Produções

E-book: Estudos na Linguística Aplicada: Discursos e Formação Docente

Apresentação

Nas condições contemporâneas de uma sociedade capitalista, baseada muitas vezes na objetificação das pessoas e na dinâmica do tempo de curto prazo que massifica o fazer científico, os discursos que reverberam sentidos, atitudes e ações sociais não apenas se materializam nas propostas didático-pedagógicas dos cursos de forma- ção inicial e continuada, mas também reconstroem novos sentidos de mundo, de ação esperada e de sujeito que atua na profissão docente nas práticas cotidianas. Diante dessa lógica, discutir a forma- ção de professores, nas salas de aulas da Educação Básica, do Ensino Superior e da Formação Continuada torna-se uma demanda na construção de políticas públicas que, na interface com a produção transdisciplinar da Linguística Aplicada, precisa fazer parte de uma pauta mais ampla, que contemple a importância do diálogo científico nessa construção.

Tal posicionamento exige das pesquisas em Linguística Aplicada o repensar das práticas e teorias de linguagem, das práticas e teorias educacionais e das funções e dos espaços de construções subjetivas e identitárias, o que implica os discursos como modos de construção tanto da realidade social quanto de nós mesmas/os.

Nesse sentido, a presente obra tem o propósito de reunir contribuições das áreas de pesquisa da Linguística Aplicada, no tocante a questões relacionadas aos discursos e à formação docente na escola, na universidade e na formação continuada, pontuando a problemática do desenvolvimento de uma/um cidadã/ão implicada/o em suas práticas discursivas e considerando a importância da ciência em sua forma- ção humana e profissional.

 

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

Lorena Araújo de Oliveira Borges

Vanderlei José Zachh

E-book: Linguística aplicada na contemporaneidade: Práticas decoloniais, letramentos críticos e discurso no ensino de línguas

Apresentação

Por um fio condutor cuja matéria prima é a linguagem, em meio aos nós em nós e nos encontros com o tu–com o Outro, se constrói conjuntamente outras realidades, outros espaços para ecoar vozes diversas–in-trans-disciplinares e humanas, reverberadas aos longos dos capítulos deste livro. E, nesses tempos obscuros da contemporaneidade, potencializados pelo neoliberalismo e pelas tecnologias da informa- ção e comunicação, que projetos como este, arregimentados por temas tão necessários, como os temas propostos no título pelos organizadores: decolonialidade, letramento crítico e discursos. Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que a organização deste livro, é um ato político e social de extrema relevância para pensarmos na e com a educação, diariamente ameaçada pela inconstância de políticas públicas ou por discursos fascistas vinculados à extrema direita. Ser e estar na educa- ção torna-se um exercício diário de reexistência. Mas por quê?

Há uma gama de fatores e pesquisas já publicadas que podem nos responder, de certa forma, a esse questionamento. Então, antes de apresentar os capítulos deste volume, optei por trazer argumentos que se entrelaçam e sustentam a necessidade de que coletâneas como essa precisam ser cada vez mais apoiadas e difundidas.[…]

 

Sérgio Ifa

Flávia Colen Meniconi

Ana Karina de Oliveira Nascimento