Linguística Aplicada
Linguística
Linguística Aplicada
Descrição: A linha de pesquisa em Linguística Aplicada reúne estudos que se inscrevem em um campo de saber nos estudos linguístico-discursivos que é indisciplinar, transdisciplinar e transgressivo, e convida-nos a investigar a linguagem em uso em contextos diversos ao considerá-la como atividade/prática de luta, poder e transformação social. Nesse sentido, os estudos nessa linha de pesquisa se interessam por problemáticas relacionadas à formação de docente, à sala de aula, aos processos de ensino e aprendizagem, às questões políticas e linguísticas, às questões discursivas das interações sociais, às práticas didáticas e metodológicas, às constituições identitárias, às interfaces linguagem e território, linguagem e gênero, sexo e sexualidade, aos fenômenos linguístico-discursivos em práticas sociais da/na/com linguagem, entre outras.
Docentes da linha: Profa. Dra. Cátia Veneziano Pitombeira , Profa. Dra. Débora Raquel Hettwer Massmann, Profa. Dra. Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Profa. Dra. Flávia Colen Meniconi, Prof. Dr. Ismar Inácio dos Santos Filho, Profa. Dra. Lorena Araújo de Oliveira Borges, Prof. Dr. Paulo Rogério Stella, Profa. Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima, Profa. Dra. Rita Maria Diniz Zozzoli, Profa. Dra. Rosângela Oliveira Cruz Pimenta, Prof. Dr. Sérgio Ifa.
Projetos de pesquisa
Vigente
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: ENTRE TESSITURAS, RUPTURAS E (RE)LIGAÇÃO DE SABERES
Pesquisador
Letramento Crítico e Decolonialidade em processos de ensino-aprendizagem de línguas: transgressão, Insurgência e práticas pedagógicas outras
Pesquisadores
O recorte regional Sertão/Nordeste em textos do cotidiano: territorialidade, gênero, sexo e sexualidade
Pesquisador
Discursos Feministas nas práticas socioculturais contemporâneas: estudos em análise de discurso crítica
Pesquisador
O ensino de língua materna nas escolas de educação básica: do livro didático à práxi docente
Pesquisador
Em favor de metodologias dialógicas: Ensino e aprendizagem de língua estrangeira, ensino e aprendizagem de Libras para ouvintes (L2). Interpretação – Libras/português e português/Libras
Pesquisador
Projeto Pesquisa Pibic: As Interpretações da Ética Discursiva na formação de professores: subjetividades e práticas de linguagem
Pesquisador
Formação de professores de línguas no Projeto Casas de Cultura no Campus: epistemologias e questões contemporâneas
Pesquisador
Formação de Professores de língua inglesa: agindo para transformar realidades
Pesquisador
Estudos sobre a formação de professores em contextos de ensino e aprendizagem de línguas e de literatura: a ética discursiva na contemporaneidade
Pesquisador
Diálogo social e a interligação de gêneros e enunciados prototípicos no discurso da mídia e do ensino e aprendizagem
Pesquisador
As constituições das subjetividades e a implicação ética do discurso
Pesquisador