Produções

E-book: Discurso e Crise Societária: Buscando Sentidos para Além do Capital

Apresentação

 

É preciso iniciar dizendo que a crise estrutural do capital tem aumentado a exploração e a opressão da classe burguesa sobre a classe trabalhadora. Trata-se de uma conjuntura cruel e devastadora que vivenciamos na atualidade. Portanto, esse real impiedoso nos afeta e exige também de nós uma tomada de posição ética, política e de responsabilidade. Uma tomada de posição que se inscreva, particularmente, na perspectiva teórico-política de classe, ou seja, que leve em consideração o antagonismo de classes na produção de sentidos e sujeitos.

Por compreender que o modo de produção capitalista visa à mercantilização de tudo, inclusive dos sujeitos da classe trabalhadora, e, além disso, produz impactos destruidores que afetam a sociabilidade humana e sua relação com a natureza, esta coletânea busca contribuir para o entendimento das contradições da sociedade capitalista por meio da análise das relações sócio históricas, mediadas pela materialidade da linguagem, ou seja, pelo discurso em seu imbricamento entre língua, sujeito, história, ideologia.

É nessa direção que compreendemos que os textos aqui reunidos constituem, também, instrumentos de lutas teórico-políticas, a fim de intervir radicalmente nas práticas sócio-históricas visando alcançar a uma sociedade para além do capital.

 

Belmira Magalhães

Helson Flávio da Silva Sobrinho

Luciana Nogueira

E-book: Estudos na Linguística Aplicada: Discursos e Formação Docente

Apresentação

Nas condições contemporâneas de uma sociedade capitalista, baseada muitas vezes na objetificação das pessoas e na dinâmica do tempo de curto prazo que massifica o fazer científico, os discursos que reverberam sentidos, atitudes e ações sociais não apenas se materializam nas propostas didático-pedagógicas dos cursos de forma- ção inicial e continuada, mas também reconstroem novos sentidos de mundo, de ação esperada e de sujeito que atua na profissão docente nas práticas cotidianas. Diante dessa lógica, discutir a forma- ção de professores, nas salas de aulas da Educação Básica, do Ensino Superior e da Formação Continuada torna-se uma demanda na construção de políticas públicas que, na interface com a produção transdisciplinar da Linguística Aplicada, precisa fazer parte de uma pauta mais ampla, que contemple a importância do diálogo científico nessa construção.

Tal posicionamento exige das pesquisas em Linguística Aplicada o repensar das práticas e teorias de linguagem, das práticas e teorias educacionais e das funções e dos espaços de construções subjetivas e identitárias, o que implica os discursos como modos de construção tanto da realidade social quanto de nós mesmas/os.

Nesse sentido, a presente obra tem o propósito de reunir contribuições das áreas de pesquisa da Linguística Aplicada, no tocante a questões relacionadas aos discursos e à formação docente na escola, na universidade e na formação continuada, pontuando a problemática do desenvolvimento de uma/um cidadã/ão implicada/o em suas práticas discursivas e considerando a importância da ciência em sua forma- ção humana e profissional.

 

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

Lorena Araújo de Oliveira Borges

Vanderlei José Zachh

E-book: DO DISCURSO: fronteiras e perspectivas

Apresentação

A Coletânea Do discurso: fronteiras e perspectivas apresenta estudos em torno de temáticas contemporâneas, investigadas à luz do referencial da teoria materialista do discurso inaugurada por Michel Pêcheux. Na perspectiva da historicidade, esta obra traz uma leitura das formas de significação da existência da sociedade capitalista, levantando pontos de reflexão acerca de problemas de diversas ordens, contando com a colaboração de pesquisadores/as que têm contribuído na interlocução das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudo em Análise do Discurso (GrAD) CNPq/UFAL na última década, em suas fronteiras epistemológicas, políticas e territoriais.

Trata-se de uma obra composta por dez capítulos, especialmente, pensada a partir da necessidade de aprofundamentos nos diálogos desenvolvidos entre o GrAD e pesquisadores/as do Brasil e do exterior, que possibilitam reflexões teóricas e gestos de análises, pondo em relação diferentes contribuições em torno do discurso, aqui apreendido enquanto prática social.

 

Maria Virgínia Borges Amaral

Mónica Graciela Zoppi-Fontana

Sóstenes Ericson Vicente da Silva

E-book: Linguística aplicada na contemporaneidade: Práticas decoloniais, letramentos críticos e discurso no ensino de línguas

Apresentação

Por um fio condutor cuja matéria prima é a linguagem, em meio aos nós em nós e nos encontros com o tu–com o Outro, se constrói conjuntamente outras realidades, outros espaços para ecoar vozes diversas–in-trans-disciplinares e humanas, reverberadas aos longos dos capítulos deste livro. E, nesses tempos obscuros da contemporaneidade, potencializados pelo neoliberalismo e pelas tecnologias da informa- ção e comunicação, que projetos como este, arregimentados por temas tão necessários, como os temas propostos no título pelos organizadores: decolonialidade, letramento crítico e discursos. Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que a organização deste livro, é um ato político e social de extrema relevância para pensarmos na e com a educação, diariamente ameaçada pela inconstância de políticas públicas ou por discursos fascistas vinculados à extrema direita. Ser e estar na educa- ção torna-se um exercício diário de reexistência. Mas por quê?

Há uma gama de fatores e pesquisas já publicadas que podem nos responder, de certa forma, a esse questionamento. Então, antes de apresentar os capítulos deste volume, optei por trazer argumentos que se entrelaçam e sustentam a necessidade de que coletâneas como essa precisam ser cada vez mais apoiadas e difundidas.[…]

 

Sérgio Ifa

Flávia Colen Meniconi

Ana Karina de Oliveira Nascimento

E-book: UTOPISMOS À VISTA – POÉTICAS DA VISUALIDADE

Apresentação

Visualidade, imagem, figura, projeção pictórica, pictograma… Esses termos, comumente associados ao deleite da visão, lançam-nos um questionamento inquietante: que efeitos os estímulos visuais em circulação, por meio de narrativas literárias, fílmicas, na pintura, em quadrinhos, ou em outros suportes, em associação ou não aos signos verbais, provocam para além da recepção retiniana imediata? O volume 4, da série Movências da utopia, dedica-se a investigar mais especificamente, como as poéticas visuais – em articulação com os impulsos utópicos e distópicos – ajudam a traçar caminhos que nos levam às expressões do imaginário, do sonhar acordado/a. Com o título Utopismos à vista – poéticas da visualidade, este volume pretende contribuir com investigações que vêm sendo realizadas sobre os utopismos e distopismos materializados verbal e/ou visualmente.

[…]

 

Marcus V. Matias

Ildney Calvalcanti

Thayrone Ibsen

Mariano Paz

E-book: 30 ANOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS (PRELIN – PPGLL/UFAL) – Volume II – Estudos em teoria gerativa

Apresentação

Este volume reúne estudos desenvolvidos sob a perspectiva da teoria gerativa chomskyana acerca da gramática das línguas naturais, vinculados a projetos desenvolvidos por pesquisadores do Programa de Estudos Linguísticos (PRELIN) e por pesquisadores colaboradores deste Programa, de diferentes instituições de ensino superior no país. O PRELIN está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL-UFAL) e foi fundado no ano de 1992, pela professora Denilda Moura (in memoriam).

No ano de 2022, em que teve início o projeto deste livro, o PRELIN completou 30 anos de existência, tendo sido um dos pioneiros do PPGLL/UFAL. Ao longo desses anos, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas por membros desse grupo, o qual tem contribuído tanto para uma melhor compreensão acerca da gramática das línguas naturais, como também para a formação de novos pesquisadores. Duas vertentes teóricas têm direcionado as pesquisas desenvolvidas no grupo: pesquisas de cunho variacionista, de perspectiva laboviana, e pesquisas de cunho gerativista, de perspectiva chomskyana.

Tendo em vista as contribuições do Programa nesses seus trinta anos, propôs-se, em sua comemoração, a publicação de dois e-books: um volume 1 voltado para os estudos variacionistas e este volume 2 voltado para estudos gerativistas. Reunimos, então, neste volume, pesquisas que apontam para as mudanças por que tem passado o paradigma gerativista nos últimos trinta anos, tanto no que se refere30 ANOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS (PRELIN–PPGLL/UFAL) aos desenvolvimentos recentes alcançados pela perspectiva minimalista de gramática, como também pela ampliação na descrição e explicação de fenômenos sintáticos das línguas naturais. Os capítulos reunidos nesta obra recobrem fenômenos sintáticos do português, considerando diferentes variedades, bem como questões relacionadas à aquisição e a línguas de sinais.

Adeilson Pinheiro Sedrins
Cláudia Roberta Tavares Silva

E-book: 30 ANOS DO PROGRAMA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS (PRELIN – PPGLL/UFAL) – Volume I – Estudos em variação e mudança linguística

Apresentação

Este livro apresenta estudos desenvolvidos por pesquisadores do Grupo de Estudos Linguísticos (PRELIN) do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, bem como por pesquisadores colaboradores deste Programa, em comemoração ao seu aniversário de 30 anos. O PRELIN foi fundado no ano de 1992 pela professora Denilda Moura e tem contribuído para o desenvolvimento dos estudos linguísticos no Nordeste. A obra reúne 14 artigos que focalizam descrições de fenômenos linguísticos variáveis situados em diferentes níveis gramaticais, bem como a contribuição dessas descrições para ensino de língua e para políticas linguísticas.

 

Aldir Santos de Paula

Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório

E-book: A PRÁXIS DA LINGUAGEM EM MOVIMENTO: Perspectivas Textual-Retórico Argumentativas

Apresentação

Este livro tem por objetivo agregar diferentes olhares acerca dos estudos retóricos, argumentativos e textuais, com aplicação nas diversas áreas do conhecimento, pondo em relevo sobretudo a sua práxis nas relações humanas. Assim, o texto aparece em sua múltipla funcionalidade, representado pelo verbal, não verbal, imagético, enfim, por seu caráter multissêmico; os pontos retóricos apontam não apenas para ações de convencimento, mas para usos de linguagem com fins persuasivos; aliada a isso, a linha argumentativa aponta para possíveis alinhamentos de fatos, teses, opiniões ou problemas para embasamento de determinado pensamento ou ideia, com análises amplas ou reduzidas.

Com a junção dessas três linhas visionárias, é possível agrega contribuições provindas de diferentes pontos de vista, o que vai engrandecer em muito os estudos da linguagem. Quanto à pertinência da obra, isso se dá porque o cerne do livro é o texto, estudado e analisado em contextos diferentes e também sob diversas perspectivas, evidenciando a possibilidade da junção da categoria teoria e prática. Assim, a grande novidade do livro se dá pelo envolvimento de pesquisas que se embasam nos fundamentos textuais, retórico-argumentati- vos, com abordagens sobre as suas especificidades teóricas e conceituais, além da sua práxis com outras áreas sociais.

Maria Francisca Oliveira Santos
Romildo Barros da Silva

E-book – Entrevistas com egressos: O PPGLL/UFAL e a formação de pesquisadores em Linguística e Literatura

O e-book “Entrevistas com egressos: o PPGLL/UFAL e a formação de pesquisadores em Linguística e Literatura” é fruto de um trabalho conjunto e comprometido de discentes matriculados/as no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL) no ano de 2019, quando o programa comemorou seus 30 anos de existência. Um cuidadoso percurso de elaboração de roteiros, diálogo contínuo com pesquisadores/as egressos/as que colaboraram com as entrevistas e apoio da coordenação do programa frutificou uma obra que representa uma pequena parcela das contribuições do PPGLL/UFAL para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão tanto no campo do ensino superior como na educação básica. Espera-se que a disseminação do conteúdo aqui apresentado possa servir de inspiração para novos/as pesquisadores/as e ressalte a necessidade de valorizar as vozes que compõem os programas de pós-graduação em todo o território brasileiro.

 

 

Revista Leitura

SOBRE A REVISTA

A revista Leitura é um periódico quadrimestral promovido pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo é contribuir com a produção e circulação do conhecimento científico em alto nível em sua área de abrangência.