Estudos Textuais e Enunciativos: oralidade, leitura e escritura
Linguística
Estudos Textuais e Enunciativos: Oralidade, Leitura e Escritura
Descrição: A linha de pesquisa “Estudos Textuais e Enunciativos – oralidade, leitura e escritura” realiza estudos relacionados ao texto enquanto processo de produção e de recepção linguístico-discursiva nas inúmeras e diversas interações sociais. Visa, também, investigar processos de ensino e aprendizagem de língua e fenômenos linguístico-discursivos. Nesta perspectiva, as pesquisas se desenvolvem a partir de suportes teóricos e práticos oriundos das seguintes áreas: Linguística Textual, Genética de Texto, Análise da Conversação, Teoria e Análise Ret&oac ute;rica e Aspectos Cognitivos da Leitura e da Escrita. A interrelação entre os projetos de pesquisa da linha, de extensão e os produtos de pesquisas envolve um grande número de participantes fora dos muros da universidade em diversas modalidades de ensino da língua materna em instituições públicas e particulares de ensino.
Docentes da linha: Prof. Dr. Deywid Wagner de Melo, Prof. Dr. Eduardo Calil de Oliveira, Profa. Dra. Flávia Colen Meniconi, Profa. Dra. Kall Anne Sheyla Amorim Braga, Profa. Dra. Maria Francisca Oliveira Santos, Profa. Dra. Maria Inez Matoso Silveira, Profa. Dra. Sônia Cristina Simões Filipeto.
Projetos de pesquisa
Vigente
PRODUÇÃO TEXTUAL E ATIVIDADES METALINGUÍSTICAS: estudos sobre a pontuação em materiais didático-curriculares, práticas docentes e produções textuais discentes
Pesquisador
ANÁLISE DE ASPECTOS RETÓRICOS E CRÍTICOS EM DISCURSOS DE VARIADOS GÊNEROS EM REDE SOCIAIS E PLATAFORMAS DIGITAIS
Pesquisador
Texto e Retórica: Diálogos Possíveis Em Gêneros Orais e Escritos
Pesquisador
Retórica e Análise da Conversação: Diálogos Possíveis em Gêneros Orais e Escritos
Pesquisador
Redes de conhecimento e processos de escritura – Projeto TURING II
Pesquisador
(M-Gratex Project) METALINGUISTIC ACTIVITIES IN THE TEACHING OF GRAMMAR AND TEXTUAL PRODUCTION Portuguese-Brazilian study about the way teachers and students of the 4th year of Elementary School enunciate grammatical contents in two didactic situations
Pesquisador
Gêneros Textuais: Descrição e Análise numa Visão Retórica e Multidisciplinar – Fase 2
Pesquisador
Gêneros Orais na Universitária Rádio Web da Uneal: Um Contributo Para a Linguagem
Pesquisador
A escrita colaborativa no ensino fundamental: investigando o papel da combinação (planning) no processo de escrita e problemas de segmentação não-convencional de palavras
Pesquisador