comunicação e o relacionamento com a Coordenação e a Secretaria do Programa são muito bem avaliados, bem como a qualidade do atendimento prestado nessas instâncias;
  • – As demandas apresentadas pela comunidade do PPGLL são prontamente resolvidas internamente, de modo que poucas precisam delas precisam ser repassadas a instâncias superiores;
  • – O acesso e a navegabilidade do site, que traz muitas informações pertinentes acerca do Programa;
  • – O Programa, no último quadriênio, esforçou-se para equilibrar as diferentes linhas de pesquisa, tanto em número de docentes quanto em número de pesquisadoras/es vinculadas/os, inclusive direcionando os editais de Professor Visitante para a Área de Estudos Literários, de modo a fortalecê-la;
  • – Nas seleções do último quadriênio, houve candidatos aprovados para preenchimento de praticamente todas as vagas ofertadas pelo Programa;
  • – As Áreas de Concentração e as Linhas de Pesquisa são atuais e pertinentes e possuem articulação entre si;
  • – O Programa vem desenvolvendo uma política de ampliação dos quadros docentes com a publicação periódica de editais de credenciamentos de novas/os professoras/es;
  • – As disciplinas possuem ementas bem delineadas e adequadas ao perfil do Programa e conteúdos atuais e pertinentes à Área de Concentração e às Linhas de Pesquisa, sendo que os planos de curso e as ementas são disponibilizados às/aos discentes com antecedência;
  • – Todas as disciplinas das Linhas de Pesquisa são ofertadas com regularidade ao longo do quadriênio;
  • – As bibliografias indicadas nas disciplinas são adequadas e pertinentes em relação aos conteúdos trabalhados, com referências atualizadas e diversificadas (artigos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses, etc.);
  • – As disciplinas propostas possuem interdisciplinaridade com as disciplinas da mesma Linha de Pesquisa e, eventualmente, com disciplinas de outras Linhas de Pesquisa;
  • – A quantidade de disciplinas necessárias para a integralização do curso de Mestrado e de Doutorado é considerada adequada;
  • – O Programa possui papel importante na formação continuada e na qualificação de professoras/es que atuam na Rede Básica de Ensino, seja esta pública ou privada;
  • – O PPGLL tem ampla política de cotas, disponibilizando 50% de suas vagas para pesquisadoras/es pertencentes a diferentes grupos vulneráveis, como negras/os, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

2.1.2. No que se refere à Infraestrutura Física, de Rede e de Materiais:

  • – O Programa conquistou, no último ano, uma sala de aula climatizada e com acesso exclusivo a datashow;
  • – O acervo físico e digital da biblioteca é adequado às atividades de pesquisa e o repositório de Teses e Dissertações encontra-se atualizado;
  • – Há alguns espaços de convivência e a acessibilidade aos prédios utilizados pelo PPGLL é avaliada como adequada;
  • – O Programa tem acesso a recursos didáticos e audiovisuais adequados para o desenvolvimento de suas atividades;
  • – O Programa tem acesso a dois auditórios para eventos com capacidade para até 90 pessoas;
  • – A maior parte dos grupos de pesquisa vinculados ao PPGLL possui sala própria.

2.1.3. Em relação à Pesquisa e Produção Intelectual:

  • – Presença no Programa de pesquisadores provenientes de várias localidades do Estado de Alagoas e de outros Estados fronteiriços, como Pernambuco, Sergipe;
  • – Muitos mestrandos e doutorandos desenvolvem pesquisas em escolas da Educação Básica, tendo em vista que são professores das redes públicas e privadas de ensino;
  • – Os grupos de pesquisa possuem articulação, aderência e atualização em relação às Linhas de Pesquisa do Programa;
  • – Os grupos de pesquisa possuem visibilidade regional e nacional, estabelecendo relações interinstitucionais com grupos de outras IES;
  • – Ampla produção qualificada e diversificada, com artigos em periódicos, organização de livros, capítulos de livros, apresentação de trabalhos em eventos, dentre outros.

2.1.4. No que se refere às/aos Docentes:

  • – Os docentes do Programa são avaliados como assíduos e pontuais, frequentemente disponíveis para atendimento aos discentes, com quem estabelecem uma comunicação de qualidade;
  • – Os docentes têm formação de qualidade em suas respectivas áreas de atuação;
  • – Os docentes demonstram motivação em relação aos componentes ministrados, apresentando planos de curso de qualidade, com critérios de avaliação bem definidos.

2.1.5. No que se refere às/aos Discentes:

  • – Os discentes do Programa são avaliados como assíduos e pontuais e motivados em relação aos componentes curriculares cursados;
  • – Possuem um nível de conhecimento considerado entre regular e ótimo, produzem trabalhos e avaliações de qualidade e estabelecem comunicação de qualidade com as/os docentes;
  • – Estabelecem um relacionamento bom com as/os orientadoras/es e apresentam motivação e dedicação em relação às atividades de pesquisa;
  • – São bem avaliados em termos de motivação para produzir artigos e/ou capítulos de livro e publicar em parceria com as/os orientadoras/es.

2.1.6. Em relação aos Egressos:

  • – O Programa vem realizando, anualmente, o Seminário de Egressos, com participação expressiva de diversos pesquisadores formados pelo PPGLL;
  • – O Programa estimula as/os docentes a manter o contato contínuo com as/os egressos.

2.1.7. Em relação ao Impacto na Sociedade:

  • – O Programa desempenha um importante papel social na região, especialmente na formação de profissionais da educação qualificados em nível de pós-graduação – vide a quantidade expressiva de egressos que atua em atividades de ensino;
  • – Muitas das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa apresentam problemáticas locais e regionais;
  • – Os critérios estabelecidos pelo regulamento do PPGLL para a formação de bancas de defesa e qualificação estimula a parceria com pesquisadoras/es de diferentes instituições locais, regionais, nacionais e internacionais;
  • – O programa realiza, anualmente, o Encontro Integrado de Trabalhos em Andamento com o intuito de compartilhar o conhecimento produzido pelas/os pesquisadoras/es do PPGLL;
  • – O Programa tem mobilizado mais esforços para garantir a ampliação das ações de internacionalização;
  • – Algumas parcerias com instituições estrangeiras estão em fluxo para serem estabelecidas ao longo do próximo quadriênio;
  • – O Programa tem desenvolvido atividades com a participação de pesquisadoras/es de instituições estrangeiras.

 

2.2 PONTOS FRACOS DO PPGLL

2.2.1. No que se refere ao Programa:

  • – A quantidade diminuta de servidores técnicos-administrativos compromete as atividades desenvolvidas pelo setor e o bem estar físico e mental da equipe, de modo que o quadro técnico precisa ser recomposto e, se possível, ampliado com urgência;
  • – Pouca interdisciplinaridade entre disciplinas de diferentes Linhas de Pesquisa e, especialmente, de diferentes áreas;
  • – O Programa não apresenta uma política específica que vise a aquisição e a melhoria do acervo bibliográfico da biblioteca;
  • – Falta uma política específica de capacitação docente, com estímulo à saída de professoras/es para a realização de estágio pós-doutoral;
  • – A quantidade de bolsas do PPGLL contempla apenas cerca de 20% das/os discentes do Programa, de modo que, ainda que o acesso de grupos vulneráveis seja garantido por meio da política de cotas, a permanências dessas/es discentes ainda não é garantida;
  • – Faltam intérpretes-tradutores de Libras em número adequado para atender as demandas do Programa, o que compromete a formação de pesquisadoras/es surdos;
  • – As ações de acesso e de permanência não são adequadamente visibilizadas, de modo que a própria comunidade do Programa não sabe como avaliá-las.

2.2.2. No que se refere à infraestrutura física, de rede e de materiais:

  • – Nem todas as salas de aula utilizadas pelo Programa encontram-se climatizadas, o que compromete a qualidade das aulas, especialmente nos meses mais quentes do ano;
  • – A Unidade carece de mais áreas de convivência, estudo e pesquisa, de modo a garantir qualidade de vida às/aos jovens pesquisadoras/es durante o período que elas/es precisam permanecer na instituição;
  • – Não há laboratório de informática ou espaços com computadores adequados e disponíveis para uso das/os discentes pesquisadoras/es ao longo do dia;
  • – A comunidade do PPGLL não possui acesso a serviços de fotocopiadoras e reprografias na Unidade;
  • – A rede wi-fi da Unidade não funciona com qualidade adequada, o que compromete o desenvolvimento de atividades in loco;
  • – Há a necessidade de cadeiras adequadas para pessoas obesas em todos os espaços utilizados pelo Programa;
  • – Falta diferentes tipos de acessibilidade nos espaços utilizado pelo Programa, como piso tátil nos corredores dos prédios e placas em braile nas portas, de modo a garantir o acesso de pessoas cegas, e mobiliário ajustado para pessoas cadeirantes.

2.2.3. Em relação à Pesquisa e à Produção Intelectual:

  • – Há professoras/es que não têm participado de editais de financiamento de pesquisa e de editais de Bolsista Produtividade;
  • – Há professores que não participam de redes de colaboração e/ou não buscam ampliar as redes de colaboração com universidades do Nordeste e de outras regiões;
  • – Não há muitas ações que envolvam a parceria entre os grupos de pesquisa do próprio programa;
  • – Nem todas/os as/os docentes do Programa desenvolvem atividades de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica ou Monitoria na graduação;

2.2.4. No que se refere às/aos Docentes:

  • – Desconhecimento em relação a aspectos importantes do programa, como ações relacionadas à regionalização ou à internacionalização;

2.2.5. No que se refere às/aos Discentes:

  • – Nem todos as/os discentes estão vinculados a grupos de pesquisa do Programa;
  • – Desconhecimento em relação a aspectos importantes do programa, como ações relacionadas à regionalização ou à internacionalização;

2.2.6. Em relação aos Egressos:

  • – Alguns egressos não publicaram resultados da pesquisa;
  • – Alguns egressos não reconhecem o impacto social das pesquisas que elas/es próprias/os realizaram;

2.2.7. Em relação ao Impacto na Sociedade:

  • – As atividades de regionalização e os projetos com impacto social desenvolvidos no âmbito do Programa precisam de mais visibilidade;
  • – Falta parcerias entre o Programa e as Secretarias de Educação Estadual e Municipais de Alagoas;
  • – Poucas parcerias estabelecidas pelo Programa com instituições internacionais;
  • – Reduzido número de pesquisadores internacionais visitando ou atuando em atividades do Programa;
  • – Falta mais visibilidade às atividades de internacionalização do Programa.

 

2.3 OPORTUNIDADES

 

  • – Demanda do mercado, de modo geral, por profissionais cada vez mais qualificados;
  • – Estímulo do Governo Federal à formação nas licenciaturas, o que tem o potencial de aumentar a quantidade de profissionais em busca de formação continuada;
  • – Programas de estímulo do governo para a internacionalização dos PPGs.

 

2.4 AMEAÇAS

 

  • – Baixo investimento governamental na Educação de modo geral e na pós-graduação de maneira específica;
  • – O número diminuto de bolsas que são disponibilizadas por meio de editais;
  • – O risco de inadimplência do governo em relação ao pagamento das bolsas sanduíche, o que acaba desestimulando as/os pesquisadoras/es a concorrerem aos editais.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O Diagnóstico do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/Ufal) ora apresentado foi elaborado pela Comissão de Autoavaliação constituída em julho de 2024, sendo fruto de reuniões e de análise de dados oriundos do Programa de Pós-Graduação, da Plataforma Sucupira e de pesquisas realizadas junto à comunidade acadêmica.

Para cada uma das sete dimensões elencadas no Diagnóstico apresentado – Proposta do Programa, Infraestrutura, Pesquisa e Produção Intelectual, Docentes, Discentes, Egressos e Impacto na Sociedade – foram consideradas informações previamente estabelecidas pela Comissão de Autoavaliação, além da percepção geral do programa pela comunidade acadêmica.

Por meio do diagnóstico, foram identificados os pontos fortes e os pontos fracos (relativos a questões internas do Programa) do PPGLL, bem como as oportunidades e as ameaças (relativas a fatores externos ao Programa).

De forma resumida, o PPGLL vem sendo bem avaliado por sua comunidade em seus diferentes aspectos e tem apresentado resultados condizentes com um programa de excelência acadêmica: possui uma equipe de servidores técnicos comprometida com o programa e um corpo docentes com consolidada trajetória acadêmica, que trabalha na tríade ensino, pesquisa e extensão; desenvolve pesquisas de qualidade e apresenta uma produção intelectual de peso; estabeleceu uma política de credenciamento e recredenciamento de docentes voltada para a garantia da qualidade do programa; tem ampla política de cotas para garantir o acesso e a permanência de discentes pertencentes a grupos vulneráveis; garante a divulgação das pesquisas em andamento por meio do Encontro Integrado de Trabalhos em Andamento; mantém relacionamento com os egressos, realizando, anualmente, o Seminário de Egressos; dentre outros.

Entretanto, é importante destacar que o diagnóstico apresentado também contribui para a identificação de algumas fraquezas do programa, como uma infraestrutura que precisa de melhoras; a quantidade diminuta de servidores técnicos na Secretaria do Programa; a falta de uma política para aquisição e melhoria do acervo da biblioteca; a falta de uma política de capacitação docente; a falta de intérpretes-tradutores de Libras; dentre outros.

O presente relatório foi apresentado em Seminário de Autoavaliação do PPGLL e as informações apresentadas aqui darão lastro para a definição as metas e ações que serão estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Estratégico do PPGLL para o quadriênio 2025-2028, contribuindo para a melhoria do nosso Programa.

 

Comissão de Autoavaliação

Profa. Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges – Presidente da Comissão

Prof. Dr. Helson Flávio da Silva Sobrinho – Representante Docente

Dr. Wesslen Nicácio de Mendonça Melânia – Representante Técnico-Administrativo

Lucas Santos de Assis – Representante Discente

Vanúsia Amorim Pereira dos Santos – Discente Egressa

Suely Santos Silva – Representante da Comunidade Civil

 

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGLL – Quadriênio 2021-2024 (Arquivo completo)

 

Programa de Pós-graduação
em Linguística e Literatura
da Universidade Federal
de Alagoas

Av. Lourival Melo Mota, S/N
Tabuleiro do Martins
Maceió – AL
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ATENDIMENTO

De segunda à sexta,
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