Produções

E-book: UTOPISMOS À VISTA 2 – CORPOS, ESPAÇOS, TEMPOS

Apresentação

Vislumbrar os horizontes da esperança, contemplar os signos e as formas dos sonhos acordados, imergir nos espaços indesejáveis do caos, na busca por um fio de esperança. Tais impulsos, utópicos ou distópicos, partem inevitavelmente da observação: do entorno, de si nesse entorno, do tempo de permanência nele ou de projetá-lo em um futuro desejado, e até em um presente ou passado paralelo. Por esse motivo, parecenos relevante direcionar o olhar para esses três importantes referenciais: o corpo, o espaço e o tempo, e os possíveis diálogos com os utopismos e distopismos. Esta sequência do Utopismos à vista, da série Movências da utopia, dá ênfase, justamente, às poéticas visuais originadas desses entrecruzamentos formados 9 pelas representações do corpo, do tempo e do espaço em contextos utópicos/distópicos. Daí o título Utopismos à vista – corpos, espaços, tempos, volume que traz em seus capítulos as expressões verbais e visuais observadas nessas três dimensões. Esta é a segunda coletânea voltada para as interfaces entre utopismos/distopismos e visualidades, produzida pelo grupo Literatura e Utopia; e o quinto livro da referida série, que vem se consolidando como um marco importante na história do nosso grupo.

Formado por treze capítulos da autoria de pesquisadores e pesquisadoras da área dos Estudos Críticos da Utopia, esta coletânea põe em relevo os diversos diálogos entre os fenômenos utópicos/distópicos e as poéticas da visualidade, e investiga os efeitos produzidos por esses elementos quando relacionados com o corpo, o espaço e o tempo, por meio de análises culturais, sociais e históricas. Dentre as expressões visuais selecionadas nesta edição, estão as pinturas, o cinema, as iluminuras, as narrativas gráficas, as tatuagens, as séries televisivas, as animações e até experimentos estéticos de cartografias do imaginário, como o Atlas de Warburg, em elaborada comparação com a “biblioteca de Borges”, adicionando novas geografias e novos espaços ao debate sobre as interfaces entre as poéticas da visualidade e os utopismos e distopismos que temos vivenciado. Em suas figurações de corpos, espaços, tempos, essas expressões visuais suscitam, de modos diversos, olhares sobre os modos utópicos, distópicos e/ou antiutópicos por elas engendrados, considerando as escolhas e procedimentos estéticos, o suporte e o locus de suas representações.

[…]

Marcus V. Matias

Ildney Calvalcanti

Thayrone Ibsen

Mariano Paz

E-book: A Literatura Entre Múltiplos Gêneros, Tempos e Perspectivas

Apresentação

[…]

A pesquisa se processa em um tempo e em um espaço, mas, mesmo quando realizada por alguém trancado em sua biblioteca, tem sempre um caráter coletivo, pois retoma textos produzidos em outros tempos, línguas e lugares por pessoas que também dedicaram parte de suas vidas à investigação cuidadosa de questões, temas e teorias. Além disso, se projeta para o futuro, para outras leituras.

Este volume reúne 16 textos de 19 pesquisadoras e pesquisadores de três instituições de ensino brasileiras: Universidade Federal de Alagoas, Universidade de Brasília e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, além de um pesquisador ligado a University at Buffalo, New York: Department of Romance Languages and Literatures. Os capítulos propostos abordam textos em três línguas: português, francês e espanhol e inscrevem-se no âmbito de três Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Poéticas Interartes (Ufal/CNPq), Corpo e Literatura (UnB/DGP-CNPq) e Crítica Polifônica: Poéticas da Tanatografia (UnB/DGP-CNPq). Diversas/es autoras/es que desenvolvem pesquisa na graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado atuam também como docentes na rede privada e pública de ensino, seja no âmbito do Ensino Fundamental, seja no Ensino Superior, o que configura uma rede de reflexões sobre o literário e a sua função crítica, na contemporaneidade, em diálogo com a formação de leitores/as nos diversos níveis de ensino.

[…]

Adriana de Fátima Alexandrino Lima Barbosa

Ana Clara Magalhães de Medeiros

Susana Souto Silva

 

E-book: UTOPISMOS À VISTA – POÉTICAS DA VISUALIDADE

Apresentação

Visualidade, imagem, figura, projeção pictórica, pictograma… Esses termos, comumente associados ao deleite da visão, lançam-nos um questionamento inquietante: que efeitos os estímulos visuais em circulação, por meio de narrativas literárias, fílmicas, na pintura, em quadrinhos, ou em outros suportes, em associação ou não aos signos verbais, provocam para além da recepção retiniana imediata? O volume 4, da série Movências da utopia, dedica-se a investigar mais especificamente, como as poéticas visuais – em articulação com os impulsos utópicos e distópicos – ajudam a traçar caminhos que nos levam às expressões do imaginário, do sonhar acordado/a. Com o título Utopismos à vista – poéticas da visualidade, este volume pretende contribuir com investigações que vêm sendo realizadas sobre os utopismos e distopismos materializados verbal e/ou visualmente.

[…]

 

Marcus V. Matias

Ildney Calvalcanti

Thayrone Ibsen

Mariano Paz