I Seminário de Egressos do PPGLL

SESSÃO COORDENADA 1 – LINGUÍSTICA APLICADA E PROCESSOS TEXTUAL-ENUNCIATIVOS

LOCAL: LIBRAS – Sala 1

1. Dennys Dikson Marcelino da Silva
Título da apresentação: Retextualização escrita-escrita: aspectos teóricos e práticos de análises de textos em sala de aula.
2. Manuel Álvaro Soares dos Santos
Título da apresentação: Gêneros Multimodais e Práticas de Letramento em Livros Didáticos de Língua Portuguesa
3. Lilian Soares de Figueiredo Luz
Título da apresentação: As identidades do(a) professor (a) em EaD: estudo interpretativo das práticas linguístico-discursivas em consígnias.
4. Kathia Maria Barros Leite
Título da apresentação: Refletindo sobre o ethos de uma professora da rede pública de Alagoas em contexto de produção de texto.

SESSÃO COORDENADA 2 – ESTUDOS EM LIBRAS E SURDEZ

LOCAL: LIBRAS – Sala 2

1. Vívian Caroline de Freitas Magalhães
Título da apresentação: A inclusão de alunos surdos no ensino superior: Dificuldades e possibilidades da comunicação em Libras e na Língua Portuguesa.
2. Anne Karine Silva de Goes
Título da apresentação:
Marcadores prosódicos da Libras: o papel das expressões corporais
3. Liliane Correia Toscano de Brito Dizeu
Título da apresentação: A escrita do surdo na clínica fonoaudiológica: a demanda por uma alternativa à noção de representação

SESSÃO COORDENADA 3 – TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA

LOCAL: LIBRAS – Sala de reuniões

1. Marcos de Moraes Santos
Título da apresentação: Semântica da libras: hiperônimos e hiponimos e o desenvolvimento linguístico da criança surda.
2. Charridy Max Fontes Pinto Título da apresentação:
3. Jomson Teixeira da Silva Filho
Título da apresentação: A linearização entre Saussure e Chomsky: o paradoxo posicional

SESSÃO COORDENADA 4: LITERATURA

LOCAL: FALE – miniauditório Heliônia Ceres

1. Edson José da Silva
Título da apresentação: Do Realismo social e ao neobarroco universalista: O Sertão em Graciliano Ramos e Guimarães Rosa.
2. Murilo Cavalcante Alves
Título da apresentação: Itinerário vieiriano: do nomadismo sagrado ao secular
3. Felipe Benicio de Lima
Título da apresentação: Sob o signo de Janus: uma análise de Clube da Luta em suas relações com a ficção distópica.
4. Analice da Conceição Leandro da Silva
Título da apresentação: A Jurema sagrada em interface com a literatura e os desdobramentos da pesquisa de mestrado.
A Interpretação da sentença com verbos simples (plain verbs):
a ambiguidade em const

06/12 (14h30 – 16h)

SESSÃO COORDENADA 5 – LINGUÍSTICA APLICADA E PROCESSOS TEXTUAL-ENUNCIATIVOS

LOCAL: LIBRAS – Sala 3

1. Álvaro Mozart Brandão Netto
Título da apresentação: Do uso social da língua/linguagens às lutas sociais: intersubjetividade e formas emergentes de enunciados de mediação de conflitos em rede
2. Sidiane Ferreira Batista
Título da apresentação: Compreensão ativa na EJA: trabalhando com os letramentos.
3. Antônio Carlos Santos de Lima
Título da apresentação: Da necessidade de uma intermediação sensível: reflexões sobre letramento acadêmico em um contexto de Educação à Distância do IFAL
4. Wanderson Queiroz Bomfim
Título da apresentação: A construção das identidades homossexuais masculinas: um estudo de caso etnográfico no ensino médio na cidade de Maceió-AL
5. Valfrido da Silva Nunes Título da apresentação:

SESSÃO COORDENADA 6 – ANÁLISE DO DISCURSO

LOCAL: LIBRAS – Sala de reuniões

1. Janaina Alves Pereira Almeida dos Santos
Título da apresentação: A tessitura do discurso publicitário: o que se diz sobre a mulher na publicidade de O Boticário
2. Simone Valéria de Araújo
Título da apresentação: Velhice, trabalho e consumo na mídia: estratégias discursivas de mercado velando a exclusão social
3. Juliana Tereza de Souza Lima Araújo
Título da apresentação: O processo de (re)significação da aposentadoria na sociedade brasileira: discurso, trabalho e capitalismo

SESSÃO COORDENADA 7 – TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA LOCAL: FALE – Sala dos professores

1. André Luiz Oliveira Mota
Título da apresentação: Análise variacionista da Síncope em Proparoxítonas no Português Alagoano
2.Ana Maria Santos de Mendonça Título da apresentação:
3. Dayanne Teixeira Lima
Título da apresentação: Forma, substância e matéria em Hjelmslev: alguns desdobramentos

SESSÃO COORDENADA 8: LITERATURA

LOCAL: FALE – miniauditório Heliônia Ceres

1. Arenato da Silva Santos
Título da apresentação: Imagens de esperança e utopia: as trilhas utópicas de Perséfone em “Segundo porto agora é das alegrias”, de Izabel Brandão.
2. Victor Mata Verçosa
Título da apresentação: Arquipélago de Imagens: A Poética da Dissolução em A Ilha de Carlos Moliterno.
3. Pedro Fortunato de Oliveira Neto
Título da apresentação: A continuidade da pesquisa sobre distopia entre o mestrado e o doutorado no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas.
4. Aline Maire de Oliveira Gomes
Titulo da apresentação: Utopias de gênero na literatura Brasileira.