Dissertações https://fale.ufal.br/pesquisa/grupos/grupo-de-pesquisa-ensino-e-aprendizagem-de-linguas/dissertacoes https://fale.ufal.br/@@site-logo/FALE2 Menor.png Dissertações A construção identitária em movimentos interlocutivos entre orientações da professora e respostas dos alunos nas atividades de produções de texto do 1º ano do ensino médio – Ivandelma Gabriel Argumentação, ética e emancipação em sala de aula: uma pesquisa-ação - Rita Souto Maior As práticas linguístico-discursivas em consígnias e as identidades do docente na constituição de saberes: estudo interpretativo em turmas de Letras EAD do IFAL - Lilian Figueiredo As constituições de ethos especular de estudantes estrangeiros/as no aprendizado de português como segunda língua dentro de uma perspectiva dialógica de ensino – Márcia Vanessa Identidade e responsividade: uma análise das constituições identitárias responsivas de um professor de língua portuguesa de uma escola pública da cidade de Maceió – AL – Rozirlania Florentino A variação da concordância adolescente: eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos? – Eliane Vitorino de Moura Oliveira O enunciado como zona de diálogo entre vozes e valores: uma abordagem da relação entre fazer jornalístico e valorações sócio-ideológicas – André Cordeiro dos Santos Linguagem, poesia e resistência em Vidas secas: na origem, o poder de nomear – Fábio José dos Santos Recontando histórias da comunidade em sala de aula: observando o ethos do aluno autor em atividades de letramento – Simone Maria da Silva Lima Reflexões sobre a compreensão responsiva ativa de alunos de EJA: um olhar a partir das práticas de letramento – Sidiane Ferreira Batista Refletindo sobre as constituições de ethos de uma professora da rede pública de Alagoas: uma pesquisa interpretativa – Káthia Maria Barros Leite Discursividade no uso social da linguagem numa situação de produção do enunciado no Twitter – Álvaro Mozart Brandão Netto A consultoria colaborativa como estratégia na formação continuada de professores sobre o AEE à pessoa com surdocegueira - Nagib José Mendes dos Santos A palavra multifacetada da personagem narradora no romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa - Eliane Bezerra da Silva A constituição de identidades em discursos argumentativos produzidos por alunos de um Instituto Federal de ensino - Denise Magalhães Dutra Produção oral sistematizada em atividades didáticas de língua portuguesa: um trabalho colaborativo no ensino fundamental - Silvio Nunes da Silva Júnior
A construção identitária em movimentos interlocutivos entre orientações da professora e respostas dos alunos nas atividades de produções de texto do 1º ano do ensino médio – Ivandelma Gabriel
As práticas linguístico-discursivas em consígnias e as identidades do docente na constituição de saberes: estudo interpretativo em turmas de Letras EAD do IFAL - Lilian Figueiredo
As constituições de ethos especular de estudantes estrangeiros/as no aprendizado de português como segunda língua dentro de uma perspectiva dialógica de ensino – Márcia Vanessa
Identidade e responsividade: uma análise das constituições identitárias responsivas de um professor de língua portuguesa de uma escola pública da cidade de Maceió – AL – Rozirlania Florentino
A variação da concordância adolescente: eu sou porque nós é ou eu sou porque nós somos? – Eliane Vitorino de Moura Oliveira
O enunciado como zona de diálogo entre vozes e valores: uma abordagem da relação entre fazer jornalístico e valorações sócio-ideológicas – André Cordeiro dos Santos
Recontando histórias da comunidade em sala de aula: observando o ethos do aluno autor em atividades de letramento – Simone Maria da Silva Lima
Reflexões sobre a compreensão responsiva ativa de alunos de EJA: um olhar a partir das práticas de letramento – Sidiane Ferreira Batista
Refletindo sobre as constituições de ethos de uma professora da rede pública de Alagoas: uma pesquisa interpretativa – Káthia Maria Barros Leite
Discursividade no uso social da linguagem numa situação de produção do enunciado no Twitter – Álvaro Mozart Brandão Netto
A consultoria colaborativa como estratégia na formação continuada de professores sobre o AEE à pessoa com surdocegueira - Nagib José Mendes dos Santos
A palavra multifacetada da personagem narradora no romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa - Eliane Bezerra da Silva
A constituição de identidades em discursos argumentativos produzidos por alunos de um Instituto Federal de ensino - Denise Magalhães Dutra
Produção oral sistematizada em atividades didáticas de língua portuguesa: um trabalho colaborativo no ensino fundamental - Silvio Nunes da Silva Júnior