Revista Leitura

SOBRE A REVISTA

A revista Leitura é um periódico quadrimestral promovido pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo é contribuir com a produção e circulação do conhecimento científico em alto nível em sua área de abrangência.  A revista Leitura, ao longo de seus mais de 30 anos de existência, tem se consolidado como um importante instrumento científico de publicação e de divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidos na área das ciências da linguagem tanto no contexto nacional como no contexto internacional.

A revista Leitura possui tradição em publicar números temáticos nas áreas de Letras e Linguística. Com o advento das publicações científicas exclusivamente online, a Leitura assume a publicação de artigos submetidos em regime de fluxo contínuo, isto é, sem temática previamente definida. Com esta característica, a Revista tem recebido um número maior de trabalhos de outros estados da região Nordeste, de outras regiões do país, em especial, Sul e Sudeste, bem como de outros países.

A visibilidade de Revista Leitura na área de conhecimento em que é avaliada permitiu que a Revista fosse classificada no estrato B2. Essa categorização no Qualis da revista mostra-se um aspecto muito relevante sobretudo no que se refere ao impacto social e científico dos artigos publicados na Revista Leitura: beneficiam-se discentes e docentes do PPGLL que podem contar com um periódico qualificado e certificado pela CAPES e, consequentemente, têm acesso a textos que passaram por um rigoroso processo de seleção; beneficiam-se  também pesquisadores de outras IES que têm na Revista Leitura mais um espaço de circulação de suas publicações. Nos últimos anos, a partir de uma estruturação da editoria e, mais recentemente, em 2020, com a criação de uma Editoria Executiva, a revista buscou, mais uma vez, atender às recomendações da Capes, obtendo indexação no Sistema DOI, CIRC (Espanha), CiteFactor (Estados Unidos), Diadorim (Brasil), DOAJ (Suécia), DRJI (Índia), ErihPlus (Noruega), EZB (Alemanha), Google Acadêmico (Estados Unidos), Jurn (Inglaterra), Latindex (México), LatinREV (Argentina), LiVre (Brasil), MIAR (Espanha), Mir@bel (França), MLA International Bibliography (Estados Unidos), Periódicos Capes (Brasil), REDIB (Espanha), ResearchBib (Japão), Revistas Electrónicas UNAM (México), Scientific Indexing Services (Estados Unidos), Scilit (Suíça), WorldCat (Estados Unidos).  Vale ressaltar que, atualmente, alcançamos o número de vinte e três (23) indexações, sendo vinte (20) delas internacionais, mais do que o exigido pela CAPES para que o periódico seja inserido no estrato B1. Outro ponto importante se refere à Equipe Editorial que permanece composta seguindo os critérios de avaliação do Sistema Webqualis. Convém destacar a presença de pesquisadores internacionais no Conselho Editorial de nossa revista. As normas para publicação são constantemente revisadas e atualizadas, conforme se verifica no site da Revista, no seguinte endereço: < https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/about/submissions#authorGuidelines> .  Todos os esforços têm sido empreendidos com vistas a consolidar a qualidade de nosso periódico e, consequentemente, a alavancar a avaliação da Revista no Qualis.

 

POLÍTICA EDITORIAL

De acordo com sua Política Editorial, duas vezes por ano são lançados números não temáticos, submetidos em regime de fluxo contínuo, com chamada aberta on-line; e uma vez ao ano é lançado um número temático, na área de Estudos Linguísticos ou Literários. Neste último caso, são abertos editais de submissão de trabalhos científicos. São aceitas contribuições em formato de artigo, em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa (orientados pelas normas da ABNT), inéditos e originais, que produzam conhecimento inovador ou relevante para a temática proposta. A revista Leitura não cobra qualquer tipo de taxa para submissão ou processamento de artigos. Além disso, neste periódico, adota-se 70% de participação mínima exógena por volume.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Após triagem preliminar, os artigos são encaminhados a pareceristas internos e externos no sistema de avaliação dupla cega por pares (double blind peer review). Os artigos avaliados e aceitos são encaminhados para revisão (língua portuguesa, ABNT, normas da revista, etc.). Os demais tipos de texto são encaminhados para avaliação cega por pares (blind peer review).

Os artigos aceitos com correções obrigatórias são devolvidos aos/às autores/as para correção no prazo de duas semanas. Em caso de não atendimento ao prazo, a publicação do artigo é desconsiderada.

Em caso de divergências na avaliação em pares, os editores podem encaminhar o artigo para um terceiro avaliador ou atribuir a decisão final.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

PERIODICIDADE

Semestral até o ano de 2019.

Quadrimestral a partir de 2020.

 

POLÍTICA ANTI-PLÁGIO

Os artigos recebidos pela revista Leitura, antes de serem avaliados, são previamente submetidos à avaliação anti-plágio por software especializado. A Leitura exige a originalidade dos textos, bem como a correta citação e referenciação a obras de outros autores.

 

ACESSE A REVISTA AQUI.

 

CONTATO PRINCIPAL

Kall Sales / Ana Clara Medeiros

Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura / Universidade Federal de Alagoas

Av. Lourival Melo Mota, S/N

Tabuleiro do Martins

Maceió – AL

leitura.ufal@gmail.com

CONTATO PARA SUPORTE TÉCNICO

Revista Leitura

leitura.ufal@gmail.com