Missão
O PPGLL tem como missão formar com excelência acadêmica pesquisadores nas áreas de concentração de Estudos Linguísticos e Estudos Literários para o exercício da docência e da pesquisa qualificados e para a divulgação da produção científica de qualidade nestas áreas, visando atingir contextos sociais mais amplos.
Objetivos específicos
- fomentar o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e produção intelectual que promovam a excelência acadêmica com compromisso social;
- incentivar projetos de pesquisa coletivos envolvendo professores e alunos do Programa assim como os da graduação de forma a repercutir a produção científica em diferentes níveis acadêmicos;
- consolidar e ampliar os diálogos interinstitucionais e os intercâmbios e convênios acadêmico-científicos, promovendo, inclusive, a internacionalização do Programa;
- incentivar o aprimoramento e a produção de docentes e discentes, melhorando a distribuição da produção intelectual e incrementando a produção conjunta;
- favorecer e apoiar a participação de docentes e discentes em eventos acadêmicos ligados às linhas de pesquisa do Programa;
- promover e apoiar eventos acadêmicos relacionados às áreas de concentração de maneira a ampliar o intercâmbio de ideias no âmbito do Programa e entre diferentes instâncias acadêmicas regionais, nacionais e internacionais, inclusive junto a docentes da Educação Básica através de ações de extensão como cursos de curta duração;
- incentivar a capacitação e o aperfeiçoamento do corpo docente por meio do desenvolvimento de estratégias de afastamento programado para a realização de estágios de pós-doutoramento no país e no exterior;
- incentivar a participação de discentes em programas de bolsa sanduíche;
- promover e apoiar a vinda de professores visitantes ao Programa;
- dar continuidade à inserção política e acadêmica do Programa em nível local, regional e nacional;
- ajustar a proposta curricular de maneira a torná-la mais flexível e atualizada, tendo como meta a prática interdisciplinar e a atualização científica do conhecimento no campo dos estudos linguísticos e literários;
- dar prosseguimento à política de inclusão social, através da implantação de cotas no sistema de ingresso no Programa;
- criar condições para ingresso, permanência e formação de professores surdos locais e de demais estados do Nordeste, sobretudo aqueles que atuam em instituições de ensino superior, assim como professores indígenas;
- melhorar a infraestrutura e a estrutura administrativa e de pessoal do Programa;
- buscar recursos para o Programa junto a agências de fomento e órgãos superiores da UFAL, bem como através do incentivo para ampliação do número de professores com bolsa de produtividade e projetos financiados;
- garantir a excelência acadêmica do Programa a partir da definição de critérios transparentes e rigorosos para o recredenciamento de docentes, assim como para a seleção de ingresso de discentes;
- aprimorar as estratégias de acompanhamento de discentes egressos e de sua nucleação em diferentes instituições acadêmicas, visando obter informações sobre a repercussão da formação recebida em atividades de ensino, pesquisa, orientação e extensão;
- fomentar a produção, intercâmbio e circulação de conhecimento através da Revista Leitura;
- implementar estratégias de incentivo, acompanhamento continuado e ajustes das atividades administrativas, docentes e discentes de forma a garantir o atingimento de metas e objetivos traçados com vistas ao aprimoramento da qualidade do Programa e sua boa avaliação;
- assegurar junto às instâncias superiores da instituição a execução de políticas institucionais que garantam o adequado funcionamento do Programa.