E-book: 30 ANOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS (PRELIN – PPGLL/UFAL) – Volume II – Estudos em teoria gerativa
Apresentação
Este volume reúne estudos desenvolvidos sob a perspectiva da teoria gerativa chomskyana acerca da gramática das línguas naturais, vinculados a projetos desenvolvidos por pesquisadores do Programa de Estudos Linguísticos (PRELIN) e por pesquisadores colaboradores deste Programa, de diferentes instituições de ensino superior no país. O PRELIN está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL-UFAL) e foi fundado no ano de 1992, pela professora Denilda Moura (in memoriam).
No ano de 2022, em que teve início o projeto deste livro, o PRELIN completou 30 anos de existência, tendo sido um dos pioneiros do PPGLL/UFAL. Ao longo desses anos, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas por membros desse grupo, o qual tem contribuído tanto para uma melhor compreensão acerca da gramática das línguas naturais, como também para a formação de novos pesquisadores. Duas vertentes teóricas têm direcionado as pesquisas desenvolvidas no grupo: pesquisas de cunho variacionista, de perspectiva laboviana, e pesquisas de cunho gerativista, de perspectiva chomskyana.
Tendo em vista as contribuições do Programa nesses seus trinta anos, propôs-se, em sua comemoração, a publicação de dois e-books: um volume 1 voltado para os estudos variacionistas e este volume 2 voltado para estudos gerativistas. Reunimos, então, neste volume, pesquisas que apontam para as mudanças por que tem passado o paradigma gerativista nos últimos trinta anos, tanto no que se refere30 ANOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS (PRELIN–PPGLL/UFAL) aos desenvolvimentos recentes alcançados pela perspectiva minimalista de gramática, como também pela ampliação na descrição e explicação de fenômenos sintáticos das línguas naturais. Os capítulos reunidos nesta obra recobrem fenômenos sintáticos do português, considerando diferentes variedades, bem como questões relacionadas à aquisição e a línguas de sinais.
Adeilson Pinheiro Sedrins
Cláudia Roberta Tavares Silva