Inserção social
O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL) atua em relação dinâmica, responsiva e responsável para com a vida social. Sendo o único PPG stricto sensu público e gratuito na área de Letras em todo o estado de Alagoas constitui-se a partir do trabalho coletivo de seus discentes, docentes, técnicos administrativos e comunidade atendida. Trabalho que responde às demandas sociais de Alagoas e de região circunvizinha: situado no estado com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de toda a federação (27º lugar, IBGE/2020), o Programa tem, no seio de seus objetivos, a transformação da realidade social em que se inscreve e a multiplicação dos saberes, processos e produtos desenvolvidos no âmbito universitário.
A inserção social de uma instituição se mede a partir dos efeitos de suas ações, o impacto na sociedade, segundo sua natureza e objetivos. Assim, podemos indicar, fundamentalmente, três conjuntos de ações.
Ações
- As ações afirmativas que promovam a diminuição das desigualdades de acesso à Universidade, em especial, à Pós-Graduação. No PPGLL, há pelo menos 3 anos, a seleção de novos discentes estabelece as cotas previstas por lei (candidatos PPI – pretos, pardos, indígenas; PCD – pessoas com deficiência). Além disso, este é é o único PPG da UFAL a incluir outras cotas que igualmente visam a democratização e a plena inserção social, a saber: cotas para pessoas TRANS (travestis, transexuais e transgêneros), para refugiados e assentados. Ainda, a hipossuficiência acadêmica e a entrada no Programa via sistema de cotas constituem os critérios de maior peso na seleção para distribuição de bolsas de estudos entre discentes do PPGLL.
- As ações relativas à contribuição mais direta para a sociedade em geral, no domínio da formação dos cidadãos, tais como: a atuação docente (e discente) na produção científica, sobretudo, sobre a língua e a literatura e sobre o funcionamento da linguagem em geral, a produção de material didático, a preparação para exames de proficiência em Língua Estrangeira, etc. Nesse sentido, com projetos voltados para a linguagem em suas diversas formas de expressão na sociedade, variados grupos de pesquisa e trabalhos desenvolvidos constituem ações político-acadêmicas realizadas em pontos estratégicos da dinâmica social: escolas de Maceió, de Arapiraca, de Delmiro Gouveia, do interior do estado e de municípios limítrofes de outros estados; comunidades de baixa renda do entorno da Universidade; periferias e área urbana densamente habitada; comunidades quilombolas de Alagoas (Muquém – único Quilombo remanescente dos Palmares); comunidades indígenas (em Alagoas e estados próximos) e em espaços de trabalhos específicos (para além da área de letras, incluindo profissionais das áreas de enfermagem, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, direito, etc.) que atendem a demandas sociais latentes.
- As ações relativas à produção de conhecimento, relevantes para a sociedade em geral e para a ciência especificamente, tais como: a participação dos docentes do Programa em sociedades científicas, em assessorias especiais, na organização de eventos, na divulgação científica, em atividades diversas de Ensino, Pesquisa e Extensão, etc.
É importante ressaltar que os discentes do PPGLL têm participado de todas essas ações de maneira a se prepararem não só para a pesquisa, na produção científica, mas também para a prática docente, produzindo mudanças sociais e educacionais.
O PPGLL, ao longo de sua história que já passa dos trinta anos, funda-se a partir de demandas sociais, intelectuais e culturais de sua comunidade, respondendo e transformando-se com ela, em atitude coletiva atenta e sensível às dinâmicas sócio-políticas.