Autoavaliação
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGLL – Quadriênio 2021-2024 (Arquivo completo)
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA
QUADRIÊNIO 2021 – 2024
INTRODUÇÃO
Em 24 de março de 2022, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/FALE/UFAL) emitiu a Portaria 01/2022, que estabeleceu a Comissão de Autoavaliação do PPGLL, responsável por elaborar o processo de autoavaliação do programa em consonância com os parâmetros estabelecidos pela Capes, que entende a autoavaliação como “o processo de se avaliar a si próprio” (Capes, 2019). A autoavaliação, nesse sentido, tem objetivo formativo, possibilitando a sistematização de dados que contribuem para a reflexão crítica das decisões que foram tomadas e que serão tomadas no âmbito do programa.
A Comissão estabelecida em 2022 era composta por Profa. Dra. Ana Clara Magalhães de Medeiros (Presidente), Prof. Dr. Danniel da Silva Carvalho, Profa. Dra. Maria Edileuza Costa, Profa. Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges, Técnico-Administrativo Wesslen Melânia (titular), Técnico-Administrativo Ermans Carvalho (Suplente), Discente da Pós-Graduação Júlio Cézar Rodrigues (Titular), Discente da Pós-Graduação Jackson Ribeiro do Nascimento (Suplente), Discente da Graduação Matheus Tavares Farias da Silva (Titular) e Discente da Graduação Gabriela Rufato de Lima (Suplente).
Em 06 de junho de 2023, a Coordenação do PPGLL publicou a Portaria 05/2023, estabelecendo nova formação para a Comissão de Autoavaliação, que passou a ser composta por Profa. Dra. Maria Edileuza Costa (Presidente), Prof. Dr. Danniel da Silva Carvalho, Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Profa. Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges, Técnico-Administrativo Wesslen Nicácio de Mendonça Melânia (titular), Técnico-Administrativo Ermans Quintela Carvalho (Suplente), Discente da Pós-Graduação Lucas Santos de Assis (Titular), Discente da Pós-Graduação Joel Vieira da Silva Filho (Suplente).
Em 09 de julho de 2024, a Comissão de Autoavaliação foi reconfigurada pela Coordenação do PPGLL por meio da Portaria 01/2024 e passou a contar com a participação da Profa. Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges (Presidente), do Prof. Dr. Helson Flávio da Silva Sobrinho, do Técnico-Administrativo Wesslen Nicácio de Mendonça Melânia, do Discente Lucas Santos de Assis, do Representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Walter Matias Lima, da Represente das/os Egressas/os Vanúsia Amorim Pereira dos Santos e da Representante da Sociedade Civil Suely Santos Silva.
Foi sob a égide dessas três comissões que a política de autoavaliação sistemática e contínua foi desenvolvida ao longo do quadriênio 2021-2024 no PPGLL. O principal intuito era identificar e analisar fragilidades e potencialidades do programa e propor metas e estratégias para melhorar a qualidade do PPGLL e analisar os resultados de todos esses processos. A metodologia utilizada para esse diagnóstico foi constituída por meio de reuniões mensais, cujas discussões focaram nos seguintes aspectos:
- i) elaboração de questionário geral que seria aplicado a todos os segmentos do PPGLL (discentes, docentes, técnico-administrativos e egressos) tendo em consideração os critérios estabelecidos pela Ficha de Autoavaliação da Capes;
- ii) aplicação dos questionários a docentes, discentes, técnicos-administrativos e egressos de forma online, através de formulário desenvolvido na plataforma Google Forms.
- iii) descrição e discussão dos dados coletados;
- iv) produção de diagnóstico do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura.
- v) realização de Seminários de Autoavaliação, com socialização dos dados para todos os segmentos do PPGLL e escuta ativa de propostas de metas e estratégias para melhorar a qualidade do PPGLL.
No presente relatório, encontram-se disponibilizados:
- i) o diagnóstico do PPGLL;
- ii) a análise S.W.O.T. realizada a partir da discussão dos dados.
1 DIAGNÓTICO DO PPGLL/UFAL
O diagnóstico do PPGLL/UFAL apresentado neste documento foi elaborado pela Comissão de Autoavaliação a partir de reuniões e cotejamento de informações provenientes de documentos e dados do Programa, dados da Plataforma Sucupira e dados oriundos dos questionários aplicados aos diferentes segmentos da comunidade PPGLL (docentes, discentes, técnicos-administrativos e egressos).
Para sua melhor organização, encontra-se dividido em 7 (sete) dimensões:
a) Proposta do Programa;
b) Infraestrutura;
c) Pesquisa e Produção Intelectual;
d) Docentes;
e) Discentes;
f) Egressos;
g) Impacto na Sociedade.
1.1 PROPOSTA DO PROGRAMA
O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras (PPGLL/Fale/UFAL) foi criado em 1989 e, inicialmente, contava apenas com o Mestrado em Letras. Nessa fase inicial, foi celebrado um convênio entre a Ufal e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o que possibilitou a atuação de diversas/os docentes desta instituição de ensino superior no PPGLL. Em 1990, o Mestrado em Letras foi recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da Capes, o que permitiu a concessão das primeiras bolsas de estudos entre as/os pesquisadoras/es. Em 1995, foi implementado o Doutorado em Letras e Linguística, com duas áreas de atuação: Linguística e Literatura Brasileira. Em 1996, foi criado o primeiro Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística.
Em relação ao contexto regional, o PPGLL é o único programa da área de Linguística e Literatura de Alagoas, sendo o responsável pela formação e titulação de professoras e pesquisadoras/es que atuam na Educação Básica e em Instituições de Ensino Superior de Alagoas e de outros estados, como a Universidade Federal de Alagoas, a Universidade Estadual de Alagoas, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, o Instituto Federal de Alagoas, Universidade Federal de Sergipe, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tal atuação na formação e na qualificação de profissionais e pesquisadoras/es da região garantem ao programa grande relevância social e científica não apenas para o estado de Alagoas, mas para o Nordeste como um todo.
Ao longo das décadas de existência, o Programa passou por várias reformulações, que buscaram atender as demandas de formação da região nordeste e as demandas da Capes. Com a missão de formar com excelência acadêmica pesquisadores/as nas áreas de concentração de Linguística e Literatura para o exercício da docência e da pesquisa qualificados e para a divulgação da produção científica de qualidade nessas áreas, visando a atingir contextos sociais mais amplos e produzindo impacto social por meio de produtos científicos e formação de pessoas, o PPGLL possui os seguintes objetivos:
- i) Proporcionar a formação de pessoal qualificado na área de Linguística e Literatura;
- ii) desenvolver um ambiente de incentivo à produção de conhecimento científico e tecnológico, por meio da pesquisa, do ensino e da extensão;
- iii) formar recursos humanos em nível de mestrado e doutorado que atendam às necessidades dos diversos setores locais, regionais e nacionais para qualificação e expansão do ensino superior, da profissionalização e da pesquisa científica no âmbito de organizações públicas, privadas e do terceiro setor;
- iv) proporcionar formação e aprimoramento de pessoal para atuar no ensino de Línguas e Literaturas e em práticas avançadas e inovadoras, na área de Linguística e Literatura, com estudos relacionados às necessidades presentes e futuras surgidas das dinâmicas da sociedade contemporânea.
- v) intervir na realidade sociocultural, contribuindo para elevar o nível científico e educacional em sua área de atuação.
- vi) estimular a implementação de produtos acadêmico-científicos, bens ou serviços, novos ou melhorados, nas práticas sociais de linguagem das organizações ou espaços de atuação dos/as profissionais formados/as.
A missão e os objetivos do PPGLL dialogam entre si e também com a missão e os objetivos da Ufal para o eixo da Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, garantindo a articulação e a colaboração necessárias entre as diferentes instâncias da instituição. Tal colaboração tem contribuído para a intensa atuação do Programa desde sua criação e para a consolidação da sua relevância na sociedade alagoana. No questionário de autoavaliação, 77,78% das/os docentes e 69,81 das/os discentes avaliaram o cumprimento dos objetivos e da missão do PPGLL como bom e ótimo (Gráfico 1 e Gráfico 2).
Gráfico 1. Avaliação das/os docentes sobre a estrutura e a organização do programa (Arquivo completo em anexo)
Gráfico 2. Avaliação das/os discentes sobre a estrutura e a organização do programa (Arquivo completo em anexo)
Em sua organização estrutural, o PPGLL conta com um Conselho e com um Colegiado. O Conselho é constituído por todas/os as/os docentes vinculados ao programa (permanentes, colaboradoras/es e visitantes) e em efetivo exercício e por representação discente e técnica-administrativa. O Colegiado, por sua vez, é formado pela Coordenação do Curso, um representante docente de cada uma das cinco linhas de pesquisa, representante discente e representante o corpo técnico-administrativo. O Colegiado realiza reuniões mensais, cujas atas são publicizadas no site do programa, de modo a garantir a transparência das decisões tomadas coletivamente.
Atualmente, o programa possui duas áreas de atuação e cinco linhas de pesquisa distribuídas da seguinte maneira:
- Área de concentração: Estudos Literários
LP 1. Literatura: Poéticas, Cultura e Memória
- Área de concentração: Linguística
LP 2. Discurso: Sujeito, História e Ideologia;
LP 3. Estudos Textuais e Enunciativos: Oralidade, Leitura e Escritura;
LP 4. Linguística Aplicada;
LP 5. Teoria e Análise Linguística;
Essas áreas e linhas buscam contemplar a diversidade de perspectivas de investigação desenvolvidas pelas/os pesquisadoras/es credenciados junto ao Programa. Ainda que foquem em campos de atuação distintos, grande parte das/os docentes e discentes que responderam à pesquisa de autoavaliação apontaram que há articulação e aderências entre as áreas de concentração e as linhas de pesquisa do programa, conforme podemos observar no Gráfico 1 e no Gráfico 2, o que possibilita o diálogo e a interdisciplinaridade entre elas. Elas/es também avaliaram positivamente a atualização das áreas de concentração e das linhas de pesquisa.
O programa possui Plano Estratégico para o quadriênio 2021-2024. Tal documento foi aprovado pelo Colegiado em outubro de 2024 e conta com 7 (sete) objetivos: i) Aumentar a visibilidade do programa; ii) aumentar o número de bolsas de Mestrado e Doutorado; iii) aumentar o número de docentes na área de Estudos Literários; iv) estabelecer parcerias com IES e pesquisaras/es externas/os ao PPGLL em nível nacional; v) efetivar parcerias nacionais e internacionais; vi) estabelecer parcerias com órgãos externos, públicos e privados; vi) aumentar as publicações em coautoria com discentes em periódicos Qualis A. Tais objetivos dialogam com aqueles estabelecidos para o eixo Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação no Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufal 2019-2024 e indicam as políticas de gestão voltadas para o desenvolvimento do futuro do programa. O Planejamento Estratégico do PPGLL foi avaliado positivamente por docentes e discentes: entre as/os docentes, 55,56% das/os respondentes o avaliaram como bom e ótimo; entre as/os discentes, 62,26% (Gráfico 1 e Gráfico 2).
Em relação à organização curricular, o Programa possui 49 (quarenta e nove) disciplinas ativas, 2 (duas) delas obrigatórias, todas associadas às linhas de pesquisa ofertadas. Ao longo do quadriênio, todas as disciplinas foram ofertadas. Os programas das disciplinas são atualizados semestralmente pelas/os docentes e passam por apreciação no colegiado do Programa, o que garante a renovação constante da matriz curricular.
Conforme as respostas dadas aos questionários pelas/os docentes e pelas/os discentes do Programa (Gráfico 3 e Gráfico 4), as disciplinas ofertadas pelo PPGLL foram avaliadas como boas e ótimas nos seguintes quesitos: i) atualização e pertinência dos conteúdos das disciplinas; ii) regularidade de oferta das disciplinas; iii) adequação das ementas das disciplinas ao perfil do Programa; iv) adequação e pertinência das bibliografias indicadas nas disciplinas; v) adequação da carga horária das disciplinas; vi) interdisciplinaridade entre as disciplinas do PPGLL; e vi) percepção da quantidade de disciplinas necessárias para a integralização do curso.
Na percepção tanto de docentes quanto de discentes, ainda há espaço para a melhoria da interdisciplinaridade entre as disciplinas do PPGLL e para a discussão acerca da quantidade de disciplinas necessárias para a integralização do curso (Gráfico 3 e Gráfico 4). Entre as/os docentes, 22,22% consideraram a interdisciplinaridade entre as disciplinas ruim ou regular, enquanto 29,63% fizeram a mesma avaliação acerca da quantidade de disciplinas necessárias pra a integralização; entre as/os discentes as porcentagens são 30,19% e 24,53%, respectivamente.
Gráfico 3. Avaliação das/os docentes sobre as disciplinas do PPGLL (Arquivo completo em anexo)
Gráfico 4. Avaliação das/os discentes sobre as disciplinas do PPGLL (Arquivo completo em anexo)
O PPGLL possui uma política sólida de acesso e de permanência de discentes pertencentes a grupos vulneráveis. O edital de seleção de discentes regulares prevê 50% das vagas para negras/os, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans. Além disso, as Chamadas Internas para seleção de bolsistas contempla pontuação específica para candidatos que ingressaram através das cotas.
Entretanto, os dados obtidos por meio dos questionários de autoavaliação indicam um desconhecimento da comunidade docente e discente em relação a essa questão. Entre as/os docentes (Gráfico 5), 44,44% indicaram não sei opinar no item acesso de pessoas com deficiência auditiva no PPGLL; 51, 85%, no item permanência de pessoas com deficiência auditiva no PPGLL; 33,33%, no item disponibilidade de intérpretes e tradutores em Libras; 29,63%, no item permanência de pretos, pardos, indígenas, assentados, refugiados, povos ciganos e comunidade LGBTQIA+; e 37,04%, no item disponibilidade de bolsas de pesquisa para discentes pertencentes a grupos vulneráveis.
Entre as/os discentes (Gráfico 6), as porcentagens daquelas/es que também não souberam opinar sobre essa questão também são altas: 30,19% no item acesso de pessoas com deficiência auditiva no PPGLL; 35,85, no item permanência de pessoas com deficiência auditiva no PPGLL; 24,53%, no item permanência de pretos, pardos, indígenas, assentados, refugiados, povos ciganos e comunidade LGBTQIA+; e 24,53%, no item disponibilidade de bolsas de pesquisa para discentes pertencentes a grupos vulneráveis.
Entre os técnicos-administrativos (Gráfico 7), as porcentagens acerca desses itens são mais positivas, com 50% dos respondentes avaliando a permanência de pessoas com deficiência auditiva como regular e 100% avaliando a disponibilidade de intérpretes e tradutores de Libras também como regular. Os demais itens foram avaliados como bom ou ótimo.
Gráfico 5. Avaliação das/os docentes acerca do acesso e permanência de discentes pertencentes a grupos vulneráveis (Arquivo completo em anexo)
Gráfico 6. Avaliação das/os discentes acerca do acesso e permanência de discentes pertencentes a grupos vulneráveis (Arquivo completo em anexo)
Gráfico 7. Avaliação dos técnicos acerca do acesso e permanência de discentes pertencentes a grupos vulneráveis (Arquivo completo em anexo)
Seguindo estabelecido pela Capes, o Programa possui uma política de autoavaliação sistemática e detalhada, coordenada por comissão própria (Comissão de Autoavaliação), composta por docentes, discente, técnico, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), representante das/os egressas/os e representante da sociedade civil. Tal Comissão realiza procedimentos para garantir a autoavaliação do Programa, da Gestão, de Docentes e Discentes e do corpo Técnico-Administrativo.
O processo de autoavaliação desenvolvido no âmbito do PPGLL visa mapear informações que permitam a identificação dos pontos frágeis e das potencialidades do programa e discutir a realidade do mesmo com os diversos segmentos, buscando sensibilizar a comunidade para o envolvimento nas ações de mudança que se mostram necessárias. No quadriênio 2021-2024, o processo de autoavaliação envolveu a análise de documentos institucionais, a aplicação de questionários entre docentes, discentes, técnicos-administrativos e egressos com o intuito de gerar dados sobre as diferentes dimensões da autoavaliação.
Ao longo do quadriênio, foram realizados 2 (dois) Seminários de Autoavaliação, que tiveram o intuito de divulgar os dados e discutir o cenário do programa junto à comunidade. Esse momento de discussão contribui para a reflexão e o trabalho coletivo dentro do programa.
Nos questionários aplicados à comunidade do PPGLL, o Projeto de Autoavaliação foi avaliado positivamente por docentes e discentes (Gráfico 1 e Gráfico 2): entre as/os docentes, 66,67% o avaliaram como bom e ótimo; entre as/os discentes, essa porcentagem sobre para 71,70%.
Os números apresentados aqui demonstram que a estrutura e a organização do PPGLL satisfazem as demandas de grande parte da comunidade que integra o programa.
1.2 INFRAESTRUTURA
O Programa da Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) está vinculado à Faculdade de Letras (Fale), unidade da Universidade Federal de Alagoas que fica situada no campus A. C. Simões. Desenvolve suas atividades nos quatro prédios que fazem parte dessa Unidade: Prédio Administrativo, Bloco de Salas de Aula Denilda Moura (BSA1) e Bloco de Libras e o Centro de Pesquisas em Educação e Linguagens (CEPEL). Nos questionários aplicados à comunidade do PPGLL, a infraestrutura física dos espaços físicos desses prédios foi avaliada por docentes (Gráfico 8), discentes (Gráfico 9) e técnicos-administrativos (Gráfico 10).
No Prédio Administrativo encontra-se a sala da Secretaria Geral da Pós-Graduação, a sala da Coordenação do PPGLL e a Sala de Aula do PPGLL e a Sala de Aula do ProfLetras, também utilizada pelo programa. O Prédio Administrativo também abriga as salas de permanência dos docentes do programa que estão vinculados à Fale, onde eles desenvolvem pesquisas e realizam orientações. Dentre os espaços coletivos que podem ser requisitados por todas/os docentes, estão duas salas de reunião – uma para grupos maiores, de até 30 (trinta) pessoas, e outra para grupos menores, de até 8 (oito) pessoas –, um miniauditório, que comporta até 90 (noventa) pessoas, e um Laboratório de Informática, para até 12 (doze) pessoas.
No Bloco de Salas de Aulas Denilda Moura (BSA1) e no Bloco de Libras, o PPGLL desenvolve atividades de ensino, utilizando as salas de aula desses dois espaços. O BSA1 conta com 15 salas de aula, enquanto o bloco de Libras conta com cinco salas.
Conforme é possível observar nos Gráfico 8 e Gráfico 9, no questionário respondido pela comunidade do PPGLL, a maior parte das/os docentes e discentes avaliaram como regular, boa e ótima a estrutura física das salas de aula e das salas de reuniões. Em espaço reservado para comentários, a maior crítica da comunidade a esses espaços foi em relação às salas de aula do BSA1, que não possuem climatização, o que compromete o bem-estar de docentes e discentes e, portanto, a qualidade do ensino.
No prédio do Cepel, a comunidade do PPGLL tem acesso à Biblioteca, às salas dos Grupos de Pesquisa e Laboratórios e a um Auditório que comporta cerca de 90 (noventa) pessoas.
Gráfico 8. Avaliação das/os docentes sobre a infraestrutura física do programa (Arquivo completo em anexo)
Gráfico 9. Avaliação das/os discentes sobre a infraestrutura física do programa (Arquivo completo em anexo)
Gráfico 10. Avaliação dos técnicos-administrativos sobre a infraestrutura física do programa (Arquivo completo em anexo)
A Biblioteca Setorial Arriete Vilela atende os cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Letras e conta, atualmente, com um acervo de 1967 livros. Além da Biblioteca da Fale, a comunidade do PPGLL também tem acesso à Biblioteca Central da Ufal, que conta 29.039 títulos físicos e com 301 títulos online. Em 2024, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Ufal registrou, dentre seus usuários ativos, 471 pesquisadoras/es vinculados ao PPGLL. Nas respostas obtidas com o questionário, as/os discentes apontaram que a adequação do acervo físico e digital da biblioteca às atividades de estudo e pesquisa é avaliado, em grande medida, como bom (43,4%) e ótimo (7,5%); as/os docentes, por sua vez, tiveram uma percepção mais negativa do acervo físico e digital da biblioteca setorial, uma vez que 0% dos respondentes indicaram
ótimo em suas avaliações e apenas 29,63% indicaram bom.
Em contrapartida, a comunidade avaliou de forma positiva o Repositório Físico e/ou Digital de Teses e Dissertações do Programa (Gráfico 11 e Gráfico 12): entre os discentes, 66,1% o avaliaram como bom e ótimo; entre os docentes, esse número sobre para 77,77%.
Não foi possível verificar, ao longo do processo de autoavaliação, nenhuma política do PPGLL que vise a aquisição e a melhoria do acervo bibliográfico da biblioteca, aspecto pontuado na Ficha de Avaliação da Capes.
Em relação aos laboratórios, temos os seguintes dados gerados pelos questionários de autoavaliação: i) entre as/os discentes, 30,2% indicaram que não sabem opinar sobre a infraestrutura desses espaços, conforme é possível observar no Gráfico 8; ii) entre as/os docentes, esse número sobe para 40,74%, conforme Gráfico 9. Esses números podem ser indicativos de um desconhecimento por parte desses grupos em relação aos Laboratórios que estão desenvolvendo pesquisa no âmbito da Fale e do PPGLL.
Quanto à infraestrutura das salas da Secretaria e da Coordenação, a mesma foi avaliada pelos técnicos que participaram da autoavaliação do PPGLL como regular ou boa, conforme é possível observar no Gráfico 10.
De modo geral, nos questionários, a maior parte da comunidade respondente indicou que a acessibilidade aos espaços físicos utilizados pela comunidade do PPGLL (salas de aula, laboratórios, banheiros, etc.) é boa ou ótima (Gráfico 8, Gráfico 9 e Gráfico 10).
O PPGLL também foi avaliado em relação à infraestrutura de redes (Gráfico 10, Gráfico 11 e Gráfico 12).
Conforme é possível observar nos dados apresentados no Gráfico 11 e no Gráfico 12, o PPGLL foi bem avaliado por docentes e discentes em relação à disponibilidade de recursos didáticos e de recursos audiovisuais adequados: i) entre as/os docentes, 59,26% e 51,85%, respectivamente, indicaram bom e ótimo nesses aspectos; entre as/os discentes, esses números diminuem um pouco, mas ainda continuam expressivos, com 50,9% e 45,3% respectivamente.
Em relação ao acesso à internet, o programa foi avaliado da seguinte maneira pelos diferentes grupos que constituem a comunidade PPGLL (Gráfico 10, Gráfico 11 e Gráfico 12): i) entre as/os docentes, 37,03% avaliaram o acesso como ruim ou péssimo, 29,63% como regular e 33,34% como bom ou ótimo; ii) entre as/os discentes, 24,5% avaliaram o acesso como ruim ou péssimo, 30,2% como regular e 35,8% como bom e ótimo; iii) entre os técnicos, 100% avaliaram o acesso como regular. Nesse sentido, é possível perceber que, nesse aspecto, ainda há a necessidade de melhora de modo a atender todas as demandas de um programa de pós-graduação de excelência.
Quanto ao acesso a computadores de forma gratuita e ao acesso a serviços de fotocopiadoras e de reprografia, o PPGLL foi avaliado da seguinte maneira por docentes e discentes (Gráfico 11 e Gráfico 12): i) entre as/os docentes, 33,33% não souberam opinar sobre o acesso a computadores de forma gratuita, enquanto 22,22% não souberam opinar sobre o acesso a serviços de fotocopiadoras e de reprografia; 37,03% e 44,45%, respectivamente, indicaram que esse acesso é ruim ou regular; ii) ente as/os discentes 35,8% e 32,1%, respectivamente, não souberam opinar; 39,6% e 43,4% indicaram que esses acessos são ruim ou regular. Conforme pontuado anteriormente, a Fale possui um laboratório de informática, mas o mesmo só pode ser utilizado por discentes quando em aula, acompanhados de docente. Isso ocorre porque o espaço não dispõe de servidor técnico-administrativo responsável e, portanto, não pode ficar disponível para acesso à comunidade.
Gráfico 11. Avaliação das/os docentes sobre a infraestrutura de redes do programa (Arquivo completo em anexo)
Gráfico 12. Avaliação das/os discentes sobre a infraestrutura de redes do programa (Arquivo completo em anexo)
Em termos humanos, o programa conta com a atuação de 2 (dois) servidores técnico-administrativos, ambos com pós-graduação (mestrado e doutorado). Além de atenderem ao PPGLL, eles também atendem às demandas do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Em 2023, a relação alunos-técnicos (RAT) do PPGLL era 86, quando o número ideal, segundo o Ministério da Educação (MEC), seria 15
De acordo com o questionário aplicado à comunidade, a atuação da Secretaria, o relacionamento da comunidade com a Secretaria e a qualidade do atendimento prestado foram positivamente avaliados como bom e ótimo pela maior parte das/os respondentes (Gráfico 13 e Gráfico 14). Entretanto, é importante destacar, aqui, que muitos comentários deixados pelos/as respondentes dão conta da percepção de a Secretaria do PPGLL tem um quantitativo de técnicos insuficiente, o que sobrecarrega
bastante os servidores e compromete o andamento de algumas atividades.
A atuação da Coordenação do PPGLL, bem como o relacionamento e a qualidade da comunicação entre a coordenação e as/os docentes e discentes também foi avaliado positivamente no quadriênio 2021-2024, conforme pode ser observado no Gráfico 13 e no Gráfico 14.
O Programa conta com página web atualizada e completa, com informações relevantes sobre o (re)credenciamento docente, histórico do programa, linhas de pesquisa, projetos desenvolvidos, dentre outras. Entretanto, não apresenta os textos principais traduzidos para outros idiomas, o que poderia contribuir para o processo de internacionalização do Programa. Destacamos que essa tradução é uma das ações previstas no Objetivo 1 do Plano Estratégico do quadriênio (2021-2024). Destaca-se, entretanto, o esforço do programa para traduzir os textos mais relevantes do site para Libras, contribuindo para o acesso da comunidade surda às informações.
As respostas fornecidas pelos questionários aplicados no procedimento de autoavaliação indicam uma percepção positiva da navegabilidade do site e da qualidade das informações disponibilizadas no site entre docentes e discentes (Gráfico 13 e Gráfico 14).
Em relação aos recursos financeiros, o PPGLL recebeu, em 2023, um repasse de R$ 1,6 mil da Universidade Federa de Alagoas e cerca de R$ 79 mil de repasse do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). Parte da verba repassada ao programa é disponibilizada, por meio de editais, para o custeio de viagens de caráter acadêmicocientífico e para a publicação de livros científicos.
Gráfico 13. Avaliação das/os docentes sobre a interação com a gestão do PPGLL (Arquivo completo em anexo)
Gráfico 14. Avaliação das/os discentes sobre a interação com a gestão do PPGLL (Arquivo completo em anexo)